Modelo de Excelência da Gestão
Deveremos abrir as inscrições para o Workshopp sobre a 21ª Edição do Desafio Gestão do PGQP, ainda esta semana se conseguirmos a sala para a realização do mesmo que deverá ter no mínimo 10 inscrições, previsto para uma carga horária de 8h no dia 06/03/2018.
Ás instituições interessadas, com sede mais no centro da Capital para facilitar o acesso, podem se manifestar, tendo uma sala equipada com micro e projetor para a realização do Treinamento a ser dado por franqueado do PGQP a um custo de R$320,00 e que poderá ser pago através de empenho para os servidores de Organizações Públicas adesas ao Gespública, ou pagamento direto ao PGQP para voluntários interessados.
Poderá ser realizado na UFRGS, TRE, UFCSPA, CEEE, Escola de Gestão da Pref Municipal ou outra, pra o qual esperamos os servidores se inscrevam..
FUNDAMENTOS
Os oito Fundamentos da gestão para excelência referem-se a:
PENSAMENTO SISTÊMICO: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.
COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos numa perspectiva de curto e longo prazo.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.
ADAPTABILIDADE: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.
LIDERANÇA TRANSFORMADORA: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e pessoas e interagindo com as partes interessadas.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS: reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e eficácia das atividades de forma a agregar valor para a organização e partes interessadas.
GERAÇÃO DE VALOR: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.
TEMAS
Os oito Fundamentos da gestão para excelência subdividem-se em 31 Temas:
1. PENSAMENTO SISTÊMICO
Alinhamento
Tomada de Decisão
Alinhamento
Tomada de Decisão
2. COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
Requisitos das Partes Interessadas
Relacionamento com as Partes Interessadas
Clientes
Fornecedores
Força de Trabalho
Requisitos das Partes Interessadas
Relacionamento com as Partes Interessadas
Clientes
Fornecedores
Força de Trabalho
3. APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
Aperfeiçoamento
Competências Essenciais
Gestão do Conhecimento
Inovação
Aperfeiçoamento
Competências Essenciais
Gestão do Conhecimento
Inovação
4. ADAPTABILIDADE
Capacidade de Mudar
Flexibilidade
Capacidade de Mudar
Flexibilidade
5. LIDERANÇA TRANSFORMADORA
Valores e Princípios
Governança
Cultura Organizacional
Olhar para o Futuro
Sucessão
Valores e Princípios
Governança
Cultura Organizacional
Olhar para o Futuro
Sucessão
6. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Econômico-financeiro
Ambiental
Social
Econômico-financeiro
Ambiental
Social
7. ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
Informações Organizacionais
Gestão por Processos
Produtos
Informações Organizacionais
Gestão por Processos
Produtos
8. GERAÇÃO DE VALOR
Geração de resultados econômico-financeiros
Geração de resultados ambientais
Geração de resultados sociais
Geração de resultados relativos aos clientes
Geração de resultados relativos à força de trabalho
Geração de resultados relativos aos fornecedores
Geração de resultados dos produtos e processos
Geração de resultados econômico-financeiros
Geração de resultados ambientais
Geração de resultados sociais
Geração de resultados relativos aos clientes
Geração de resultados relativos à força de trabalho
Geração de resultados relativos aos fornecedores
Geração de resultados dos produtos e processos
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