Prática:
A busca de
parcerias com clientes tem origem nas estratégias corporativas e/ou por meio das
práticas de identificação das necessidades e expectativas dos clientes. Alinhada
a diretriz estratégica “Proatividade nos relacionamentos externos”, a MO no
Planejamento 2010/2011 tem como premissa a busca de parcerias com as partes
interessadas pertinentes à realização de projetos voltados à expansão do sistema
de saneamento, regularização em núcleos de baixa renda, desenvolvimento de ações
socioambientais, desenvolvimento de novos produtos, entre outros, cujas
oportunidades são identificadas por meio das práticas de interação com as partes
interessadas. As parcerias são desenvolvidas por meio de reuniões para analisar
e definir as seguintes questões: intenções; objetivos e resultados comuns;
atribuições e responsabilidades; interlocutores; plano e cronograma de
implementação. Estes aspectos são registrados e são acompanhados em reuniões
periódicas.
A parceria
realizada com Empreendedores Imobiliários, Prefeituras e Promotoria Pública, é
exclusiva da MO e exemplar para o setor, cujo case foi finalista do Prêmio IGS
2008. A partir da identificação da necessidade de infraestrutura dos novos
empreendimentos e a partir das demandas da MO para melhoria e/ou ampliação no
sistema celebra-se a ação conjunta para que toda região seja beneficiada,
melhorando a imagem da Empresa, antecipando investimentos com custos reduzidos,
atendendo as expectativas das Prefeituras e Promotoria Pública, ampliando a
receita e aumentando a satisfação dos clientes. A Fig.3.2.4 apresenta outros
exemplos de parcerias com clientes de forma a aproveitar os conhecimentos e
recursos de cada parte numa relação ganha-ganha.
Outros
exemplos de parceria são: o PURA, que promove a parceira com o cliente diante da
proposta de diminuir o consumo, eliminar o desperdício de água e reduzir
despesas e custos operacionais, agregando valor ao negócio e evidenciando a
preocupação com a qualidade de vida e meio ambiente, além da fidelização do
cliente; parcerias desenvolvidas com a comunidade proporcionando rapidez no
assentamento de rede de água, trazendo o benefício da regularização de ligações
de água e reduzindo as perdas para MO; Programa Córrego Limpo que tem como
premissa estabelecer a governança colaborativa com o envolvimento da comunidade
na preservação do meio ambiente.
A
Fig.3.2.5 apresenta exemplos de evolução e aprendizado das práticas relativas ao
Relacionamento com Clientes nos últimos três anos.
Glossário: UN-BSA - Unidade de Negócio Bacia do
Salgado
Fonte: Relatório
de Gestão - SABESP - Unidade de Negócio Oeste MO - Vencedora Troféu Platina -
Nível III - Ciclo 2011
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