domingo, 17 de julho de 2011


As cinco variáveis na definição de metas

Uma meta, qualquer que seja ela, só pode ser assim conceituada quando traçada segundo cinco variáveis:

1ª) Especificidade. Seu objetivo deve ser muito bem definido. Assim, não adianta estabelecer o objetivo “ser a maior e melhor empresa”. Você jamais terá a melhor e maior empresa se não especificar qual o tamanho almejado (maior do bairro, da cidade, estado, país, mundo?) ou melhor em serviços, distribuição, preços, conforto, etc?). Quanto mais específica for a definição de seu propósito, mais direcionado estará seu caminho.

2ª) Mensurabilidade. Sua meta deve ser quantificável, tornando-se objetiva, palpável. Em nosso exemplo anterior, você teria que definir, por exemplo, quanto em tamanho, ou quantas lojas, quantas cidades, países, etc). Melhor segundo 90% dos clientes atendidos até 2010? É preciso medir. Um dos gurus da qualidade total, Edwards Deming, disse: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”.

3ª) Exeqüibilidade. Uma meta tem que ser alcançável, possível, viável. Voltando ao exemplo inicial, o objetivo de “ser a maior empresa de educação da Asa Norte e a melhor em promoção de educação” não será alcançável se você tiver um quadro docente com baixo nível de qualificação, um processo seletivo ineficiente e não possuir meios financeiros para promover a expansão.
4ª) Relevância. A meta tem que ser importante, significativa, desafiadora. Você decide como meta anual elevar o faturamento de seu departamento em 5% acima da inflação. Porém, seu mercado de atuação está aquecido e este foi o índice definido – e atingido – nos últimos dois anos. Logo, é preciso ousadia, coragem, para determinar um percentual superior a este, capaz de motivar a equipe em busca do resultado. Lembre-se de que “o bom não é bom onde o ótimo é esperado”.

5ª) Tempo. Considerado o aspecto mais negligenciado. Muitas metas são bem definidas, mensuráveis, possíveis e importantes, mas não estão definidas num horizonte de tempo. Aquela oportunidade de negócio tem que ser concretizada até uma data limite. Adiar o compromisso assumido com o resultado proposto é o golpe mortal contra a meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário