quarta-feira, 29 de julho de 2015

Modelo de Gestão da Marinha

O modelo de excelência de gestão do Programa Netuno adotado é composto por sete critérios que, interligados, possibilitam a análise da organização segundo enfoques distintos.

1 - Liderança e Desempenho Global

Analisa os procedimentos, critérios e métodos utilizados pela administração da OM (Comandante, Imediato e Chefes de Departamento) na tomada, comunicação e condução das principais decisões em todos os níveis da organização. 

2 - Formulação e Implementação de Estratégias

Examina o processo de formulação das estratégias administrativas, os desdobramentos em planos de ação e o sistema de medição adotado para acompanhamento da evolução de suas implementações. 

3 - Imagem e Relacionamento com outras Organizações da Marinha e Extra MB

Análisa a organização no cumprimento de suas tarefas institucionais, identificando como as necessidades dos usuários são atendidas pelos serviços prestados. No caso das OM que atendem ao público, como os serviços prestados satisfazem as demandas das pessoas. No caso das OM operativas, como o cumprimento da missão da OM contribui para a missão do Comando Imediatamente Superior, por exemplo. 

4 - Responsabilidade Socioambiental, Ética e Controle Social

Examina os impactos da atuação da OM perante a sociedade e as comunidades próximas. 

5 - Gestão do Conhecimento e Informações Comparativas

Examina a gestão e a utilização das informações, a partir dos métodos e ferramentas aplicados para identificá-las, torná-las disponíveis e utilizá-las dentro da OM. 

6 - A Tripulação, seu Trabalho, Capacitação e Desenvolvimento

Avalia as condições existentes no ambiente de trabalho, a capacitação e o desenvolvimento da força de trabalho, buscando verificar se são propícios à melhoria do desempenho, à participação e ao crescimento das pessoas e da OM. 

7 - Processos Orçamentários, Financeiros, Finalísticos e de Apoio

Examina a gestão dos processos principais e de apoio visando à operação eficaz e eficiente dos mesmos e a melhoria contínua.

FNQ participa de Simpósio de Práticas de Gestão da Marinha do Brasil

27/07/2015

Em junho, foi realizado, na Escola Naval - RJ, o V Simpósio de Práticas de Gestão, organizado pela Diretoria de Administração da Marinha do Brasil sob a coordenação da Secretaria-Geral da Marinha. 

O evento faz parte das atividades do Programa Netuno - Programa de Excelência em Gestão, o qual utiliza o Modelo de Excelência em Gestão® (MEG), da FNQ, como referência -, que tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e da administração organizacional, além de apresentar as práticas de gestão em uso em outras organizações, suas iniciativas, melhorias e as dificuldades encontradas, de modo a permitir que as experiências obtidas pelas organizações possam ser compartilhadas e aproveitadas pelos participantes do evento em suas próprias organizações.

A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Airton José Teixeira Filho. Seguiu-se a Premiação do Programa Netuno, a fim de reconhecer as Organizações Militares da MB que se destacaram pelo desempenho institucional com excelência em gestão.

O evento contou com a presença de renomados palestrantes que abordaram diversos assuntos relacionados à gestão, entre eles, o superintende-geral da FNQ, Jairo Martins, que abordou o tema “Tendências e desafios da gestão no novo cenário”. O palestrante fez uma exposição dos desafios que se apresentam no cenário mundial e brasileiro, ressaltando o momento atual do Brasil e os Fundamentos e Critérios da Excelência da Gestão, que expressam a compreensão dos países desenvolvidos e das organizações de classe mundial para alcançar elevados níveis de produtividade e competitividade em um contexto complexo e imprevisível de mudanças globais.

Leia mais clicando aqui.
Foto: Jairo Martins palestra em evento da Marinha do Brasil

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Às
Organizações Adesas do Núcleo Estadual Gespública RS


Comunicamos a promoção de treinamento gratuito às Organizações Adesas do Núcleo Estadual Gespública RS, conforme segue:


Data: 13/08/2015 (quinta-feira)
Horário:
Das 08h às 17h
Cursos:
- GRTD - Das 8h às 12h - Instrutor Cassiano Drum
- Responsabilidade Social - 13h às 17h - Instrutores Raphael Alves e Clener Moreira Nunes
Vagas:
30 lugares
Local:  
Sala de Treinamento da TRENSURB (ao lado do refeitório)


           Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.
           Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS
           CEP 90250-140  -  Fone:
+55 51 3363 8000

ATENÇÃO:
- Aos participantes que virem de trem: Estação Aeroporto
- Aos participantes que virem de carro: acesso à portaria pela Avenida Ernesto Neugebauer, nº 1985, bairro: Humaitá

Informamos que as inscrições serão preenchidas por ordem de confirmação, limitado a 03 participantes por organização até dia 04/08, após essa data, se ainda houver vaga, essas serão destinadas as organizações que manifestarem interesse na inscrição sem limitador de participantes. 

Aos interessados solicitamos a confirmação tempestiva da presença, encaminhando manifestação à coordenadora de capacitação Viviane Oravec, no e-mail gespublicagaucho@gmail.com, com as seguintes informações: Nome, RG, Organização, e-mail e telefone.


____________________________________________


Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia - GRTD

Conteúdo Programático: Conceitos básicos. Gestão da Qualidade. Requisitos dos Produtos/Serviços. Exercício I. Exercício II. Macrofluxograma, Diagrama de Fluxo, Modelo de Fluxo, Definição de Tarefas Prioritárias, Procedimento Operacional Padrão - POP, Ferramenta 5W2H, Modelo de Plano de Ação, Exercício III, Dimensão da Qualidade-Indicadores, Padrão de Reuniões, Relatório das 3 Gerações, Como alinhar os Planos de Ação às Estratégias, Exercício IV. Apresentação de Resultados, Relevância, Melhorias, Competitividade e Compromissos com as Partes Interessadas.


Responsabilidade Social

Conteúdo Programático: Apresentação. Objetivo da atividade. Exercício I. Conceitos. Breve histórico – Responsabilidade Social. Explanação sobre a terminologia. Princípios da RSO. RSO em Instituições Públicas. RSO e o Gespública. Práticas. Exercício II (Plano de Ação). Encerramento.

____________________________________________


Atenciosamente


Viviane Oravec
Coordenadora de Capacitação
Núcleo Estadual do GesPública RS


Organização Âncora: TRENSURB

Contato: gespublicagaucho@gmail.com
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS
Blog: http://gespublicagaucho.blogspot.com.br/
Site institucional do GesPública: www.gespublica.gov.br
Site institucional do PGQP:http://www.mbc.org.br/mbc/pgqp/
 

sexta-feira, 24 de julho de 2015



Os parabéns do Comitê Gestor GESPÚBLICA RS ao CeIMRG pela medalha de bronze recebida no PQRS em cerimônia, que ocorreu no Teatro do SESI/RS em 17/07/15.

CEIMRG

QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO

Desde 2012, com a iniciativa do Programa Gespública do governo federal através do Programa NETUNO, o Centro de Intendência da Marinha em Rio Grande - CeIMRG, vem alcançando significado desempenho na qualidade de seus serviços. Entre eles, a maior satisfação dos colaboradores e clientes, o aumento da produtividade, a redução de acidentes de trabalho e melhora nos índices de disciplina, além de registrar altos índices de economicidade das verbas públicas destinadas à Marinha na Região Sul do País.

Os próximos passos na busca pela excelência são gradual redução de consumo de água e a melhoria dos processos, por meio de ações de desburocratização e da simplificação dos existentes. Entre os propósitos do Centro de Intendência, implantado em 1996 estão o de contribuir para a prontidão dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, sediados ou em trânsito em suas respectivas áreas de responsabilidade, bem como dos estabelecimentos de terra por eles apoiados.

Para o Diretor do CeIMRG, capitão de Fragata Intendente de Marinha Márcio Abel da Silva Longo, a principal vantagem na participação do Sistema de Avaliação e do Prêmio Qualidade RS é a conscientização de que os clientes são a população civil e, que essa, passa a contar com um serviço público cada vez mais eficaz e de qualidade. "Talvez não haja nada mais nobre do que isso na vida pública, pois economizar dinheiro público representa salvar vidas ", ressalta.

