Como pano de fundo dos REPG – Referenciais de Exemplaridade da Primazia da Gestão estarão presentes os 17 objetivos da agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Esta agenda busca fortalecer a paz universal com mais liberdade pois reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Todos os países e todas as partes interessadas estão atuando em parceria colaborativa para implementação deste plano e, portanto, estão comprometidos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta. Os REPG devem colaborar de forma intempestiva a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente.
Estes 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e as 169 metas decorrentes, foram anunciadas pelos chefes de Estado e de Governo e altos representantes que se reuniram na sede das Nações Unidas em Nova York (de 25 a 27 de setembro de 2015) e demonstram a escala e a ambição desta nova agenda universal. Refletem o resultado de mais de dois anos de consulta pública intensiva e envolvimento junto à sociedade civil e outras partes interessadas em todo o mundo, prestando uma atenção especial às vozes dos mais pobres e mais vulneráveis. Esta consulta incluiu o valioso trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho Aberto sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Geral e pelas Nações Unidas, cujo secretário-geral apresentou um relatório síntese em dezembro de 2014.
Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Clique aqui para baixar o documento oficial em português que chama-se “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e reconheçam abaixo os 17 ODS já com os links em cada um deles para suas respectivas metas: