O que é a certificação
Com uma rede de parceiros espalhados por todo o Brasil, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) desenvolveu um Programa de Certificação para mensurar e classificar o nível de conhecimento, entendimento e aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) entre os profissionais que buscam as melhores práticas de gestão.
Ao incentivar a certificação dos seus parceiros, a Fundação promove a formação dos profissionais e traça estratégias para mapear as competências dos candidatos, com o intuito de melhorar o processo de designação para suas atividades. Além disso, estimula mudanças e melhorias nos processos gerenciais das organizações participantes.
Segmentado em grupos de atuação, o Programa de Certificação contempla, individualmente, diferentes níveis de conhecimento, a fim de atender às necessidades de cada participante do processo.
Assim, os profissionais foram divididos em quatro grupos, da seguinte maneira:
●
avaliador: grupo de trabalho voluntário que atua anualmente no processo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) e/ou premiações regionais/setoriais que utilizem o MEG (Rede QPC);
●
instrutor: multiplicador de conhecimentos do MEG e de temas associados;
●
especialista: pessoas com experiência comprovada e validada pela FNQ na aplicação do MEG, como referência, em projetos de organizações diversas;
●
credenciado: profissional com certificação de especialista que pode representar institucionalmente e comercialmente a FNQ.
Os principais objetivos do Programa são:
●
certificar profissionais com conhecimento e entendimento do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG);
●
facilitar o processo de designação para as atividades junto à FNQ;
●
formar representantes oficiais da FNQ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário