Prática:
As
necessidades de capacitação e desenvolvimento são identificadas por meio da
elaboração do Plano Anual de Treinamento - PAT (d_2004), através de planilha
específica que prevê a vinculação das solicitações às necessidades oriundas do
Ciclo de Planejamento, da formação e desenvolvimento da Cultura da Excelência,
de demandas específicas para o aprimoramento dos processos, da contratação,
movimentação de empregados e das avaliações individuais, visando à melhoria do
desempenho pessoal e das equipes (Fig.6.2.1) (EA). O PAT é elaborado, juntamente
com o Ciclo de Planejamento, pelo MOD13 com os gerentes que analisam diversos
fatores para o levantamento das necessidades de suas equipes, conforme
Fig.6.2.2, e de acordo com a PI0017 RH (d_1991). Como melhor ia, foi criado em
2008 e revisado em 2010, o PO-RH0254, específico para a MO e alinhado à política
institucional.
A
participação dos empregados no processo inicia-se no momento em que o
recém-contratado responde ao formulário de Avaliação do Empregado em Experiência
juntamente com seu gerente (d_1991). Diante das necessidades identificadas por
ambos para a melhoria do desempenho individual, é estabelecido o primeiro
compromisso de desenvolvimento. Após o período de experiência, todos os
empregados são avaliados anualmente por meio do SAC. A partir do levantamento
das competências a serem desenvolvidas, são firmados compromissos de
desenvolvimento entre a liderança e o empregado, que entram na composição do
PAT.
Para
complementar a avaliação pelo SAC, os empregados da carreira gerencial passam
pela Sessão A, que permite a avaliação participativa dos líderes com seus
superiores imediatos de acordo com os valores e estratégias organizacionais,
gerando também compromissos de desenvolvimento que subsidiam o plano de
desenvolvimento gerencial. Para auxiliar na implementação das estratégias
empresariais, são analisadas todas as macroações provenientes do Planejamento
Operacional e levantadas as necessidades de capacitação, reciclagem e
aprimoramento de conhecimentos para o pleno desenvolvimento das ações e
atingimento das metas estabelecidas.
As demandas
oriundas da formação e desenvolvimento da Cultura da Excelência são levantadas
pela CQ, de acordo com o envolvimento de cada empregado com o processo de
implementação e aprimoramento do Sistema de Gestão.
Fonte: Relatório
de Gestão - SABESP - Unidade de Negócio Oeste MO Vencedora Troféu Platina -
Nível III - Ciclo 2011
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