OFICINA DE CARTA DE SERVIÇOS
TRANSPARÊNCIA E
CONTROLADORIA - 03/10/2017
Treinamento de servidores para qualificação de serviços
públicos
Na foto: Secretário da Transparência e Controladoria, Sandro Bergue
e a Coordenadora de Capacitação do Comitê Gespublica Rita de Cássia Reda Eloy
Foto: Joel Vargas/PMPA
e a Coordenadora de Capacitação do Comitê Gespublica Rita de Cássia Reda Eloy
Foto: Joel Vargas/PMPA
Na tarde de hoje, 03/10
em uma parceria do Comitê Setorial Gespública e a Escola de Gestão da
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, foi realizada a oficina para construção
da Carta de Serviços com patrocínio da Secretaria da Transparência e
Controladoria que possui a sua frente o auditor de carreira do TCE RS Me Sandro
Bergue. Estiveram pelo Comitê Gespública os voluntários Leo Eraldo Paulo, o Engº
Sergio Schardong, a Coordenadora de Capacitação do Comitê Rita de Cássia Reda Eloy e Cassiano Leonel Drum Coordenador do Comitê.
Definição da Carta de
Serviços
É um documento
elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os
SERVIÇOS prestados por ela, como ACESSAR e obter esses serviços e quais são os
COMPROMISSOS e os PADRÕES DE ATENDIMENTO estabelecidos.
Finalidade da Carta de
Serviços
Divulgar os serviços prestados
pelas organizações públicas com os seus compromissos de atendimento para que
sejam amplamente conhecidos pela sociedade.
Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública quando esta
percebe uma melhora contínua em sua
eficiência e eficácia.
Garantir o direito dos cidadãos
para receber serviços em conformidade
com as suas necessidades.
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA - 03/10/2017
Treinamento de servidores para qualificação de serviços públicos
Na foto: Secretário da Transparência e Controladoria, Sandro Bergue
Foto: Joel Vargas/PMPA
Aprendizagem - A elaboração da Carta de Serviços pode ocasionar algumas mudanças na maneira como os
serviços são prestados. Necessitando um aprendizado diário e motivação por
parte das pessoas que executam os serviços.
Participação do Cidadão - Os direitos civis e sociais do cidadão estão
assegurados na Constituição Federal, devendo a organização estimular a
participação efetiva do cidadão na avaliação dos serviços oferecidos.
Princípios Fundamentais
Participação e Comprometimento de
todas as pessoas que integram a organização são fundamentais para a elaboração
da Carta e para a prestação de serviços que irão impactar de forma positiva
sobre o cidadão.
A Alta Administração da organização,
também, tem um papel importante, pois, além de estar comprometida com a
melhoria do atendimento prestado ao cidadão, é responsável pela aprovação dos
recursos necessários à implementação da Carta de Serviços.
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA - 03/10/2017
Treinamento de servidores para qualificação de serviços públicos
Na foto: Coordenador Comitê Setorial Gespública Cassiano Leonel Drum
Foto: Joel Vargas/PMPA
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