É ASSIM QUE VENDEDORES DEVEM ATENDER COMPRADORES DA GERAÇÃO Z
Consumidores da Geração Z estão rapidamente emergindo como o maior consumidor demográfico e as marcas precisam prestar atenção nisso. O que já sabemos sobre os consumidores da Geração Z? Eles adoram comprar, adoram promoções, normalmente compram online sabendo que irão devolver a maioria das compras, navegam na Internet para relaxar e não com a intenção de comprar, têm ideias de compras pelo YouTube e acham vitrines de lojas uma fonte de inspiração.
Essas são somente algumas das conclusões de um novo relatório da Shoppercentric – especialista em pesquisa de consumidores. A empresa fez pesquisas online com mais de 1.000 compradores da Geração Z e mais velhos. Fez também uma pesquisa mais aprofundada com um grupo de menor número de Geração Z. O relatório alerta que vendedores não podem desmerecer o grupo que tem entre 15 e 24 anos de idade, pois essa geração que adora brindes e é genial em tecnologia pode ser influenciada pelos lojistas, mas também têm altas expectativas deles.
“A Geração Z é um setor fascinante da população consumidora,” diz Danielle Pinning, diretora-executiva da Shoppercentric. “Eles cresceram em um mundo realmente conectado e estão começando a ter seu próprio dinheiro, o que significa que podem expandir seu poder de compra.”
Ao estudar o grupo dessa faixa etária, a empresa descobriu que eles são muito conscientes de suas influências e são mais otimistas que consumidores mais velhos. Enquanto consumidores mais velhos (um terço) se sentem negligenciados por lojistas, menos de 20% da Geração Z acha que vendedores não se importam com pessoas de sua idade. Metade deles acredita que lojistas e marcas entendem sua faixa etária, comparado com um terço do resto dos consumidores.
Aqui estão três dicas importantes que lojistas devem saber para melhor atender consumidores da Geração Z:
Consumidores da Geração Z são buscadores experientes
O desafio dos lojistas é que muitos deles dizem que a felicidade vai além de somente coisas materiais: 34% concordam veementemente que querem ter boas experiências e que a vida não é somente o que possuem, ao contrário de 28% de consumidores mais velhos.
O estudo também descobriu que consumidores da Geração Z são abertos à persuasão e eles realmente gostam de comprar.
Eles fazem compras (em lojas físicas ou online) pelo menos sete vezes ao mês (oito vezes entre os homens dessa faixa etária). Ir ao shopping ou a lojas é um momento tanto social quanto para fazer compras: 52% da Geração Z diz que sair para comprar é uma maneira divertida de passar tempo com amigos/família, ao contrário de 44% de consumidores mais adultos.
O e-commerce proporciona uma boa distração para a Geração Z: 62% deles concordam que é uma ótima maneira de acabar com o tédio comparado com 53% dos consumidores mais velhos. Porém, há um desafio aqui já que 70% dos consumidores da Geração Z “normalmente navegam na Internet sem a intenção de comprar” (contra 63% de compradores mais velhos). Os consumidores são receptivos a sugestões e 28% dizem que passam muito tempo no YouTube aceitando ideias e recomendações, comparado com 13% dos consumidores mais velhos.
A apresentação da loja é importante
Eles são duas vezes mais propensos a mencionar a apresentação do produto como algo importante que outros consumidores: 49% afirmam que usam a apresentação do produto na loja física ou online para terem ideias (contra 41% da maioria da população consumidora).
Eles também usam seus smartphones dentro das lojas mais frequentemente: 53% concordam que ao usar o smartphone conseguem melhores informações para ajudá-los a decidir o que comprar quando estão na loja – comparado com 38% dos consumidores mais velhos.
A Geração Z adora promoções mais que todo mundo e 48% dizem que tendem a comprar o mais barato que encontram para poderem comprar mais coisas que realmente gostam – comparado com somente 29% de outros consumidores. 62% ficam tentados a comprar, se um item está em promoção contra 55% dos consumidores mais velhos.
Digital é tudo para essa faixa etária também. Essa é a geração que está crescendo fazendo tudo online e por isso 97% têm notebook/computador pessoal, 96% têm smartphone e 63% têm tablet.
Quando eles compram online, não têm problemas em comprar mais coisas do que querem, nem em devolver o que não querem. Na verdade, 28% da Geração Z afirma que compra muitas coisas online sabendo que devolverá a maioria – comparado com apenas 10% dos consumidores mais velhos.
Eles correm riscos
Eles são mais impulsivos e têm mais disposição a correr riscos com uma compra do que um consumidor mais velho. Por exemplo: 44% da Geração Z diz que normalmente compra coisas na Internet que não tinha planejado comprar, contra 32% dos compradores mais velhos.
Entrega rápida é mais importante para a Geração Z do que para consumidores mais velhos. Um em cada cinco coloca “entrega no mesmo dia/dia seguinte” entre os três principais fatores para compra online – comparado com um em cada dez compradores mais velhos.
Curiosamente, revendedores como o e-Bay são usados com menos frequência pela Geração Z do que por consumidores mais velhos. Isso talvez explique a preferência deles por imediatismo. As mídias sociais têm um papel muito importante para a Geração Z e eles são mais propensos do que consumidores mais velhos a estarem conectados além dos seus grupos sociais de família e amigos, ou até grupos de afinidades como lojistas ou marcas.
O estudo também descobriu:
- 79% da Geração Z usa o Facebook vs. 66% de consumidores mais velhos
Desses, 24% regularmente usa-o para contatar lojistas ou marcas - 50% da Geração Z usa o Instagram vs. 17% dos consumidores mais velhos
Desses, 41% usa-o regularmente para contatar lojistas ou marcas - 49% da Geração Z usa o YouTube vs. 27% dos consumidores mais velhos
Desses, 32% usa-o regularmente para contatar lojistas ou marcas - 41% da Geração Z usa o Twitter vs. 26% dos consumidores mais velhos
Desses, 48% regularmente usa-o para contatar lojistas ou marcas
Pinnington acrescentou: “Todos nós sabemos que a Geração Z fica facilmente entediada e presta atenção em algo por pouco tempo, mas por outro lado eles são muito confiantes e têm um sistema de apoio fantástico fornecido pelas mídias sociais que os ajuda a gerenciar riscos quando estão escolhendo o que fazer e o que comprar. Além disso, eles sabem que os lojistas têm interesse neles e que vale a pena conhecê-los – isso é um absoluto contraste em relação a como os consumidores mais velhos se sentem.
“A Geração Z sabe que está sendo procurada então é bastante aceitável que eles esperem ser impressionados antes de gastarem dinheiro. Essa autoconfiança aparente é importante porque vai elevar o nível de lojistas e marcas que serão julgados a continuar ou não no mercado. Cada contato com esses consumidores precisa ser uma experiência positiva e um reflexo do tom e dos valores da marca, ao mesmo tempo em que devem se lembrar de que essa é uma geração que adora compras.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário