O DESIGN THINKING
é uma metodologia criativa e prática que foca na solução
de problemas e concepção de projetos através de um processo colaborativo e
centrado no cliente. Várias empresas têm usado esta metodologia nos seus esforços
na busca por inovação em negócios, processos, produtos e serviços.
O livro Design Thinking – Inovação em Negócios aborda
problemas tradicionais de negócio sob múltiplas perspectivas, ajudando a
solucioná-los de maneira mais efetiva.
O que você aprenderá com este e-book?
Quais são as etapas, técnicas e ferramentas do Design
Thinking;
Introdução à forma de pensar dos designers;
Casos reais de aplicação do DesignThinking a projetos.
CADERNO
DE SENSIBILIZAÇÃO
Colete
dados sobre seu público-alvo no contexto em que este se insere e com o mínimo
de interferência possível. Conheça anseios e expectativas que apoiam tomadas de
decisão relevantes e prepare o usuário para sessões colaborativas. Saiba como
assistindo ao vídeo.
Imersão
SESSÃO
GENERATIVA
Realização
de um encontro com diversos usuários e stakeholders com o objetivo de extrair
camadas mais profundas de informações acerca da relação do usuário com o
contexto pesquisado. Essa técnica permite extrair sentimentos e impressões
inconscientes, que não seriam verbalizadas em entrevistas
Imersão
ENTREVISTA
Permite
um contato direto entre usuários e a equipe do projeto. Por meio de diálogo em
torno dos temas de interesse da pesquisa é possível extrair informações importantes,
além de avaliar as reações dos entrevistados ao percorrerem os temas em pauta
Análise
e síntese
PERSONAS
Personas
são personagens ficcionais concebidos para gerar e validar ideias. São criados
a partir da síntese de comportamentos significativos observados durante uma
pesquisa de campo. Quer saber mais? Clique e assista ao vídeo explicativo.
Análise
e síntese
CARTÕES
DE INSIGHT
É o
registro das principais percepções de pesquisa oriundas do processo de imersão.
São confeccionados cartões para facilitar a consulta e o manuseio. Cada um
deles contém um insight, sua fonte e demais dados relevantes.
Análise
e síntese
DIAGRAMA
DE AFINIDADE
É o
agrupamento dos Cartões de Insights de acordo com categorias com base em
afinidade, similaridade, dependência ou proximidade.Esse diagrama torna mais fácil
a visualização das macro áreas que delimitam o tema trabalhado, suas subdivisões
e interdependências.
Ideação
WORKSHOP
Um
encontro organizado para estimular a criatividade e a colaboração, a fim de
promover a integração de equipes e gerar soluções inovadoras para um projeto. Assista
ao vídeo e entenda como usar Prototipagem
PROTÓTIPO
EM PAPEL
Como
o nome já diz, são protótipos construídos em papel, com diferentes níveis de
fidelidade. Pode ser um wireframe desenhado à mão para representar
esquematicamente as telas de um aplicativo de celular, ou uma embalagem com
detalhes finais de texto e cores.
Prototipagem
ENCENAÇÃO
Simulação
improvisada de uma situação, que pode representar desde a interação de uma
pessoa com uma máquina até um simples diálogo entre pessoas para encenar
aspectos de um serviço. É geralmente utilizado quando se deseja testar uma
interação de forma a possibilitar a melhora da experiência.
Identificação
de Oportunidades
CANVAS
DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Como
identificar oportunidades de mudança na minha empresa? Através da ferramenta
Canvas para Transformação Digital, você responderá 8 perguntas que ajudarão a
identificar oportunidades concretas de negócio para a sua empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário