Conheça quatro práticas de sucesso em evento da FNQ e da Fundibeq
08/09/2015
Encontro em São Paulo reúne reconhecidas no PNQ e no Prêmio Iberoamericano, em 16 de setembro
Fórum de Boas Práticas e Convención Iberoamericana de la Calidad acontecem em 16 de setembro, em São Paulo. Realizados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e pela Fundación Iberoamericana para la Gestión de la Calidad(Fundibeq), o evento reúne organizações brasileiras e iberoamericanas, com o objetivo de promover o benchmarking com empresas reconhecidas nacional e internacionalmente e compartilhar experiências sobre boas práticas de gestão.
O diretor geral da Fundibeq Juan Luis Martín Cuesta afirma: “Com a experiência acumulada dos 17 anos de Fundibeq, mostramos que existem organizações excelentes, tanto no setor público como no empresarial, qas quais são um exemplo vivo para aquelas que queiram segui-las”.
Para o gestor corporativo de excelência do Negócio da EDP, Ewaldo Cristhiano Nogueira, é importante fomentar, na organização, a oportunidade para a partilha de experiências e de aprendizado, para liberar o potencial de melhoria contido na pluralidade cultural.
Já o palestrante da Abengoa, Brandon Kaufman Zalkinf, acredita que as diferenças culturais são uma realidade e, inicialmente, interferem na gestão das organizações. “Essa multiculturalidade nos faz crescer e é a base do nosso sistema de gestão”, defende.
O palestrante da Master Sistemas Automotivos, Gibrail Antônio Gambirazzio, acredita que as melhores práticas adotadas por organizações podem ser consideradas universais. “O modelo de gestão congrega o que tem de mais moderno em conceitos de gerenciamento de processos e se as empresas implementarem suas práticas seguindo os requisitos do modelo, com certeza, serão referenciais de excelência”, explica.
Conheça as organizações e os temas de suas práticas, que serão apresentadas durante o encontro.
Abengoa – Uruguai (11h)
Liderança e planejamento estratégico
A organização aplica soluções de tecnologia inovadora para a desenvolvimento sustentável nos setores de energia e de meio ambiente, gerando eletricidade a partir de recursos renováveis. Única empresa que venceu três vezes o Prêmio Iberoamericano de Qualidade (2009, 2012 e 2014), a Abengoa Uruguay traz o tema “Liderança e planejamento estratégico” para o encontro. De acordo com o palestrante Brandon Kaufman Zalkind, a apresentação está centrada em explicar as ferramentas que possibilitaram o crescimento à organização, transformando-os permanentemente.
Instituto del Corazón – Colômbia (11h45)
Inovação em saúde, um desafio possível de alcançar
Os constantes desenvolvimentos tecnológicos, os mercados globalizados, as mudanças difíceis de interpretar e de prever e uma preocupação maior para oferecer ao paciente a melhor experiência, além da satisfação, são os elementos que configuram o contexto atual do setor da saúde.
Nesta dinâmica, a inovação é um fator fundamental para alcançar a competitividade nos mercados globais, onde é exigido que as organizações sejam ágeis, fortaleçam sua capacidade inovadora e mantenham-se apaixonadas por ideias criativas. Tudo isso justifica a necessidade de novos modelos de gestão da inovação, que se sustentam em uma aproximação criativa, interativa, prática e centrada no homem e, nesse sentido, parece fundamental mostrar a aproximação alcançada na Fundación Cardiovascular de Colombia.
Master Sistemas Automotivos – Brasil (14h)
Programa Florescer
Desde 2002, a organização promove o Programa Florescer, que tem como missão preparar crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, para uma melhor qualidade de vida e um futuro promissor. Contabilizando mais de 30 mil beneficiados, o programa funciona no formato de Centros de Educação Livre, complementando a escola regular. Os participantes têm atividades de inglês, informática, canto, coral, música instrumental, educação corporal, educação ambiental, educação para a vida, atendimento diário das tarefas escolares e reforço pedagógico. Além disso, os pais e professores também são envolvidos, assistindo a palestras, com o objetivo de oferecer informações e orientações sobre os aspectos relacionados à infância e à adolescência.
EDP – Brasil (14h45)
Ciclos de redução de reclamações
A holding do setor elétrico realizou um trabalho com foco na redução de reclamações dos clientes, na promoção da melhoria contínua e no aprendizado na organização. Para isso, são designados grupos de trabalho para analisar os principais problemas que resultam em reclamações no canal de atendimento. Eles adotam ferramentas de melhoria contínua, como o PDCA e oLean e são formados por pessoas que trabalham nos processos elencados por análise.
Além disso, o evento contará com uma palestra magna com o presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini, que traz o tema “Networking x not working”, e o painel de debates sobre o desafio das empresas iberoamericanas no País, com a participação da Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil.
Serviço - Fórum de Boas Práticas e Convención Iberoamericana de la Calidad
Quando: 16 de setembro de 2015, de 8h30 às 17h30.
Onde: Hotel Maksoud Plaza
Endereço: Alameda Campinas, 150 - Cerqueira César - São Paulo, SP
Para filiados da FNQ a participação é gratuita. Não filiados pagam R$ 300,00.
>>> Para mais informações e inscrições, envie e-mail para eventos@fnq.org.br <<<