Plataforma MOOC |
Qua, 04 de Março de 2015 17:09 |
IFSULDEMINAS disponibiliza acesso a cursos online e gratuitos na Plataforma MOOC
O MOOC é um desenvolvimento muito recente na área de educação a distância e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerida pelo (REA) Recursos Educacionais Abertos. Qualquer pessoa pode participar dos cursos oferecidos, pois não existe pré-requisito para o acesso, como também não é emitido certificado de participação ao aluno.
De acordo com o diretor de Ensino a Distância do IFSULDEMINAS, Marcos Roberto Cândido, a plataforma é interessante para a instituição. “Ela possibilita o uso desta tecnologia educacional para cursos tanto na modalidade presencial quanto a distância, sem distinção”, comenta.
Plataforma MOOC - IFSULDEMINAS
O acesso à Plataforma MOOC está disponível na página do IFSULDEMINAS. Trata-se de mais uma tecnologia educacional que serve de apoio à comunidade acadêmica da instituição. No entanto, a comunidade externa também pode se beneficiar dos conteúdos estruturados na Plataforma e acessar os cursos.
Inicialmente, os cursos oferecidos pela Plataforma MOOC – IFSULDEMINAS se concentram, em sua maioria, no Eixo Tecnológico “Informação e Comunicação”, terminologia adotada pela Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC/MEC). Em geral são cursos que ensinam linguagens de programação, banco de dados, desenvolvimento de websites, desenho de jogos, entre outros, que estão disponíveis gratuitamente.
O link de acesso à plataforma está disponível na página inicial da instituição (clique aqui). Para acessar o conteúdo, basta criar um login e senha, desmarcando a opção "Sou estudante do Instituto Federal Rio Grandense". Os estudantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos, acessar matérias complementares e fazer anotações em um caderno virtual. Dessa forma, os gestores e professores do MOOC podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão. Porém reforçamos que os cursos são livres e gratuitos, mas não são certificados pelo IFSULDEMINAS.
Texto: Ascom/Reitoria - IFSULDEMINAS com informações de Marcos Roberto Cânidido
Data: 04/03/2015
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário