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Expoagas 2015 encerra com R$ 409 milhões em
negócios
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Feira
ocorreu nesta semana em Porto Alegre
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A
Expoagas 2015 - 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados chegou ao final
nesta quinta-feira (27), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre,
sublinhando as tendências do setor supermercadista e destacando as apostas da
indústria para o segundo semestre deste ano.
Realizada desde terça-feira
(25) pela Associação, a feira apresentou ao varejo mais de 800 lançamentos, e
encerrou com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 409 milhões - o que
representa um crescimento de 11% sobre a edição anterior do evento e uma venda
média de R$ 1,19 milhão por empresa expositora. O resultado positivo foi puxado
por fornecedores de produtos de higiene e limpeza, de laticínios e de alimentos,
e evidencia uma preocupação crescente dos consumidores gaúchos com produtos
"saudáveis" e que proporcionem bem-estar.
Segundo dados apurados pelo
Instituto Methodus nos dois primeiros dias da feira, 47,8% das vendas
concretizadas na Expoagas 2015 foram junto a varejistas gaúchos, 40,3% a
compradores de outros estados brasileiros e 11,7% junto a companhias de outros
países. De acordo com os expositores entrevistados, aumentar as vendas, fixar
sua marca no mercado e conquistar novos clientes foram os três principais
motivos da participação no evento. A pesquisa foi realizada junto a 100
expositores da mostra, sendo 79% da indústria, 8% do comércio e 13% do setor de
serviços. Conforme estimativas da Agas, 44,1 mil pessoas passaram pela
feira, número 9% superior ao ano passado, representando 6,3 mil empresas
diferentes - um crescimento de 18% no número de CNPJs em relação a 2014. Entre
os visitantes, 82% são varejistas. "O comerciante é um otimista por natureza e,
em momentos de instabilidade econômica como este, está em busca de oportunidades
para crescer. É isto que a Expoagas proporciona, mais negócios,
qualificação e novas parcerias", destaca o presidente da entidade, Antônio Cesa
Longo.
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Contra alta de impostos, Longo faz reivindicações e
mostra posicionamentos em discurso
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Presidente
da Agas falou sobre problemas e soluções para a
economia
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O
discurso de abertura protagonizado pelo presidente da Agas, Antônio Cesa
Longo, no dia 25 de agosto, cumpriu as expectativas e teve muitas
reivindicações. O presidente defendeu uma mudança política para fortalecimento
do setor varejista no País: "Recentemente, o Brasil foi apontado, em pesquisa,
como segundo país mais pessimista do mundo. Porém, isto não é pessimismo, isto é
realismo devido à realidade em que vivemos", afirmou. Sobre a crise que atinge a
economia brasileira, Longo foi categórico ao explicar que é necessária uma
mudança moral e ética, acima de tudo. "Há uma crise financeira sim, mas há uma
crise ainda maior de valores no Brasil. E esta não é mundial, é exclusiva do
nosso País", taxou. Sobre a possível alta da alíquota básica de ICMS no
Estado, o supermercadista foi ainda mais enfático. "Se o aumento da alíquota
básica do ICMS for aprovado no atual cenário de falta de renda do consumidor,
retiraremos o Hino do Rio Grande da abertura em 2016. Não queremos que esta
façanha sirva de modelo a mais ninguém. O Governo está doente e a população já
tomou o seu remédio amargo. O governador foi eleito pela maioria dos gaúchos e
tem nosso total apoio para tomar as medidas necessárias a estancar o sangramento
financeiro do RS, mas não para aumentar impostos, transferindo a
responsabilidade ao contribuinte. Esta não é a vontade da maioria do povo gaúcho
que o elegeu", disse Longo. O presidente completou: "O projeto de
elevação da carga tributária do ICMS só vai piorar ainda mais a situação, pois
trará queda da atividade econômica com a inevitável diminuição da arrecadação,
sem contar a perda da nossa competitividade na atração de novos investimentos
frente aos demais estados. Quanto a população gaúcha terá de pagar neste jogo
político que está definindo a formação da base partidária que aprovará este
projeto de aumento de impostos?", afirmou Longo. Confira
aqui o discurso na íntegra.
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Sperotto recebe o título de Supermercadista
Honorário
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Presidente
da Farsul e do Sebrae/RS recebeu reconhecimento
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Ainda
na abertura, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, foi homenageado com o
título de Supermercadista Honorário Agas.
O dirigente, que também
é presidente do Sebrae/RS, agradeceu o reconhecimento elevando-o ao setor
varejista como um todo: "Esta homenagem vai com o meu nome, porém, ela é de
todos os produtores rurais do Rio Grande do Sul", disse.
Segundo
Sperotto, 80% do que vai para as gôndolas dos mercados são oriundas do campo.
"As dificuldades surgem, a crise está presente, porém não podemos parar de
trabalhar. Nosso setor está equilibrado, mas temos de continuar buscando o
desenvolvimento", declarou.
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Tendências e hábitos de consumo em
destaque
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Com
público recorde, evento superou expectativas
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Ao
contrário do ano passado, quando os negócios foram alavancados por empresas de
máquinas e equipamentos, a Expoagas 2015 destacou o foco da indústria e
do varejo em produtos para o consumidor final. "O gaúcho está com o poder de
compra reduzido e valorizando mais do que nunca sua renda, e isto faz com que
ele não abra mão da qualidade, mas pesquise muito preço", observa Patrique
Nicolini Manfroi, diretor da Agas, ressaltando que a feira apresentou ao varejo
cerca de 800 lançamentos.
Tradicional termômetro dos hábitos de consumo
dos gaúchos, a feira evidenciou sobretudo novidades em alimentos sem gordura
trans, sem glúten, sem lactose ou com menor teor calórico. "É um nicho em
crescimento, assim como as cervejas artesanais, que estiveram pela primeira vez
na feira", destaca Nicolini. Na área de tecnologia, soluções que garantem a
segurança das empresas e dos consumidores, como máquinas facilitadoras de troco
e cofres inteligentes, foram atração.
Questionados pelo Instituto
Methodus sobre a movimentação de negócios nos estandes, 71% dos expositores
informaram que realizaram negócios com profissionais de outros setores, que não
supermercados. Os segmentos mais citados pelos fornecedores participantes da
feira foram, pela ordem, restaurantes (56%), padarias (51%) e lojas de
conveniência (42%). Segundo a pesquisa, 86,5% dos 344 expositores da Expoagas
2015 pretendem voltar à feira em 2016. As empresas expositoras ouvidas
apontaram que, em média, as vendas na Expoagas representam 17,7% do total
do faturamento de agosto. 73,5% dos expositores ampliaram a carta de clientes
nos dois primeiros dias da feira e 99% atribuíram à Expoagas 2015 a
classificação de muito importante ou importante para o desenvolvimento da sua
companhia.
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Carro vai para a Rede GrandeSul, de Porto
Alegre
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Sorteio
ocorreu no último dia da Expoagas
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Às
20 horas desta quinta-feira (27), pouco antes de encerrar o evento, a Agas
sorteou um automóvel Hyundai HB20 zero quilômetro entre as empresas que
efetuaram pelo menos R$ 1 mil em compras na feira.
O prêmio principal foi
para a Rede GrandeSul, de Porto Alegre. Os ganhadores de outros 10 notebooks
terão seus nomes divulgados na semana que vem, na Newsletter Notícias Agas.
Todos os sorteios foram auditados pela Audilink e autorizados pela Caixa
Econômica Federal.
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Joaquim Barbosa fala sobre ética, e Teatro do Sesi
tem público recorde
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Ex-ministro
do Supremo falou no terceiro dia da Expoagas
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Principal
atração da programação da Convenção, o ex-presidente do Supremo Tribunal
Federal, Joaquim Barbosa, falou sobre Ética na política e nos negócios na
palestra magna do dia 27 de agosto, quinta.
Prestigiaram o painel cerca
de 3,2 mil pessoas, um público recorde para o Teatro do Sesi, na Fiergs. "Não
tomem minhas palavras com pessimismo, mas precisamos reconhecer os problemas
para poder enfrentá-los", afirmou o ex-ministro, ao mostrar desesperança na
política nacional.
Segundo ele, "poucos ousam dizer que esse modelo de
capitalismo e compadrio entre empreendedor e determinadas estruturas
governamentais, de fomento econômico, por exemplo, que predominam em alguns
setores da nossa economia, podem, sim, causar sérias distorções comportamentais.
E o que é pior, mudar radicalmente a dinâmica da relação entre o poder público e
aqueles que optaram pelo mundo dos negócios", destacou Joaquim Barbosa. Ao final
da palestra, Barbosa ingressou em um debate com o jornalista gaúcho Rogério
Mendelski, e, questionado se seria candidato a presidente do Brasil, negou. "Não
me adequaria ao sistema que está posto. Uma andorinha só não faz verão",
afirmou.
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Debate sobre economia do setor e palestra
motivacional marcam a manhã de quarta (26)
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Debate
trouxe à tona os gargalos do setor e tendências
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Na
manhã de quarta-feira (26), dois momentos marcaram Expoagas 2015. O
debate Tendências e Oportunidades no Varejo abriu o segundo dia de evento
reunindo importantes lideranças varejistas, que apresentaram experiências e
ideias para solucionar entraves do setor. Logo em seguida, o camelô e empresário
David Portes conferenciou durante a palestra magna Uma Lição de Vida, Vendas
e Marketing.
O diretor da Retailor Advisors, Olegário Araújo, abriu o
debate econômico ressaltando três grandes forças que impactam a geração atual:
economia, tecnologia e demografia. Segundo ele, o momento atual já foi
enfrentado de forma muito mais forte em outras vezes: "nós já tivemos situações
mais difíceis e vamos superar este com um novo olhar. É o momento de perceber a
importância de reforçar bons hábitos e rever outros. Há oportunidades, mas é
fundamental existir foco", afirmou. Para questionar os quatro convidados, a
Agas convocou os diretores Patrique Nicolini Manfroi e Ezequiel
Stein.
De acordo com o diretor da Smart Supermercados, do Grupo Martins,
Gilmario Cavalcante, é necessário um programa de relacionamento com clientes e
fornecedores nos supermercados, pois eles são os principais parceiros para o
fomento do setor. "O objetivo principal que devemos ter é entender o
comportamento do consumidor, aprimorando nossos empreendimentos, sempre buscando
a rentabilidade e a sustentabilidade", completou. "Se quisermos ser diferentes,
precisamos apresentar coisas diferentes. Nós estamos atravessando um momento
difícil, e não podemos simplesmente 'trocar o gerente'", afirmou o presidente da
Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do RS
(Fetransul), Paulo Caleffi.
Para o CEO do Atacadão, Roberto Müssnich, é
necessário que as empresas tenham líderes e não chefes: "liderar pelo exemplo é
o grande desafio das nossas empresas hoje em dia". Segundo ele, a crise faz os
bons empresários repensarem o negócio e surpreender. "Uma crise paralisa os
nossos processos de decisão e é neste momento que surgem os líderes. Devemos
usar a inovação para surpreender e superar a crise que enfrentamos",
completou.
O primeiro debate precedeu a palestra magna Uma Lição de
Vida, Vendas e Marketing, apresentada pelo ex-camelô e hoje empresário,
David Portes. Ele contou sobre a sua ascensão no mundo empresarial e deu dicas
motivacionais aos que desejam ampliar os seus negócios. "Comecem pequenos, mas
pensem grande. A grande sacada é encantar e, por isso, o atendimento é
fundamental", afirmou. Segundo ele, as letras que formam a palavra 'venda', são
as iniciais de vertebres importantíssimos para o negócio: Virtude, Excelência,
Nortear, Diferenciar, Atitude. Ainda, para Portes, a crise não afeta àqueles que
pensam diferente. "Estou sempre tentando fazer algo diferente: de cada limão,
uma limonada. As coisas acontecem rapidamente e, por isso, precisamos correr na
frente do tempo", completou.
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Melodia e talento marcam a palestra da Família
Lima
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Músicos
se apresentaram após a solenidade de abertura
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Uma
Equipe Afinada foi o tema da palestra da Família Lima, na manhã de
terça-feira (25), durante a Expoagas 2015, no Centro de Eventos da
Fiergs. Amon, Moisés, Lucas, Allen e José Carlos Lima contaram a história do
grupo com canções clássicas e participação da plateia. Na ocasião, Lucas falou
sobre o ritmo que tocam e destacou que qualidade é importante, mas não o
suficiente. "Fazer bem feito é fundamental, mas é preciso levar a música onde as
pessoas estão", disse.
Além disso, o vocalista da banda também salientou
a importância de ir além da partitura. "Isso quer dizer fazer mais do que foi
pedido, esperado e combinado", explicou. O músico revelou que essa filosofia
serve para toda e qualquer profissão. "Todas as áreas possuem a sua partitura, a
sua regra, algo que precisa ser feito. Descubra qual é e vá além",
completou.
Sobre uma equipe afinada, Lucas fez analogia a uma orquestra.
"Um grupo desses pode ter até cem músicos juntos no palco. É preciso estrutura,
uma hierarquia clara e definida e as funções de cada um bem estabelecidas desde
o início para que dê certo", contou. Sobre o líder, ele fez um comparativo ao
maestro e definiu algumas características essenciais para que um profissional
tenha sucesso. "O grande líder é o maestro, mas ele não pode ser chefe, ele é o
condutor. O astro é a música", disse. Lucas também falou sobre a importância de
saber ouvir. "O maestro precisa escutar a sua parte e a de quem está tocando a
seu lado", concluiu.
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Caco Barcellos fala sobre empreendedorismo no Agas
Jovem
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Jornalista
recebeu 750 jovens do setor
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A
Expoagas 2015 também abriu espaço para a formação de novas lideranças do
setor. Na programação do Agas Jovem, quarta-feira (26), o jornalista Caco
Barcellos falou sobre engajamento, criatividade e inovação durante a palestra
Profissão Empreendedora. Conforme o presidente do Agas Jovem,
Matheus Viezzer, cerca de 740 jovens prestigiaram o encontro. "Também definimos
um cronograma de atividades com vistas à formação de novos líderes para o setor
neste segundo semestre. As atividades incluirão visitas-técnicas e happy hours
com empresários contando, aos jovens varejistas, seus cases de sucesso", afirma
Viezzer.
Caco Barcellos começou a sua palestra defendendo a inovação e a
persistência. Para ele, é importante que todos os profissionais,
independentemente da atividade que realizam, apresentem essas qualidades para se
diferenciar no mercado de trabalho. Além disso, defendeu o amor pelo ofício como
fator fundamental para encontrar a felicidade. "Quando uma pessoa dedica toda
sua vida na busca por dinheiro e riquezas materiais pode encontrar-se, no final
da vida, pobre de outros aspectos, que são mais relevantes que o próprio
dinheiro", afirmou.
Com o Profissão Repórter, Caco conseguiu mostrar ao
público cenas que não são habituais na imprensa brasileira. Por meio da
dedicação de jovens jornalistas, a equipe do programa trouxe a tona assuntos
que, por vezes, incomodam muitas pessoas: "se estivermos defendendo causas
nobres, podemos, às vezes, burlar algumas regras em prol da divulgação de
informações de direito público".
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Agas Mulher debate as facetas
femininas
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Cláudia
Alencar foi uma das atrações da programação das
mulheres
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A
programação do tradicional Agas Mulher teve em destaque a atriz Claudia
Alencar e a economista-chefe da Fecomércio, Patrícia Palermo. Apresentando as
várias faces da mulher, Claudia elucidou sua palestra com fotos de sua exposição
interpretando grandes personalidades como Joana D´arc e Nossa Senhora. Além
disso, falou sobre as diversas facetas femininas como a dona de casa, a mãe, a
índia, a cigana e a sedutora.
A atriz sugeriu que as mulheres vivam com
intensidade. "Se vou morrer plenamente, quero viver plenamente", disse. Ela
ainda criticou o consumismo e afirmou: "eu compro o que eu quero, onde eu quero
e quando eu quero. Não é o capitalismo que me dá felicidade. O amor é o que me
faz feliz", completou.
A economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia
Palermo, revelou que as escolhas das mulheres na definição da carreira ajudam a
explicar, em parte, porque o sexo feminino ganha menos do que o masculino. Para
ela, as mulheres precisam se perceber mais e isso está acontecendo a cada
geração. "É um processo de aprendizado contínuo de sua inserção na sociedade
como agente político, econômico e social", contou. Além disso, salientou a
responsabilidade da mulher para a construção de uma nova mentalidade social,
através do exemplo que damos às crianças.
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CAT: sucesso de público e
crítica
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Centro
de Aperfeiçoamento Técnico teve diversas
atividades
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Outro
ponto alto do evento foram as palestras e seminários do Centro de
Aperfeiçoamento Técnico - CAT.
Segundo o presidente dos Comitês
Jurídico e de Capacitação da Agas, Ezequiel Stein, as palestras
mobilizaram em média 20% mais participantes do que em 2014. "É um momento em que
as empresas têm de procurar alternativas dentro da própria companhia para
reduzir custos e otimizar processos. Uma avaliação interna cotidiana das
operações é decisiva para o sucesso", avalia Stein.
A programação teve o
Seminário Jurídico, que abordou os impactos e responsabilidades da Política
Nacional de Resíduos Sólidos, com especialistas e representantes do Ministério
Público do RS e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente; o consultor Wagner
Picolli falando sobre Gerenciamento de espaço; Madeleine Schein tratando do tema
Zero desperdício e retrabalho; Vanderlei Goulart abordando a Redução de custos;
Antônio Sá, que versou sobre Maximização de resultados; a palestra Tendências,
oportunidades e desafios para a alimentação fora do lar, com o consultor Sérgio
Molinari, que precedeu um talk show sobre cervejas artesanais; e a pós-graduada
em Administração em Recursos Humanos Lisie Lucchese falando sobre Longevidade
empresarial. A média de público foi de 200 pessoas por
palestra.
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Seminário Jurídico debate os impactos e
responsabilidades dos descartes de resíduos sólidos na Expoagas
2015
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Foi
assinado, durante o painel, um acordo que deflagrou a campanha "Descarte
Correto"
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Num
dos destaques do Centro de Aperfeiçoamento Técnico - CAT, a 34ª
Convenção Gaúcha de Supermercados realizou o Seminário Jurídico sobre
Política Nacional de Resíduos Sólidos: Impactos e
Responsabilidades.
No painel, a Promotora de Justiça do RS, Caroline
Vaz; o coordenador das assessorias técnicas da Secretaria Estadual do Ambiente e
Desenvolvimento Sustentado do RS (SEMA-RS), Valtemir Goldmeier; a responsável
pelo departamento de Resíduos da BVRIO, Luciana Freitas; e o engenheiro Químico,
Denis Pedro Belia, abordaram as diversas questões que envolvem o tratamento de
lixo. A mediação do debate foi feita pela vice-presidente da Comissão de Direito
Ambiental da OAB/RS, Marilia Longo.
Durante a apresentação, foi defendido
o uso da logística reversa, prática em que todas as pontas da cadeia se
responsabilizam pelo descarte correto dos seus resíduos. "A logística reversa é
um instrumento que torna mais rentável e interessante, o descarte correto dos
resíduos, evitando assim, diversos problemas ambientais", comentou Caroline Vaz.
A promotora ainda ressaltou que para dar certo, é necessário passar por uma
mudança cultural. "Precisamos mudar a maneira de pensar para buscar soluções
inovadoras para as outras capitais do país", conclui.
O objetivo do
debate foi de aprofundar as questões de descarte de resíduos, que é um dos
grandes desafios do setor varejista. No encontro, o Ministério Público do RS,
através do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CaoConsumidor),
em parceria com a Agas, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de
Porto Alegre (DMLU) e outras entidades, deflagraram um projeto experimental que
divulga a aplicação prática da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, projeto
de lei aprovado em 2010, em Porto Alegre. Com a campanha "Descarte Correto", o
DMLU disponibilizará pontos de entrega de lâmpadas fluorescentes aos
consumidores de Porto Alegre, nos próximos. As lâmpadas serão recolhidas e
destinadas pelas empresas Apliquim Brasil e Recilux. Cada consumidor poderá
levar até cinco lâmpadas para entrega, e o primeiro ponto será instalado na
manhã deste sábado, no Grêmio Náutico União - sede Alto
Petrópolis.
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Cerimônia marca formatura do curso
superior
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Sete
alunos concluíram o curso
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A
Expoagas 2015 foi o palco da formatura da quarta turma do Curso Superior
de Gestão em Supermercados, reconhecido pelo MEC e promovido pela parceria entre
a Agas e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A coordenadora do
Curso, Cláudia Ramos, entregou os diplomas a oito alunos. "É uma honra finalizar
a Expoagas 2015 com um momento grandioso como este, de homenagem a estes
profissionais vencedores", afirmou o paraninfo da turma e presidente da
Agas, Antônio Cesa Longo.
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