SEGUNDO SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
Eventos
como este realizado ontem, durante todo o dia no prédio do Ministério da
Fazenda, em um auditório para 250 pessoas e praticamente lotado denominado de "Segundo Seminário de Boas Práticas de Gestão",
permitem uma troca de ideias e uma reflexão entre as instituições públicas
sobre como melhor fazer nas nossas organizações, para aumentar nossa eficiência
e nossa eficácia nas práticas de gestão que realizamos cotidianamente, isso é,
muitas das práticas ali apresentadas permitem que reflitamos sobre o modo como
estamos desenvolvendo as nossas tarefas no dia a dia.
Permitem
que repensemos sobre a nossa Liderança e nossa Governança, o nosso processo de
planejamento, como estamos tratando o nosso cidadão usuário, quais preocupações
estamos tendo com a comunidade ou com a sociedade onde estamos inseridos para
que possamos ser bem avaliados e vistos como uma empresa que se preocupa com a
sustentabilidade, como uma empresa que possui responsabilidade social, que se
preocupa com a sua Força de Trabalho, que cuida dos seus processos para que
gerem o menor impacto possível aos cidadãos do entorno, além de uma reflexão
sobre como utilizar melhor nossos recursos para minimizarmos sempre os nossos
custos e nossos gastos e aumentarmos as nossas receitas.
Assim
os participantes vendo e ouvindo sobre como outras organizações estão
procedendo podem verificar o que de bom podem levar de volta e aplicar nas suas
organizações. Por isso a relevância destes eventos. É de se pensar se ao invés
de um, já não seria interessante dois desses eventos por ano.
No
seminário de ontem, tivemos oportunidade de assistirmos a apresentação de 11
organizações, que apresentaram suas melhores práticas, desde o setor de saúde
com a apresentação da Fundação Hospitalar Centenário de São Leopoldo. Na área
financeira com a apresentação da CAIXA nos mostrando como incentiva seus
empregados para a inovação com uma prática fantástica para o banco de ideias. Na
área legislativa com a apresentação da CARTA DE SERVIÇOS, pela Câmara de
Vereadores de Novo Hamburgo,RS. Do TRE/RS, nos dizendo como realiza seu
processo de Planejamento Estratégico, Da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos
das Armas - EASA de Cruz Alta, que nos apresentou sobre como realiza o
treinamento de mais de 1200 sargentos por ano, tanto do Brasil como de nações
amigas que enviam para cá seus sargentos para serem treinados, e outras tantas
práticas. Veja como é Rico esse aprendizado e ainda, no final por exemplo
tivemos a apresentação do próprio PGQP - Programa Gaúcho de Qualidade e
Produtividade nos relatando sobre suas diretrizes e ações para os próximos anos.
Então teria valido, simplesmente, por uma ou duas destas apresentações. Como
tivemos onze, tudo isso é muito enriquecedor para quem teve oportunidade de estar
presente e de assistir a todas.
O
TRENSURB para o Gespública como Entidade Âncora, é de vital importância, na
medida que facilita com a infraestrutura necessária que o Gespública precisa
para realizar esses eventos. São sempre necessários pastas, canetas, crachás,
coffe breaks, recursos humanos no apoio para realizar os credenciamentos,
expedir certificados, e uma gama de outras necessidades. Ter uma Entidade Âncora
nos auxilia também no institucional vez que dá visibilidade para a empresa que é
Âncora porque sedia o Gespública e pode agir e falar por ele, falando com
outros Núcleos Estaduais, com o PGQP que é parceiro. Com o próprio Ministério
de Planejamento, já que o Presidente preside as duas entidades, e por outro
lado o Gespública se sente mais confortável para realizar eventos como este de
ontem que foi o "Segundo Seminário de Boas Práticas", pois não fosse
o patrocínio da entidade Âncora e teria sido bem mais difícil a realização. Penso
que é uma relação onde todos ganham e todos tem um enorme aprendizado e isso,
por si só já vale a pena. Assim mesmo que tenhamos outros patrocínios como no
dia de ontem quando A SAMF / MF cedeu
seu auditório e ainda patrocinou a água e o cafezinho, o evento não teria tanto
sentido não fossem as estrelas do evento que foram sem dúvida os servidores das
organizações que se dispuseram a inscrever e apresentar as suas práticas
durante o seminário. Por isso agradecemos a todos e esperamos que no próximo
exercício possamos estar juntos de novo, discutindo e refletindo sobre a
melhoria de nossas processos e serviços, pois quem ganha, certamente, com tudo
isso são os cidadãos, que são os legítimos donos das empresas públicas
brasileiras.
TRENSURB,
3º BATALHÃO DE COMUNICAÇÕES, FUNDAÇÃO HOSPITALAR CENTENÁRIO, TRE/RS, CORSAN,
EASA, CÃMARA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO, UFRGS, CAIXA, PREFEITURA MUNICIPAL DE
SÃO LEOPOLDO, SAMF / MF e PGQP.
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