sábado, 23 de dezembro de 2017


O que está por trás do palco

Com certeza você já viu fotos, vídeos ou até assistiu ao vivo ao Coral de Natal do Palácio Avenida. É um dos eventos de fim de ano mais conhecidos do Brasil e já está em sua 27a edição.
Neste ano, o Coral foi formado por 111 crianças, entre 7 e 12 anos, que começaram a ensaiar o repertório de 24 músicas em outubro. Algumas canções são verdadeiros clássicos da época – afinal, todo evento de Natal que se preze tem que ter Então É Natal na playlist! Porém, a apresentação deste ano contou com dez músicas inéditas de artistas como Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Beto Guedes e Chico Buarque. Segundo a maestrina Dulce Primo, que está à frente do projeto há 24 edições, as canções antigas também foram rearranjadas, proporcionando um show cheio de novidades em comparação aos outros anos.
Uma grande estrutura foi montada para dar vida ao Sr. Palaciano
Uma grande estrutura foi montada para dar vida ao Sr. Palaciano (Simone Bertuzzi/Simone Bertuzzi)
O objetivo? Contar a história O Palácio Encantado, criada especialmente para 2017. As crianças coralistas fazem o papel dos alunos de um conservatório de música que, com a ajuda de sua professora, trazem à vida o Sr. Palaciano, simpático personagem que sofreu um encantamento e se solidificou na forma do Palácio Avenida.
“Além de Mary PoppinsA Noviça Rebelde e Harry Potter, uma grande inspiração para a construção dramática e narrativa do show foi a tradição do espetáculo e o próprio Palácio Avenida”, explica Wado Gonçalves, diretor criativo do evento.
O show é dividido em quatro blocos. Em cada um, a professora e os alunos invocam os elementos da natureza: ar, água, fogo e terra, representados por músicas, figurinos e diversos objetos de cena. Esse universo mágico construído pela dramaturgia, projeção mapeada, maquiagem, figurino, enredo e cenografia, segundo os criativos do projeto, é um tributo à Terra, à força da vida, à importância da descoberta, do aprendizado, da fé e da paz.
No coral, 11 crianças atuam como solistas no palco, ao lado da atriz Simone Gutierrez e do corpo de bailarinos. Os demais pequenos entoam as canções das janelas do Palácio Avenida, assessorados pelos Anjos de Natal.
A atriz e cantora Simone Gutierrez, especialmente convidada para comandar o espetáculo
A atriz e cantora Simone Gutierrez, especialmente convidada para comandar o espetáculo (Simone Bertuzzi/Simone Bertuzzi)
Os Anjos são 150 funcionários, estagiários do Bradesco e seus familiares, selecionados para atuar como voluntários do coral. Eles acompanham as crianças durante todo o período de ensaios e também nas apresentações, auxiliando-as com os processos de segurança, figurino e objetos usados durante o show. “A parte mais emocionante é a interação com as crianças nos bastidores, quando conversamos e brincamos com elas. Sempre saímos dos ensaios com muita energia”, conta Júlio Eduardo Correa, que participou do show pela primeira vez como voluntário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário