quarta-feira, 22 de maio de 2013

Prática:
O conjunto de práticas implantadas e aprimoradas sistematicamente pela URFB, em consonância com a Política Ambiental da Sanepar e o objetivo estratégico “Assegurar a Gestão Ambiental”, visa contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma sustentável.
Os processos principais do negócio, descritos no Perfil da Organização, são projetados levando em consideração as exigências legais, aparecimento de novas tecnologias e a interação com as partes interessadas, que formam a base para definição dos requisitos aplicáveis dos processos alinhados às estratégias da empresa.
Criada em 1999, para atender a metodologia da NBR ISO 14001, em Foz do Iguaçu, a Planilha de Aspectos e Impactos Sociais e Ambientais (PAI) foi implementada na URFB em 2007, e estabelece critérios para identificação, avaliação, classificação e tratamento dos aspectos e impactos ambientais e sociais, relacionados aos produtos, serviços, processos e instalações, desde o projeto até a disposição final. O levantamento desses impactos é realizado nas diversas etapas do processo produtivo e administrativo com uso da planilha, considerando o grau de severidade, ocorrência, demandas da sociedade, risco e atendimento à legislação ambiental, sendo mensurado cada impacto identificado. Para os aspectos considerados significativos são elaborados planos de ação mitigatórios, cujo monitoramento ocorre através do sistema de reuniões em cada Coordenação ou da Alta Direção em parceria com a DMA. A planilha é revisada anualmente durante o planejamento estratégico da URFB, com reavaliação dos aspectos considerados significativos.
Os requisitos também são determinados em função da necessidade de atendimento às normas técnicas, legislações existentes e aplicáveis às normas internas e às demandas sociais. Aplica-se a legislação em todas as fases do processo, promovendo mudanças culturais e contribuindo para fortalecer a imagem da empresa.
A forma de tratamento dos aspectos considerados significativos é demonstrada na Tabela 4.1.a.1.
Os Planos de Ação (PA's) pertinentes aos impactos identificados são elaborados e aplicados em cada Coordenação para tratamento dos aspectos significativos em seus processos, sendo detalhados no planejamento e controlados pelas Coordenações, por meio do acompanhamento no SISWeb.
Com o objetivo de melhorar o atendimento à Política Ambiental da Sanepar, a URFB, em conjunto com a DMA, elaborou em 2009 o Inventário de Gases de Efeito Estufa - GEE, o qual permite quantificar as emissões de gases de efeito estufa das atividades diretas e indiretas, identificando os processos principais de geração de GEE e estabelecendo, quando possível, ações para redução ou neutralização. Esta medida contempla a minimização de passivos ambientais e a busca da sustentabilidade no desenvolvimento de seus processos. A Tabela 4.1.a.2 apresenta o resumo do inventário de 2009 e os planos de ação para reduzir e/ou compensar as emissões. O Inventário de Gases de Efeito Estufa do ano de 2010 está em fase de elaboração.
Outro programa de relevância é o Fundo Azul, que repassa recursos para desenvolvimento de ações em parcerias com prefeituras, com vistas à preservação e recuperação de mananciais.
A URFB, visando à neutralização, redução e compensação das emissões, trata os impactos sociais e ambientais, conforme tabelas 4.1.a.2 e 4.1.a.3. e busca continuamente tratar de forma preventiva as situações negativas ou impactos causadas pelos seus processos e instalações, para com o meio ambiente e sociedade, exemplo disso é a eliminação do mau cheiro na ETE Marrecas, por meio de um conjunto de ações implantadas, o monitoramento e controle deste risco é diário. Outro exemplo é a realização de plantio e manutenção de mudas, realizado uma vez por mês pelo Comitê do Voluntariado e demais colaboradores e parceiros.
Na área administrativa, o Programa "Use o Bom Senso (PF/NEG/0035)" de caráter corporativo, implantado em 2002, visa apoiar a efetivação da Missão da URFB e das Políticas da Qualidade e Ambiental, constituindo-se em uma ferramenta na busca do comprometimento de todos os colaboradores para o desenvolvimento de práticas preconizadas nos conceitos destas três filosofias: 5S (Sensos de Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina), 3R (Sensos de Redução, Reutilização e Reciclagem) e senso de Responsabilidade Social. Esse programa visa disseminar novos conceitos de comportamento, buscando o comprometimento individual e coletivo para novos hábitos e atitudes capazes de tornar mais agradável o ambiente de trabalho, garantir maior qualidade e produtividade nas atividades e serviços, além de preservar o meio ambiente. Em 2005, foi criado na URFB, o Comitê "Use o Bom Senso", com representantes de todas as áreas, para manter a filosofia do programa e melhorar continuamente o ambiente de trabalho. As ações realizadas em conjunto visam priorizar e viabilizar o tratamento preventivo das situações, que direta ou indiretamente, possam causar impactos negativos à força de trabalho, à sociedade e ao ecossistema, em consequência das instalações, processos e produtos. Essas ações têm o objetivo de reduzir, minimizar ou eliminar os impactos sociais e ambientais identificados (Tabela. 4.1.a.1). Anualmente, esse Comitê realiza melhorias na forma de atuar, buscando o comprometimento de todos. Exemplo disso é que na auditoria de 2010, o foco foi a orientação, e em 2011, já estão em andamento as ações para a busca da certificação neste programa.
Glossário:
DO - Diretoria de Operação
URFB - Unidade Regional Francisco Beltrão
DMA - Diretoria do Meio Ambiente e Ação Social
Fonte: Relatório de Gestão - SANEPAR - Unidade Regional Francisco Beltrão
Vencedora Troféu Prata - Nível II - Ciclo 2011


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