AES Brasil, Embraer e PromonLogicalis explicam suas melhores práticas, que garantiram o reconhecimento no PNQ 2014
Em 11 de novembro, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) promoveu a 14ª edição do Fórum de Boas Práticas com o objetivo de promover a troca de experiências em gestão e benchmarking com organizações reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) 2014.
O Gerente de Capacitação e Premiação da FNQ, Gustavo Utescher, iniciou o evento com a seguinte reflexão: “Até onde a busca de inspiração pode tornar-se uma cópia?”. Ao reinventar um modelo de sucesso, existem grandes chances de dar certo. Mas, ao mesmo tempo, existem práticas que já estão no ápice de sua execução. “Ao longo do dia, traremos um pouco das experiências de vocês para que possamos construir juntos ou aprimorar o que já está sendo feito”, exaltou Utescher.
Três empresas Premiadas no PNQ 2014 apresentaram suas práticas de gestão e, curiosamente, os Critérios Pessoas e Informações e Conhecimentos estiveram presentes em todas as palestras. A seguir, segue um resumo de cada case e, em breve, divulgaremos o vídeo de cada palestra aqui no portal.
Mapa de trajetória e suas contribuições para o desenvolvimento profissional e a gestão do conhecimento
A diretora de Relações Humanas da Promon Logicalis, Tânia Casa, explicou que a prática tem como objetivo desenvolver a visão holística e integrada nos colaboradores para que haja desenvolvimento e oportunidades para os profissionais. Para isso, foram criados centros de competência, que atuam de forma horizontal, cuidando da gestão do conhecimento e alocando diversas áreas e entidades da empresa. Tecnologia, gerenciamento de projetos e serviços são os três centros desenvolvidos para criar um mapa de carreiras, estimular o crescimento profissional, reter os talentos, padronizar o desenvolvimento de carreiras para todas as unidades da empresa e promover uma experiência melhor para o cliente. “Ter a visão integrada de desenvolvimento dos profissionais é a grande demanda e tendência do RH”, afirmou a palestrante.
Programa APEX de melhoria contínua
Já a AES Brasil tem um programa de formação de líderes, com metodologia, técnica e resultados adequados. O programa APEX de melhoria contínua tem as seguintes etapas: alinhamento estratégico, desenvolvimento da liderança e reconhecimento de pessoas. “Muitos projetos que eram parciais passaram a ter uma visão holística e, a partir disso, criamos um portfólio”, explicou o gerente de Processos e Melhoria Contínua da AES Brasil, Alexandre Carrasco, e completou: “Queremos que um grupo de pessoas possa transformar a organização em uma empresa por processos e não somente líderes. Temos de aumentar o poder de influência na organização fazendo com que todos caminhem para a excelência”. Os projetos são mensurados pelos resultados e o reconhecimento é a força impulsora do APEX.
Gestão do conhecimento
Para o gerente de Sistemas de Gestão da Embraer, José Eduardo Carrara Junior, o conhecimento é um ativo intangível que deve ser trabalhado nas organizações. Para isso, a empresa elaborou quatro etapas:
•
Identificar Desenvolver Reter/proteger Disseminar e utilizar
“Trabalhar com pessoas e processos é o que gera diferencial para a empresa”, explicou José Eduardo. Ele disse que ao trabalhar com essa vertente, as práticas estimuladas são feitas em áreas temáticas, com foco na geração e disseminação do conhecimento e do aprendizado. Por outro lado, com as práticas gerenciadas, as atividades têm início e fim definidos e o foco está na aplicação e no registro do conhecimento.
A Embraer adota a comunidade de práticas, que tem como objetivo melhorar e aprofundar determinado assunto, integrando pessoas para que haja diferentes pontos de vista, trazendo riqueza e diversidade de informações para a organização. Mas, para que essas comunidades existam, são necessárias algumas premissas: a participação deve ser voluntária; devem ser criadas por assunto; número ideal de 20 a 40 membros para facilitar o conhecimento e a integração; o coordenador deve ser uma referência técnica sobre o tema e esse deve ser integrado aos processos do dia a dia.