Prática:
O conjunto
de práticas implantadas e aprimoradas sistematicamente pela URFB, em consonância
com a Política Ambiental da Sanepar e o objetivo estratégico “Assegurar a Gestão
Ambiental”, visa contribuir para o desenvolvimento econômico, social e
ambiental, de forma sustentável.
Os
processos principais do negócio, descritos no Perfil da Organização, são
projetados levando em consideração as exigências legais, aparecimento de novas
tecnologias e a interação com as partes interessadas, que formam a base para
definição dos requisitos aplicáveis dos processos alinhados às estratégias da
empresa.
Criada em
1999, para atender a metodologia da NBR ISO 14001, em Foz do Iguaçu, a Planilha
de Aspectos e Impactos Sociais e Ambientais (PAI) foi implementada na URFB em
2007, e estabelece critérios para identificação, avaliação, classificação e
tratamento dos aspectos e impactos ambientais e sociais, relacionados aos
produtos, serviços, processos e instalações, desde o projeto até a disposição
final. O levantamento desses impactos é realizado nas diversas etapas do
processo produtivo e administrativo com uso da planilha, considerando o grau de
severidade, ocorrência, demandas da sociedade, risco e atendimento à legislação
ambiental, sendo mensurado cada impacto identificado. Para os aspectos
considerados significativos são elaborados planos de ação mitigatórios, cujo
monitoramento ocorre através do sistema de reuniões em cada Coordenação ou da
Alta Direção em parceria com a DMA. A planilha é revisada anualmente durante o
planejamento estratégico da URFB, com reavaliação dos aspectos considerados
significativos.
Os
requisitos também são determinados em função da necessidade de atendimento às
normas técnicas, legislações existentes e aplicáveis às normas internas e às
demandas sociais. Aplica-se a legislação em todas as fases do processo,
promovendo mudanças culturais e contribuindo para fortalecer a imagem da
empresa.
A forma de
tratamento dos aspectos considerados significativos é demonstrada na Tabela
4.1.a.1.
Os Planos
de Ação (PA's) pertinentes aos impactos identificados são elaborados e aplicados
em cada Coordenação para tratamento dos aspectos significativos em seus
processos, sendo detalhados no planejamento e controlados pelas Coordenações,
por meio do acompanhamento no SISWeb.
Com o
objetivo de melhorar o atendimento à Política Ambiental da Sanepar, a URFB, em
conjunto com a DMA, elaborou em 2009 o Inventário de Gases de Efeito Estufa -
GEE, o qual permite quantificar as emissões de gases de efeito estufa das
atividades diretas e indiretas, identificando os processos principais de geração
de GEE e estabelecendo, quando possível, ações para redução ou neutralização.
Esta medida contempla a minimização de passivos ambientais e a busca da
sustentabilidade no desenvolvimento de seus processos. A Tabela 4.1.a.2
apresenta o resumo do inventário de 2009 e os planos de ação para reduzir e/ou
compensar as emissões. O Inventário de Gases de Efeito Estufa do ano de 2010
está em fase de elaboração.
Outro
programa de relevância é o Fundo Azul, que repassa recursos para desenvolvimento
de ações em parcerias com prefeituras, com vistas à preservação e recuperação de
mananciais.
A URFB,
visando à neutralização, redução e compensação das emissões, trata os impactos
sociais e ambientais, conforme tabelas 4.1.a.2 e 4.1.a.3. e busca continuamente
tratar de forma preventiva as situações negativas ou impactos causadas pelos
seus processos e instalações, para com o meio ambiente e sociedade, exemplo
disso é a eliminação do mau cheiro na ETE Marrecas, por meio de um conjunto de
ações implantadas, o monitoramento e controle deste risco é diário. Outro
exemplo é a realização de plantio e manutenção de mudas, realizado uma vez por
mês pelo Comitê do Voluntariado e demais colaboradores e parceiros.
Na área
administrativa, o Programa "Use o Bom Senso (PF/NEG/0035)" de caráter
corporativo, implantado em 2002, visa apoiar a efetivação da Missão da URFB e
das Políticas da Qualidade e Ambiental, constituindo-se em uma ferramenta na
busca do comprometimento de todos os colaboradores para o desenvolvimento de
práticas preconizadas nos conceitos destas três filosofias: 5S (Sensos de
Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina), 3R (Sensos de Redução,
Reutilização e Reciclagem) e senso de Responsabilidade Social. Esse programa
visa disseminar novos conceitos de comportamento, buscando o comprometimento
individual e coletivo para novos hábitos e atitudes capazes de tornar mais
agradável o ambiente de trabalho, garantir maior qualidade e produtividade nas
atividades e serviços, além de preservar o meio ambiente. Em 2005, foi criado na
URFB, o Comitê "Use o Bom Senso", com representantes de todas as áreas, para
manter a filosofia do programa e melhorar continuamente o ambiente de trabalho.
As ações realizadas em conjunto visam priorizar e viabilizar o tratamento
preventivo das situações, que direta ou indiretamente, possam causar impactos
negativos à força de trabalho, à sociedade e ao ecossistema, em consequência das
instalações, processos e produtos. Essas ações têm o objetivo de reduzir,
minimizar ou eliminar os impactos sociais e ambientais identificados (Tabela.
4.1.a.1). Anualmente, esse Comitê realiza melhorias na forma de atuar, buscando
o comprometimento de todos. Exemplo disso é que na auditoria de 2010, o foco foi
a orientação, e em 2011, já estão em andamento as ações para a busca da
certificação neste programa.
Glossário: DO - Diretoria de Operação URFB -
Unidade Regional Francisco Beltrão DMA - Diretoria do Meio Ambiente e Ação
Social
Fonte: Relatório
de Gestão - SANEPAR - Unidade Regional Francisco Beltrão Vencedora Troféu
Prata - Nível II - Ciclo 2011
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