quinta-feira, 3 de maio de 2018



MELHORES EM GESTÃO - PGQP 2018

O processo de avaliação das candidatas contará com três grupos de voluntários: Avaliadores, Orientadores e Banca Deliberativa. 

Orientadores – voluntários especialistas certificados pela FNQ e que atuaram no Melhores em Gestão.  Eles irão orientar Avaliadores Líderes na análise da candidata e no Plano de Visita. Com o retorno dos relatórios dos avaliadores, após a visita, o orientador fará uma análise técnica e irá preparar uma recomendação à Banca Deliberativa, com os principais eixos potencializadores e fragilizadores da candidata. Para finalizar, irão analisar e aprovar o DMG elaborado pelo Líder.

Avaliadores Líderes – voluntários experientes, capacitados e habilitados, que contarão com o apoio do Orientador. Com base no Plano de Visita recebido do Orientador, irão preparar a visita, conduzir a mesma e fazer os devidos apontamentos de pontos fortes e oportunidades de melhorias que serão encaminhados aos Orientadores. Ao final do processo, elaborar o DMG com as observações do Orientador e suas próprias considerações.

Avaliadores – voluntários capacitados e habilitados que, juntamente com o Avaliador Líder, apoia a preparação do plano de visita, participa presencialmente da mesma e auxilia na elaboração do relatório pós visita.

Banca Deliberativa – voluntários experientes, capacitados e habilitados, representantes de grupos de organização, que não estejam participando do ciclo. Este grupo será coordenado por um voluntário técnico designado pela SE-PGQP. Esta Banca irá analisar as considerações dos Orientadores e tomará a decisão sobre o reconhecimento das candidatas.

Em relação as etapas do processo, abaixo as informações:

ANÁLISE PRÉVIA  
Os Avaliadores e Orientadores têm acesso à todas as informações preenchidas/enviadas pela Candidata. Com posse das informações, analisam as informações, verificam possíveis inconsistências, realizam uma análise prévia e planejam a visita. O Orientador passa para a equipe um Plano de Visita, que será detalhado pela equipe.

VISITA ÀS INSTALAÇÕES
Toda a comunicação entre candidata e equipe deverá ser feita por meio do Avaliador Líder. Para a realização da visita, será encaminhada uma agenda prévia para a Candidata.

A Candidata deverá validar ou sugerir alterações em relação à agenda proposta, as quais deverão ser enviadas para o Avaliador Líder, por e-mail. Inicia-se, então, o planejamento da visita, no qual o Líder e o representante da Candidata definem, em conjunto, as providências relacionadas à logística. Tendo conhecimento de seus nomes e da origem, a Candidata pode solicitar a substituição de algum dos avaliadores, desde que existam justificativas plausíveis e aceitas pelo PGQP. Todas as despesas decorrentes da etapa de visita às instalações são por conta da Candidata. 

PÓS VISITA  
Finalizada a visita, os avaliadores preparam o relatório pós-visita e enviam ao Orientador. Este irá analisar, tirar dúvidas, solicitar ajustes a equipe e irá preparar um parecer técnico que será subsídio para decisão da Banca Deliberativa. Adicionalmente, a equipe irá elaborar o Diagnóstico de Maturidade da Gestão – DMG.

DECISÃO E FORMA DE RECONHECIMENTO
A decisão sobre possíveis reconhecidas, além do parecer técnico dos Orientadores, envolve uma apreciação sobre a reputação das candidatas, a fim de assegurar que a integridade do reconhecimento seja preservada. As verificações para tal podem incluir o Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal, Ministério da Justiça e Órgãos do Poder Judiciário na jurisdição da Candidata (inclusive atendimento aos regulamentos referentes à proteção ambiental, saúde ocupacional e segurança pública), Polícia Federal, Ministério do Trabalho e suas Delegacias Regionais e Órgãos de Defesa do Consumidor. O Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União também poderão ser consultados quanto aos questionamentos em relação a órgãos da administração pública. Caso seja necessário, a coordenação do PQRS poderá solicitar a atualização dos documentos listados no tópico INSCRIÇÃO, para ratificar a regularidade da organização perante os órgãos fiscalizadores.

A Banca Deliberativa define o reconhecimento com uma visão sistêmica, considerando o perfil, o segmento e parecer técnico do Orientador.

Após a decisão da Banca Deliberativa, os nomes das organizações reconhecidas são comunicados aos seus gestores.

DIVULGAÇÃO DO RECONHECIMENTO
As organizações participantes receberão o resultado pelos e-mails do contato da qualidade e dirigente informados no cadastro. A lista das reconhecidas no PQRS será divulgada em mídias sociais, além de receberem a Medalha ou Troféu na Cerimônia do PQRS em agosto.

ENTREGA DO DIAGNÓSTICO DA MATURIDADE DA GESTÃO (DMG) 
Todas as candidatas inscritas receberão seu Diagnóstico de Maturidade da Gestão – DMG até o dia 31/08/2018, com comentários por Tema, incluindo Eixos Potencializadores, Fragilizadores e grau de maturidade.

Há outras opções de Devolutiva que a candidata pode optar no momento da inscrição:

- DMG + Reunião Virtual de 2 horas com Orientador ou Avaliador Líder, para explicar e tirar dúvidas.

- DMG + Reunião Presencial (1 turno) com Orientador ou Avaliador líder, para explicar, tirar dúvidas e orientar.

Cronograma:

Designação da Banca Avaliadora
 07/mai

Avaliação Pré-visita (individual e consenso)
 07/05 a 18/05

Definição de agenda da visita
 até 22/05/2018

Visitas dos Avaliadores às instalações das candidatas
 23/05 a 26/06

Avaliação Pós-visita (consenso)
 até 03/07/2018

Preparação parecer técnico (Orientadores)
 até 15/07/2019

Banca Deliberativa
 18/jul

Divulgação
 19/jul

Orientadores pedem ajustes a equipe
 até 27/07/2018

Cerimonia
 13/ago

SE Libera DMG para candidatas
 até 30/08/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário