Entenda o que é gestão estratégica
15/02/2018
E saiba como implementá-la na sua organização de acordo com o MEG
O que é estratégia
Apesar de existirem algumas divergências entre os teóricos, podemos definir estratégia organizacional como o caminho escolhido para concentrar esforços em uma empresa e, assim, alcançar os objetivos traçados e realizar sua visão.
De acordo com Michael Porter, pioneiro e líder de destaque na área, a estratégia consiste em selecionar um conjunto de atividades em que a organização será excelente, criando a diferenciação sustentável no mercado, que pode consistir em fornecer aos clientes mais valor que os concorrentes ou fornecer valor comparável, porém, a custo mais baixo do que os concorrentes.
A gestão estratégica no MEG
A formulação de estratégias faz parte do processo de planejamento. A partir de uma análise do cenário atual da organização, identificando forças restritivas e impulsoras, externas e internas, podemos estabelecer metas e objetivos e como alcançá-los. Esses caminhos são traduzidos em objetivos estratégicos a serem perseguidos e monitorados ao se tratar a correlação dessas forças, a fim de viabilizar produtos e serviços competitivos e rentáveis no mercado e maximizar os resultados para satisfazer as partes interessadas.
Veja, na imagem, abaixo, o fluxo de funcionamento da gestão estratégica, de acordo com o Modelo de Excelência da Gestão®(MEG).
Ainda de acordo com o MEG, a estratégia de uma organização precisa ser flexível, ou seja, deve se adaptar de acordo com as mudanças no cenário e, por isso, é de suma importância que o planejamento estratégico seja revisto anualmente.
Riscos de não ser fazer uma gestão da estratégia
Quando a organização negligencia a gestão da estratégia, corre o risco de entrar em um ciclo vicioso de gestão, que consiste em:
- ausência de integração e alinhamento entre os colaboradores da organização;
- investimentos sem coerência;
- foco no "isolado", a famosa "gestão em silos".
Consequentemente, as organizações que entram nesse processo apresentam um desempenho muito abaixo do potencial; tendem a estagnar seu desenvolvimento, comprometem seu crescimento e frustram seus stakeholders.
Capacitação
A FNQ oferece o curso de “Planejamento estratégico no cenário atual”, idealizado para capacitar seus participantes a desenvolver visão sistêmica da gestão, aprender a analisar cenários e definir estratégias. Turmas abertas para abril. Garanta sua vaga. Inscreva-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário