terça-feira, 31 de maio de 2016


Queridos Amigos Examinadores,

Segue em anexo o convite para preparação de examinadores que estará acontecendo em POA nos

dias 15 e 16 de junho.

PARTICIPE DO PNQS 2016

A ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, tem o prazer de convidá-lo(a) para participar, sem ônus, do Treinamento de “Preparação da Banca Examinadora 2016”– PNQS 19ª Edição, que tem como missão avaliar as organizações candidatas ao Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Ao ser um examinador do PNQS, você contribui com a construção de um país cada vez melhor, avaliando a qualidade da gestão das principais empresas de saneamento brasileiras.

O participante do curso que for selecionado e participar como examinador voluntário do PNQS terá as despesas de viagem, estadia e locomoção, referentes às avaliações que participar, para qualquer localidade do Brasil, pagas pela ABES.

Data: 15 e 16 de junho.

Local: Guaíba Eventos, Rua 7 de Setembro, 531 - Centro, Porto Alegre - RS, 90010-190

Telefone:(51) 3227-3595

Horário: 8:30h as 17:30h

Para realizar a sua inscrição, basta preencher a ficha cadastral em anexo e enviar a ABES pelo e-mail cnqa@abes-mg.org.br


Contamos com a sua presença.

CNQA
Comitê Nacional da Qualidade ABES
Acesse o site do PNQS e saiba mais: www.pnqs.com.br


sexta-feira, 20 de maio de 2016



Faça parte da banca avaliadora do PNQ

16/05/2016

FNQ realiza cursos da Trilha de Capacitação para profissionais que desejam candidatar-se a avaliador

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) está com inscrições abertas para as últimas turmas dos cursos da Trilha de Capacitação, para quem deseja se candidatar a avaliador do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) ainda no ciclo 2016. 
A trilha é composta pelos cursos Critérios de Excelência da Gestão - 20ª edição, Avaliação dos Sistemas de Gestão (ambos presenciais) e pelo Módulo Avaliador do PNQ 2016 (a distância) e capacita os participantes a atuarem como avaliadores do PNQ, além de oferecer uma visão ampla do sistema de gestão das organizações, possibilitando a atuação junto a empresas que buscam a excelência em todos os seus processos. 
Confira o calendário e não perca essa oportunidade:
O curso, de dois dias, proporciona o conhecimento conceitual e técnico básico para a compreensão dos Fundamentos e Critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminados pela FNQ.
Turma: 6 e 7 de junho (SP). 
Este curso é voltado para quem pretende atuar como avaliador e, também, para aqueles que querem autoavaliar a gestão de sua organização usando o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
Turma: 8 e 9 de junho (SP). 
Módulo Avaliador do PNQ 2016
Clique aqui e confira a palestra de Gustavo Utescher, responsável pela área de Capacitação e Premiação da FNQ. A realização desse módulo corresponde à terceira fase da Trilha da Banca.
Para mais informações sobre os valores e as condições especiais de pagamento, envie e-mail pararelacionamento@fnq.org.br

Veja como participar dos debates sobre economia colaborativa do CEG 2016

Atenta às mudanças que impactam as organizações no Brasil e no mundo, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) reunirá especialistas e executivos para falar sobre ao tema economia colaborativa no maior evento de gestão do País.

Durante o Congresso FNQ de Excelência em Gestão, que acontece em 22 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, os convidados falarão sobre a importância da adoção de novas formas de consumo e seus impactos sociais e econômicos. 
Confira a programação e garanta a sua participação:
8h30 - Credenciamento e welcome coffee. 
8h45 - Abertura: novo presidente do Conselho Curador da FNQ, Marcio Fernandes.
9h - Palestra: O que é economia colaborativa, com Dora Kaufman 
A Profª. Dra. Dora Kaufman mostrará, de forma didática, todos os conceitos que norteiam o tema, com base em pesquisa, estudos de casos e na sua experiência junto a empresas colaborativas e a institutos da Alemanha e do Brasil.
10h30 - Painel - empresas de negócios compartilhados
Entenda o impacto econômico ambiental e social do conceito de negócios compartilhado, em painel moderado por Dora Kaufman e com a participação das empresas Uber, OLX e PegCar.
12h - Almoço 
13h30 - Palestra: Perspectivas econômicas do Brasil, com Miriam Leitão
A economista, jornalista e apresentadora de televisão fará uma análise aprofundada sobre o cenário econômico atual brasileiro e abordará suas perspectivas para o futuro. Depois, Alexandre Caldini fará a moderação de perguntas do público.
15h30 - Painel - empresas tradicionais e o novo modelo de negócio
Descubra como as organizações estão se preparando para esta nova realidade, em painel moderado por Cláudia Vassalo (a confirmar) e participação das empresas Google, Natura, Kantar Ibope, Fiat (a confirmar) e Gafisa (a confirmar).
17h - Posicionamento Estratégico da FNQ 2016-2020: Jairo Martins, presidente executivo da Fundação.
Previsão de término às 17h30
Para obter outras informações, acesse o hotsite do evento e veja como participar. Clique aqui e saiba mais. 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

   
Data: 18/05/2016 Início: 14:00 Término: 16h00 - Local: PREF MUNIC DE SÃO LEOPOLDO, RS

Pauta:

1. Atualização do calendário de Cursos, Oficinas e Autoavaliações
2. Dados para o Gespública
3. Oficina de Gestão de Riscos
4. Oficinas a cargo da PROCERGS
5. Site e Blogger do Gespública
6. Acompanhamento dos PMGs
7. Estrutura existente hoje no Núcleo
8. Assuntos diversos
9. Case Anfitriã – Carta de Serviços e Escola de Gestão

ITEM TÓPICOS TRATADOS PENDÊNCIAS RESPONS. DATA LIMITE

1. Abertura e apresentações.


. Após as boas vindas e o agradecimento a Escola de Gestão do Executivo Municipal pela cessão do espaço e recepção dos participantes da reunião pelo coordenador Cassiano e de uma rodada de apresentações, ressalte-se a participação dos integrantes da DTM da Metroplan na reunião.
 
2. Estabelecimento do calendário de Cursos, Oficinas e Auto-avaliações


Até o momento foi ministrado nos dias 27 e 28 de janeiro, o Treinamento do ICA – Interpretação dos Critérios de Auto-avaliação do PGQP. Palestras de Sensibilização na METROPLAN e na Escola de Gestão da Pref Muic de Porto Alegre. Realizado o Curso de formação de instrutores para a Oficina de 250 Pontos e realizada a Oficina de Autoavaliação na METROPLAN nos dias 09 e 10/05, totalizando 5 oficinas já realizadas. Ficou agendado as oficinas de GRTD e Ética para o Servidor Público na Escola de Gestão da  Pref Munic de São Leopoldo para o dia 09/06. Ferramentas da Qualidade para o dia 30/06 com local a definir. Carta de Serviços na Metroplan no dia 03/08. Carta de Serviços na Escola de Gestão da Pref Munic de São Leopoldo no dia 24/08. Oficina de 5S e Gestão der Riscos na Escola de Gestão da Pref Munic de São Leopoldo para o dia 14/09.
Não houve.

3.  Oficina de Gestão de Riscos

A nova oficina de Gestão de Riscos, com carga horária e conteúdos programáticos foi apresentada aos presentes, devendo já ser realizada na Pefeitura Munic de São Leopoldo na data de 14/09
4 – Oficina a Cargo da Procergs

Por informações do Sr Alfredo que não esteve presente as oficinas estão sendo discutidas, fundamentalmente, na modalidade de EAD para servidores de Organizações adesas ao Núcleo que tenham interesse em fazer. Verificar no retorno de férias as providencias já adotadas e o andamento do assunto.
Alfredo
Próxima reunião

5 – Site e Blogger do Gespública

Em razão de mudanças que estão ocorrendo no MPOG – Com alterações possíveis na estrutura, não se está conseguindo acesso ao Site Oficial, embora reiterados pedidos para tal. Tampouco para incluir matérias atualizadas, quanto para resgatar o que lá havia antes da alteração no lay-out do Site Oficial. Foi ressaltado que poucos servidores são assinantes do Blogger Gespública Gaúcho e que assinando, recebe-se por email toda a matéria que lá for publicada. Gestionar junto ao Ministério o acesso e proceder nas atualizações necessárias.
Cassiano
Próxima Reunião

6 – Acompanhamento dos PMGs

Várias instituições realizaram suas autoavaliações e construíram seus Planos de Melhoria de Gestão, sendo certificadas pelo Núcleo por essa razão. Contudo não está havendo acompanhamento do andamento destes PMGs o que demanda contato e informações para saber da conclusão e se os prazos estabelecidos foram cumpridos.
Coordenação de Avaliação
Cassiano / Rui Pires
Próxima reunião.

