quarta-feira, 22 de maio de 2013

Prática:
A busca de parcerias com clientes tem origem nas estratégias corporativas e/ou por meio das práticas de identificação das necessidades e expectativas dos clientes. Alinhada a diretriz estratégica “Proatividade nos relacionamentos externos”, a MO no Planejamento 2010/2011 tem como premissa a busca de parcerias com as partes interessadas pertinentes à realização de projetos voltados à expansão do sistema de saneamento, regularização em núcleos de baixa renda, desenvolvimento de ações socioambientais, desenvolvimento de novos produtos, entre outros, cujas oportunidades são identificadas por meio das práticas de interação com as partes interessadas. As parcerias são desenvolvidas por meio de reuniões para analisar e definir as seguintes questões: intenções; objetivos e resultados comuns; atribuições e responsabilidades; interlocutores; plano e cronograma de implementação. Estes aspectos são registrados e são acompanhados em reuniões periódicas.
A parceria realizada com Empreendedores Imobiliários, Prefeituras e Promotoria Pública, é exclusiva da MO e exemplar para o setor, cujo case foi finalista do Prêmio IGS 2008. A partir da identificação da necessidade de infraestrutura dos novos empreendimentos e a partir das demandas da MO para melhoria e/ou ampliação no sistema celebra-se a ação conjunta para que toda região seja beneficiada, melhorando a imagem da Empresa, antecipando investimentos com custos reduzidos, atendendo as expectativas das Prefeituras e Promotoria Pública, ampliando a receita e aumentando a satisfação dos clientes. A Fig.3.2.4 apresenta outros exemplos de parcerias com clientes de forma a aproveitar os conhecimentos e recursos de cada parte numa relação ganha-ganha.
Outros exemplos de parceria são: o PURA, que promove a parceira com o cliente diante da proposta de diminuir o consumo, eliminar o desperdício de água e reduzir despesas e custos operacionais, agregando valor ao negócio e evidenciando a preocupação com a qualidade de vida e meio ambiente, além da fidelização do cliente; parcerias desenvolvidas com a comunidade proporcionando rapidez no assentamento de rede de água, trazendo o benefício da regularização de ligações de água e reduzindo as perdas para MO; Programa Córrego Limpo que tem como premissa estabelecer a governança colaborativa com o envolvimento da comunidade na preservação do meio ambiente.
A Fig.3.2.5 apresenta exemplos de evolução e aprendizado das práticas relativas ao Relacionamento com Clientes nos últimos três anos.

 
Glossário:
UN-BSA - Unidade de Negócio Bacia do Salgado
Fonte: Relatório de Gestão - SABESP - Unidade de Negócio Oeste MO - Vencedora Troféu Platina - Nível III - Ciclo 2011


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