MPE destacam-se em tempos de crise
06/07/2015
Insegurança em relação ao futuro do negócio é um dos principais fatores de preocupação das MPE
O Brasil tem hoje, aproximadamente, 8,5 milhões de micro e pequenos negócios, o que representa cerca de 99% das empresas existentes no País. A pesquisa "O céu e o inferno do empreendedorismo", realizada pelo Sebrae, em 2014 , mostrou que um dos principais pontos indicados pelos entrevistados é a insegurança em relação ao futuro do negócio. Ao empreender, é preciso identificar oportunidades e desenvolver meios para aproveitá-las, assumindo riscos e desafios.
Com o intuito de ajudar os empresários a diminuir os riscos e a aumentar a segurança dos empreendimentos, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) analisou as principais estratégias das empresas para estimular as vendas, as quais foram divulgadas na pesquisa Expectativas dos Pequenos Negócios para 2015, do Sebrae.
Entre os principais investimentos, as MPE devem focar mais em marketing e propaganda, além de aumentar a variedade de produtos que oferecem. Porém, o coordenador de Projetos da FNQ, Luiz Malta, alerta: “Muitos empreendedores investem em propaganda sem contar com o aumento de demanda. É importante preparar o estoque, a logística e o atendimento, com uma visão sistêmica”, afirma.
Sobre o mix de produtos, o coordenador explica que é preciso ficar atento ao perfil do consumidor. “Uma livraria, por exemplo, precisa saber o que o seu público necessita. Um investimento em revistas pode complementar a renda, mas é importante pesquisar para não ter um produto que fique parado no estoque”, alerta.
Mercado on-line
Em 2015, muitas empresas optaram por reduzir os investimentos e adotaram uma estratégia conservadora para enfrentar a crise. Mas Luiz conta que é preciso tomar diferentes medidas para aumentar as vendas e uma das saídas é a diversificação dos canais de vendas. “Uma das opções seria a implementação de um e-commerce. Este canal é importante devido aos benefícios que traz, como ter maior abrangência e menor custo do que a loja física, atendendo ao Brasil inteiro em um único lugar”, explica Luiz, que complementa: “Além disso, na internet, seus serviços ou produtos ficam disponíveis 24h por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, podendo gerar vendas, inclusive, quando o empresário está dormindo”.
Agilidade como diferencial
Uma das principais características das MPE é serem mais ágeis na tomada de decisão, se comparadas às médias e às grandes empresas. “É isso que faz com que as MPE tenham a possibilidade de sofrer menos em tempos de crise. Mas o outro lado da moeda é que elas são mais fracas financeiramente falando e, na hora da crise, se não estiverem preparadas e se seus planejamentos não estiverem em ordem, elas podem sofrer muito mais que as médias e grandes empresas”, explica Luiz.
Mas para o coordenador, abrir uma empresa é sempre algo que deve ser feito com cautela e muito estudo, tanto de mercado quanto financeiro. “É importante salientar que ‘Tempo de Crise é Tempo de Gestão’. Portanto, abrir uma empresa neste momento com uma gestão equilibrada é o primeiro e mais importante passo. Se a pessoa está pensando em ter o próprio negócio, ela deve abri-lo com consciência e planejamento”, alerta.