7 – Estrutura existente do Núcleo.

Pelo organograma atual, o Núcleo possui duas representações regionais sendo uma na Fundação Hospital Santa Terezinha FHST em Erechim e a outra na Escola de Formação de Sargentos das Armas – EASA em Cruz Alta. Contudo as representações destas instituições não estão participando. A primeira pela Saída do Diretor Executivo do Hospital não havendo substituto e a segunda pelo Comandante não dar prioridade para a Gestão. Contatar com os representantes destas representações e ver o interesse na manutenção ou extinção das mesmas. Pelo envio das Atas e se houver proatividade aguardar manifestações dos mesmos nesses sentido.
Cassiano
Próxima
Reunião

8 – Assuntos Diversos

Foi informado pela nossa Coordenadora de Capacitação – Viviane M Oravec, da sua saída do Núcleo em razão de mudança para São Paulo, sendo esta a sua última reunião como Coordenadora. Em seu lugar foi apresentado  o colega Silvio Pereira que assumirá não só suas funções na CAIXA, como também todas as atividades de sua responsabilidade no Gespública. Os agradecimentos a colega Viviane pelo esforço e dedicação que sempre lhe foram peculiares e os votos de muito sucesso nas suas novas funções em São Paulo. Ao colega Silvio as boas vindas e o desejo de que suas novas atribuições sejam efetivamente relevantes para o seu engrandecimento como profissional, para a CAIXA e para o Gespública.

9 – Bench Marking

Como Case de melhores práticas ao final da reunião, prática já sistematizada, foi apresentado pela Servidora Claudia Koch nossa anfitriã, os Cases CARTA DE SERVIÇOS, e a criação e Implantação da ESCOLA DE GESTÃO. Inerente a Carta de Serviços da Prefeitura Municipal, contemplando as 19 Secretarias, foi demonstrado o esforço sobre humano para a reunião dos servidores representantes de cada uma delas e o levantamento dos serviços, bem como dos prazos de atendimento ao cidadão pelos serviços prestados em cada uma. Posteriormente das Cartas de Serviços das autarquias vinculadas ao Município, como da Fundação Hospital Centenário, IASP e do Serviços Municipais de Água e Esgoto – SEMAE., dizendo das dificuldades para a publicação mas da satisfação de ver as Cartas de Serviço enfim publicadas e disponibilizadas no site para todos os munícipes. Da Escola de Gestão falou das verbas e da origem dos recursos para tal. Do quanto ela se torna importante para os servidores municipais, no complemento de formação, capacitação e do espaço de cultura disponível com computadores que proporcionam acesso a internet, auditório equipado para mais de 100 pessoas e biblioteca a disposição dos mesmos.

Presentes na Reunião:

Aldir Seifried Trensurb aseifried@trensurb.gov.br
Cassiano Leonel Drum Voluntário Cassiano.leonel@terra.com.br
Cláudia R K. Johnstone Pref. Munic. SLeopoldo claudia.koch@saoleopoldo.rs.gov.br
Maria Carolina P S Hagen      Câmara Munic NH         maria-seitenfus@camaranh.rs.gov.br
Maria Denise Flesch (voluntária) denise.flesch1@gmail.com
Magda Stoll Andrade   TRE-RS magdastoll@tre-rs.jus.br
Hermes L. Machado Metroplan hermes-machado@metroplan.rs.gov.br
Rita de Cássia Sironi Trensurb Rita.sironi@trensurb.gov.br
Rodrigo Neves Alves Metroplan Rodrigo-alves@metroplan.rs.gov.br
Rui Voldimei Pires Metroplan rui-pires@metroplan.rs.gov.br
Silvio Pereira Caixa-GIFUG Silvio_bracht@hotmail.com
Viviane M. Oravec Caixa-GIFUG viviane.oravec@caixa.gov.br

Núcleo Estadual GesPública RS
Organização Âncora: TRENSURB
Contatos: gespublicagaucho@gmail.com
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS
Blog: http://gespublicagaucho.blogspot.com e  http://www.gespublica.gov.br/
Coordenador Geral: Cassiano Leonel Drum
(051) 8209-5599
REGISTRO FEITO POR: Viviane / Cassiano

PRÓXIMA REUNIÃO : 16/06 – CORSAN – PORTO ALEGRE

terça-feira, 17 de maio de 2016



A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) sedia, nos dias 2 e 3 de junho, o II Encontro do Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (Orsub). O evento, vinculado ao Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (Iesalc) da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), receberá especialistas na área de educação de todo o país e da América Latina para debater ações de responsabilidade social nas instituições brasileiras de ensino superior.

As atividades iniciam na manhã do dia 2, com a abertura oficial, a ser realizada pela reitora da UFCSPA, Miriam da Costa Oliveira, o diretor do Iesalc/Unesco, o chileno Pedro Henriquez Guajardo, e o coordenador do Observatório de Responsabilidade Social para América Latina e Caribe (Orsalc), o colombiano Humberto Grimaldo Durán. 

O dia prossegue com palestras sobre: áreas de atuação da Unesco no Brasil e possibilidades de cooperação, com Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do setor de educação da Unesco; perfil de responsabilidade social das universidades federais brasileiras, com a coordenadora do Orsub e pró-reitora de Planejamento da UFCSPA, Liane Nanci Rotta; ampliação da autonomia do idoso, com a educadora física e professora da Unisinos Suzana Wolff; ações para o acolhimento de refugiados, com Sandra Avila Farias Bordignon (membro da comissão ProHaiti da UFFS), João Roberto Alves Amorin (coordenador de Projetos e Relações Internacionais da Unifesp) e Wagner Souza dos Santos (da coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCAR); 

os cinco "Is" da extensão e o progresso de inserção social na Furg, com Lucia Regina Nobre, diretora de Extensão da Furg; e, novas iniciativas em responsabilidade social, com o juiz federal e conselheiro do International Council of Human Rights, Roger Raupp Rios. 

Haverá ainda uma explanação sobre o Prêmio Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, 3, ocorrerá um benchmarking sobre responsabilidade social, que terá acesso restrito.  

O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. Inscrições devem ser realizadas pelo e-mail orsub@ufcspa.edu.br . A UFCSPA fica na rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS.
Arte: André Nasi


16/05/2016 
• UFCSPA recebe certificado pela participação no Sistema de Avaliação da Gestão do PGQP
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) concluiu mais uma etapa do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Na tarde da quinta-feira, dia 12/05, durante reunião do Conselho Universitário, a reitora Miriam da Costa Oliveira recebeu do secretário executivo do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry, e do consultor do PGQP na UFCSPA e coordenador da Comissão Técnica do PGQP, Victor Hugo Seger, o certificado pela participação no Sistema de Avaliação da Gestão 2015. 

A aplicação deste sistema na universidade ocorreu com a mobilização de 60 servidores, entre professores e técnico-administrativos, que realizaram mapeamento de processos e sugestões de melhoria seguindo as orientações dos os critérios Rumo à Excelência (7ª. Edição). 

Todos os participantes realizaram cursos de orientação para a elaboração de diagnóstico e avaliação de gestão e atuaram em oito grupos de trabalho para o desenvolvimento de ações do Programa. Pierry elogiou a participação da UFCSPA no PGQP e lembrou que “a tomada de decisões deve ser qualificada na direção de um mundo sustentável”.

A instituição receberá em evento a ser realizado em Dez/2016, o certificado do Gespública, vez que todas aqueles que realizaram a Autoavaliação pelo PGQP são também certificados pelo Comitê Setorial Gespública.

domingo, 15 de maio de 2016



GESPÚBLICA RS
PAUTA DA REUNIÃO Nº 03/2016 

Data: 18/05/2016
Local: Prefeitura Municipal de São Leopoldo – Av. Dom João Becker, 754 –  2º piso -  Centro São Leopoldo-RS
Horário: 14 às 16:30 horas


ASSUNTOS A SEREM TRATADOS:

Atualização do calendário de Cursos, Oficinas e Autoavaliações
Dados para o Gespública
Oficina de Gestão de Riscos
Oficinas a cargo da PROCERGS
Site e Blogger do Gespública
Acompanhamento dos PMGs
Estrutura existente
Assuntos diversos

Momento de Benchmarking : Escola de Gestão Pública e Carta de Serviços.



São Leopoldo, 11 de maio de  2016


         Cassiano Leonel Drum                Luiz Gustavo da Silva
 Coordenador Núcleo Gespública-RS                  Secretário Executivo


Núcleo Estadual do GesPública RS
Organização Âncora: TRENSURB
Contatos:
gespublicagaucho@gmail.com
gespublica.gaucho@terra.com..br
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS
Blog: http://gespublicagaucho.blogspot.com.br/
http://www.gespublica.gov.br/
Coordenador Geral: Cassiano Leonel Drum
(051) 8209-5599



AVALIAÇÃO SIMPLIFICADA - RÉGUA 100 PONTOS
[Somente o(a) titular da organização ou pessoa indicada por ele(a) deve preenchê-lo]
Elabore um rápido diagnóstico da organização sob a sua responsabilidade, escolhendo a alternativa que melhor evidencia a situação atual nas respectivas caixas abaixo:
1. Sobre a organização:
1.1 - Nome da Organização
1.2 - Endereço completo da organização, incluindo o CEP
1.3 - Nome do responsável pelas informações
1.4 - E-mail:
1.5 - Telefone Fixo e/ou Móvel (Solicitamos informar o DDD)
1.6 - Melhor data para a visita técnica
dd/mm/aaaa
2. Avaliação simplificada da gestão:
1. A direção envolve-se pessoalmente no processo de melhoria da gestão? (Vale 10 Pontos):
Nunca 0,0%
Raramente 25%
Muitas vezes 50%
Quase sempre 75%
Sempre 100%
2. Os principais objetivos da organização são implementados por meio de planos de ação, derivados destes objetivos? (Vale 10 Pontos):
Nunca 0,0%
Raramente 25%
Muitas vezes 50%
Quase sempre 75%
Sempre 100%
3. A organização avalia a satisfação dos cidadãos usuários dos seus serviços? (Vale 10 Pontos):
Nunca 0,0%
Raramente 25%
Muitas vezes 50%
Quase sempre 75%
Sempre 100%
4. As informações de apoio às decisões são organizadas e estão disponíveis a quem delas necessita? (Vale 10 Pontos):
Nunca 0,0%
Raramente 25%
Muitas vezes 50%
Quase sempre 75%
Sempre 100%
5. Os servidores são estimulados a melhorar continuamente seu desempenho? (Vale 10 Pontos):
Nunca 0,0%
Raramente 25%
Muitas vezes 50%
Quase sempre 75%
Sempre 100%
6. Os principais processos são monitorados a fim de ofertar o melhor serviço, ao menor custo, aos cidadãos usuários? (Vale 10 Pontos):
Nunca 0,0%
Raramente 25%
Muitas vezes 50%
Quase sempre 75%
Sempre 100%
7. Os resultados da organização são acompanhados pelos cidadãos usuários e pela sociedade? (Vale 40 Pontos):
Nunca 0,0%
Raramente 25%
Muitas vezes 50%
Quase sempre 75%
Sempre 100%
3 - Finalização da segunda etapa:
3.1 - O(a) titular da organização deseja receber cópia do relatório de visita emitido pela banca de validadores?
Sim
Não
3.2 - O(a) titular da organização deseja receber o certificado de nível de gestão da seguinte forma:
Em solenidade a ser organizada pela organização adesa
Durante a solenidade de final de ano do Gespública
Por email
Pelo Correio
3.3 - Melhor data para a primeira visita de acompanhamento da melhoria contínua referente ao plano de melhoria da gestão (PMG), elaborado com base no diagnóstico realizado
dd/mm/aaaa
Observações e Perguntas:
 Enviar Diagnóstico da Gestão

Guia Prático Para Avaliação da Gestão Pública 
GAGP - 250 Pontos
*Obrigatório
Perfil da Organização
O Perfil é uma descrição geral do sistema-organização que será avaliado. Seu objetivo principal é proporcionar a todos os avaliadores uma visão sistêmica da sua organização, pois, normalmente, os colaboradores conhecem parcialmente a instituição em que trabalham. Além disso, o Perfil da Organização será de grande importância para os avaliadores externos no momento da validação do processo de autoavaliação da gestão, que servirá de base para a certificação do nível de gestão.
Nome da organização *
Sua resposta
Cidade /U.F. *
Sua resposta
Vinculação *
Informar o órgão superior a qual a organização está subordinada/vinculada, quando pertinente.

Sua resposta
Poder *
Selecionar o Poder a que a organização pertence.

Sua resposta
Esfera ou nível de governo *
Selecionar a esfera ou o nível de governo em que está inserida a organização

Sua resposta
Natureza jurídica *
Selecionar a natureza jurídica da organização.

Sua resposta
Competências básicas *
1- Informar a missão (atividade fim) e um pequeno histórico da origem da organização, mencionando de forma breve suas competências básicas, datas e fatos relevantes (fundação, criação (legislação), aquisições, fusões, desmembramentos, incorporações, separações, alteração de controle acionário, troca do principal executivo etc.). 2- Descrever a natureza das atividades desenvolvidas (serviços/produtos). 3- Informar a área de abrangência da atuação (local, regional, estadual, nacional, internacional).
Sua resposta
Indicadores Institucionais *
1 - Relacionar os indicadores que representam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, de um serviço, de um produto ou da organização como um todo. 2 - São escritos com o uso de linguagem matemática e que servem de parâmetros de referência para medir a eficiência a eficácia e a efetividade dos processos e de suas atividades. 3 - Mostram um cálculo que deve ser efetuado com grandezas distintas. O resultado do cálculo, ou o próprio indicador, é também uma grandeza com um significado. 4 - É um número, percentagem ou razão que mede um aspecto do desempenho, com o objetivo de comparar esta medida com metas pré-estabelecidas.
Sua resposta
Principais cidadãos-usuários ou clientes *
1 - Citar a denominação dos principais tipos de cidadãos-usuários dos serviços (Ex.: consumidores, usuários, contribuintes, sociedade, cidadão ou outros beneficiários diretos dos produtos fornecidos como outros órgãos de governo, iniciativa privada etc.). 2 - Especificar as possíveis limitações legais ou formas especiais de relacionamento que possam influenciar a relação organização/cidadãos-usuários/clientes.
Sua resposta
Principais produtos e serviços *
Relacionar os principais produtos e serviços relacionados à atividade finalística da organização.
Sua resposta
Processos finalísticos *
Descrever de forma sucinta os processos finalísticos na conformação dos principais produtos e serviços da organização.
Sua resposta
Principais processos de apoio *
Relacionar os principais processos de apoio da organização (relacionam-se aos procedimentos administrativos e jurídicos e envolvem: serviços de administração financeira e orçamentária; pessoas; material - patrimônio, compras, almoxarifado; transporte, área comercial, controle interno, assessoria jurídica e/ou outras atividades correlatas).
Sua resposta
Perfil do quadro de pessoal *
1 - Descrever o quadro de pessoal, especificando o número de pessoas (colaboradores contratados, temporários, terceirizados), classificados por escolaridade e distribuídos entre as áreas fim e meio da organização. 2 - Informar o número de cargos e funções, comissões e outros. 3 - Especificar o regime jurídico de vinculação.
Sua resposta
Critério 1 – Governança (22 pontos)
Este critério aborda a governança pública; o exercício da liderança pela alta administração e a atuação da alta administração na condução da análise do desempenho do órgão/entidade.
*
a) A alta direção promove a reflexão sobre o papel do órgão/entidade, dentro da estrutura da Administração Pública, levando em consideração as prioridades, os desafios, riscos e os resultados esperados. (4 pontos)
b) O processo decisório está estruturado para assegurar a tomada de decisão em conformidade com as competências do órgão, as diretrizes de governo e o interesse público. (3 pontos)
c) A alta Administração promove a mobilização e responsabilização da força de trabalho com vistas a melhorar a eficiência e o atingimento das metas estratégicas. (3 pontos)
d) A alta direção patrocina a implantação/atualização da Carta de Serviços ao Cidadão. (3 pontos)
e) A alta Administração delega poderes e competências com base em critérios objetivos. (3 pontos)
f) A alta direção monitora a estratégia e o desempenho institucional com foco no atendimento dos objetivos governamentais. (2 pontos)
g) A alta direção avalia a sua capacidade de governança, definindo as principais ações para fortalecer o sistema de gestão institucional. (2 pontos)
h) A alta Administração avalia as melhorias implementadas nos processos gerenciais, decorrentes das proposições das partes interessadas. (1 ponto)
i) A alta direção promove o comportamento ético. (1 ponto)
Obrigatória
Critério 2 - Estratégia e Planos (22 pontos)
Este item aborda a implementação de processos que contribuem diretamente para a formulação de uma estratégia consistente, coerente e alinhada aos objetivos de governo.
*
a) A missão, a visão, os objetivos e as diretrizes da organização estão definidos. (3 pontos)
b) Na elaboração do Planejamento estratégico os ambientes interno e externo são analisados para identificar riscos e oportunidades, considerando as necessidades das partes interessadas. (3 pontos)
c) A formulação e a revisão da estratégia estão alinhadas aos objetivos de governo e aos resultados esperados. (2 pontos)
d) O processo de planejamento estratégico contempla metas de redução de custos e de melhoria da qualidade dos serviços. (2 pontos)
e) A programação orçamentária é realizada com base na estratégia formulada. (2 pontos)
f) A estratégia se desdobra em planos e metas de curto e longo prazos, definindo indicadores e responsáveis. (3 pontos)
g) Os recursos são alocados para assegurar a implementação dos planos e metas, inclusive quanto a capacitação dos servidores. (2 pontos)
h) As metas e os planos são desdobrados para as unidades, de forma a assegurar a coerência com a estratégia. (2 pontos)
i) Na definição das metas e indicadores, são consideradas as informações comparativas com outras organizações. (3 pontos)
Obrigatória
Critério 3 - Cidadão-usuário (22 pontos)
Este critério aborda o relacionamento do órgão/entidade pública com os Cidadãos-usuários, abrangendo a imagem da organização, o conhecimento que os Cidadãos-usuários tem da organização, a maneira como essa se relaciona com estes. O cidadão, as empresas, organizações da sociedade civil e organizações do setor público são exemplos de Cidadãos-usuários.
*
a) São identificadas e classificadas as necessidades e expectativas do cidadão-usuário. (4 pontos)
b) A imagem institucional é avaliada por meio de pesquisa ou outros instrumentos. (3 pontos)
c) A Carta de Serviços ao Cidadão é divulgada, monitorada e avaliada em relação aos seus requisitos legais e aos compromissos formalizados. (3 pontos)
d) Os processos de atendimento ao cidadão-usuário estão definidos com base nos seus requisitos e recursos necessários. (2 pontos)
e) Os processos de atendimento ao cidadão-usuário são monitorados e avaliados com base em indicadores de desempenho. (2 pontos)
f) As solicitações, reclamações ou sugestões dos cidadãos-usuários são tratadas e os seus resultados são informados aos interessados e repassados às unidades da organização. (3 pontos)
g) A qualidade do atendimento é monitorada e avaliada, com base em padrões de desempenho preestabelecidos e pesquisas de satisfação. (3 pontos)
h) Os processos de atendimento são aprimorados a partir da análise do desempenho, das necessidades e das expectativas do cidadão-usuário. (2 pontos)
Obrigatória
Critério 4 - Interesse Público e Cidadania (22 pontos)
Este critério aborda a observância do interesse público, a observância do regime administrativo e a participação e o controle social.
*
a) Os eventuais impactos negativos da atuação institucional, nos aspectos social, econômico e ambiental, são identificados e avaliados. (4 pontos)
b) A entidade promove a sustentabilidade ambiental por meio da conscientização dos servidores, parceiros, fornecedores e demais interessados. (3 pontos)
c) A entidade atua para superar possíveis entraves legais observando as disposições constitucionais e do regime administrativo da administração pública. (2 pontos)
d) Os resultados das solicitações, reclamações e sugestões são analisados e incorporados aos processos finalísticos e de apoio. (3 pontos)
e) Existem canais e instrumentos para a divulgação da prestação de contas dos resultados institucionais diretamente à sociedade, com linguagem e conteúdo apropriados. (4 pontos)
) A entidade conta com ouvidoria ou outros serviços abertos à sociedade para escutar as reivindicações, denúncias e sugestões. (2 pontos)
g) O desempenho da ouvidoria ou de outros serviços abertos à sociedade é monitorado e avaliado com vistas a melhoria dos serviços. (2 pontos)
h) É assegurada a acessibilidade adequada aos imóveis. (2 pontos)
Obrigatória
Critério 5 - Informação e Conhecimento
Este critério aborda a implementação de processos que contribuem diretamente para a disponibilização sistemática de informações atualizadas, precisas e seguras aos usuários, bem como a implementação de processos que contribuem diretamente para a disponibilização sistemática de informações atualizadas, precisas e seguras aos usuários.
*
a) As informações necessárias para apoiar os serviços e subsidiar a tomada de decisão são produzidas, permitindo o controle em todos os níveis da organização. (4 pontos)
b) Os sistemas de informação atendem às necessidades identificadas e permitem o cruzamento de informações entre si (interoperabilidade).(3 pontos)
c) As informações utilizadas são confiáveis, atualizadas e acessíveis aos usuários. (3 pontos)
d) Há orientação institucional no sentido da realização periódica de cópia de segurança (backups), senhas de acesso, dentre outras práticas de segurança. (2 pontos)
e) Existem ações de preservação da memória institucional. (2 pontos)
f) São identificados e registrados os conhecimentos institucionais relevantes, internos (pessoas, competência profissional, memória administrativa, documentos, sistemas de informação) e externos (referenciais comparativos da Administração Pública ou privada, mercado, sociedade). (4 pontos)
g) São utilizados mecanismos de difusão e compartilhamento do conhecimento entre todos os servidores. (2 pontos)
h) Os sistemas de trabalho estão projetados e permitem a realização da gestão do conhecimento institucional. (2 pontos)
Obrigatória
Critério 6 - Pessoas (22 pontos)
Este critério aborda o sistema de trabalho do órgão/entidade, o desenvolvimento profissional e a qualidade de vida da força de trabalho.
*
a) A estruturação dos sistemas de trabalho está alinhada aos processos. (4 pontos)
b) Os sistemas de trabalho levam em consideração a estrutura dos cargos e as funções inerentes e estão alinhados à missão institucional. (2 pontos)
c) Há integração dos diversos níveis gerenciais, propiciando a tomada de decisão e facilitando o fluxo de informações entre as unidades. (2 pontos)
d) As necessidades de pessoas são alinhadas aos processos e aos sistemas de trabalho. (2 pontos)
e) São identificadas as necessidades de capacitação e de desenvolvimento profissional na elaboração do plano de capacitação. (2 pontos)
f) O desempenho das pessoas e das equipes é gerenciado de forma a estimular a busca de resultados e considera as metas estabelecidas. (4 pontos)
g) Existem ações e programas voltados para a qualidade de vida no trabalho. (2 pontos)
h) Os servidores são avaliados com base nas competências requeridas para o desempenho de suas funções. (2 pontos)
i) São identificados e tratados os fatores de risco relacionados à saúde ocupacional e à segurança no trabalho visando a mitigar seus efeitos. (2 pontos)
Obrigatória
Critério 7 - Processos (22 pontos)
Este critério aborda a gestão dos processos finalísticos e os processos financeiros, de integração de políticas públicas, de atuação descentralizada, de compras e contratos, de parcerias com entidades civis e de gestão do patrimônio público.
*
a) Os processos finalísticos e de apoio estão identificados e consideram a missão institucional. (3 pontos)
b) Os requisitos do cidadão-usuário e das partes interessadas subsidiam o redesenho dos processos finalísticos. (2 pontos)
c) Os processos finalísticos e de apoio são controlados para atender os requisitos dos cidadãos-usuários e partes interessadas. (2 pontos)
d) Os processos finalísticos e os processos de apoio são melhorados de forma a ampliar sua capacidade de gerar resultados. (3 pontos)
e) A elaboração e o gerenciamento do orçamento levam em consideração o histórico da execução orçamentária-financeira e o atingimento das metas estratégicas. (2 pontos)
f) O gerenciamento da execução financeira atende as necessidades da organização e possibilita o realinhamento do orçamento às estratégias, quando necessário. (2 pontos)
g) A seleção de fornecedores leva em consideração os critérios técnicos e as necessidades dos usuários dos bens e serviços a serem adquiridos. (2 pontos)
h) Os fornecedores são avaliados quanto ao seu desempenho, possibilitando ações corretivas, de forma a subsidiar novas contratações. (2 pontos)
i) São adotadas práticas gerenciais que visam à conservação geral e à segurança dos imóveis. (2 pontos)
j) São adotados métodos e instrumentos gerenciais para a avaliação da conservação dos bens móveis. (2 pontos)
Obrigatória
Critério 8 – Resultados (96 pontos)
Este critério apresenta os resultados produzidos pelo órgão/entidade pública.
*
a) Resultados dos indicadores de atendimento ao cidadão-usuário. (10 pontos)
b) Resultados dos indicadores dos objetivos estratégicos. (10 pontos)
c) Resultados dos indicadores da atividade finalística. (10 pontos)
d) Resultados dos indicadores da atividade dos processos de apoio. (10 pontos)
e) Resultados dos indicadores relativos à gestão de pessoas. (10 pontos)
f) Resultados dos indicadores relativos à gestão orçamentária e financeira. (8 pontos)
g) Resultados dos indicadores relativos à gestão de suprimentos. (10 pontos)
h) Resultado dos indicadores relativos à gestão patrimonial. (8 pontos)
i) Resultados dos indicadores relativos ao interesse público e cidadania. (10 pontos)
j) Resultados dos indicadores relativos à sustentabilidade. (10 pontos)