Gestão
04/10/2016 | Inovação para o sucesso dos negócios é tema do 9º Fórum Comércio e Serviços RS
“Estratégia, integração, colaboração e inovação. Estes são os caminhos”. Foi com estas palavras que o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, fez a abertura do 9º Fórum Comércio e Serviços RS. O evento aconteceu nesta terça-feira, dia 04, no Teatro do Sesc. Bohn afirmou que um dos maiores desafios para as empresas, atualmente, é manter a produtividade e a competitividade sem deixar de trazer novas ideias para dentro da organização e satisfazer o cliente com o que é novo. “Inovação é um diferencial competitivo. E nesse cenário de mudanças consecutivas, planejar estrategicamente é a alternativa para não comprometer os resultados. É nosso papel agir de forma sistêmica e colaborativa, disseminando a cultura da inovação no ambiente empresarial”, afirmou Bohn.
O vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Comitê Setorial Comércio e Serviços do PGQP, Ronaldo Sielichow, parabenizou as empresas e pessoas que fazem a qualidade acontecer dentro das organizações e afirmou que a excelência em gestão da qualidade é uma busca constante para o sucesso e deve ser aplicada seja em qual for o porte da empresa. O assessor de Planejamento da Fecomércio-RS, Anderson Bohrer, trouxe alguns dados do Comitê, que conta atualmente com 2.719 empresas participantes.
Ainda durante a primeira parte do evento, a gerente de Marketing do Senac/RS, Cláudia Maria Beretta, apresentou o case Senac/RS que foi Destaque PNQ 2015 – Critério Clientes. A categoria do Prêmio Nacional da Qualidade vencida pela instituição avalia a análise e desenvolvimento de mercado e o relacionamento com o cliente. Segundo Cláudia, durante as auditorias de avaliação, o Senac apresentou seus estudos de mercado para a criação de produtos assertivamente segmentados, as soluções corporativas com capacitações customizadas para o desenvolvimento do comércio de bens e serviços e os canais de atendimento e interação com os clientes. Estes canais, que segundo a gerente de Marketing são fundamentais para a excelência em gestão da empresa, são ágeis e proativos e contam com uma equipe especializada em ouvidoria. Claudia disse que os atendimentos realizados pela entidade primam pela satisfação do cliente através da garantia de retorno dentro do prazo e relacionamento. “Amamos nossos clientes e queremos fazer um trabalho de educação muito especial para transformar vidas”, afirmou.
Porque algumas empresas ficam pelo caminho e outras continuam?
A segunda parte do Fórum contou com a palestra do mestre em Administração com ênfase em Estratégia e Inovação, Maximiliano Carlomagno, que falou sobre “Inovação e produtividade em tempos de crise”. Sócio-fundador da Innoscience, Carlomagno assessorou 12 das 100 empresas mais inovadoras do Brasil e capacitou mais de cinco mil executivos no País e na América Latina.
Veja também
29/09/2016 | Palestra sobre estratégia e inovação na programação do Fórum Comércio ...16/09/2016 | 9º Fórum Comércio e Serviços RS acontece no dia 4 ...22/08/2016 | Interpretação de Critérios de Avaliação e Agente do SAG na ...10/08/2016 | Comitê Setorial Comércio e Serviços abre inscrições para a agenda ...20/07/2016 | Comitê Setorial Comércio e Serviços receberá prêmio como destaque no ...
Com a pergunta “Porque algumas empresas ficam pelo caminho e outras continuam, inovam e se renovam?”, o palestrante iniciou seu painel sobre gestão eficaz da inovação. Segundo ele, as transformações econômicas e o acesso ilimitado à informação e tecnologia têm mudado o comportamento do consumidor que agora deseja um produto novo, eficaz e que atenda às suas necessidades com rapidez, ou seja, totalmente segmentado.
Para não ficar para trás no mercado, as empresas devem investir na inovação através da captação de profissionais atentos ao mercado, pesquisa de opinião e satisfação com os clientes, planejamento e gestão de projetos para a análise de ideias e como elas serão inseridas no mercado. “Quando a empresa quer crescer conforme o mercado é só ela ficar parada onde está. Mas, quando ela quer crescer mais do que a média, inovar e ser destaque, ela deve mudar suas estratégias para se adequar ao novo mercado. Nunca foi tão difícil se manter no topo”, afirmou.
Para não ficar para trás no mercado, as empresas devem investir na inovação através da captação de profissionais atentos ao mercado, pesquisa de opinião e satisfação com os clientes, planejamento e gestão de projetos para a análise de ideias e como elas serão inseridas no mercado. “Quando a empresa quer crescer conforme o mercado é só ela ficar parada onde está. Mas, quando ela quer crescer mais do que a média, inovar e ser destaque, ela deve mudar suas estratégias para se adequar ao novo mercado. Nunca foi tão difícil se manter no topo”, afirmou.
Carlomagno explicou que nem sempre inovação está ligada à criatividade, não se limita a um produto somente e não é apenas investimento em tecnologia. Ele ressaltou que esses são alguns componentes da inovação que agrega ainda a observação do comportamento do consumidor, geração de novas ideias e testes de usabilidade delas e, ainda, investimento em novos modelos de negócio. “Precisamos ser eficientes, mas, precisamos abrir um espaço para pensar o futuro e pensar processos inovadores, pois do contrário vamos morrer eficientes. Não adianta ser motivado, fazer um bom trabalho e atender bem aos clientes, temos que além de tudo isso pensar o futuro e transformar ele em resultados para o nosso negócio”, finalizou.
O evento foi finalizado a entrega do Troféu Qualidade Comércio e Serviços às organizações integrantes do Comitê, vencedoras do Prêmio Qualidade RS 2016 do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade - PGQP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário