terça-feira, 7 de abril de 2015

PIB gaúcho tem variação nula em 2014, diz FEE

Indústria puxou retração no comparativo com o ano anterior
  • Eduardo Paganella / Rádio Guaíba




O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou variação nula em 2014. O Valor Adicionado Bruto (VAB) subiu 0,1% em realçao a 2013, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), que apresentou os números sobre o quarto trimestre e o compilado do ano passado.

Conforme o estudo, a agropecuária (0,6%) e os serviços (1,2%) tiveram ligeira elevação. No entanto, o que provocou o PIB nulo foi o fraco desempenho da indústria (-3,2%), especialmente a indústria de transformação e contrução civil (ambas com -4,2%). O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, afirmou que o desempenho nulo se deve à indústria. “A agropecuária vai muito bem, mas é visível que a indústria vem puxando a economia pra baixo. Isso está ocorrendo no Brasil, e no Rio Grande do Sul não é diferente. A nossa indústria é vinculada à economia brasileira”, afirmou. O secretário disse ainda que a situação da indústria preocupa os gestores estaduais e salientou que o Estado não tem condições de fazer maiores investimentos públicos no setor.

De acordo com o economista da FEE, Martinho Roberto Lazzari, a agricultura teve um bom desempenho, principalmente porque o ano de 2013 já havia registrado números positivos. Porém, destacou que alguns fatores colaboraram para a queda da indústria gaúcha. “Temos que levar em consideração a desaceleração da indústria no Brasil. Outro fator que colaborou para a queda da indústria aqui no Estado foi a diminuição das exportações para a Argentina”, disse.

PIB do 4° trimestre diminui 0,5% em relação ao mesmo período de 2013

No quarto trimestre de 2014, o PIB do RS apresentou a terceira queda consecutiva, com uma taxa negativa de 0,5%. Das nove atividades que compõem o PIB, cinco tiveram redução. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário