quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Examinadores do PNQ consideram aprendizado na banca equivalente a MBA em gestão

Participar como examinador de um importante processo de premiação, como o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), é muito mais do que simplesmente escolher as empresas que serão reconhecidas por suas práticas de excelência da gestão. Todo o trabalho minucioso de análise das candidatas se reverte em um amplo aprendizado, que move centenas de voluntários e torna seu esforço compensador. Esta equipe, formada por examinadores, examinadores seniores, orientadores e juízes, atua em um processo que chega a durar seis meses.

Acumulando esta atividade com o cargo exercido nas empresas em que trabalham, essas pessoas encontram na aprendizagem prática, no benchmarking e na rica rede de contatos, feita durante o processo, os principais benefícios que os motivam a atuar no PNQ. Ao vivenciar intensamente o exercício de liderança, do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe, os voluntários acumulam não somente uma experiência profissional de alto nível ao seu currículo, mas também um conhecimento qualificado que podem levar aos seus negócios e fazê-los prosperar.

Alguns integrantes deste time acreditam que o trabalho de analisar, pontuar e visitar as organizações que concorrem ao PNQ tem o mesmo peso de um curso superior. Para Maria Cristina Alexandre Costa, que atua há doze anos no ciclo do PNQ, a participação na banca examinadora do prêmio é como fazer um MBA em gestão de forma intensiva. "Ter a oportunidade de fazê-lo como orientadora equivale a um doutorado em gestão. Isso melhora minha vida profissional de maneira tão expressiva que é difícil mensurar o impacto dessa vivência", explica.

No entanto, oportunidades como esta demandam grandes responsabilidades. Sara Rohenkohl, examinadora sênior do PNQ desde 2007, ressalta que o trabalho da banca se desdobra em um instrumento valioso para as organizações participantes, na medida em que oferece a essas empresas a chance de observar seus pontos fracos e oportunidades de melhoria. "Atuamos como orientadores e mentores, ajudando o desenvolvimento de habilidades comportamentais nas equipes e ajudando-as a 'fotografar', com maior precisão, o estágio de evolução do seu negócio. A responsabilidade é enorme, pois devemos assegurar que, ao final do processo, o relatório de avaliação entregue tenha valor para as empresas", destaca.

Somados estes fatores, o PNQ se revela não somente um reconhecimento às organizações com as melhores práticas de excelência em gestão, mas também um exercício constante e simultâneo de ensino e aprendizagem, para quem contribui com a avaliação e escolha das empresas. Após o longo trabalho, esta equipe de examinadores voluntários tem seu esforço recompensado pela oportunidade de atualização de seus conhecimentos e pela prestigiada contribuição com a causa da excelência da gestão e com o aumento da competitividade empresarial no país.




O processo de avaliação do PNQ e a melhoria da gestão das empresas
Gustavo Utescher, gerente de processos da FNQ
Iwara
O aquecimento da economia brasileira e o constante crescimento do país têm favorecido, cada vez mais, o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento das empresas. Para aproveitar essa oportunidade, as organizações buscam investir continuamente na melhoria de sua gestão, visando ao aumento de sua competitividade e à diferenciação no mercado.

Mas como saber se está no caminho da excelência da gestão?

A prática periódica de avaliações se mostra como uma das ferramentas mais eficazes para medir o grau de maturidade da gestão da organização, ao permitir um diagnóstico objetivo, identificar o gerenciamento de processos em toda a cadeia de negócios e apontar o que tem sido feito adequadamente e as ações que precisam de melhoria. Esse instrumento funciona como referencial para a implantação de um programa de excelência da gestão, bem como a criação de planos de ação e acompanhamento de seu desempenho.

Com a realização do diagnóstico da gestão e a implantação de práticas focadas na melhoria do negócio, a empresa se torna mais bem preparada para alcançar suas metas e aumentar sua competitividade, produtividade e visibilidade no mercado em que atua. O processo contínuo de avaliações, enfim, direciona a organização na jornada rumo à excelência, abrindo espaço para que seja reconhecida por adotar um sistema de gestão alinhado aos princípios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).

Uma das maneiras da organização avaliar o grau de maturidade da sua gestão é por meio do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), em que a empresa se submete a uma análise aprofundada, a começar pela produção de seu Relatório de Gestão, baseado nos critérios do MEG. Nessa primeira etapa, a candidata faz uma espécie de autoavaliação, ao descrever suas práticas em todas as áreas e processos, o que instiga e conduz a reflexões precisas, tendo em vista seus principais focos e resultados.

Essa prática motiva os colaboradores a observarem a organização de forma mais abrangente e sistêmica, permite que todos foquem os mesmos objetivos, além de internalizar a cultura do aprendizado e engajar os colaboradores na causa da excelência. Tal esforço e mobilização são a porta de entrada para o seleto grupo das empresas de Classe Mundial.

Além da autoavaliação, a empresa que se candidata ao PNQ também passa por uma análise rigorosa feita por examinadores voluntários capacitados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Ao final do processo, as organizações recebem um material valioso e rico em informações: o Relatório de Avaliação, com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da gestão, que podem servir de referência no caminho da excelência.

Ao longo dos anos, a crescente participação das organizações no PNQ demonstra o interesse em submeter sua gestão à avaliação e, por consequência, melhorar o ambiente de negócios, atender às demandas do século 21 e buscar permanentemente a excelência. Isso comprova ainda que a constante procura por aperfeiçoamento, inovação e desenvolvimento já integra a agenda de estratégias das empresas no Brasil. E promover periodicamente a avaliação da gestão surge como a chave para o sucesso das companhias, ao contribuir com a implementação de um sistema de gestão voltado para a conquista de resultados que possam propiciar a sustentabilidade e perenidade das organizações.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PNQ 2011 | Examinadores definem nota das organizações que serão visitadas

A equipe de examinadores do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) está em fase de definição da pontuação das organizações que serão selecionadas para visita. As notas para cada um dos Critérios de Excelência são estabelecidas após análise consensual.

No dia 1º de setembro, acontece a reunião de juízes para identificar as empresas candidatas que vão ser analisadas in loco. As visitas têm como objetivo confirmar as informações incluídas no Relatório de Gestão, possibilitar uma visão global da organização e esclarecer eventuais dúvidas surgidas na análise individual.

Aprendizado organizacional

quarta-feira, 24 de agosto de 2011



Prezados(as) dirigentes de organizações públicas,

Primeiramente queremos cumprimentá-lo e agradecer pela confiança no PGQP, que completou recentemente 18 anos. O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP é uma realidade que muito nos orgulha. Os diversos resultados alcançados por esse importante movimento no Setor Público, no Setor Privado e no Terceiro Setor, consolidam a importância da utilização de sistemas de gestão fundamentados em metodologias reconhecidas internacionalmente.

Com este objetivo de instrumentar a melhoria na gestão, desenvolvemos um sistema diferenciado de apoio às organizações. Este processo visa um Sistema de Avaliação da Gestão Simplificado - SAGS, que tem como diferencial o acompanhamento da Comissão Técnica do PGQP e do Comitê Setorial GesPública. Neste processo a participação do Principal Executivo é necessária.

O instrumento de avaliação está alinhado aos Critérios de Excelência e tem como característica uma linguagem acessível e adaptada para organizações que buscam a melhoria da gestão, mas atualmente não aplicam os instrumentos disponibilizados pelo PGQP (Compromisso com a Excelência - 250 pontos e Rumo à Excelência - 500 pontos).

Gostaríamos de contar com a sua participação pessoal para avaliar a sua organização de acordo com o instrumento criado do SAGS. Cabe destacar que estamos selecionando a sua organização no universo de mais de 9 mil com adesão ao PGQP.

A primeira etapa deste processo contempla a auto-avaliação da gestão utilizando o instrumento simplificado (100 pontos). Esta fase está agendada para o dia 26 de Setembro de 2011, das 14h00 as 17h00, na Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda - Av. Loureiro da Silva, nº 445, 11º andar, auditório – Centro – Porto Alegre.

Aguardamos a sua confirmação para este evento através do email danilo@semae.rs.gov.br até o dia 19/09/2011, às 17 horas, mas as vagas são limitadas. Caso tenha alguma dúvida contatar Danilo (51) 3579-6071.

Com seu apoio, estamos determinados a avançar, de forma profunda e contínua, no aprimoramento das organizações públicas do nosso Estado. Temos a convicção de que esse processo permitirá aprimorar a gestão, garantindo a obtenção de resultados superiores.

Antecipadamente agradeço a sua atenção.

Danilo da Costa Duarte
Coordenador Geral do Comitê Setorial GesPública
Qualidade RS (PGQP)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Programas e Prêmios Estaduais

A FNQ estabelece parcerias com Programas Estaduais promovendo a melhoria da gestão para o aumento da competitividade das organizações e o desenvolvimento territorial. Atualmente são 17 Movimentos Estaduais, dentre os quais 15 realizam prêmios alinhados ao Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). A FNQ oferece apoio técnico a prêmios, conteúdos de capacitações e publicações, software de avaliação, entre outras.

 
NORTE
 
Programa Qualidade Amazonas (PQA)
Prêmio Qualidade Amazonas
Contato: Erlen Lucia Oliveira Montefusco
Telefone:             (92) 3622-6104      
Email: erlen@fieam.org.br

Programa Estadual da Qualidade (PQG)
Prêmio Estadual Qualidade Pará

Contato: Flávio Augusto Ferreira da Silva
Telefone:             (91) 3241-5373      
Email: para.pqg@gmail.com

NORDESTE

Movimento Alagoas Competitivo
Prêmio Estadual da Qualidade Alagoas
Contato: Maria Isabella Pinto Bezzerra
Telefone:             (82) 3597-8556      
Email: isabella.acmaceio@gmail.com

Bahia Competitiva
Prêmio Gestão Qualidade Bahia
Contato: Álvaro Pinto Leite
Telefone:             (71) 3343-1392      
Email: alvaro@fieb.org.br

Movimento Ceará CompetitivoContato: Helder CastroTelefone:             (85) 4008-4561      
Email: helder.castro@serpro.gov.br

Programa Paraibana da Qualidade (PPQ)
Prêmio Paraibano da Qualidade
Contato: Rafael Brito Miczcun
Telefone:             (83) 3244-1888      
Email: ppqadm@ppq.com.br

Programa Pernambucano da Qualidade
Prêmio da Qualidade e Gestão Pernambuco

Contato: Sandra Helena Wigand Cardoso
Telefone:             (81) 3412-8376      
Email: qualidade@fiepe.org.br

Movimento Competitivo Sergipe (MCS)
Prêmio de Excelência Sergipe

Contato: Marta Romilda Paula de Lima
Telefone:             (79) 3041-2222      
Email: mromilda@infonet.com.br

CENTRO-OESTE

Movimento MS Competitivo
Prêmio Qualidade da Gestão MS
Contato: Maria Elisa Cordoniz
Email: mscompetitivo@terra.com.br

Movimento Goiás CompetitivoContato: José das Dores Freitas
Telefone:             (62) 3237-2629       
Email: goiascompetitivo@gmail.com

SUDESTE

Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica no Estado do ES
Prêmio Qualidade Espírito Santo

Contato: João Roberto de Biase Silva
Telefone:             (27) 3324-6484      
Email: qualidade@compete-es.com.br

Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade (PMQP)
Prêmio Mineiro da Qualidade

Contato: Ronaldo Ricardo Fernandes
Telefone:             (31) 3055-8050      
Email: premio@pmqp.org.br

Programa Qualidade Rio
Prêmio Qualidade Rio

Contato: Luiz Fernando Bergamini de Sá
Telefone:             (21) 2332-6101      
Email: bergamini@desenvolvimento.rj.gov.br

Instituto Paulista de Excelência da Gestão
Prêmio Paulista da Qualidade da Gestão
Contato: Renato Aldarvis
Telefone:             (11) 3141-1588      
Email: renato.aldarvis@ppqg.org.br

SUL

Movimento Paraná Competitivo
Prêmio Paranaense em Qualidade e Gestão
Contato: Luciana H. Grandizoli
Telefone:             (41) 3264-2246      
Email: luciana.grandizoli@ibqp.org.br

Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade
Prêmio Qualidade Rio Grande do Sul

Contato: Luiz Idelbrando Pierry
Telefone:             (51) 3221-2663      
Email: pierry@qualidade-rs.org.br

Movimento Catarinense para Excelência (MCE)
Prêmio Catarinense para Excelência
Contato: Luciana Matos Santos Lima
Telefone:             (41) 3231-4601      
Email: llima@excelenciasc.org.br

Premiações Internacionais

Hoje, em cerca de 100 países, há mais de 75 prêmios relativos à qualidade que são entregues a empresas privadas e públicas. No Brasil e na América Latina, o PNQ é a principal referência. Veja outros prêmios relevantes:
PAÍS/REGIÃO
INSTITUIÇÃO / PRÊMIO
ALEMANHA
German Society for Quality
German National Quality Award 
ARGENTINA
Fundación Premio Nacional a la Calidad
Premio Nacional a la Calidad
AUSTRÁLIA
Australian Quality Council
Australian Business Excellence Awards
ÁUSTRIA
Austrian Association for Quality
Austrian Quality Award
CANADÁ
NQI - National Quality Institute
Canada Awards For Excellence
CHILE
Centro Nacional de la Productividad y la Calidad
Premio Nacional a la Calidad
CINGAPURA
SPRING (Standards, Productivity and Innovation Board) Singapore
Singapore Quality Award for Business
CORÉIA
Korean Standards Association
Korea National Quality Management Award  
CUBA
Oficina Nacional de Normalización
Premio Nacional de Calidad
DINAMARCA
Danish Quality Prize Committee
Danish Quality Prize
DUBAI
(EMIRADOS ÁRABES)
ESCÓCIA
Quality Scotland Foundation
Scottish Quality Award
ESPANHA
Asociación Española para la Calidad
Premio Principe Felipe a la Calidad Industrial
Fundacion Iberoamericana para la Gestion de la Calidad
Premio Iberoamericano de la Calidad
ESTADOS UNIDOS
National Institute of Standards and Technology
Baldrige National Quality Program
EUROPA
European Foundation for Quality Management
European Quality Award
FRANÇA
Mouvement Français pour la Qualité
Prix Français de la Qualité
FILIPINAS
Philippine Quality Award Foundation
Philippine Quality Award 
FINLÂNDIA
Laatukeskus Excellence Finland
Finnish Quality Award
HOLANDA
Dutch Institute for Quality
Netherlands National Quality Award
HONG KONG
Quality Trade and Industry Department
Hong Kong Award for Industry
HUNGRIA
European Organization for Quality
Hungarian Quality Development Center Award
ÍNDIA
Bureau of Indian Standards
Rajiv Gandhi National Quality Awards
IRLANDA DO NORTE
ITÁLIA
Associazione Premio Qualitá Italia
Italian Quality Award
JAPÃO
Japanese Quality Award Commitee
Japan Quality Award
JUSE
Japan Quality Recognition Award
Union of Japanese Scientists & Engineers
Deming Prize
MÉXICO
Subsecretaria de Promocion de la Industria y el Comercio Exterior
Premio Nacional de Calidad
Teamwork Mexican Assn
Quality Control Circles and Teamwork National Contest
NOVA ZELÂNDIA
New Zealand Business Excellence Foundation
New Zealand Quality Award Program
PAÍS DE GALES
Wales Quality Center
The Wales Quality Award
PERU
Sociedad Nacional de Industrias/Centro de Desarollo Industrial
Premio a la Calidad
POLÔNIA
Polish Chamber of Commerce, Polish Center for Testing and Certification, Club Polish Forum ISO 9000
Polish Quality Award
REINO UNIDO
The British Quality Foundation
United Kingdom Quality Award for Business Excellence
London Chamber of Commerce Business
Achievement Awards
The Institute of Quality Assurance (IQA)
IQA National Quality Award
REPÚBLICA TCHECA
Czech Quality Award Association
Czech Republic National Quality Award
SUÉCIA
The Swedish Institute for Quality
Swedish Quality Award
SUÍÇA
Swiss Association for Promotion of Quality
Swiss Quality Award
VIETNAM
Association of Southeast Asian Nations
Vietnam Quality Award

No Maranhão Prêmio Codó valorizará os melhores desempenhos na gestão pública local e regional

No Maranhão Prêmio Codó valorizará os melhores desempenhos na gestão pública local e regional
Prêmio Codó
09/08/2011

A Secretária de Administração Delia Bernarda Nunes Assen e o Assessor Técnico Múcio Jorge Nelo de Oliveira, líderes na Prefeitura Municipal de Codó, reuniram-se com a equipe do NEP-MA no dia 03 de agosto para organizar a implantação do planejamento do Prêmio Codó Para a Excelência na Gestão Pública, já aprovado pelo Prefeito Zito Rolim durante a realização da I Semana da Qualidade, com o objetivo de firmar o Município de Codó como força regional na implantação da excelência na gestão.

A implantação do Prêmio conta com o apoio e a participação do Núcleo da Excelência Pública no Maranhão e objetiva implantar um sistema de reconhecimento e premiação dos melhores desempenhos das organizações públicas locais e regional. 

A Prefeitura de Codó quer estimular o alcance de resultados excelentes pelas secretarias municipais e demais organizações públicas dos três níveis de poder e governo ampliando a capacidade de resposta às necessidades dos cidadãos. E pretensão da prefeitura de Codó expandir a participação no prêmio para reconhecer e valorizar os bons resultados obtidos por organizações públicas das cidades vizinhas na Região dos Cocais inserindo-as no cenário da melhoria contínua.
 
Durante a reunião foram concluídos os cronogramas e as principais atividades que deverão ser realizadas nos meses de agosto à novembro de 2011, fechando o ciclo com a realização de um grande evento no dia 05 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado.
 
A criação do prêmio visa estimular o alcance de um dos objetivos mais importantes do Programa Gespública que é a disseminação de conhecimentos, ferramentas e tecnologias num processo de economicidade no uso dos recursos públicos.
 
O Programa Gespública é desenvolvido pela ação de uma rede nacional de voluntáriado que transfere conhecimentos e tecnologias custo zero para as organizações adesas.
 
Fonte: NEP-MA

Governo do Ceará promove Seminário de Gestão Pública

Governo do Ceará promove Seminário de Gestão Pública
Governo do Ceará promove Seminário de Gestão Pública
12/08/2011

O Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), realizou, dia 9 de agosto, o Seminário de Gestão Pública. O objetivo do evento foi o de apresentar à sociedade os impactos da implantação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GesPública, nas organizações cearenses.

O seminário teve o apoio do Núcleo Estadual do GesPública no Ceará e foi aberto com as presenças do secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, e da presidente do Centro Industrial do Ceará, Roseane Medeiros. Na ocasião, o titular da Seplag anunciou início da elaboração do Catálogo Eletrônico de Serviços do Estado do Ceará (Cesec).

O Catálogo Eletrônico é uma ferramenta informatizada que agrega todos os serviços constantes nas Cartas de Serviços dos orgãos/entidades do Estado, em ambiente WEB. A iniciativa, pioneira no Brasil, disponibilizará para a sociedade, informações sobre os serviços prestados pelos órgãos e por entidades do Governo, as formas de acesso e os  compromissos de atendimento desses serviços. O catálogo será lançado em março de 2012, pelo governador Cid Gomes.

O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, auditório Waldyr Diogo, para um  público estimado em 350 pessoas.   A programação contou com apresentação de palestras e projetos, além de debates abordando o tema gestão pública em dois eixos: tecnologias de gestão e educação.

O GesPública é uma iniciativa do Governo Federal e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e para o aumento da produtividade. O grande desafio do programa é o de promover mudanças nas organizações, de forma a migrarem do modelo burocrático para um modelo gerencial, com foco em resultados.

Em busca de excelência na administração pública, o Governo do Estado decidiu, em 2007, fortalecer a disseminação do GesPública no Estado. Foi o ponto de partida para implementação de ações como a criação da Agenda de Gestão, Prêmio Ceará Gestão Pública e uma unidade de Simplificação de Processos.

Fonte: Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará

sábado, 13 de agosto de 2011

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 7/2011
Institui o Comitê de Gestão da Qualidade na Câmara Municipal de Novo Hamburgo.
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO, faço saber que esta aprovou e eu promulgo a seguinte:

RESOLUÇÃO
TÍTULO I
CAPÍTULO ÚNICO
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1° Esta Resolução institui o Comitê de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, objetivando a adoção e o desenvolvimento de práticas de excelência na gestão, conduzindo esta Casa Legislativa para padrões elevados de desempenho e contribuindo para a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Art. 2° O Comitê de Gestão da Qualidade atuará de forma independente na busca da excelência da gestão pública.
TÍTULO II
CAPÍTULO I
DA COMPETÊNCIA

Art. 3° Compete ao Comitê de Gestão da Qualidade:
I -        formular e apresentar à Mesa Diretora as diretrizes para melhoria da gestão na Câmara Municipal;
II -       realizar anualmente a autoavaliação da Câmara Municipal;
III -      elaborar o Planejamento Estratégico da Câmara Municipal de Novo Hamburgo;
IV -     elaborar a Carta de Serviços da Câmara Municipal de Novo Hamburgo;
V -       representar a Câmara Municipal perante o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, indicando pelo menos 2 (dois) membros para participarem das ações e treinamentos oferecidos pelo programa;
VI -     representar a Câmara Municipal perante o Programa Gaúcho da Qualidade – PGQP, indicando pelo menos 2 (dois) membros para participarem das ações e treinamentos oferecidos pelo programa;
VII -    elaborar seu calendário de reuniões;
VIII -   elaborar planos de melhoria de gestão;
IX -     conduzir ações voltadas para a qualidade no serviço público.
CAPÍTULO II
DA COMPOSIÇÃO

Art. 4° O Comitê de Gestão da Qualidade será constituído por membros titulares dos seguintes  setores da Câmara Municipal:
I -        Presidência;
II -       Direção-Geral;
III -      Procuradoria Geral;
IV -     Ouvidoria;
V -       Coordenação Administrativa;
VI -     Coordenação Legislativa;
VII -    Assessoria de Comunicação Social;
VIII -   Assessoria de TI;
IX -     Secretaria;
X -       Atas e Anais;
XI -     Compras e Patrimônio;
XII -    Contabilidade e Finanças;
XIII -   Recursos Humanos;
XIV -   Serviços e Manutenção.
Parágrafo único.           Cada setor deverá indicar 1 (um) suplente para eventual substituição de seu titular.

Art. 5° Serão eleitos o Presidente, Vice-presidente, 1º e 2º Secretários do Comitê de Gestão da Qualidade, escolhidos dentre os membros titulares, que cumprirão mandato de dois (2) anos, permitida a recondução pelo mesmo período.
CAPÍTULO III
DAS REUNIÕES

Art. 6° As reuniões do Comitê de Gestão da Qualidade serão registradas em ata e organizadas por meio de calendário, sendo a sua divulgação feita com pelo menos 01 (um) mês de antecedência.

Art. 7° A participação dos membros titulares dos setores indicados no art. 4º é de caráter obrigatório.
Parágrafo único.           Na ocorrência de impossibilidade de participação do membro titular, o mesmo será representado por suplente do mesmo setor.

Art. 8° Os horários de início e término das reuniões serão rigorosamente cumpridos.

Art. 9° As reuniões serão dirigidas pelo Presidente, cabendo ao mesmo orientar o andamento das mesmas, conferindo a palavra aos demais quando solicitado.

TÍTULO III
CAPÍTULO ÚNICO
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 10.            A Câmara Municipal disponibilizará treinamento e qualificação aos membros do Comitê de Gestão da Qualidade, bem como biblioteca na área da qualidade da gestão, para que os mesmos possam disseminar a cultura da melhoria da gestão em toda a Casa Legislativa.

Art. 11.            Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA “VICTOR HUGO KUNZ”, aos 07 de junho de 2011
 
Presidente
Registre-se e Publique-se.
Bel. Cléa Dóris Caberlon
Diretora-Geral

Bem, meu Coordenador, é a primeira câmara, restam 495 para nós trazermos para o Gespública. Um desafioooooooo

domingo, 7 de agosto de 2011

Como mudar sua forma de pensar para gerar mais sucesso em sua vida

Sua forma de pensar não dita somente o sucesso que você tem em termos profissionais, mas absolutamente tudo em sua vida. Desde a saúde dos seus relacionamentos (pessoais e profissionais), sua relação consigo mesmo e até suas conquistas e fracassos na vida em geral.

São as idéias que você tem sobre como o mundo funciona que ditam como será sua atitude na sua vida pessoal e profissional. De fato, a verdade mais dura é que as próprias pessoas é que criam sua realidade. Vivemos em um mundo que adora vítimas e faz cara feia para “culpados”. 

Vivemos num joguinho de gato e rato conosco, fugindo da culpa por nossos próprios atos e atitudes e, quando nos pegamos, fazemos cara feia para nós mesmos, punindo-nos por sermos culpados por nossos fracassos. É aquela coisa: ou negamos até o último fio de cabelo que temos um problema, que a culpa é nossa, ou passamos para o extremo oposto e começamos a nos dar bronca por termos cometido erros, por pensarmos assim e “assado”. 

Vou pedir para você, para começo de conversa, se desapegar dessa noção infantilizada do binômio “Não tenho culpa de nada” X “Sou culpado de tudo”. Quem estuda desenvolvimento pessoal geralmente tende para o lado de ficar se culpando, se dando bronca o tempo todo. Se esse é você, pare com isso! Essa postura não leva a lugar algum, ficar chorando as mágoas porque você não foi bonzinho consigo mesmo não é o primeiro passo para mudar – pelo contrário, só intensifica o problema.

Dito isso, podemos começar a delinear um pouco mais o assunto. Quanto mais você souber sobre os mecanismos intelectuais que sua mente usa para definir sua atitude e modo de pensar, mais ferramentas você terá para realizar as mudanças necessárias para diminuir os efeitos de padrões de pensamento que operam contra você, contra seu próprio sucesso e bem-estar.

O primeiro e mais importante ponto a ser compreendido é que nossas idéias sobre o mundo e a vida em geral são como mapas que mapeiam um território. Nossa falta de visão de conjunto – e nisso eu incluo todo mundo, sem exceção – faz com que nossa capacidade de mapear corretamente o território em que estamos seja altamente falha. 

Nós simplesmente somos incapazes, como seres humanos, de compreendermos a realidade absoluta da vida e de nossa existência. Mas o que tudo isso tem a ver? Compreender e aceitar de corpo e alma que o tempo todo nós podemos estar redondamente errados sobre nossas idéias e pensamentos (nossos mapas) é o primeiro passo para uma flexibilidade mental que pode abrir portas inimagináveis.

As mais fortes razões que levam as pessoas ao fracasso (em tudo na vida: em seus relacionamentos pessoais, no âmbito profissional, em sua busca por um bem estar maior – o que popularmente chamamos de “felicidade”) estão ligadas a idéias erradas sobre como as coisas são e funcionam. A pessoa que mantém idéias que fogem demais da linha e teima em não mudar só encontra o fracasso. Isso é altamente perceptível em relacionamentos afetivos.

No mundo profissional, um dos maiores mitos que compõem o rol de mapas errados que as pessoas mantêm é o de que trabalho duro é o segredo do sucesso. Eu arriscaria até dizer que, numa lista de prioridades de características e práticas desejáveis para o sucesso, trabalho duro está lá pelo final da lista. Não é que eu esteja defendendo o contrário – falta de trabalho “duro”, se é que esta é a palavra mais adequada. A grande armadilha está em acreditar que, se você trabalhar duro durante um tempo, mais cedo ou mais tarde você encontrará o sucesso.

Assim como o mito do trabalho duro, existem muitos outros mitos e idéias cristalizadas que as pessoas mantêm como “certas” e que são justamente a causa de seu fracasso. A pessoa focada somente no trabalho duro, achando que esse é o segredo do sucesso, acaba se tornando cega para os fatores que são realmente importantes ou que estão mais alto na lista de prioridades. Ela está ocupada demais “trabalhando duro” para prestar atenção em qualquer outra coisa!

Outra idéia altamente nociva para o sucesso profissional é o mito da oportunidade. Há pessoas que esperam a vida inteira por uma oportunidade que nunca chega. Esse mito provém de uma postura passiva, uma postura derivada da crença de que você não tem real poder para ser bem sucedido na vida, você precisa de uma oportunidade, você precisa que alguém te ajude ou que “alguma oportunidade” apareça para que você possa aproveitá-la e, então, seguir rumo ao sucesso. 

Se há algo que eu possa dizer sobre esse assunto é: esqueça isso! Risque a palavra “oportunidade” do seu dicionário! No máximo entenda que, se é pra você usar esse termo nesse caso, você cria suas próprias oportunidades. Meu amigo Tim Ferriss – com sua atitude um tanto “revoltada” – sempre fala: “Não peça permissão, faça e depois peça desculpas (se necessário)”. 

É claro que há um pouco de humor no tom de Tim, mas o espírito do que ele tenta passar é que você deve fazer o que bem entender, sem esperar que alguém forneça validação no sentido de apoiá-lo, autorizar ou convidá-lo. Na maioria das vezes, se você pensar bem, você não precisa nem pedir permissão, nem pedir desculpas a ninguém. É a sua vida, ninguém se importa com você mais do que você mesmo!

Compreender que esses mapas podem estar errados é o primeiro passo. Quando você realmente compreende (entende de fato, não apenas intelectualmente!), você começa a abrir mais sua mente para questionamentos que levam a atualizações eventuais desses mapas. 

Ninguém tem os mapas absolutamente corretos, não tenha real esperança de descobrir a “verdade” sobre qualquer coisa. Todas as verdades que temos nesse ponto são relativas, ou seja, são condicionais à nossa compreensão e podem mudar à medida que ampliamos nosso entendimento do mundo e da vida.

Ao compreender que você pode estar errado e se manter aberto para mudar, seu grau de perspicácia aumenta naturalmente. A falta de perspicácia é, em grande parte, provocada pela rigidez mental, pelo apego a idéias que estão tão cristalizadas que você não consegue mudá-las e atualizá-las.

Ao se tornar mais perspicaz você começa a ter momentos de “clareza” e “revelações”. Sabe quando você finalmente entende algo complexo ou secreto? Você tem aquela sensação “ahhhh, é assim!” e, depois dessa revelação, tudo sobre aquele assunto se torna mais fácil. Algo como compreender a lógica matemática que explica uma equação que, antes, você só conseguia resolver com uma fórmula e não entendia bem o mecanismo do processo!

Muitas pessoas tentam alcançar o sucesso – não só profissional, mas também pessoal – usando “técnicas” similares a fórmulas matemáticas sem compreenderem bem o mecanismo da lógica que dá origem ao processo! Essa lógica, como discutimos no artigo anterior, não é algo que possa ser explicitamente revelado, é algo que só pode ser compreendido através da perspicácia. É preciso um desses momentos “ahhh, então é assim!” para realmente captar o espírito da coisa.

Informação ajuda. Ler e obter dados sobre o que você quer entender não machuca, mas o segredo está na flexibilidade mental que atualiza o conceito atual que você tem sobre um determinado assunto, substituindo-o por mapas mais fiéis à realidade. Com o tempo, isso vira um hábito, suas idéias deixam de se “cristalizar” dentro de sua cabeça e passam a “flutuar” mais livremente, sendo substituídas facilmente por outras assim que você percebe que elas não correspondem mais à realidade ou que sua compreensão do assunto já se ampliou.

Adotar essa postura não é tão difícil quanto parece, mas também não é tão fácil – no sentido de que o medo do desconhecido, a resistência à mudança, o apego sentimental àquilo em que você acredita e o próprio orgulho fazem com que reconhecer que você está errado e adotar uma nova idéia que substitua um pensamento qualquer acaba sendo um esforço quase insuportável para muita gente.

Superados esses empecilhos de ordem egoísta, o caminho fica mais livre para que, com a cabeça mais aberta, você possa começar a substituir todos os conceitos e mitos que já não servem mais para você, que já não contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional.
Participe da discussão deixando seus comentários abaixo!

Fran Christy
é formada em administração de empresas com especialização em planejamento estratégico. Fran vive em Seattle, EUA e escreve sobre desenvolvimento pessoal, produtividade e estratégias de vida.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

NÚCLEO ESTADUAL / COMITÊ SETORIAL

GESPÚBLICA RS
                                                                        

PAUTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA Nº 02/11


Data: 16/08/2011                          Horário: 14:00 horas


Local: Av. Padre Cacique 112 (no prédio ao lado da Central de Atendimento ao Eleitor - Sala de Treinamento da STI) – Porto Alegre.
 
ASSUNTOS:
 
  • Aprovação do Plano de Ação do Comitê Setorial

  • Apresentação do Instrumento SAGS para o evento Sensibilização

  • Sistema Financeiro e de Marketing do Comitê