quinta-feira, 20 de novembro de 2014






SEGUNDO SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO


Eventos como este realizado ontem, durante todo o dia no prédio do Ministério da Fazenda, em um auditório para 250 pessoas e praticamente lotado denominado de  "Segundo Seminário de Boas Práticas de Gestão", permitem uma troca de ideias e uma reflexão entre as instituições públicas sobre como melhor fazer nas nossas organizações, para aumentar nossa eficiência e nossa eficácia nas práticas de gestão que realizamos cotidianamente, isso é, muitas das práticas ali apresentadas permitem que reflitamos sobre o modo como estamos desenvolvendo as nossas tarefas no dia a dia.

Permitem que repensemos sobre a nossa Liderança e nossa Governança, o nosso processo de planejamento, como estamos tratando o nosso cidadão usuário, quais preocupações estamos tendo com a comunidade ou com a sociedade onde estamos inseridos para que possamos ser bem avaliados e vistos como uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade, como uma empresa que possui responsabilidade social, que se preocupa com a sua Força de Trabalho, que cuida dos seus processos para que gerem o menor impacto possível aos cidadãos do entorno, além de uma reflexão sobre como utilizar melhor nossos recursos para minimizarmos sempre os nossos custos e nossos gastos e aumentarmos as nossas receitas.

Assim os participantes vendo e ouvindo sobre como outras organizações estão procedendo podem verificar o que de bom podem levar de volta e aplicar nas suas organizações. Por isso a relevância destes eventos. É de se pensar se ao invés de um, já não seria interessante dois desses eventos por ano.

No seminário de ontem, tivemos oportunidade de assistirmos a apresentação de 11 organizações, que apresentaram suas melhores práticas, desde o setor de saúde com a apresentação da Fundação Hospitalar Centenário de São Leopoldo. Na área financeira com a apresentação da CAIXA nos mostrando como incentiva seus empregados para a inovação com uma prática fantástica para o banco de ideias. Na área legislativa com a apresentação da CARTA DE SERVIÇOS, pela Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo,RS. Do TRE/RS, nos dizendo como realiza seu processo de Planejamento Estratégico, Da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas - EASA de Cruz Alta, que nos apresentou sobre como realiza o treinamento de mais de 1200 sargentos por ano, tanto do Brasil como de nações amigas que enviam para cá seus sargentos para serem treinados, e outras tantas práticas. Veja como é Rico esse aprendizado e ainda, no final por exemplo tivemos a apresentação do próprio PGQP - Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade nos relatando sobre suas diretrizes e ações para os próximos anos. Então teria valido, simplesmente, por uma ou duas destas apresentações. Como tivemos onze, tudo isso é muito enriquecedor para quem teve oportunidade de estar presente e de assistir a todas.

O TRENSURB para o Gespública como Entidade Âncora, é de vital importância, na medida que facilita com a infraestrutura necessária que o Gespública precisa para realizar esses eventos. São sempre necessários pastas, canetas, crachás, coffe breaks, recursos humanos no apoio para realizar os credenciamentos, expedir certificados, e uma gama de outras necessidades. Ter uma Entidade Âncora nos auxilia também no institucional vez que dá visibilidade para a empresa que é Âncora porque sedia o Gespública e pode agir e falar por ele, falando com outros Núcleos Estaduais, com o PGQP que é parceiro. Com o próprio Ministério de Planejamento, já que o Presidente preside as duas entidades, e por outro lado o Gespública se sente mais confortável para realizar eventos como este de ontem que foi o "Segundo Seminário de Boas Práticas", pois não fosse o patrocínio da entidade Âncora e teria sido bem mais difícil a realização. Penso que é uma relação onde todos ganham e todos tem um enorme aprendizado e isso, por si só já vale a pena. Assim mesmo que tenhamos outros patrocínios como no dia de ontem quando  A SAMF / MF cedeu seu auditório e ainda patrocinou a água e o cafezinho, o evento não teria tanto sentido não fossem as estrelas do evento que foram sem dúvida os servidores das organizações que se dispuseram a inscrever e apresentar as suas práticas durante o seminário. Por isso agradecemos a todos e esperamos que no próximo exercício possamos estar juntos de novo, discutindo e refletindo sobre a melhoria de nossas processos e serviços, pois quem ganha, certamente, com tudo isso são os cidadãos, que são os legítimos donos das empresas públicas brasileiras.


TRENSURB, 3º BATALHÃO DE COMUNICAÇÕES, FUNDAÇÃO HOSPITALAR CENTENÁRIO, TRE/RS, CORSAN, EASA, CÃMARA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO, UFRGS, CAIXA, PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO, SAMF / MF  e PGQP.

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