Webcast: a simbiose como ferramenta de branding
16/06/2015
Conheça os 4 Rs que estruturam as marcas simbióticas em palestra de Edmour Saiani, da Ponto de Referência
O próximo webcast da FNQ traz o tema “Marcas Simbióticas”, que mostrará a relação entre o conceito biológico de simbiose e o mercadológico de marcas. O palestrante Edmour Saiani, da Ponto de Referência, explica: “As marcas mais fortes e reconhecidas do mercado são aquelas existentes por uma causa que move todos e cuida bem de todos os grupo que a ajudam a existir e evoluir”. A apresentação será transmitida gratuitamente no portal da FNQ, em 24 de junho, às 10h.
Para Edmour, as marcas, assim como os animais, portam-se de quatro maneiras diferentes para sobreviver:
- predadora - destroem valor;
- competitiva - falam mal ou se curvam aos concorrentes;
- parasita - crescem quando o governo subsidia, apenas chamam a atenção;
- simbiótica - garantem que todos os grupos que constroem a marca prefiram conviver com ela.
A simbiose, do ponto de vista biológico, é a relação em que dois ou mais organismos obtêm vantagens mútuas, como as orquídeas e alguns fungos. Edmour Saiani acredita que as marcas simbióticas são construídas por grupos cujo maior motivador é uma causa que mobiliza todos: clientes, equipe, comunidade, fornecedores e acionistas. “As marcas simbióticas chamam a atenção de maneira diferente das normais. Quem fala em nome delas é a comunidade, o funcionário, o fornecedor, o acionista e o cliente muito satisfeito, que elogia e quer continuar fazendo parte da marca e evoluir com ela por muito tempo”, defende.
Para isso, as marcas simbióticas precisam ser estruturadas em 4 Rs, que são a base da sustentação da sua força:
- respeito;
- reputação;
- relacionamento;
- resultados.
Conheça cada um dos 4 Rs, no detalhe, e a explicação sobre como as marcas podem ser simbióticas na palestra de Edmour Saiani.
Edmour Saiani
Engenheiro mecânico pelo ITA e pós-graduado em Marketing pela FGV. Idealizador e executivo da Ponto de Referência, única companhia que auxilia outras a construírem cultura e gestão de atendimento e de serviços. Autor de livros que sustentam a cultura e são base conceitual do trabalho da sua empresa.
Webcast – A simbiose como ferramenta de branding
Quando: 24 de junho, às 10h
Onde: videoteca do portal da FNQ
Transmissão ao vivo e gratuita!