O novo paradigma da liderança é debatido no 16º Congresso Internacional da Gestão do PGQP |
A palestra de Richard Barret, fundador do Barret Values Center, debateu os valores importantes para uma boa liderança
A palestra “O Novo Paradigma da Liderança” foi um dos destaques internacionais do 16º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Com uma abordagem dinâmica, Richard Barret mostrou que conceitos como a “apreciação” são fundamentais para uma liderança de sucesso.
Realçando a importância do Capital Cultural, Barret indicou que a habilidade de conexão entre os líderes e funcionários de uma organização é uma relação chave para o seu funcionamento. Com a frase “Culture eats strategy for breakfast” (cultura como estratégia de café da manhã), o palestrante mostra a importância de fundamentos culturais na estrutura de um negócio, que são mais relevantes que a própria estratégia usada para a criação deste.
Barret destacou a existência de valores positivos e negativos que são considerados pelos empresários atuais. Aspectos como a burocracia, a busca do poder e a reputação (quando aplicada apenas para sustentação do ego) são valores “limitantes” e acabam prejudicando o funcionamento empresarial, que deve se basear em valores como a honestidade, o coletivo e o retorno à sociedade para atingir o sucesso pleno. Com três perguntas, o palestrante propôs um exercício à plateia, que foi instruída a comentar com a pessoa ao lado sobre os valores que o motivam no trabalho, os valores que o motivam em sua casa e se é possível fazer uma conexão entre esses valores no seu ambiente de trabalho.
Com uma abordagem interativa, Richard Barret mostrou a importância da troca do “eu” pelo “nós”, onde o ego deve ser desconsiderado e substituído por ações em prol da comunidade ou dos funcionários de uma organização. O conceito “entropia cultural” - a sustentação de valores limitantes na base de uma empresa - foi discutido pelo palestrante, que mostrou dados que indicam que quanto maior a entropia, menor o engajamento dos funcionários perante sua empresa. Este resultado é criado diretamente da imagem e visões fundamentadas pelos chefes nas empresas.
“Podemos basear o sucesso de uma organização nos seguintes ‘mantras’, o capital cultural é a nova fronteira da vantagem competitiva e a cultura de uma organização é reflexo da consciência de seu líder”, sustentou Richard Barret na palestra, mostrando assim, que a conexão e a contribuição são as principais chaves para o sucesso.
Fonte: Enfato Multicomunicação
Foto: Mathias Cramer / Temporealfoto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário