quinta-feira, 30 de abril de 2015

 Palestra de Gustavo Reis no 2º Fórum Educação Que Dá Certo! propõe reflexão sobre o ensino atual
 
 • Notícias
O professor e fundador do Mathematica Et Cetera, Gustavo Reis, trouxe ao 2º Fórum Educação Que Dá Certo! a reflexão sobre o ofício do magistério. Com o painel “O Novo Professor: Design, Significação e Relacionamento”, apresentou a inovação aplicada ao processo educacional.
“A tipologia das classes continuou rigorosamente a mesma”, apontou Reis, ao comparar a organização das aulas dos tempos atuais e do século passado. “Na educação, encontramos certa resistência aos processos de inovação”, afirmou o professor. De acordo ele, há um pânico de mudança, o que apenas reforça o modelo educacional já estabelecido. Reis citou Don Tapscott, “o ensino mantém em sua essência os princípios de produção em massa”, quando havia a concepção de que manter todos os estudantes no mesmo nível era melhor do que incentivar expoentes.
A evolução das tecnologias e o surgimento dos novos meios foram apresentados pelo professor, tais como a criação do rádio, da televisão, do gravador, e dos processos de internet. Foi possível incentivar, de acordo com ele, o ensino à distância com o surgimento das fitas cassetes, que possibilitavam a gravação do material de qualquer lugar. Porém, Reis explicou que nenhum avanço tecnológico dessa origem possibilitou a revolução na educação, exceto os dispositivos móveis.
O professor declarou que o avanço tecnológico é apenas um subconjunto da inovação. “É possível ter inovação em relacionamento, comportamento e demais parâmetros”, disse. E para ser inovador, segundo ele, precisa seguir três pontos: novidade, valor e resultado. “Se não der resultado, a inovação não se concretizou”, pontua.
Outro ponto da palestra abordou o design, que se estabelece como ciência que permite que outras ciências conversem entre si. “Não faz sentido o arquiteto não conversar com o professor ao planejar uma escola, por exemplo”, conclui.

Fonte: Enfato Multicomunicação
Foto: Mathias Cramer / Temporealfoto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário