 |
12/09/2014 |
 |
|
• Seminário de Educação Empreendedora reúne mais de 600 professores em Porto Alegre |
|
• Notícias
Presidente do SEBRAE/RS abriu o evento, que está sendo realizado paralelamente à Feira do Empreendedor 2014
Mais de 600 profissionais de educação do Rio Grande do Sul participam, na tarde desta quinta-feira, 11 de setembro, do 6º Seminário de Educação Empreendedora. O evento ocorre paralelamente à Feira do Empreendedor 2014, que começou hoje e segue até domingo (14), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. Responsável pela abertura do Seminário, o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, destacou a importância do fomento ao empreendedorismo nas crianças e jovens. "Precisamos criar novas gerações de empreendedores fortes e, temos a certeza, que a união das ferramentas do SEBRAE com o conhecimento de vocês, educadores, será fundamental para que isso se torne realidade", destacou koch.
Após a abertura, os participantes acompanharam o painel sobre inovação na educação com André Gravatá, da Educ-Ação, Miguel Andorffy, fundador da plataforma on-line de aprendizagem MeSalva, e Fábio Mendes, fundador da Autonomia Soluções em Educação. A moderadora foi Ana Flávia Costa, do Instituto Inspirare, que atua na melhoria da educação no Brasil, com iniciativas como a Porvir – agência de notícias sobre inovações na educação.
Co-fundador e podcaster da Educartis, Maurício Curi, foi o responsável pelo segundo painel da tarde. O empresário, que também é criador e gestor de diálogos do CO.MO.VER, canal de conteúdo gratuito de alta qualidade no Youtube, com entrevistas de pensadores da área de educação, realizou provocações a respeito de um processo de ensino-aprendizagem mais coletivo, colaborativo e interligado. Outro panelista da tarde foi o engenheiro e diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio, José Alberto Aranha. Ele falou sobre o tema Educar, Empreender, Viver: Alma de Educador. Para ele, o caminho de educar, assim como o de empreender, exige muita inspiração e transpiração.
Viviane Mosé encerra o encontro
A tarde encerra com a palestra da apresentadora do quadro Ser ou Não Ser, do Fantástico, Viviane Mosé, que destaca características do empreendedorismo que devem ser postas em contato com os alunos desde a educação básica. “Aluno bom é aquele que questiona, duvida e propõe, que empreende sua carreira e vida. É o eixo da educação do futuro: autonomia e responsabilidade”, diz ela. Viviane, que coordenou a reforma curricular do ensino médio no Espírito Santo, acredita que o caminho da educação é desenvolver habilidades e competências. "A educação do futuro deve ser voltada para que o aluno viva melhor, e não apenas para que passe no vestibular", destaca.
Fonte: Sebrae-RS
Foto: SXC.HU
Nenhum comentário:
Postar um comentário