terça-feira, 30 de junho de 2015

29/06/2015

Prêmio é o maior reconhecimento à excelência da gestão das organizações no Brasil

Reconhecimento máximo à excelência da gestão das organizações no Brasil, o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) valoriza empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão. 
 
Para o PNQ 2015, 17 organizações se inscreveram, das quais 14 efetivaram a candidatura. Dessas, seis são do sudeste e cinco, da região sul. As regiões norte, nordeste e centro-oeste estão representadas por uma organização cada. Entre os setores de atuação, três são da indústria, quatro de serviços e sete da área de energia. 
 
Neste ano, um conjunto de empresas sem fins lucrativos estão participando do processo. Isso demonstra a capacidade do MEG de melhorara gestão de organizações de qualquer porte ou setor. 
 
Importância do PNQ
 
Ao participar do PNQ, a companhia submete sua gestão a um grupo de especialistas que tem como objetivo identificar as boas práticas de gestão da empresa, que se candidata, em relação ao MEG. “Este processo promove um rico aprendizado, pois, para se submeter, os colaboradores precisam realizar uma grande reflexão para preencher o relato organizacional. Este processo, naturalmente, já traz um grande aprendizado a todos os envolvidos, pois a identificação de lacunas na gestão da organização nesta etapa fica evidente” comenta Gustavo Utescher, da área de Capacitação e Premiação da FNQ.
 
Ao término do processo de avaliação, as organizações recebem o diagnóstico de maturidade da gestão (DMG), que contém todos os pontos fortes e oportunidades de melhoria da gestão em relação ao MEG. Para Gustavo, o desafio de continuar a busca pela excelência é trabalhar as oportunidades de melhoria levantadas pelos avaliadores durante o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário