quarta-feira, 22 de maio de 2013

Prática:
As necessidades de capacitação e desenvolvimento são identificadas por meio da elaboração do Plano Anual de Treinamento - PAT (d_2004), através de planilha específica que prevê a vinculação das solicitações às necessidades oriundas do Ciclo de Planejamento, da formação e desenvolvimento da Cultura da Excelência, de demandas específicas para o aprimoramento dos processos, da contratação, movimentação de empregados e das avaliações individuais, visando à melhoria do desempenho pessoal e das equipes (Fig.6.2.1) (EA). O PAT é elaborado, juntamente com o Ciclo de Planejamento, pelo MOD13 com os gerentes que analisam diversos fatores para o levantamento das necessidades de suas equipes, conforme Fig.6.2.2, e de acordo com a PI0017 RH (d_1991). Como melhor ia, foi criado em 2008 e revisado em 2010, o PO-RH0254, específico para a MO e alinhado à política institucional.
A participação dos empregados no processo inicia-se no momento em que o recém-contratado responde ao formulário de Avaliação do Empregado em Experiência juntamente com seu gerente (d_1991). Diante das necessidades identificadas por ambos para a melhoria do desempenho individual, é estabelecido o primeiro compromisso de desenvolvimento. Após o período de experiência, todos os empregados são avaliados anualmente por meio do SAC. A partir do levantamento das competências a serem desenvolvidas, são firmados compromissos de desenvolvimento entre a liderança e o empregado, que entram na composição do PAT.
Para complementar a avaliação pelo SAC, os empregados da carreira gerencial passam pela Sessão A, que permite a avaliação participativa dos líderes com seus superiores imediatos de acordo com os valores e estratégias organizacionais, gerando também compromissos de desenvolvimento que subsidiam o plano de desenvolvimento gerencial. Para auxiliar na implementação das estratégias empresariais, são analisadas todas as macroações provenientes do Planejamento Operacional e levantadas as necessidades de capacitação, reciclagem e aprimoramento de conhecimentos para o pleno desenvolvimento das ações e atingimento das metas estabelecidas.
As demandas oriundas da formação e desenvolvimento da Cultura da Excelência são levantadas pela CQ, de acordo com o envolvimento de cada empregado com o processo de implementação e aprimoramento do Sistema de Gestão.
Fonte: Relatório de Gestão - SABESP - Unidade de Negócio Oeste MO
Vencedora Troféu Platina - Nível III - Ciclo 2011


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