domingo, 17 de julho de 2011

O ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIAS, POLÍTICAS E DIRETRIZES

Estabelecimento das estratégias

“Estratégia é quando a munição acaba, mas continua-se atirando, para que o inimigo não descubra que a munição acabou” (ANSOFF, 1977, apud OLIVEIRA, 2006, p. 190).

A finalidade da estratégia é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos e metas estabelecidas. O conceito está relacionado à ligação da organização com seu ambiente, buscando maximizar os resultados da interação estabelecida.A seguir vamos recordar os tipos de estratégias a serem adotadas conforme cada quadrante da postura estratégica indicada no diagnóstico (SWOT).

Tipos de estratégias

O executivo poderá escolher determinado tipo de estratégia que seja o mais adequado, tendo em vista a sua capacitação e o objetivo estabelecido. Entretanto, deverá estar ciente de que a escolha poderá nortear o seu desenvolvimento por um período de tempo que poderá ser longo.

As estratégias podem ser estabelecidas de acordo com a situação da empresa: podem estar voltadas à sobrevivência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento, conforme postura estratégica da empresa.

A combinação de estratégias deve ser feita de forma que aproveite todas as oportunidades possíveis, e utilizando a estratégia certa no momento certo.

Políticas, segundo Lacombe e Heilborn (2003), é um conjunto de declarações escritas a respeito das intenções da instituição em relação a determinado assunto. As políticas indicam os meios e a forma desejados para se atingir os objetivos principais. São formuladas, em geral, de forma ampla e proporcionam as linhas mestras para orientar as decisões mais importantes e a formulação dos objetivos setoriais e das normas.

É um conjunto de guias e intenções que traçam o rumo de uma instituição e governam suas atividades e decisões para atingir o objetivo geral para o qual a instituição foi criada.

É possível criar um ambiente em que a maioria das pessoas sinta prazer em trabalhar e disposta a “dar o melhor de si”, e esta maioria espera coisas simples:Dignidade e respeito, remuneração justa, trabalhos compatíveis com as habilidades, treinamento para o desconhecido, informação honesta e a tempo, um chefe competente e confiável, alguma garantia de tratamento correto quanto ao futuro. (LACOMBE E HEILBORN, 2003, p. 171)

Diretrizes, conjunto estruturado dos objetivos, estratégias e políticas da empresa. “Conjunto de instruções ou indicações para se tratar e levar a termo um plano, uma ação, um negócio, etc.; diretiva” (Aurélio, 2005). Normalmente a diferença entre as diretrizes e as políticas é que as políticas são amplas e as diretrizes mais específicas em relação aos passos que guiam as decisões.

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