Estabelecimento de metas
O que são metas?
No site “sonhos estratégicos” (2008), é possível realizar um pequeno curso sobre definição de metas pessoais, aplicáveis à vida organizacional. Os autores apresentam a definição de meta como sendo um ponto específico a ser alcançado no futuro, uma conquista. Chamam a atenção para a palavra “específico”, enfatizando que o maior equívoco com relação ao assunto é considerar simples desejos ou intenções como metas. Neste caso, tanto o planejamento como a concretização tornam-se difíceis, senão impossíveis!
Melhorar de vida por exemplo. Melhorar de vida não é uma meta, nem um objetivo, é um desejo, um sonho. Quando alguém diz que quer melhorar de vida, assim como “mudar” de vida, uma série de idéias mais próximas de uma meta passam pela cabeça do indivíduo, mas ele não consegue ser claro o suficiente quando manifesta seu desejo. A falta de clareza faz com que ele não saiba o que deve fazer para “melhorar de vida” e em seu dia-a-dia então, ele nada faz, continuando sem conseguir o que deseja.(www.sonhosestrategicos.com)
Qual a diferença entre objetivos e metas?
Alguns autores não fazem diferença entre estes dois termos. Quando há diferença, ela existe mais por razões didáticas e de organização de um planejamento. Objetivos podem ser definidos como o grau logo abaixo do desejo, do sonho. É o grande “ponto final” a ser conquistado, enquanto as metas estão abaixo dos objetivos sendo as pequenas conquistas para se chegar até eles.
Qual a importância de se definir metas?
A definição de metas é um poderoso processo para que você possa moldar seu futuro da forma como deseja. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o “destino” não afeta inesperadamente nossas vidas de forma a não podermos escolher e construir nosso futuro. Sim, eventos inesperados acontecem, claro, mas estes são raros. Se você experimentar construir a vida que você quer, pouco a pouco você verá que suas ações tem resultado e isto o motivará para conquistar objetivos cada vez maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário