sábado, 12 de maio de 2018

quinta-feira, 3 de maio de 2018


Seria este conceito japonês o segredo para uma vida longa e feliz?


“Qual é o sentido da vida?”
Uma pergunta difícil de responder, né?
Vamos para uma pergunta mais fácil…
Qual é o sentido da sua vida?
Ok, talvez não seja tão fácil assim… Mas o conceito japonês de ikigai pode nos dar uma série de dicas para encontrar o sentido de viver.
ikigai 1

O que podemos aprender com uma das populações mais velhas do mundo?

O Japão tem uma das populações mais velhas do mundo. Por quê?
Investigando a cultura e os costumes do povo japonês, é possível encontrar ideias fantásticas como o ikigai — que está ganhando popularidade neste lado do planeta.
Embora não tenha uma tradução direta para português ou inglês, ikigai é uma combinação das palavras japonesas “ikiru”, que significa “viver”, e “kai”, que significa “a realização do que se espera”.
ikigai

Mas não para por aí…

Ikigai também tem laços históricos: “gai” origina da palavra “kai”, que significa “concha”. Algo que foi considerado muito valioso no período Heian (794 – 1185), de acordo com o professor Akihiro Hasegawa.
Com isso o conceito também agrega o senso de “valorizar a vida”.
Para encontrar este propósito, especialistas recomendam começar com quatro perguntas:
  1. O que você ama?
  2. No que você é bom?
  3. O que o mundo precisa de você?
  4. Pelo que você pode ser pago?

Vá com calma.

Encontrar as respostas e balancear as quatro áreas podem lhe colocar no início do caminho para o ikigai — mas não assuma que é um processo rápido.
ikigai 2

Gordon Matthews, professor de antropologia da Universidade Chinesa de Hong Kong, diz que o ikigai provavelmente leva a uma vida melhor “porque você terá algo pelo que viver”.
Porém, ele alerta para não enxergar ikigai como um estilo de vida:
“Ikigai não é algo grandioso ou extraordinário. É um fato.
ikigai 3
Okinawa, uma remota ilha no sudoeste do Japão, tem uma população incomum de centenários e frequentemente serve como centro de estudo sobre ikigai.
Segundo Dan Buettner, especialista em regiões de pessoas centenárias, o conceito de ikigai está enraizado na vida dos habitantes dessas regiões onde as pessoas vivem por mais tempo que a média.
Combinado com uma dieta específica e o suporte de uma rede de amigos, ou “moai”, ikigai ajuda pessoas viverem mais em Okinawa porque lhes dá propósito.
Buettner ainda acrescenta os exemplos de um mestre de karatê, um pescador e uma tataravó — todos com mais de 100 anos de idade.

Saber o seu ikigai não é o suficiente…

ikigai 4
Todas as pessoas que vivem uma vida longa e feliz não apenas conhecem seu ikigai como o coloca em prática. Isso é o mais importante: colocar em prática.
Pesquisadores enfatizam que o seu ikigai pode mudar com o tempo.
Para aqueles que tem o trabalho como razão de viver, isso é um alívio, pois a aposentadoria pode trazer um novo ikigai. :)
Fonte: weforum.org.

Gostou de conhecer sobre ikigai?

Compartilhe este artigo com um amigo e espalhe as boas ideias. Obrigado!


Seja proativo.. Não espere para agir....



Prezado Presidente, 
Cc: Gerentes Gerais e Secretários Executivos

Buscando adequação aos novos tempos e adaptado-se ao novo modelo baseado nos Desafios, estamos remodelando o processo de Reconhecimento aos Comitês Setoriais e Regionais do PGQP.
Teremos 3 modalidades:

1)      Comitê Destaque 2017, reconhecidos na Cerimônia PQRS 2018: Serão reconhecidos 5 Comitês Regionais ou Setoriais, com melhor desempenho, baseado na pontuação obtida na avaliação;
Em caso de empate, a banca avaliadora levará em consideração a consistência das evidências, sendo soberana e irrecorrível na sua decisão.
Gama

2)      Comitê Destaque Inovador 2018: Serão reconhecidos 5 Comitês (Setoriais ou Regionais), através de apresentação em vídeo, de uma prática inovadora na gestão do Comitê;
Critérios

Em caso de empate, a banca avaliadora levará em consideração a originalidade da prática apresentada, sendo soberana e irrecorrível na sua decisão.

3)      Comitê Campeão da Comunicação: Serão reconhecidos 5 Comitês Regionais, que se destacarem na divulgação do Congresso e PQRS 2018 (permanece inalterado);

O prazo para envio do vídeo e do questionário (itens 1 e 2) é 18 de junho de 2018. O prazo para o ítem 3 será divulgado, oportunamente.

Essas informações também estão disponíveis na plataforma on-line, desenvolvida para Comitês.

Quaisquer dúvidas, estaremos à disposição.

Abraços,




MELHORES EM GESTÃO - PGQP 2018

O processo de avaliação das candidatas contará com três grupos de voluntários: Avaliadores, Orientadores e Banca Deliberativa. 

Orientadores – voluntários especialistas certificados pela FNQ e que atuaram no Melhores em Gestão.  Eles irão orientar Avaliadores Líderes na análise da candidata e no Plano de Visita. Com o retorno dos relatórios dos avaliadores, após a visita, o orientador fará uma análise técnica e irá preparar uma recomendação à Banca Deliberativa, com os principais eixos potencializadores e fragilizadores da candidata. Para finalizar, irão analisar e aprovar o DMG elaborado pelo Líder.

Avaliadores Líderes – voluntários experientes, capacitados e habilitados, que contarão com o apoio do Orientador. Com base no Plano de Visita recebido do Orientador, irão preparar a visita, conduzir a mesma e fazer os devidos apontamentos de pontos fortes e oportunidades de melhorias que serão encaminhados aos Orientadores. Ao final do processo, elaborar o DMG com as observações do Orientador e suas próprias considerações.

Avaliadores – voluntários capacitados e habilitados que, juntamente com o Avaliador Líder, apoia a preparação do plano de visita, participa presencialmente da mesma e auxilia na elaboração do relatório pós visita.

Banca Deliberativa – voluntários experientes, capacitados e habilitados, representantes de grupos de organização, que não estejam participando do ciclo. Este grupo será coordenado por um voluntário técnico designado pela SE-PGQP. Esta Banca irá analisar as considerações dos Orientadores e tomará a decisão sobre o reconhecimento das candidatas.

Em relação as etapas do processo, abaixo as informações:

ANÁLISE PRÉVIA  
Os Avaliadores e Orientadores têm acesso à todas as informações preenchidas/enviadas pela Candidata. Com posse das informações, analisam as informações, verificam possíveis inconsistências, realizam uma análise prévia e planejam a visita. O Orientador passa para a equipe um Plano de Visita, que será detalhado pela equipe.

VISITA ÀS INSTALAÇÕES
Toda a comunicação entre candidata e equipe deverá ser feita por meio do Avaliador Líder. Para a realização da visita, será encaminhada uma agenda prévia para a Candidata.

A Candidata deverá validar ou sugerir alterações em relação à agenda proposta, as quais deverão ser enviadas para o Avaliador Líder, por e-mail. Inicia-se, então, o planejamento da visita, no qual o Líder e o representante da Candidata definem, em conjunto, as providências relacionadas à logística. Tendo conhecimento de seus nomes e da origem, a Candidata pode solicitar a substituição de algum dos avaliadores, desde que existam justificativas plausíveis e aceitas pelo PGQP. Todas as despesas decorrentes da etapa de visita às instalações são por conta da Candidata. 

PÓS VISITA  
Finalizada a visita, os avaliadores preparam o relatório pós-visita e enviam ao Orientador. Este irá analisar, tirar dúvidas, solicitar ajustes a equipe e irá preparar um parecer técnico que será subsídio para decisão da Banca Deliberativa. Adicionalmente, a equipe irá elaborar o Diagnóstico de Maturidade da Gestão – DMG.

DECISÃO E FORMA DE RECONHECIMENTO
A decisão sobre possíveis reconhecidas, além do parecer técnico dos Orientadores, envolve uma apreciação sobre a reputação das candidatas, a fim de assegurar que a integridade do reconhecimento seja preservada. As verificações para tal podem incluir o Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal, Ministério da Justiça e Órgãos do Poder Judiciário na jurisdição da Candidata (inclusive atendimento aos regulamentos referentes à proteção ambiental, saúde ocupacional e segurança pública), Polícia Federal, Ministério do Trabalho e suas Delegacias Regionais e Órgãos de Defesa do Consumidor. O Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União também poderão ser consultados quanto aos questionamentos em relação a órgãos da administração pública. Caso seja necessário, a coordenação do PQRS poderá solicitar a atualização dos documentos listados no tópico INSCRIÇÃO, para ratificar a regularidade da organização perante os órgãos fiscalizadores.

A Banca Deliberativa define o reconhecimento com uma visão sistêmica, considerando o perfil, o segmento e parecer técnico do Orientador.

Após a decisão da Banca Deliberativa, os nomes das organizações reconhecidas são comunicados aos seus gestores.

DIVULGAÇÃO DO RECONHECIMENTO
As organizações participantes receberão o resultado pelos e-mails do contato da qualidade e dirigente informados no cadastro. A lista das reconhecidas no PQRS será divulgada em mídias sociais, além de receberem a Medalha ou Troféu na Cerimônia do PQRS em agosto.

ENTREGA DO DIAGNÓSTICO DA MATURIDADE DA GESTÃO (DMG) 
Todas as candidatas inscritas receberão seu Diagnóstico de Maturidade da Gestão – DMG até o dia 31/08/2018, com comentários por Tema, incluindo Eixos Potencializadores, Fragilizadores e grau de maturidade.

Há outras opções de Devolutiva que a candidata pode optar no momento da inscrição:

- DMG + Reunião Virtual de 2 horas com Orientador ou Avaliador Líder, para explicar e tirar dúvidas.

- DMG + Reunião Presencial (1 turno) com Orientador ou Avaliador líder, para explicar, tirar dúvidas e orientar.

Cronograma:

Designação da Banca Avaliadora
 07/mai

Avaliação Pré-visita (individual e consenso)
 07/05 a 18/05

Definição de agenda da visita
 até 22/05/2018

Visitas dos Avaliadores às instalações das candidatas
 23/05 a 26/06

Avaliação Pós-visita (consenso)
 até 03/07/2018

Preparação parecer técnico (Orientadores)
 até 15/07/2019

Banca Deliberativa
 18/jul

Divulgação
 19/jul

Orientadores pedem ajustes a equipe
 até 27/07/2018

Cerimonia
 13/ago

SE Libera DMG para candidatas
 até 30/08/2018