domingo, 3 de agosto de 2014





1 - PARA ANÁLISE DO ENFOQUE

  • Uma ou mais práticas de gestão que realizam, no conjunto, sistematicamente e sem descontinuidade, as atividades gerenciais requeridas, respeitando eventuais características específicas de cada questão.

  • Padrões gerenciais para a prática ou práticas de gestão, incluindo responsáveis, métodos, periodicidade, suficientes para orientar sobre o funcionamento das práticas; Aspectos suficientes de proatividade incorporados na prática ou práticas de gestão, como por exemplo: planejamento, redundância, testes piloto, listas de verificação ou qualquer outro aspecto que promova a antecipação a problemas.
  • Aspectos suficientes de agilidade presentes na prática de gestão que promovam a pronta percepção de mudanças no ambiente, a celeridade na tomada de decisão ou a implementação ágil de ações necessárias.
  • São exemplos: a desburocratização, padrões de tempo para resposta ágil, reuniões de análise de desvios e realocação de recursos, provisões financeiras para ações corretivas ou emergências, métodos de análise e solução de problemas expeditos, preparação de planos alternativos, testes de prontidão, grupos de prontidão, times de intervenção rápida, profissionais com múltiplas habilidades, estrutura de suplência em funções críticas gerenciais, periodicidade do ciclo de execução da prática compatível com o Perfil e estratégias ou qualquer outro aspecto que demonstre agilidade.
Muitas práticas descritas são de periodicidade anual. Será que para um sistema de gestão caracterizado como proativo e ágil esse padrão poderá ser considerado como tendo estas características intrínsecas?

2 - INFORMAÇÕES PARA AVALIAR A APLICAÇÃO 

  • Abrangência da prática ou práticas de gestão, no conjunto, extensiva aos métodos, formas ou maneiras de atender a eventuais complementos para excelência solicitados, compatíveis com o escopo necessário e suficiente para a eficácia  dos processos gerenciais, sendo ele inerente a cada questão. Esse escopo pode abranger áreas, processos, produtos, partes interessadas, segmentos, tipos de informação ou de risco, aspectos analisados ou outra dimensão implícita ou explícita nas próprias questões ou em suas orientações, de forma compatível com o Perfil e estratégias; 
  • Formas de controle aplicadas para assegurar a observância aos padrões gerenciais da prática ou práticas de gestão, podendo ser soluções gerais, aplicadas também sobre outras práticas, ou específicas. 
3 - INFORMAÇÕES PARA AVALIAR O APRENDIZADO

  • Aperfeiçoamento recente (três anos), visando o aumento da eficiência ou eficácia gerencial, incorporado ou representado pela prática ou práticas de gestão; 
  • Quando possível, incluir informações que possam caracterizar a exemplaridade da prática ou práticas de gestão, i.e., que podem servir de exemplo para outras organizações. 
  • Quando possível, incluir informações sobre características inovadoras presentes na prática ou práticas de gestão. 
No Aprendizado se verifica, agora se a prática ou práticas, contém exemplaridade, ou se é uma a mais entre tantas outras, assim como se possui características inovadoras em uma pelo menos do conjunto de práticas apresentadas.

4 - INFORMAÇÕES PARA AVALIAR A INTEGRAÇÃO

  • Inter-relacionamento da prática ou práticas de gestão com outras, denotando uma rede de consequências no sistema de gestão, i.e., a prática ou práticas de gestão recebem influência de outras ou influencia outras; 
  • Cooperação entre áreas mais afetadas pela prática ou práticas de gestão, no seu desenvolvimento ou realização. 
  • Cooperação com uma ou mais partes interessadas mais afetadas pela prática ou práticas de gestão, no seu desenvolvimento ou realização. 
  • Coerência com valores, princípios, estratégias e objetivos organizacionais na realização da prática ou práticas de gestão. 
  • Nota: Para incoerências graves percebidas pela Banca Examinadora no RG e, principalmente, na visita – ou seja, “prática” diferente do “discurso” – tem grande impacto na pontuação do critério ou item, conforme o tópico “Sistema de Pontuação”, fator “Integração”/“Coerência”, neste regulamento.
RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO

1 - INFORMAÇÕES PARA AVALIAR A RELEVÂNCIA

Apresentação de resultados por meio de indicadores estratégicos e operacionais relevantes, identificados na forma solicitada nas diretrizes do Critério 8, que sejam suficientes para avaliar o desempenho da organização, de acordo com a solicitação de cada Item, e compatíveis com o Perfil, estratégias e processos, incluindo estratificações ou agrupamentos eventualmente requeridos.

2 - INFORMAÇÕES PARA AVALIAR A MELHORIA

Apresentação de séries históricas, nos indicadores relevantes que forem usados para mostrar o progresso dos resultados ao longo do tempo. Deve-se demonstrar pelo menos os três últimos exercícios ou ciclos de avaliação ou uma quantidade maior de exercícios ou ciclos que for necessária para se perceber uma melhoria ou estabilização em nível aceitável, i.e., em nível suficientemente competitivo ou cumprindo compromisso com requisito de parte interessada, ou ambos, de forma compatível com as estratégias. Incluir explicações como solicitadas no Critério 8.

3 - INFORMAÇÕES PARA AVALIAR A COMPETITIVIDADE

Apresentação de referenciais comparativos pertinentes do setor, de fora dele, ou do mercado, referentes ao último exercício ou ciclo de avaliação, nos indicadores relevantes que sejam comparáveis, utilizados para avaliar a competitividade. Deve-se demonstrar, quando possível, a posição de liderança ou de referencial de excelência ocupada pela organização. Incluir explicações conforme é solicitado no Critério 8. Consultar os termos “Mercado”, “Referencial comparativo pertinente”, “Referencial de Excelência” e “Referencial de Excelência Teórico” no glossário.

4 - INFORMAÇÕES PARA AVALIAR O COMPROMISSO

Apresentação de requisitos de partes interessadas nos indicadores relevantes, na forma de níveis mínimos ou máximos ou de melhorias ou estabilizações requeridas, no último exercício ou ciclo de avaliação, que expressam suas necessidades e expectativas, representando compromissos assumidos pela organização. Incluir explicações como solicitadas no Critério 8. Consultar o termo “Requisito de parte interessada” no glossário. As “Orientações” abaixo de cada Critério ou Item de Resultado Organizacional visam a ajudar o leitor a compreender os resultados esperados. As Notas devem levar em conta o Perfil e as estratégias da organização ao serem consideradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário