quarta-feira, 6 de novembro de 2019



Mundo VUCA. Vai ficar no Vácuo?


Comend. Prof. Lucio Reis

Comend. Prof. Lucio Reis

Professor | Palestrante | Pedagogo Empresarial | Mentor - Grandes conquistas passa... See More
Embora muitos de nós não tenhamos ouvido falar dessa expressão, ela já tem bem mais tempo do que você possa imaginar. Ela foi cunhada na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College utilizou esse conceito para explicar o mundo no contexto pós Guerra Fria, no entanto este termo caiu muito bem no ambiente empresarial. 
No cenário corporativo altamente competitivo é essencial que estejamos atentos e muito rápidos nas tomadas de decisão frente às novas demandas que surgem e muitas vezes pela sua imprevisibilidade, exigem respostas ágeis e mais assertivas, sobretudo nessa era digital onde tudo acontece e “desacontece" de forma quase que inesperada.
Mas o que é VUCA? 
É um acrônimo que descreve quatro características do mundo atual sendo elas: Volátil (Volatile), Incerto (Uncertain), Complexo (Complex) e Ambíguo (Ambigous).
VOLÁTIL - É justamente o volume e a agilidade como as mudanças acontecem no mundo dos negócios. Esses processos de transformação do cenário ocorrem a tal velocidade, que muitas vezes impedem o planejamento estratégico e é nesse momento que todos precisam estar preparados para agir com o inesperado.
INCERTO - Como o nome sugere, a incerteza é a falta de clareza do que se tem à frente, é quase um voo cego mesmo que tudo esteja realmente planejado dentro da melhores análises de mercado. A despeito de todas as informações estarem presentes em nossos relatórios estatísticos, elas são incapazes de desenhar todo o futuro ou a causa e efeito de algumas tomadas de decisão são imprevisíveis.
COMPLEXO - Imaginando o mundo material e imaterial conectado como uma grande teia onde as ações isoladas não são isoladas em si, mas uma parte do todo, fica cada vez mais difícil de tomar ações pautadas em modelos tradicionais e prever os resultados dessas ações isoladas, pois elas fazem parte de um sistema de grande complexidade.
AMBíGUO - Quando se tem possibilidade de analisar e interpretar contextos complexos fica muito mais fácil as tomadas de decisão, entretanto quando se falta essa clareza e os dados não são concretos, pelo contrário, são insólitos, a interpretação poderá ficar dúbia prejudicando a capacidade de encontrar uma solução para determinado fenômeno.
E quando esse Mundo VUCA transcende para o campo da Liderança e Gestão de Pessoas?
Se por um lado, trabalhar com a previsibilidade dos dados nesse contexto altamente dinâmico se torna cada vez mais difícil, imagina então quando acrescentamos o fator Humano para “temperar” nossa reflexão; nesse caso não precisa ser mágico para prever que a coisa piora.
As empresas esperam e desejam que os profissionais atuais sejam muito mais que técnicos robotizados dentro das suas especificidades, aliás, foi-se o tempo em que se analisava somente o curriculo frio impresso numa folha de A4. Hoje, seguramente todas as informações dadas em uma entrevista precisam estar validadas muito antes pelo meio social.
Nesse contexto de Mundo VUCA (Volátil, incerto, complexo e ambíguo), a Inteligência Emocional é essencial para a sobrevivência de qualquer profissional de qualquer área, aliás, a revista VOCÊ S/A de 2016, destacou 10 competências que TODO profissional deverá desenvolver até 2020 para ganhar algum destaque no mercado de trabalho, e a Inteligencia Emocional está entre elas. Ouso dizer que as demais habilidades orbitam o campo da Inteligencia Emocional.
Trabalhar num cenário de incertezas e complexo certamente exige que os profissionais estejam preparados para atuar não só técnica, mas sobretudo emocionalmente. Sobre isso tratei em outro artigo com o título “Inteligência Emocional, sua vida profissional depende dela”.
O problema é que não somos ensinados na escola ou no ensino superior a ter o controle e a consciência emocional. Nós entramos para o mercado de trabalho sabendo ler e fazer análises complexas, mas não somos ensinados a trabalhar com a variável mais importante do processo: O componente Humano.
Simon Sinek nos ensina que 100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas e se você não entende de pessoas, então você não entende de negócios.
A conta não bate. Mesmo com tantas competências técnicas em mãos, a falta das competências emocionais nos deixa muito além da performance que poderíamos atingir. Nesse caso, oriento que esteja mais preparado para o mundo VUCA com esses pequenos passos:
  • Reconheça o sentimento das outras pessoas. 
  • Demonstre empatia. Se importe com o outro. 
  • Dê satisfação. Explique suas decisões. 
  • Seu feedback precisa acontecer e ser construtivo. 
  • Alinhe a sua intenção com o impacto que quer causar. 
  • Permita que haja sempre uma oportunidade de “conserto” durante uma conversa difícil.
  • Esteja aberto para o novo e seja curioso.
  • Potencialize seu estilo natural de comunicação assertiva e evite emitir sinais dúbios.
  • Lembre-se que pequenas coisas fazem a diferença.
  • Construa confiança.
  • Tenha uma política de manter sempre as “portas abertas” como todos.
  • Nunca deixe de estudar tecnicamente sua área, pois ela alinhada à Inteligência Emocional trarão resultados surpreendentes em sua carreira.

A capacidade de se adaptar às mudanças, de trazer inovação para a organização e desenvolver a Inteligência Emocional são as três grandes características que as empresas deverão buscar nos seus colaboradores e principalmente em sua liderança. Eles serão os responsáveis em transmitir ao restante de suas equipes as habilidades necessárias para se adaptarem em ambientes complexos, o que permitirá que a companhia aja com mais eficiência diante das dificuldades.
Por isso, buscar habilidades específicas em seus gestores e reforçar uma cultura organizacional inovadora é indispensável para a sobrevivência não só das organizações bem como de todos nós nesse mundo altamente VUCA.
________________________________
Professor premiado pela Associação Brasileira de Liderança em Julho/19 com o prêmio Excelência e Qualidade 2019 como destaque nacional. Título vitalício de Comendador concedido pela mesma Associação. Ganhador do Prêmio Troféu Elyte Gold 2019.Possui MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Geografia, Pedagogia, Marketing e Teologia . Pedagogo Empresarial e Mentor para Liderança. Escritor do livro: “Questões de vida para a Vida” e apresentador do quadro que recebe o mesmo nome do seu livro.Acesse: www.professorlucioreis.com.br | Instagram/Facebook/Youtube: professorlucioreis

Nenhum comentário:

Postar um comentário