O estabelecimento de objetivos
Há uma frase que o autor desta nota de aula utiliza para expressar a importância da definição dos objetivos, não apenas no planejamento estratégico, mas na condução da própria vida: “sem objetivos definidos somente por acaso chegaremos a algum lugar pretendido”. Logo, o objetivo representa o alvo ou situação que se pretende atingir. Aqui se determina para onde a organização deve dirigir seus esforços.
Os objetivos representam um fator crítico de sucesso para a execução da estratégia e o alcance da visão. É um alvo que deve ser atingido para que a visão possa ser alcançada.
São os alvos a serem perseguidos ou as situações que a organização pretende atingir num dado período de tempo. Refletem aquelas poucas prioridades estratégicas, ligadas à visão de futuro e à missão, que direcionarão o trabalho da organização, galvanizando o compromisso da equipe de seus integrantes e determinando, assim, para onde a organização deve prioritariamente dirigir os seus esforços.
Para que servem?
Indicam aquelas poucas áreas em que a organização concentrará os seus esforços para atingir um desempenho de excelência. Uma vez definido o compromisso da organização e determinado o rumo a ser seguido no longo prazo, os objetivos organizacionais servem como parâmetro para a atuação da organização e como garantia de um caminho sem turbulências e freqüentes alterações de rota, num clima de ordem e disciplina.
Mesmo que o planejamento seja estratégico os objetivos poderão ser balanceados em estratégicos (longo prazo-nível estratégico), táticos (Médio prazo-áreas funcionais) ou operacionais (curto prazo-execução do planejamento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário