terça-feira, 5 de julho de 2011

Processos unilaterais estão ultrapassados, afirma Francis Gouillart
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O co-fundador da ECC Partnership defende que o sucesso da cocriação se baseia no desenvolvimento de plataformas adequadas para a interação dos stakeholders

O planejamento de processos, classicamente usados pelas empresas na concepção de produtos e serviços oferecidos ao consumidor, está com os dias contados. A afirmação é do consultor norte-americano Francis Gouillart, segundo palestrante do segundo dia do 12º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo PGQP. O evento, que se realiza na Fiergs, em Porto Alegre, estende-se até amanhã (6/7).

De acordo com Gouillart, a antiga formatação está perdendo espaço para a efetividade da cocriação, tema que permeou a palestra “Cocriando relações sustentáveis com stakeholders”. Para ele, a palavra-chave é a experiência, estimulada pela existência de uma plataforma criada para a interação das diferentes partes de um processo: designers/pesquisadores, fornecedores, colaboradores, cidadãos/consumidores, comunidades, etc. “Nenhum elo desta cadeia pode ser ignorado. Muitas vezes, a empresa não faz a relação entre a experiência de fornecedores ou colaboradores e como isso reflete no consumidor final. Um fornecedor descontente pode deixar de inovar e esse é um impacto que recai diretamente sobre as vendas, caso clássico da GM nos Estados Unidos” exemplificou.

Isso acontece, pois, por mais planejado que seja um processo, ele não pode ter controle sobre a vivência do consumidor. “No caso do Facebook, a ideia foi bem sucedida porque permitiu o estabelecimento de uma rede de interações entre os usuários, seus amigos, e empresas interessadas, formando comunidades de produtos, serviços e aplicativos”, explicou.

Gouillart aproveitou também para apresentar cases de sucesso no campo da cocriação, como a mudança de horários de funcionamento nos Correios franceses, que começou pela flexibilização da carga horária dos colaboradores e passou a horários alternativos para clientes que, anteriormente, não conseguiam conciliar a ida ao correio em tempo hábil. A própria interação entre funcionários e frequentadores abriu espaço para que o espaço das agências fosse usado para workshops relacionados às encomendas do eBay e outras atrações que elevaram os níveis de satisfação – e faturamento da empresa. 

O que aconteceu foi que os Correios, em vez de tentar impor um serviço de maneira unilateral, mudou anos de tradição em benefício das vivências e experiências tanto dos usuários, quanto dos funcionários das agências”, disse. Cada vez mais, segundo Gouillart, a empresa perdura proporcionando satisfação pessoal com reflexos sobre a comunidade.

Na tarde desta terça-feira a programação do 12º Congresso Internacional da Gestão conta com a apresentação do case da Fundação Proamb, de Bento Gonçalves, às 15h20min. Em seguida, o presidente da SAP Labs Latin America, Luís Carlos Verdi, falará sobre “Gestão para o Crescimento Sustentável” (15h50min) e a Diretora do Departamento de Cooperação e Intercâmbio, Ciência de Xangai e do Centro de Tecnologia (SSTEC), Han Yan, falará sobre “Ciência e Inovação Tecnológica com Foco na Sustentabilidade” (17h).


Alberto Yanosky aponta o Brasil como futura liderança mundial em desenvolvimento sustentável

Biólogo argentino, consultor do Banco Mundial, foi o primeiro palestrante desta terça-feira no 12º Congresso Internacional da Gestão.

O Brasil reúne todas as condições para tornar-se referência mundial em desenvolvimento sustentável. A afirmação é do biólogo argentino Alberto Yanosky, primeiro palestrante do segundo dia do 12º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O evento, que se realiza na Fiergs, em Porto Alegre, estende-se até amanhã (6/7), quando ocorrerão workshops, visitas técnicas e cursos.

Desenvolvimento Humano Sustentável foi o tema da palestra de Yanosky, que é consultor do Banco Mundial e diretor executivo da ONG Guyra Paraguai. “O Brasil está em franco crescimento econômico e está jogando forte na área de sustentabilidade, com condições de assumir uma posição de liderança global nesta área”, defendeu.

A Guyra Paraguai atua em rede com um grupo de ONGs que desenvolvem projetos em diversos países. Em dez anos, a Guyra Paraguai movimentou 12 milhões de dólares oriundos de 100 fontes diferentes de financiamento, que foram aplicados em 147 projetos. Yanosky apresentou de que forma a entidade tenta se inserir nas empresas para difundir suas idéias e o que as organizações devem levar em consideração ao investir em projetos focados em sustentabilidade.

Segundo Yanosky, atualmente os consumidores demandam mais que produtos das empresas. Buscam atitudes sustentáveis. Os colaboradores destas organizações, por sua vez, também tendem a migrar para empresas com valores voltados para questões sustentáveis, assim com os acionistas, que buscam investir em empresas com boa reputação. As organizações devem pensar no chamado “Triple Bottom Line”, com iniciativas que visam retorno às pessoas, ao planeta e aos ganhos da própria organização. “É preciso pensar em um negócio rentável, pois não basta apenas ser sustentável”, afirmou Yanosky.

Serviço:
O que: 12º Congresso Internacional da Gestão do PGQP e 16ª edição do Prêmio Qualidade RS
Congresso: 4 a 6 de julho de 2011
Cerimônia do Prêmio: 5 de julho às 19h
Onde: Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre/RS

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