Mecanismos de definição de metas
Existem algumas formas reconhecidas como boas práticas na definição de metas:
Ø Histórico do indicador: Analisar o histórico do indicador de modo a definir um comportamento futuro.
Ø Benchmark: Pesquisar qual e a referência no mercado ou no processo relacionado ao indicador e utilizar esta informação na definição da meta.
Ø Projeção; Utilizar técnicas estatísticas (tendência linear, média móvel, correlação, regressão etc.) buscando projetar o desempenho do indicador ao longo do tempo.
Ø Conhecimento tácito do negócio: Utilizar o conhecimento tácito que o dono do objetivo possui sobre o comportamento e a tendência do indicador.
Ø Desafio: O dono do objetivo pode definir uma nova meta como um desafio para si próprio e para toda a sua equipe. Este desafio deve ser alcançável e baseado em ações e projetos que o justifiquem.
Ø Possibilidade técnica, teórica ou conceitual: É quando existe conhecimento técnico (aspecto concreto da realidade), teórico (conhecimento já publicado) ou conceitual (conceito estabelecido e universalmente aceito) publicado sobre o assunto que permitirá o estabelecimento da meta. Ex.: a capacidade de processamento de um computador.
Ø Possibilidade prática: É semelhante ao conhecimento tácito do negócio, só que mais concreto, pois leva em conta aspectos motivadores ou inibidores para a determinação da meta.
Ø Necessidade: Esse mecanismo está próximo dos vários outros, mas a diferença é que a meta definida por necessidade significa a condição para a sobrevivência ou alcance do objetivo. Imagine que um concorrente vende o mesmo produto a um preço x e que x é menor que meu preço, logo a minha meta por necessidade (não considerando nenhum outro fator) é chegar ao mesmo x
Ø Análise do ambiente / cenários. Utilizar a análise do ambiente externo e interno e a elaboração de cenários na definição da meta. Este mecanismo deve ser utilizado principalmente em indicadores que tem um impacto grande de fatores externos. Ex.: uma nova tecnologia pode impactar um indicador de produtividade, receita etc.)
Ao definir metas deve-se documentar os cálculos ou argumentos que foram utilizados no processo de definição das metas de modo que na reunião de discussão das metas não ocorram dúvidas ou falta de argumentos sobre determinada meta. Esta documentação deve ser enviada junto com a meta.
Quando estabelecemos metas para objetivos estratégicos, convém desdobrá-las para os objetivos táticos e depois para os operacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário