quinta-feira, 27 de junho de 2013

josé luiz portella

 

27/06/2013 - 03h00

Manifestações: agora é fazer

PUBLICIDADE

Estamos diante da realidade mais difícil para nós: fazer. Fazer bem feito. A rua mostrou as insatisfações. Cabe resolvê-las. O Brasil tem energia, capacidade de improviso, criatividade, decisão rápida. Que, muitas vezes, por atropelar o tempo mínimo necessário para um bom projeto, leva à má execução.

Diferentemente dos orientais, que pensam muito, demoram na decisão, passam por várias instâncias, são minuciosos na confecção do plano de implementação, nós vamos rápido demais nessas fases. Só que, na implantação, eles são rápidos e precisos. Nós, lentos e imprecisos. De cara, é fundamental que, entre tantas reivindicações, saibamos PRIORIZAR. Que é outro ponto fraco que temos.

Priorizar quer dizer escolher o que deve vir primeiro. Selecionar, entre tantas coisas importantes, as que terão a primazia de atendimento. Em geral, nossos gestores públicos, privados e os parlamentares confundem prioridade com relevância. Se alguém diz que vai começar pela saúde, o outro replica: "Mas educação também é prioridade. E a habitação, o transporte, a segurança, também o são".

Na verdade, há muita coisa importante em um país ainda tão carente como o nosso. O segredo e a coragem do governante é decidir o que fazer primeiro. Isso implica exclusão.
Dentre os importantes, escolher quem vem antes. 350 km de metrô = ao Trem de Alta Velocidade. Metrô vem bem antes do que TAV. Porque não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. O recurso escasso é o dinheiro. A grana não é infinita.

Você pode escolher subsidiar mais ou menos o transporte. Isso significa diminuir os recursos para o investimento. A escolha vai resultar em transporte mais barato, e ruim por mais tempo. Quanto menos nele se investe, mais apertado fica, mais velho, sem reposição. Quebra mais, não melhora.

Para a população mais vulnerável e carente, que sofre mais quando se mobiliza, que tem vale transporte, bilhete único, paga meia como estudante, a prioridade é mais: metrô, corredores de ônibus, emprego na periferia, integração do sistema. É melhor investir mantendo uma tarifa acessível. Tarifa zero impede o investimento. É uma escolha. Friedrich Nietzsche, bom filósofo, dizia que não existem fatos, só interpretações.

As manifestações trazem toda sorte de reclamos e sentimentos que cada um pode interpretar como quiser. Pode-se ficar esmiuçando o que as manifestações significam e querem dizer.

Nada contra. Isso permite visão de futuro mais acurada. Contudo, nada nos impede - nem deve impedir - que solucionemos, de imediato, as questões que já estão postas, como a reforma política e a mobilidade nas grandes cidades. " Vontade política" é condição necessária mas insuficiente.

Sobretudo precisamos optar pelo melhor caminho de implantação das melhorias. É o tal de planejamento. Que pode ser ágil, mas sem perder a qualidade. Foi o que não ocorreu com a Copa do Mundo, que é bom mau exemplo. Escolhidos como sede, tínhamos tudo para planejá-la de modo a ser a grande referência de mudança nas grandes cidades. Especialmente nos transportes.

Foram milhares de discursos vazios, cheios de espetáculo. Deixaram Ricardo Teixeira e seus aliados, instalados no Comitê de Organização, fazer o que queriam, quando estava em jogo um projeto do país.

Autoridades de todos os níveis e esferas, parlamentares e parte minoritária da imprensa, engoliram a bazófia de Teixeira de que seria uma copa da iniciativa privada, sem dinheiro público em estádios. Apenas na infraestrutura urbana. Há mais de 6,8 bilhões de dinheiro público. A maior parte em estádios. E Teixeira caiu fora, docemente.

Felipe Trueba/Efe
A arena Pernambuco é nova e moderna. Mas para chegar até ela só tem uma linha de ônibus e o terminal não tem nenhuma sinalização para a Copa das Confederações
A arena Pernambuco é nova e moderna. Mas para chegar até ela só tem uma linha de ônibus e o terminal não tem nenhuma sinalização para a Copa das Confederações
Tivéssemos planejado direito, estaríamos com bom sistema de transporte e sem estádios elefantes brancos. Nas manifestações, a pauta primeira não seria a mobilidade. Outro erro é achar que as coisas se resolvem só com os planos. Temos vários. Nas gavetas. É preciso saber implantar. E operar.

Ter um projeto de implantação é prioritário. Somos piores na implantação do que nos planos. E temos mais dificuldades ainda em operar. Quer dizer, manter a coisa funcionando.
Inaugurar hospitais e escolas não é tão difícil. São obras. Operar e mantê-los como se deve é que são elas.

Ótimo que a insatisfação tenha vindo à tona. Só o inconformismo muda. Todavia, não devemos perder outra chance. A hora para planejar e implantar o que estamos querendo é agora. De fazer bem feito.

Depois de tanto tempo dormindo, ao nos despertarmos, cabe-nos enfrentar nosso maior obstáculo: ter disciplina, persistência e prazer de ver a coisa funcionar.
Luiz Carlos Murauskas - 6.dez.2007/Folhapress

quinta-feira, 20 de junho de 2013






NÚCLEO ESTADUAL GESPÚBLICA RS

CALENDÁRIO DE CURSOS - CICLO 2013
ORGANIZAÇÕES CURSOS DATAS
INSTRUTORES
Todas organizações Formação de Instrutores GesPública  Realizado 08 e 09 de abril Jorge Freitas - Local: TRE/RS (Porto Alegre)
Todas organizações 1º Seminário de Gestão Estratégica Pública Realizado 24 de maio Evento patrocinado pelo Núcleo, por meio da organização âncora TRE/RS - Local: SAMF
TRE/RS  Autoavaliação 500 Pontos Realizado 27 de maio Ricardo Flores Pinto - Local: TRE/RS
Todas organizações Responsabilidade Social, 5S, GRTD, e Planej. Estratégico Confirmado 25 e 26/06/13 Cassiano Leonel Drum, Raphael Alves e Clener Nunes - Local: A definir
Prefeitura Três Coroas Autoavaliação 250 Pontos Previsto Junho Luiz Gustavo da Silva  / Denise Flesch 
FHST - Erechim Autoavaliação 250 Pontos Previsto Set ou Out Cassiano Leonel Drum e Marcia Pasquali - Local: Erechim
Todas organizações Ferramentas de Gestão 31/07/2013  Denise Flesch - Local: Trensurb
Todas organizações ICA - PGQP 14, e 15 /08 Sandro Camargo - Local: Planetário ou Edif Sta Cruz
Todas organizações Avaliador - PGQP 22/08/2013 Sandro Camargo - Local: Planetário ou Edif Sta Cruz
Secretaria Municipal da Agricultura de Caxias do Sul GRTD, Planej. Estratégico e Carta de Serviços Previsto Agosto Cassiano Drum - Local: Caxias do Sul
Todas organizações Gerenciamento de Projetos 12 e 13/09/2013 Ronald Kirst - Local: Inmetro
Todas organizações Reunião de Sensibilização do SAGS Previsto Setembro (a definir) Sandro Camargo - Local: SAMF/RS (Porto Alegre)
Todas organizações Carta de Serviços e IPPS Previsto Setembro (a definir) Jorge Freitas - Local: TRE/RS (Porto Alegre)
3º BPE Autoavaliação 250 Pontos Previsto Setembro Eduardo Carvalho e Tiago Manassi - Local: 3º BPE
FHST e Prefeitura Erechim  5S, GRTD, e Planej. Estratégico 30 e 31/07/13 ou 06/07 de Ago Cassiano Leonel Drum
CORSAN - IN COMPANY  5S, GRTD, e Planej. Estratégico Previsto Outou Nov/13 Cassiano Leonel Drum





Observações:
1- Demais organizações adesas interessadas, que não constam no calendário, devem solicitar o agendamento;
2- Quando confirmadas as datas dos cursos, favor comunicar o coordenador do Núcleo;
3- As despesas de hospedagem, transporte e alimentação dos instrutores são de responsabilidade da organização beneficiada, quando necessário. 
* máximo 25 pessoas

Prática:
Desde a criação da empresa, o compartilhamento, a retenção, o armazenamento e o acesso ao conhecimento são realizados de acordo com práticas citadas na Figura 5.2.4 e Figura 5.2.5, em conformidade com a diretriz de ampliar, preservar e compartilhar o conhecimento gerado na empresa da Política de Gestão Empresarial.

Além disso, na DSO o compartilhamento também se processa: nas revisões de padrões, atuação dos Grupos de Trabalho e Reuniões do Sistema de Liderança. Ocorre, ainda, a promoção e o recebimento de visitas técnicas de unidades internas, outras empresas e organizações, bem como de parceiros considerados chave, que são referência em assuntos operacionais e de gestão, o que possibilita a análise crítica das práticas, buscando incentivar o compartilhamento contínuo do conhecimento. As formas utilizadas para o armazenamento e o acesso do conhecimento estão descritas na Figura 5.2.5.

A atração de pessoas importantes para os negócios da DSO ocorre por meio da divulgação das políticas de benefícios e dos requisitos relativos às competências necessárias para preenchimento de vagas, estabelecidos nos editais de concursos públicos. 



A retenção das pessoas-chave da força de trabalho se dá também por meio da disponibilização de benefícios, além das oportunidades de crescimento previstas no Plano de Carreiras, Cargos e Salários. 

Glossário:

DSO - Diretoria de Operação Sudoeste 


Fonte: Relatório de Gestão - COPASA - Diretoria de Operação Sudoeste - DSO - Vencedora Troféu Diamante - Nível IV - Ciclo 2012
Prática:
A organização do trabalho na MOIG tem por base uma estrutura hierárquica e matricial, alinhada ao negócio e às estratégias da MO (Fig.6.1) e é a grande força para proporcionar as mudanças culturais, visando ao alto desempenho e à inovação, apoiando-se na comunicação e no desenvolvimento da FT que também conta com estagiários e aprendizes.


Com o objetivo de otimizar o desempenho, a Sabesp implementou, em 2002, a Gestão de Recursos Humanos por Competências, com ações integradas de recursos humanos envolvendo as funções de seleção, desenvolvimento, remuneração e avaliação por competências (Fig.6.2). A metodologia favorece o reconhecimento e possibilita o alinhamento entre os objetivos do negócio e o desenvolvimento das pessoas.
A estrutura hierárquica abrange todos os níveis da organização e está segmentada por macrossistemas e sistemas organizacionais. Para cada um dos cargos, estão estabelecidos os requisitos básicos de formação e experiência, as competências requeridas e o grau de autonomia (PE-OR0002), para definir, gerir e melhorar os processos, visando ao alto desempenho (d_2002). Os cargos são distribuídos nas categorias: Operacionais, Técnicos e Universitários e em cada categoria, os cargos são definidos com as respectivas descrições de atividades e pré-requisitos, seguindo a tendência da multifuncionalidade.

A Sabesp, para atender aos aspectos legais e à orientação dos órgãos controladores do governo (d_2010) alterou a estrutura de cargos e salários, visando maior perspectiva de evolução na carreira. O agrupamento reduziu os cargos de 71 para 20, o que proporcionou maior mobilidade aos empregados. A complexidade das atividades de cada cargo é variável, quanto maior o nível, maior é o grau de autonomia no desenvolvimento do trabalho Fig.6.3.
A estrutura matricial (m_2004) promove a melhoria contínua e inovação das práticas e processos, conforme descrito em 6.1.D, estimulando os empregados a participarem de ações para modernização, comunicação, integração e trabalho em equipe. Como exemplos, destacam-se os grupos formados pelos Agentes de RH (d_2010), de Qualidade (m_2006) e de Informação (m_2002), representados no perfil. Outro exemplo de estímulo à criatividade é a metodologia de grupos de trabalho (d_2004), que visa integrar as pessoas de diversas áreas na busca de objetivos comuns, propiciando um ambiente favorável à criatividade, diversidade de culturas, melhoria dos processos e inovação, ressaltando os resultados positivos dos grupos de trabalho específicos para redução de perdas . Como melhoria da estrutura hierárquica, em 2009, a MO implementou de forma piloto no município de Osasco a UGR, como parte do projeto GVA, sendo alternativa à estrutura existente no intuito de proporcionar mais agilidade e autonomia. Esta forma de gerenciamento permite melhoria na comunicação e na tomada de decisão, pois organiza na mesma área de atuação e sob a mesma gestão os processos principais (Água, Esgoto e Serviço ao Cliente), promovendo uma resposta rápida às necessidades dos processos, ao município, aos clientes e à sociedade. Esse projeto foi avaliado pela diretoria M, em reuniões entre os superintendentes, adequado, aprovado pela Diretoria Colegiada em 2010 e implementado na área de atuação da MO em 2011.

O sistema de trabalho também conta com estagiários, para desempenhar funções supervisionadas de nível técnico e superior, possibilitando a oportunidade do aprendizado prático em áreas ou atividades relacionadas à sua formação escolar por um período máximo de dois anos. Em 2006, a Sabesp aderiu ao Programa Aprendiz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, com o objetivo de oferecer qualificação profissional ao jovem. O curso é estruturado de modo a contemplar os setores administrativos, contábeis, financeiros e de recursos humanos, para proporcionar a inserção dos jovens aprendizes no mercado de trabalho. O curso tem duração de dois anos e é supervisionado na Sabesp pelo tutor e na Escola pelo coordenador pedagógico. Ao final do ciclo, o jovem recebe o diploma de Agente Administrativo. O dimensionamento do quadro de pessoal da Sabesp é definido corporativamente a partir de diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Defesa dos Capitais do Estado - CODEC, órgão vinculado à Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo. O quadro é dimensionado por cargo para toda a Sabesp e, consequentemente, para as Unidades com consolidação até o nível de Diretoria. Para a definição das atividades terceirizadas, são observadas as diretrizes da PI0008 Terceirização, cuja finalidade é estabelecer critérios, princípios e conceitos para a contratação de serviços passíveis de terceirização de forma planejada e criar condições para que a empresa tenha como foco as atividades essenciais, visando à agilidade, flexibilidade, competitividade, continuidade e qualidade dos serviços prestados à população (d_2009).
Glossário:
FT - Força de Trabalho
GVA - Gestão do Valor Agregado®
MO - Unidade de Negócio Oeste
Fonte: Relatório de Gestão - SABESP - Divisão de Grandes Consumidores Oeste - Vencedora Troféu Ouro - Nível II - Ciclo 2012

segunda-feira, 17 de junho de 2013



Caros, a partir de junho, a DIRSA (Diretoria de Rsíduos Sòlidos) e a  DIAmSa (Diretoria de Ambiente Saudável) da AIDIS, irão realizar uma   webconferência, todas as terceiras quartas feiras do mês, apenas  irá  mudar o horário, pois depende do país onde estará sediado o   palestrante.

Este mês a palestra será de El Salvador, no dia 19/06, as 16:00 horas, com o Eng. Guillermo Umaña, abordando o tema: "Métodos de escolha de áreas para aterros sanitários"

Para acessar apenas deverá ter algum sistema de acesso a internet e som, para poder realizar perguntas após a apresentação, poderá ser por escrito, ou oral se estiver com o micrifone instalado.

Já realizamos 3 conferências com o sistema e é muito simples e fácil, pois tem som e imagem com o power point da apresentação, portanto não é complicado.

Bem contamos com a presença de todo, é só seguir as instruções de acesso, realizem um teste antes.

Um abraço
Campani

Segundo WEBminario DIADESOL 2013

Fecha: Miércoles 19 de juno de 2013,
Horario: 15:00 hs de Paraguay /16:00 hs de Brasil (contemplar diferencia horaria con su país)

Las Divisiones de Residuos Sólidos DIRSA - y de Ambientes Saludables DIAmSa - de AIDIS INTERAMERICANA invitan a los profesionales del sector, autoridades y tomadores de decisión, integrantes de comunidades académicas y comunicadores sociales de las Américas participar del ciclo de WEBminarios conjuntos OPS-AIDIS en preparación del Día Interamericano de la Limpieza y Ciudadanía DIADESOL 2013.

Disertante: Ing. Juan Guillermo Umaña Granados
Nacionalidad salvadoreña, Ingeniero  Civil,  graduado en 1989 de la Universidad de El Salvador, Maestría en Ingeniería Sanitaria,  graduado en 1992 de la Universidad de San Carlos de Guatemala, Catedrático de la Universidad de El Salvador de 1995 a 2001, Consultor independiente desde 1997 para organismos internacionales como OPS/OMS, Unicef, Banco Mundial,  Médicos Sin Fronteras Holanda, Gran Ducado de Luxemburgo, GTZ El Salvador, entre otros. Realizando consultorías cortas en Nicaragua, Guatemala, Costa Rica y Colombia, es fundador de la empresa consultora Ambientec S.A de C.V. especialistas en gestión de desechos sólidos comunes y hospitalarios, diseños de rellenos sanitarios, plantas de tratamiento de aguas residuales, tratamiento de agua potable y estudios de impacto ambiental.
En el ámbito gremial ha sido Presidente del Capítulo de AIDIS El Salvador durante el periodo de 1998 a 2002, también fue Presidente de la Asociación Salvadoreña de Ingenieros y Arquitectos (ASIA) en el periodo 2009 - 2011, Presidente del Instituto Salvadoreño de la Construcción, periodo 2010 - 2012 y representante de DIRSA El Salvador desde  1993. 

Tema: Método de selección de sitios para rellenos sanitarios

Metodología: 40 minutos de exposición y 10 minutos para consultas del auditorio al finalizar la presentación.

La sala virtual del Blackboard Collaborate estará habilitada en la siguiente dirección:

Este enlace garantiza acceso como Participante a una sesión en particular a realizarse en esta sala virtual. EL participante tipo, no tiene acceso y control de TODAS las funcionalidades ofrecidas por BalckBoard Collaborate, sin embargo, el participante puede acceder a ellas, si un moderador le brinda esos derechos durante toda o parte de una misma sesión de trabajo (es la manera recomendada de trabajar).

A cada solicitud de enlace, la herramienta solicitará: Apellido, Nombre (Institución) a fin de registrar a cada participante (o grupo de participantes) y organización a la que pertenece. Quienes escriban su correo electrónico en el “chat” serán incluidos en un directorio de participantes a fin de notificarlos de los próximos enlaces.



Ing, Haydée Aguadé de Latorre
Ing. Agr. Me. Darcí Barmech Campani

Directora DIAmSa y Secretaria de Relaciones de AIDIS PARAGUAY
Director de DIRSA y Representante de ABES ante el Consejo Nacional de Ciudades


 SE RECOMIENDA realizar una visita previa al Blackboard Collaborate a fin de subsanar oportunamente cualquier inconveniente en el enlace o en su defecto, solicitar asistencia a la oficina local de la OPS.. 

sexta-feira, 14 de junho de 2013






NÚCLEO ESTADUAL / COMITÊ SETORIAL
GESPÚBLICA RS 

PAUTA DA REUNIÃO Nº 04/13


Data: 19/06/2013      
Local: Sala Multimeios do Planetário – UFRGS -
Av. Ipiranga, 2000 - CEP 90160-091 - Porto Alegre, RS – Brasil
OBS.: Quem for de carro, informar Darci Campani  (campani@ufgrs.br ) via email, placa do veículo, modelo e cor , para poder autorizar a entrada no estacionamento (pela Ipiranga).
Horário: 14 às 16 horas – Reunião Mensal do Núcleo


ASSUNTOS:

·                    Processo de elaboração do Novo Regulamento do Núcleo
·                    Oficina de preparação para o SAGS
·                    Acesso e consulta ao Site do Gespública
·                    Atualização do Calendário de treinamentos  e definição de instrutores
·                    Assuntos Diversos



São Leopoldo, 14 de junho de 2013


Luiz Gustavo da Silva
Secretário Executivo

Núcleo Gespública-RS

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Queridos, compartilho as boas-novas aqui da área pública na Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul - SC. Estamos a todo vapor iniciando a adoção das ferramentas (neste momento Carta de Serviços, Gestão de Processos, Indicadores e Auto-avaliação) para dar uma cara nova à área de Gestão em nossa administração pública. Já tenho indicados 34 funcionários de carreira para serem os Facilitadores em nossas 17 áreas (secretarias, autarquias e fundações), e assim aos poucos vamos formando corpo técnico e contaminando esse povo com o GESPÚBLICA.

Estou imensamente feliz pelo desafio a mim confiado, fui nomeada esta semana Assessora do Gabinete do Prefeito, especificamente na parte de Gestão (existem apenas 4 assessorias), e com carta branca pra deitar e rolar nos projetos que quiser... do 5S à ISO 9...
Ver maishttp://www.facebook.com/groups/357972927591582/
Queridos, compartilho as boas-novas aqui da área pública na Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul - SC. Estamos a todo vapor iniciando a adoção das ferramentas (neste momento Carta de Serviços, Gestão de Processos, Indicadores e Auto-avaliação) para dar uma cara nova à área de Gestão em nossa administração pública. Já tenho indicados 34 funcionários de carreira para serem os Facilitadores em nossas 17 áreas (secretarias, autarquias e fundações), e assim aos poucos vamos formando corpo técnico e contaminando esse povo com o GESPÚBLICA.

Estou imensamente feliz pelo desafio a mim confiado, fui nomeada esta semana Assessora do Gabinete do Prefeito, especificamente na parte de Gestão (existem apenas 4 assessorias), e com carta branca pra deitar e rolar nos projetos que quiser... do 5S à ISO 9001, e tudo devidamente "encaixado" no MEGP.

Já conduzi 3 Reuniões com Secretariado e Prefeito sobre a parte de metas que traçamos para os 100 dias de Governo conforme link abaixo:

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=1&source=a4022997.xml&template=4187.dwt&edition=21253&section=2019

Manterei vocês informados dos andamentos... agradeço muito o carinho e torcida. E que 2013 traga novos desafios a todos nós!
Por Junia Ferreira

No dia 15 de maio, quarta-feira, no período vespertino, o Secretário Executivo do Núcleo de Gestão Pública do Ministério Público Estadual(NEGP/MPE), Pedro Amilto Aguiar Cruz, ministrou palestra com o tema “Novo Instrumento de autoavaliação da gestão pública 1000 pontos” para servidores da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

Os principais objetivos da palestra foram apresentar aos servidores o (Novo) Guia de Inovação e melhoria do sistema de gestão da administração pública, que é um dos instrumentos do Programa Nacional da Gestão Pública (Gespública) e sensibilizá-los para que, em seus respectivos Órgãos Públicos, promovam a adoção ao Programa.

Pedro Amilto considera que o público recebeu de forma positiva o conhecimento compartilhado, sendo que muitos se comprometeram em buscar colocar o Gespública em prática nas instituições onde atuam.