Equipe Braskem - 24/02/2015 às 20:28
Estima-se que, nos próximos 20 anos, o mundo ganhe três bilhões de consumidores. Cerca de 4,5 planetas seriam necessários para atender esse contingente. Embora a grandeza desses dados pareça ser exagerada, os dias atuais já apresentam uma situação extremamente desigual: consumimos 50% mais recursos naturais renováveis do que a Terra é capaz de repor ou regenerar. Tudo isso sem contar que apenas 16% da população do planeta (o equivalente a 1 bilhão de pessoas) é responsável por 80% do total consumido.
Diante desse cenário preocupante, a adoção de alternativas viáveis e sustentáveis terá como importantes aliados os educadores infantis. Crianças e adolescentes serão os responsáveis por ditar os hábitos em um futuro mais próximo do que imaginamos – até porque eles já são parte do consumo atual.
Diferentes organizações estão atentas com este tema e vêm empreendendo os mais diversos esforços para a conscientização de crianças, adolescentes e também dos educadores. Um exemplo é o Edukatu, projeto de educação de crianças e jovens do Instituto Akatu realizado em parceria com a Braskem.
Criada em agosto de 2013 com apoio da Braskem, trata-se da primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental. No espaço virtual disponível em
há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos, além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas.
Desde sua criação até agora, o projeto mobilizou mais de 18 mil pessoas em todos os estados do País. Cerca de 1,5 mil escolas receberam atividades do Edukatu, com um público aproximado de 9 mil alunos e professores. Em 2015, o plano é continuar expandindo o alcance do Edukatu nas escolas de todo o Brasil, tornando o consumo consciente e a sustentabilidade temas permanentes no ensino de nosso país.
NA PRÁTICA
“Temos que aprender a trabalhar com o que a gente tem à mão e não com o que a gente sonha em ter. Trabalhar com a nossa realidade. Isso traz bons frutos”. Com esta ideia, de usar uma das ferramentas que tinha disponível, a internet, a professora Margarida Telles da Cruz, da “E.M.E.F. (Escola Municipal de Ensino Fundamental) 25 de julho” de Campo Bom (RS) começou a pesquisar vídeos e reportagens sobre consumo consciente para estimular seus alunos.
Quando o desafio “De Onde Vêm as Coisas?”, que tinha o objetivo de estimular a discussão e análise dos impactos do ciclo de vida dos produtos, desde a produção até o uso e descarte, foi lançado, ela também tomou a iniciativa de levá-lo para a escola alcançando, assim, toda a comunidade, envolvendo alunos, pais, outros professores e até alunos de outras escolas.
A animação e o empenho das crianças e jovens rendeu o primeiro lugar da escola no desafio e, como prêmio, eles receberam a visita dos profissionais do Edukatu, em uma oficina de dinâmicas e jogos com a participação de 200 alunos de 9 a 15 anos, e ganharam a produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e ainda equipamentos de informática. Confira o vídeo que conta essa história!
Nenhum comentário:
Postar um comentário