Conheça mais clicando no link: https://www.mar.mil.br/ceimrg/


domingo, 19 de julho de 2015

Caixa promove educação corporativa para seus colaboradores

26/04/2015

Reestruturação de programa educacional gerou bons resultados para o banco

Em 1996, a Caixa Econômica Federal iniciou o programa Crescer com a Caixa, que tinha como objetivo inserir novos elementos na cultura da empresa. Por meio dele, o banco buscou ampliar a atuação dos colaboradores, proporcionando o desenvolvimento profissional. Na época, o programa tinha três grandes pilares: a atuação dos gestores como líderes educadores, a corresponsabilidade do empregado pelo seu desenvolvimento e o foco da gestão em resultados sustentáveis.  
 
Cinco anos mais tarde, em 2001, o Crescer com a Caixa foi reformulado e tornou-se a Universidade Corporativa Caixa. Com isso, o banco passou a compartilhar experiências e conhecimentos, além de disseminar um novo modelo de educação e aprendizagem corporativo, construindo uma ponte entre o desenvolvimento das pessoas e as estratégias de negócio da empresa. 
 
A Universidade Caixa foi estruturada de forma que pudesse utilizar a tecnologia como meio de aprendizagem e um dos primeiros pontos a serem revistos foram os pilares que a sustentam (ideologia, filosofia e configuração organizacional).  Também foi elaborado um modelo pedagógico (primeira Universidade Corporativa a criar um modelo pedagógico próprio), que se tornou referencial para o processo de educação corporativa da empresa. A função desse modelo é estabelecer as bases para o processo de aprendizagem, orientando todas as ações idealizadas e desenvolvidas pela Universidade. Ela define, ainda, o modelo de formação e capacitação profissionais dos seus colaboradores. 
 
As funcionalidades do Campus Virtual também foram revisadas. Hoje, além da plataforma on-line, a Universidade possui três unidades físicas – Brasília, Recife e São Paulo – e conta com 16 filiais de gestão de pessoas. 
 
Em 2012, o novo portal da Universidade foi lançado e o acesso ficou mais fácil. Nele, o colaborador pode encontrar notícias sobre educação, link para a página de processo seletivo interno, além dos cursos e outras ações. 
 
Hoje, a Universidade Caixa atende a dois tipos de público: interno e externo. O acesso interno é somente aos colaboradores, jovens aprendizes e estagiários, oferecendo cursos relacionados às funções exercidas no banco, como formação para se tornar atendente de caixa, por exemplo. As capacitações abertas para o público geral têm como foco empreendedorismo e finanças. 
 
Políticas de educação da Caixa
 
A Universidade Corporativa Caixa está alinhada aos objetivos estratégicos da empresa e é composta por cinco políticas.
 
1. A Caixa reconhece o processo de educação corporativa como estratégia de crescimento profissional e prioriza o investimento contínuo em ações de desenvolvimento integradas com os seus objetivos estratégicos. 
2. O banco estimula o desenvolvimento permanente de sua cadeia de valor como forma de valorizar a competência e a profissionalização e fortalecer a responsabilidade social, inclusive apoiando projetos culturais. 
 
3. A empresa reconhece o exercício da liderança educadora como prática essencial na gestão de pessoas.
 
4. A atividade de instrutoria/tutoria é considerada de alta relevância e prioridade para o processo de educação corporativa da Caixa.
 
5. A Caixa considera imprescindível a capacitação do empregado para o desempenho de suas atribuições profissionais. 
 
Em relação à instrutoria e tutoria, elas são formadas por profissionais internos e externos preparados para atuar como mediadores do processo de aprendizagem em soluções educacionais presenciais, mistas e a distância. A atuação dos instrutores e tutores promove o desenvolvimento e a capacitação dos empregados, de acordo com as diretrizes do Plano Estratégico da Caixa e do Modelo Pedagógico da Universidade Caixa. 
 
Adesão dos funcionários
 
Em 2014, foram 56 milhões de horas (55 horas por empregado) estudadas e 98,6% dos 100 mil colaboradores realizaram algum curso. Por dia, são concluídas 2.400 capacitações. Esses números mostram que os funcionários aprovam e veem valor na iniciativa, uma vez que ajuda no desenvolvimento profissional e também no pessoal. 
 
Os cursos presenciais são realizados de acordo com as necessidades e, para participar, o colaborador precisa ser convidado. As aulas costumam ter duração de um a cinco dias. 
 
Prêmios
 
Entre alguns prêmios obtidos pela Universidade Corporativa Caixa estão: 
 
- 3º lugar na categoria Melhor Universidade Corporativa Global do prêmio The GlobalCCU - Global Council of Corporate Universities Awards 2013; 
- 3º lugar no prêmio Cubic Awards 2012, categoria Best Corporate University; 
- vencedora do prêmio Ser Humano Brasília 2011, categoria organizacional; 
- 25 melhores práticas em e-Learning do Brasil 2011 da Revista Gestão & RH;
- 2º lugar no prêmio “Melhor Programa Corporativo de e-Learning do Ano – 2011;
- reconhecida como Referência Nacional no prêmio “E-Learning Brasil 2011/2012” pela FENADVB – Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. 
 

Parabéns as empresas e instituições vencedores do PQRS. Especialmente, neste ano, apenas o CENTRO DE INTENDÊNCIA DA MARINHA EM RIO GRANDE adesa ao Gespública foi contemplada com a medalha de bronze. A luta pela melhoria da Gestão continua. Aos que participaram, vale ressaltar que Constância de Propósito continua sendo um dos fundamentos a ser perseguido.

P Q R S
TROFÉU DIAMANTE
1 AES SUL DISTRIB.GAÚCHA DE ENERGIA S/A  Porto Alegre
2 MASTER SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA  Caxias do Sul
TROFÉU OURO
1 Castertech  Caxias do Sul
2 SENAC Cachoeira do Sul Cachoeira do Sul Carazinho
3 SENAC  CARAZINHO 
4 SENAC Pelotas  Pelotas
5 SESC RIO GRANDE  Rio Grande
6 UNIMED MISSÕES/RS  Santo Ângelo
TROFÉU PRATA
1 EATON Ltda - Divisão Transmissões  Caxias do Sul
2 SEBRAE/RS  Porto Alegre
3 SENAC Canoas  Canoas
4 SENAC Comunidade  Porto Alegre
5 SENAC Erechim  Erechim 
6 SENAC Ijuí  Ijuí
7 SENAC INFORMATICA PORTO ALEGRE  Porto Alegre
8 SENAC Novo Hamburgo  Novo Hamburgo
9 Senac Passo Fundo  Passo Fundo
10 Senac Santana do Livramento  Santana do Livramento
11 SESC CARAZINHO  Carazinho
12 SESC NOVO HAMBURGO  Novo Hamburgo
13 Vila Rica Imóveis  Porto Alegre
TROFÉU BRONZE
1 ESCRITÓRIO BENINCÁ S/S LTDA  Erechim
2 Hyva Caxias do Sul Caxias do Sul
3 MEGAOFFICE  Gravataí
4 SENAC Alegrete  Alegrete
5 Senac Comunidade  Zona Norte Porto Alegre
6 SENAC Santa Rosa  Santa Rosa
7 Senac Viamão  Viamão
8 SENAI - DEPARTAMENTO REGIONAL DO RS  Porto Alegre
9 SESC Centro Histórico  Porto Alegre
10 SESC IJUÍ  Ijuí
11 SESC SÃO LEOPOLDO  São Leopoldo
12 SESCON - RS  Porto Alegre
13 Swan Business Molinos  Porto Alegre
14 Swan Tower Caxias do Sul  Caxias do Sul
15 Swan Tower Novo Hamburgo  Novo Hamburgo
16 Swan Tower Porto Alegre  Porto Alegre
17 Unimed Região da Fronteira/RS  Santana do Livramento
MEDALHA
1 Blitz Transportes  Novo Hamburgo
2 CDL - Erechim  Erechim
3 CEITEC S.A.  Porto Alegre
4 CENTRO DE INTENDÊNCIA DA MARINHA EM RIO GRANDE  Rio Grande
5 CIC - CAXIAS DO SUL  Caxias do Sul
6 Empório Comunicação e Marketing  Santa Cruz do Sul
7 Esaacon Assessoria Contábil  Novo Hamburgo
8 GRÊMIO NÁUTICO UNIÃO  Porto Alegre
9 GRUPO MACIEL  Porto Alegre
10 INDÚSTRIA DE MÓVEIS FINGER LTDA.  Sarandi
11 Lifemed Pelotas Pelotas
12 Memorial Vera Cruz  Passo Fundo
13 SIMERS Porto Alegre  Porto Alegre
14 Sollucoes Contabilidade Novo Hamburgo  Novo Hamburgo
15 Swan Express Rio Grande  Rio Grande
16 Uniagro Ind. e Com. de Produtos Alimentícios Porto Alegre Porto Alegre
17 UNIVERS. CATOLICA DE PELOTAS  Pelotas
INOVAÇÃO
PRÊMIO INOVAÇÃO PGQP
Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros  Polímeros São Leopoldo
RECONHECIMENTO INOVAÇÃO EMPREENDEDORA
Nome  Case que recebeu o reconhecimento   Cidade
Ebios Tecnologia Ltda  Gestão Ebios de Relacionamento  Caxias do Sul
Editora Acesso Popular Ltda-ME Kombina da Chris   Kombina da Chris  Porto Alegre
Instituto Renato Borghetti de Cultura  Música Fábrica de Gaiteiros  Porto Alegre
Marina Smith D&C Ltda.  Marina Smith by 2beauty       Porto Alegre

sábado, 18 de julho de 2015

18 de julho de 2015 | N° 18230

CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO

RECONHECIMENTO À QUALIDADE

O final do 16º Congresso Internacional de Gestão teve comemoração dos resultados das organizações premiadas na 20ª edição do Prêmio Qualidade, promovido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Neste ano, 55 empresas foram agraciadas com troféus e medalhas. O principal reconhecimento foi dado à AES Sul e à Master Sistemas Automotivos (na foto, da E para a D, Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do PGQP, Antonio Carlos de Oliveira, diretor de Distribuição da AES Sul, Vanei José Jeremia, diretor comercial da Masters, e o vice-governador José Paulo Cairoli). Confira a lista completa pelo link zhora.co/pgqppremio.

TROFÉU DIAMANTE

AES Sul (Porto Alegre)

Master Sistemas Automotivos (Caxias do Sul)

TROFÉU OURO

Castertech (Caxias do Sul)

Senac Cachoeira do Sul

Senac Carazinho

Senac Pelotas

Sesc Rio Grande

Unimed Missões/RS (Santo Ângelo)

TROFÉU PRATA

Eaton Ltda (Caxias do Sul)

Sebrae/RS (Porto Alegre)

Senac Canoas

Senac Comunidade (Porto Alegre)

Senac Erechim

Senac Ijuí

Senac Informática (Porto Alegre)

Senac Novo Hamburgo

Senac Passo Fundo

Senac Santana do Livramento

Sesc Carazinho

Sesc Novo Hamburgo

Vila Rica Imóveis (Porto Alegre)

 PGQP celebra o Oscar da Qualidade e da Inovação com 60 agraciados
 
 • Notícias
Lideranças empresariais, autoridades e colaboradores das organizações premiadas encheram o Teatro do Sesi, na FIERGS, com alegria e festejos
O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) realizou, na noite desta sexta-feira (17), a entrega do Prêmios Qualidade RS, do 5º Prêmio Inovação PGQP e do Reconhecimento Inovação Empreendedora. Foram reconhecidas 60 empresas na celebração (veja a lista completa aqui). A grande festa aconteceu após o 16º Congresso Internacional da Gestão, que juntamente ao Prêmio é um dos maiores eventos do mundo na área. Estiveram presentes na cerimônia o vice-governador do RS, José Paulo Cairoli; presidente do Conselho Superior do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter; o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola; o secretário Executivo do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry; entre outras autoridades.
Jorge Gerdau Johannpeter lembrou quando o movimento da qualidade começou no Rio Grande do Sul como um verdadeiro sonho, uma utopia. “Esta é a consolidação de um trabalho extraordinário que fizemos em nosso Estado. A qualidade da gestão no RS se destaca. É a realização de um sonho e estamos de parabéns. Este é o momento de festejar e reconhecer o trabalho de nossas equipes. Que este momento se repita por muitos anos”, desejou.
Ricardo Felizzola parabenizou os premiados e leu a mensagem do governador José Ivo Sartori que agradeceu o apoio que o PGQP tem dado ao governo do Estado do Rio Grande do Sul para vencer os desafios que se apresentam na gestão pública. “Nos espelhamos nestes exemplos vencedores, que são o reflexo do Rio Grande do Sul que dá certo”, escreveu o governador Sartori.
O vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, lembrou do déficit financeiro do Estado, e que se tornou insustentável honrar os compromissos. “Precisamos apostar na criação de novos padrões de governança financeira. Plantar uma semente de mudança com os olhos voltados para o futuro. É inadiável o choque de gestão. Momentos difíceis se superam com atitudes e não com queixas. Os integrantes do PGQP são um exército do bem. A vitória se faz com muitas mãos. Aposto em um futuro melhor para o Rio Grande do Sul, encerrou Cairoli.
Conquistaram o Troféu Diamante as organizações AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia e a Master Sistemas Automotivos. O diretor de distribuição da AES Sul, Antonio Carlos de Oliveira, enfatizou a responsabilidade que a empresa tem em relação a qualidade e a segurança na distribuição e geração de energia. “Investimos mais de R$ 2,5 bilhões em obras para melhoria de nossos serviços, além de projetos de eficiência energética. No entanto, tais investimentos não teriam sucesso sem a adoção de um programa de gestão de excelência. Nosso bem maior são as pessoas. São os líderes e as equipes que estão à frente da operação, se dedicando para fazermos o melhor trabalho”, disse Oliveira.
 O diretor comercial da Master Sistemas Automotivos, Vanei José Geremia, agradeceu ao time do PGQP e ao presidente David Randon pelo apoio e envolvimento. “Fundada em 1986, a Master é líder no mercado latino-americano de freios. Já fabricamos mais de 10 milhões de freios e qualidade e segurança são uma obrigação e o nosso forte. Esse é o Brasil que funciona. Passamos um momento difícil, mas isso nos torna mais fortes e nos ajuda a crescer”, incentivou.
Conquistaram o Troféu Ouro no Prêmio Qualidade RS seis organizações gaúchas: Castertech (Caxias do Sul), Senac Cachoeira do Sul, Senac Carazinho, Senac Pelotas, Sesc Rio Grande e Unimed Missões. O diretor industrial da Castertech, Gelson Alfredo Dalberto, destacou a tradição pela qualidade e excelência em tudo o que o grupo Randon faz. “Iniciamos em 2013 e já conquistamos o Bronze. Chegar ao Ouro é uma clara evidência de que estamos no caminho da excelência. Este é o reconhecimento público pela qualidade de nosso trabalho”, enfatizou.
Leandro Raddatz, diretor do Senac Cachoeira do Sul, agradeceu ao time pelo esforço coletivo na conquista do Troféu Ouro, com união e sintonia. “Esta premiação reforça que vamos cada vez mais buscar a melhoria em nossos processos”. O diretor do Senac Carazinho, Ismael Wimmersberger, reforçou a importância da equipe e do empenho para que a organização tenha cada vez mais qualidade. A diretora do Senac Pelotas, Mariângela Iturriet, agradeceu ao sistema Fecomércio pelo apoio à busca pela qualidade. “Tudo isso é possível pela equipe que integra a escola Senac Pelotas”, celebrou.
O gerente do Sesc Rio Grande, André Chim Miki, reforçou a diretriz do sistema Fecomércio pela qualidade e pela importância e em planejar e fazer a qualidade acontecer. “Todos somos um, mas juntos somos mais”, falou emocionado. O presidente da Unimed Missões, César Augusto Bellinaso, destacou a importância desta conquista. “Esse resultado não se consegue sem um trabalho com excelência”, reforçou.   
O Prêmio Inovação PGQP, conquistado pelo Senai, foi recebido pela gerente de operações do Senai, Viviane Lovison. “O modelo de gestão da inovação é capaz de suportar o apoiar a indústria gaúcha para o desenvolvimento dos projetos. Agradeço ao Senai que nos permitir ousar e fazer cada vez melhor”, disse durante a cerimônia.
Fonte: Enfato Multicomunicação
Foto: Mathias Cramer / Temporealfoto.com

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Potencializando conquistas por meio do investimento em pessoas

17/07/2015

Valorizar a história e a importância de cada colaborador é um dos requisitos para incorporar o décimo Fundamento de Excelência do MEG em uma organização

Assegurar condições favoráveis e seguras para que as pessoas possam desenvolver integralmente suas funções, na potência máxima de suas capacidades, respeitando a diversidade e as crenças, costumes e comportamentos que contribuam para a excelência do trabalho apresentado, já é uma realidade nas práticas de gestão sustentáveis.
 
O décimo Fundamento do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) valoriza as práticas organizacionais que incentivam o desenvolvimento individual dos colaboradores em prol do crescimento coletivo, ou seja, que reconhecem como parte de sua estratégia de negócio, a retenção de talentos, o incentivo ao alcance de metas e a remuneração competitiva como instrumentos de mobilização de seus colaboradores.
 
Incentivado pelo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), o Laboratório Sabin, um dos maiores players do Brasil em medicina diagnóstica, realizou ajustes nos padrões e procedimentos já existentes, remodelou processos, definiu novas estratégias e capacitou seus funcionários. “O Laboratório Sabin valoriza e trabalha todos os aspectos importantes que envolvem a vida do colaborador: a família, a saúde, a vida financeira, as relações de amizade, os sonhos”, afirma Marly Vida, superintendente de
 
Gestão e RH da organização
 
Seguindo a mesma ideologia, a PromonLogicalis, empresa que atua em soluções de serviços de consultoria e soluções integradas, criou centros de competência que têm como objetivo desenvolver a visão holística e integrada nos colaboradores para que haja desenvolvimento e oportunidades para os profissionais.  “O que temos agora na PromonLogicalis é um modelo de trabalho para seguir e nos aperfeiçoar cada vez mais, perseguindo a excelência como um objetivo inalcançável”, afirma o CEO Rodrigo Parreira.
 
Valorização das conquistas 
 
Mais do que manter os profissionais da empresa sempre motivados e preocupados com os resultados, os desafios da PromonLogicalis vão além: entender as necessidades dos colaboradores, assim como da sociedade, criando um ambiente de trabalho sadio e um projeto empresarial sólido e sustentável. “Somos uma empresa de serviços, que vive do conhecimento vindo das pessoas e acumulado durante esse tempo todo”, explica Parreira.
 
Empresa Destaque no Critério Pessoas, o Laboratório Sabin entende que o mérito nunca é atribuído apenas para um setor da organização, mas para os colaboradores envolvidos nos processos organizacionais, valorizando aqueles que contribuem diariamente para as conquistas da empresa.  “Ao cuidarmos das pessoas, elas cuidam do nosso negócio, que é promover a saúde”, afirma Marly Vida.
 
De pessoas para pessoas
 
O investimento permanente em identificação e desenvolvimento habilita e prepara a organização para enfrentar ciclos de crescimento e expansão. A identificação e manutenção de talentos na equipe aumenta a sinergia, contribuindo com novas ideias e conhecimentos. “Era preciso criar uma dinâmica a partir da visão integrada do grupo, que já possuímos. Assim, passamos a ter uma plataforma de engajamento, com referência de cargos que a empresa oferece”, conta Tânia, diretora de Relações Humanas da PromonLogicalis.
 
Assim, as ações para o desenvolvimento integral das pessoas como indivíduos, cidadãos e profissionais e para a promoção da qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho potencializam a contribuição dos colaboradores e favorecem o desenvolvimento social da família e da comunidade.