quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Caros Gespublicanos

Temos pouca demanda para as capacitações programadas para 06/03 e 22/03, Desafio Gestão e Desafio Inovação.

Para épocas de crise nada melhor que treinar e capacitar mais, fundamentalmente, organizações públicas onde os servidores prescindem de melhor capacitação para melhor atender ao cidadão.

Assim reiteramos as organizações adesas para que participem dos eventos em tela, ressaltando que para o de Inovação a data prevista conforme link abaixo é de 22/03:

https://www.sympla.com.br/workshop-i---diagnostico-e-estrategia-de-inovacao-gespublica---poa__247381


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

20/02/2018

Entenda o conceito de indicadores e porque eles são importantes para sua organização

O que são Sisemas de Indicadores

O que é um indicador?






Também denominado "indicador de desempenho", é uma informação quantitativa ou qualitativa que expressa o desempenho de um processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação e que, em geral, permite acompanhar sua evolução ao longo do tempo e compará-lo com outras organizações. Exemplos: lucratividade, rentabilidade, inadimplência, absenteísmo, produtividade, entre outros.
Pode-se dizer que existe uma diferença nos conceitos de dados, informações e indicadores. Um dos motivos dessa diferenciação é permitir comparações inerentes a outras organizações. Indicadores genuínos já carregam em sua essência uma possibilidade comparativa mais convincente.
Sistemas de indicadores
Os sistemas de indicadores refletem de maneira visível uma lógica complexa. Para ter uma análise precisa é necessário se munir de informações que se complementam.Um conjunto de indicadores permite, por meio de modelos de causa e efeito e sob vários ângulos, compreender o comportamento e o desempenho de uma organização.
Os sistemas de indicadores precisam obedecer a uma hierarquia, uma ordem de importância de acordo com os objetivos da organização.

Se interessou pelo assunto? Confira nosso curso “Sistema de indicadores”. Turmas abertas em março e abril, nas cidades de São Paulo e Brasília. Garanta sua vaga e inscreva-se!

MEG Saúde

O objetivo é criar um Instrumento de Avaliação específico para o setor, com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), para que possa ser utilizado por serviços de saúde públicos e privados.

Com o intuito de promover e disseminar a cultura da gestão para excelência e transformação nos serviços de saúde do Brasil, a FNQ instituiu, no final de 2017, um Núcleo Técnico (NT) denominado “MEG Saúde”.
O objetivo é criar um Instrumento de Avaliação específico para o setor, com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), para que possa ser utilizado por serviços de saúde públicos e privados.
O trabalho consiste na revisão do Instrumento de Avaliação da Maturidade da Gestão - 21ª edição, à luz das principais metodologias de acreditação e certificação dos serviços de saúde existentes, com análise das correlações existentes entre tais metodologias e o MEG e a adequação da linguagem para este público.
O setor de saúde apresenta uma alta complexidade, por tratar-se de processos mais críticos, que envolvem o acolhimento de pacientes, atendimento ambulatorial, execução de procedimentos médicos, fornecimento de medicamentos, entre outros. 
A excelência da gestão nos serviços de saúde é extremamente relevante por refletir na cultura da segurança, a qual pressupõe procedimentos mais eficientes e seguros tanto para os pacientes quanto para os profissionais, bem como o gerenciamento dos riscos assistenciais. Acrescenta-se a isso o fato de que, atualmente, o cliente de saúde é munido de informações por diferentes meios e está exigindo cada vez mais a qualidade dos serviços. 
Torna-se, assim, fundamental a busca por uma gestão excelente, em todo o Sistema Nacional de Saúde, englobando organizações públicas e privadas, por meio de um modelo de gestão que garanta a profissionalização da gestão e um melhor uso dos recursos para maximizar o valor gerado para a sociedade.


FNQ lançará MEG 21 voltado para a área de saúde

MEG Saúde”.
23/02/2018

Trabalhos do Núcleo Técnico MEG Saúde já começaram

O objetivo é criar um Instrumento de Avaliação específico para o setor, com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), para que possa ser utilizado por serviços de saúde públicos e privados.
“O trabalho consiste na revisão do Instrumento de Avaliação da Maturidade da Gestão - 21ª edição, à luz das principais metodologias de acreditação e certificação dos serviços de saúde existentes, com análise das correlações existentes entre tais metodologias e o MEG e a adequação da linguagem para este público”, explica o gerente de operações da FNQ, Marcos Bardagi.
O grupo é composto por profissionais de saúde e/ou que atuam no segmento de saúde, além de especialistas no MEG.
Saiba mais sobre o trabalho do NT MEG Saúde em nosso portal: http://www.fnq.org.br/nucleos-de-estudos/nucleos-tecnicos/meg-saude

Carnaval 2018: aulas de gestão e cidadania no sambódromo


Por Jairo Martins, presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade 

 Apesar das urgências que estão a nos impor outra dinâmica de vida e trabalho, o velho ditado de que, no Brasil, o ano novo só começa após o carnaval ainda é uma realidade para alguns. Entretanto, para a felicidade de uns e infelicidade de muitos, esta imagem do Brasil começa a se desfazer. Os comprometidos e bem-intencionados - cidadãs e cidadãos de verdade -, no afã de transformar o Brasil, trabalham antes, durante e depois do carnaval.
Exemplo recente disso tivemos neste carnaval, quando, para a perplexidade de muitos, as ruas, avenidas, passarelas e sambódromos, além de mostrar a arte, a descontração e a criatividade do brasileiro, foram palcos dos mais expressivos protestos e de manifestações de indignação de um povo.
Como se diz popularmente, “para bom entendedor, meia palavra basta”. Mas, desta vez, não houve meias palavras - tudo foi dito com todas as letras -, para todo o tipo de entendedor. Com tudo o que temos passado - escândalos, desmandos, roubos, propinas, mentiras descaradas, confusão institucional, vai e vem de malas de dinheiro, impunidade, prende e solta, entre outros descasos, o País atingiu um novo patamar civilizatório e não temos o direito de permitir que tudo isso seja perdido. É o momento de transformar o Brasil e o primeiro passo já foi dado pela população.
Intencionalmente ou não, o fato é que os brasileiros passaram uma descompostura nos malfeitores: políticos, governantes, empresários, direita, esquerda, militantes, aproveitadores, preguiçosos, parasitas, coniventes, acomodados e acovardados. Não há dúvidas de que a carapuça serviu e está servindo para muita gente. Quem ainda não entendeu, que procure entender.
Em suma, o sambódromo nos deu uma verdadeira aula de gestão: liderança transformadora, pensamento sistêmico, compromisso com as partes interessadas, orientação por processos, adaptabilidade, aprendizado e inovação, desenvolvimento sustentável e, por fim, a geração de valor. Coincidentemente, esses são os Fundamentos da Excelência disseminados pela FNQ na sua Plataforma de Gestão - MEG 21.
Como cidadãs e cidadãos, comprometidos com o Brasil, temos de construir o nosso futuro e redobrar a nossa atenção ao último Fundamento - a Geração de Valor. Temos de ser críticos e identificar se políticos, governantes, empresários, pessoas, instituições e organizações geram realmente o valor que precisamos. Não podemos mais nos deixar iludir com promessas e mentiras descaradas. Temos de tomar atitudes, banir os desonestos, públicos e privados, e os caciques políticos que tanto mal já fizeram ao Brasil - é hora de fazer as escolhas corretas.
2018 chegou para isso: é o ano da transformação do Brasil. Quem não estiver disposto a mudar de atitude e a trabalhar por essa causa, desapareça, pois aqui não é o seu lugar.
O Brasil é a nossa tarefa!  
Caros Gespublicanos

Seguindo o que já foi divulgado por email na nossa rede, abaixo está o link para as inscrições que possibilita aos participantes realizarem a Autoavaliação e  a capacitação de 8 horas.



https://www.sympla.com.br/workshop-desafio-excelencia-da-gestao---etapa-autoavaliacao-gespublica__245044



Caros Gespublicanos

Conforme já divulgado por email estamos enviando lik para as inscrições do evento Desafio Inovação a ser realizado no dia 20/03 próximo, conforme instruções no link abaixo.




sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Entenda o que é gestão estratégica

15/02/2018

E saiba como implementá-la na sua organização de acordo com o MEG

O que é estratégia
Apesar de existirem algumas divergências entre os teóricos, podemos definir estratégia organizacional como o caminho escolhido para concentrar esforços em uma empresa e, assim, alcançar os objetivos traçados e realizar sua visão.
De acordo com Michael Porter, pioneiro e líder de destaque na área, a estratégia consiste em selecionar um conjunto de atividades em que a organização será excelente, criando a diferenciação sustentável no mercado, que pode consistir em fornecer aos clientes mais valor que os concorrentes ou fornecer valor comparável, porém, a custo mais baixo do que os concorrentes.
A gestão estratégica no MEG
A formulação de estratégias faz parte do processo de planejamento. A partir de uma análise do cenário atual da organização, identificando forças restritivas e impulsoras, externas e internas, podemos estabelecer metas e objetivos e como alcançá-los. Esses caminhos são traduzidos em objetivos estratégicos a serem perseguidos e monitorados ao se tratar a correlação dessas forças, a fim de viabilizar produtos e serviços competitivos e rentáveis no mercado e maximizar os resultados para satisfazer as partes interessadas.
Veja, na imagem, abaixo, o fluxo de funcionamento da gestão estratégica, de acordo com o Modelo de Excelência da Gestão®(MEG).

Ainda de acordo com o MEG, a estratégia de uma organização precisa ser flexível, ou seja, deve se adaptar de acordo com as mudanças no cenário e, por isso, é de suma importância que o planejamento estratégico seja revisto anualmente.

Riscos de não ser fazer uma gestão da estratégia
Quando a organização negligencia a gestão da estratégia, corre o risco de entrar em um ciclo vicioso de gestão, que consiste em:
-       ausência de integração e alinhamento entre os colaboradores da organização;
-       investimentos sem coerência;
-       foco no "isolado", a famosa "gestão em silos".
Consequentemente, as organizações que entram nesse processo apresentam um desempenho muito abaixo do potencial; tendem a estagnar seu desenvolvimento, comprometem seu crescimento e frustram seus stakeholders.
Capacitação
A FNQ oferece o curso de “Planejamento estratégico no cenário atual”, idealizado para capacitar seus participantes a desenvolver visão sistêmica da gestão, aprender a analisar cenários e definir estratégias. Turmas abertas para abril. Garanta sua vaga. Inscreva-se!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Modelo de Excelência da Gestão

Deveremos abrir as inscrições para o Workshopp sobre a 21ª Edição do Desafio Gestão do PGQP, ainda esta semana se conseguirmos a sala para a realização do mesmo que deverá ter no mínimo 10 inscrições, previsto para uma carga horária de 8h no dia 06/03/2018.

Ás instituições interessadas, com sede mais no centro da Capital para facilitar o acesso, podem se manifestar, tendo uma sala equipada com micro e projetor para a realização do Treinamento a ser dado por franqueado do PGQP a um custo de R$320,00 e que poderá ser pago através de empenho  para os servidores de Organizações Públicas adesas ao Gespública, ou pagamento direto ao PGQP para voluntários interessados.

Poderá ser realizado na UFRGS, TRE, UFCSPA, CEEE, Escola de Gestão da Pref Municipal ou outra, pra o qual esperamos os servidores se inscrevam..

FUNDAMENTOS
Os oito Fundamentos da gestão para excelência referem-se a:

PENSAMENTO SISTÊMICO: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.
COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos numa perspectiva de curto e longo prazo.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.
ADAPTABILIDADE: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.
LIDERANÇA TRANSFORMADORA: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e pessoas e interagindo com as partes interessadas.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS: reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e eficácia das atividades de forma a agregar valor para a organização e partes interessadas.
GERAÇÃO DE VALOR: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.

TEMAS
Os oito Fundamentos da gestão para excelência subdividem-se em 31 Temas:

1.  PENSAMENTO SISTÊMICO
Alinhamento
Tomada de Decisão
2.  COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
Requisitos das Partes Interessadas
Relacionamento com as Partes Interessadas
Clientes
Fornecedores
Força de Trabalho
3.  APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
Aperfeiçoamento
Competências Essenciais
Gestão do Conhecimento
Inovação
4.  ADAPTABILIDADE
Capacidade de Mudar
Flexibilidade
5.  LIDERANÇA TRANSFORMADORA
Valores e Princípios
Governança
Cultura Organizacional
Olhar para o Futuro
Sucessão
6.  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Econômico-financeiro
Ambiental
Social
7.  ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
Informações Organizacionais
Gestão por Processos
Produtos
8.  GERAÇÃO DE VALOR
Geração de resultados econômico-financeiros
Geração de resultados ambientais
Geração de resultados sociais
Geração de resultados relativos aos clientes
Geração de resultados relativos à força de trabalho
Geração de resultados relativos aos fornecedores
Geração de resultados dos produtos e processos
Para adquirir a publicação Modelo de Excelência da Gestão - 21ª edição - Guia de Referência da Gestão para Excelência, clique aqui.

5 livros para melhorar seu foco e sua produtividade

08/02/2018

Aproveite o recesso de carnaval para colocar a leitura em dia e definir suas metas e prioridades

Para quem não gosta de pular carnaval e de assistir à programação voltada para a cobertura do evento, a dica, para esse feriado, é colocar a leitura em dia. Para isso, fizemos uma seleção de cinco livros para ler durante o recesso. Nessa lista, contemplamos os temas produtividade e foco, abordados de diferentes maneiras em cada título.

Confira nossas dicas e boa leitura!

1- O poder do hábito - por Charles Duhigg
O livro explica que a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. O autor defende que ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas vidas.

2- Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes - por Stephen R. Covey
Este livro, que é um dos maiores fenômenos do mundo dos negócios, apresenta sete hábitos que ajudam você a superar os desafios do cotidiano e, assim, tornar-se mais eficaz, produtivo e feliz, tanto no âmbito profissional como pessoal. O objetivo do livro é oferecer ferramentas para a mudança e o desenvolvimento de pessoas e organizações.

3- Essencialismo - por Greg McKeown
Este livro vai muito além de técnicas de produtividade e gestão de tempo. Ele ensina, na verdade, a identificar o que é essencial e a eliminar o que não tem importância em nossas vidas. O objetivo é que o leitor aprenda a determinar suas prioridades e a focar suas energias no que realmente é importante.

4- Atenção plena: mindfulness - por Mark Williams e Danny Penman
Os autores apresentam técnicas de meditação, cientificamente fundamentadas, que podem ser usadas para superar períodos de crise ou para enfrentar os desafios do dia a dia. Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em viver e focar no presente.

5- Mindset - por Carol Dweck
A autora revela como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset, de acordo com Carol, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.