A EFQM é uma fundação sem fins lucrativos, fundada em 1988 pelos presidentes de 14 grandes companhias europeias, com o apoio da Comissão Europeia.
O lançamento desta poderosa rede de gestão – hoje com mais de 800 membros, grandes, médias e pequenas empresas de mais de 38 países – resultou da necessidade de desenvolver uma estrutura europeia para a melhoria da qualidade, na linha do Modelo Malcolm Bridge, nos EUA, e do Prémio Deming, no Japão. Qualquer destes galardões tinha demonstrado melhorar a qualidade dos serviços e do fabrico nas organizações que os utilizavam.
O modelo EFQM
O Modelo de Excelência EFQM, modelo de gestão empresarial, introduzido em 1991, destina-se a permitir a auto-avaliação da qualidade organizacional e a constituir a base de apreciação das candidaturas ao European Quality Award (EQA) – Galardão Europeu da Qualidade.
Neste modelo, a EFQM seguiu a sua Visão de ajudar a criar organizações europeias fortes, que pratiquem os princípios da Gestão da Qualidade Total (GQT) no modo como conduzem os seus negócios e no relacionamento que têm com os seus empregados, accionistas, clientes e com as comunidades onde operam.
O Modelo é constituído por um conjunto de 5 critérios “Factores” (como se faz) – Liderança, Política e Estratégia, Pessoas, Parcerias e Recursos, Processos – e 4 critérios “Resultados” (o que se alcança) – Resultados dos Clientes, das Pessoas, da Sociedade e Resultados Chave de Desempenho. Cada critério é ainda subdividido em vários sub critérios, num total de 32 para o conjunto do Modelo (ver figura).
A avaliação da Excelência segundo o modelo EFQM
A avaliação do desempenho da empresa (por auto-avaliação ou por uma entidade avaliadora como a EFQM, a APQ, etc.) segundo este Modelo, faz-se comparando a realidade da empresa com o preconizado no Modelo.
Neste processo cada sub critério do grupo “Factores” é avaliado segundo a “abordagem (Plan) ” seguida, o “Desdobramento (Do) ” realizado, a “Avaliação (Check)” do que foi conseguido e a “Revisão (Act)” para continuar a melhorar. Quanto aos sub critérios do grupo “Resultados” estes são analisados relativamente aos valores alcançados, a sua tendência ao longo do tempo, a lógica dos objectivos que se propunha alcançar, as comparações feitas com os resultados obtidos por outros (benchmarks), as causas desses resultados (são fruto da abordagem seguida?) e finalmente a abrangência dos mesmos (cobrem todos os domínios possíveis na empresa?).
Como resultado dessa comparação, é atribuído a cada sub critério uma determinada pontuação variando entre 0 e 100%.
A pontuação final que estabelece o nível de Excelência em que se encontra a empresa é resultado do conjunto de pontuações dos sub critérios afectado pela ponderação do peso relativo dos critérios a que pertencem (ver figura).
Resta dizer, que toda esta avaliação é sempre feita por uma equipa multidisciplinar (e no caso de avaliação externa, multi-empresas), de Assessores, devidamente formados e treinados na aplicação do Modelo.
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