sexta-feira, 30 de março de 2018


A

Liderança, Servidores e familiares das Organizações Públicas Adesas...

Que Deus o abençoe nesta Páscoa, e que essa benção dure o ano todo. Que Deus te dê toda a Fé que ainda falta para transformar todos seus sonhos em realidade. Que a sua sabedoria e amor estejam sempre presentes para guiá-lo em seu caminho. Que a luz de Cristo brilhe todos os dias pra inspirar sua vida. Que esta seja uma Páscoa cheia de bênçãos, com muita Fé e alegria. 

Feliz Páscoa.

COMITÊ SETORIAL GESPÚBLICA

quarta-feira, 28 de março de 2018

Uma trajetória de conquistas: Senac-RS é DESTAQUE no Melhores em Gestão®


Já no primeiro ciclo do reconhecimento, instituição está entre os três melhores organizações

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul, Senac-RS, começa 2018 com ótimas notícias. Não bastasse estar entre as 11 organizações reconhecidas na primeira edição do Melhores em Gestão®, da FNQ, a instituição foi um dos três DESTAQUES de 2017, consolidando, ainda mais, uma trajetória de sucesso voltada para excelência na gestão.
Resultado da excelência nos processos de gestão e da constante busca pela qualidade e inovação, em 2003, a instituição aderiu ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade - PGQP e, em 2008, iniciou a sua participação no Prêmio Qualidade RS (PQRS). No total já são 148 prêmios conquistados.
Em 2015, obteve projeção nacional ao ganhar o reconhecimento como Destaque no Critério Clientes no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) e, no ano seguinte, tornou-se a única instituição de ensino do País a ganhar o PNQ, sendo condecorada na categoria Premiada.
Em 2017, o Senac-RS expandiu as fronteiras do País ao ser a primeira instituição de ensino do Brasil a receber o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade, reconhecimento máximo à excelência em gestão da Ibero-América, promovido pela FUNDIBEQ (Fundación Iberoamericana para la Gestión de la Calidad).
Seriedade e compromisso – para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, “participar do Melhores em Gestão® é extremamente relevante, pois nos permite comparar nossa gestão com outras organizações que, assim como nós, primam por uma gestão ética, transparente, sustentável, inovadora e excelente. E essa conquista demonstra que estamos no caminho certo. Em um cenário com tantas dificuldades, em que a educação paradoxalmente é tão importante, mas muitas vezes colocada em segundo plano, receber esse reconhecimento como DESTAQUE demonstra que é possível e vital buscar a excelência na educação. Estamos felizes por cumprirmos com eficiência a nossa missão: educar para o trabalho em atividades de bens, serviços e turismo.
A conquista mostra que os processos adotados pelo Senac-RS permitem o monitoramento de indicadores e a realização de análises críticas para identificação constante de oportunidades de melhoria. “Nosso principal desafio é utilizar e manter um sistema de gestão que priorize o atingimento de resultados, tanto financeiros quanto para nossos alunos e sociedade. Para isso, devemos pensar a empresa como uma organização competitiva e sustentável, sem deixar de sermos uma instituição que promove o desenvolvimento da sociedade e a inovação, oferecendo as melhores soluções em educação profissional e ser reconhecida por isso”, destaca o dirigente.

Copel Distribuição é DESTAQUE no Melhores em Gestão®


Reconhecimento é fruto de muita dedicação e trabalho

Ser DESTAQUE no Melhores em Gestão®, da FNQ, não é tarefa fácil. É preciso muita dedicação, propósito e comprometimento da organização para alcançar o patamar máximo do reconhecimento. E essas características não faltam à Copel Distribuição, que tem longa trajetória na busca da excelência da gestão.
Essa trajetória foi iniciada em 2007, com a assinatura de certificação de conformidade da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) - seções 302, 404 e 906. Na sequência, obteve a Certificação ISO 9001:2000 - Coordenação, Supervisão e Controle da Operação de Sistemas Elétricos de Potência.
A partir daí, implantou a Reformulação do Programa Excelência de Gestão Copel (PEGC) e adotou o Modelo de Gestão Empresarial para a Sustentabilidade. Desenvolveu workshops em gestão e participou ativamente de diversos prêmios, com a obtenção de reconhecimento externo.
Em 2009, a Copel Distribuição implantou o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) com o objetivo de melhorar a gestão da empresa, sempre oferecendo valor a seus clientes, fornecedores e demais partes interessadas. Todos os colaboradores foram envolvidos neste processo.
Em 2014, foi Destaque no Critério Clientes, do então Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), da FNQ.
Ao longo da adoção do MEG na gestão de seus processos, a Copel Distribuição vem, a cada ciclo, amadurecendo os seus processos, desenvolvendo pontos de atenção elencados nos relatórios de maturidade de gestão, com revisão contínua de suas práticas, por meio do ciclo PDCL.
Em 2017, a empresa redefiniu sua cadeia de valor e disponibilizou todas as suas práticas de gestão em um portal eletrônico, com acesso a todos os empregados, sistematicamente atualizado, facilitando a utilização.
Os principais ganhos obtidos ao longo desse processo são a entrega de valor agregados aos serviços prestados às partes interessadas e os vários prêmios que a empresa vem recebendo no mercado de distribuição de energia no Brasil e na América Latina.
Há, ainda, ganhos tangíveis, como o atendimento às metas econômicas estabelecidas e manutenção da satisfação de seus clientes por meio de um atendimento personalizado, bem como o constante investimento em inovação em seu acervo de linhas e redes.
Sobre a Copel Distribuição
A Copel Distribuição é a subsidiária integral da Copel Holding, responsável pela prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica no Estado do Paraná.
Além de distribuir energia, tem, entre suas atribuições, estudar, planejar, projetar, implantar, operar e manter sistemas de distribuição em toda a sua área de atuação.
Atende 4,5 milhões de consumidores cativos, em 394 municípios no Paraná e um em Santa Catarina. Disponibiliza 402 postos de atendimentos presenciais, atendimento telefônico e virtual, por meio de vários canais, além do aplicativo Copel Mobile, para atendimento via smartphones e tablets.
A participação no mercado da Copel Distribuição abrange 6,2% do mercado brasileiro e 33,9% do mercado da Região Sul. No Paraná, sua participação é estimada em 97,6%.
Para a Copel Distribuição, distribuir energia é promover o desenvolvimento e levar conforto e qualidade de vida para as pessoas, empenhando constantemente todo o seu esforço e dedicação a este propósito.

Sabesp - Unidade de Negócio Centro é DESTAQUE no Melhores em Gestão®


Foco na gestão voltada para a excelência é o segredo do sucesso

A Sabesp – Unidade de Negócio Centro é DESTAQUE no primeiro ciclo do Melhores em Gestão®, consolidando sua trajetória de sucesso desde a adoção do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), em 2001. Possui, em sua extensa lista de premiações, ainda um reconhecimento no Prêmio Nacional da Qualidade®, da FNQ, em 2013, quando foi Destaque na categoria Clientes.
Vivenciar a qualidade na Sabesp é uma prática constante desde a criação das Unidades de Negócio. Em 1996, foi formalizada a Política Institucional da Qualidade, com a finalidade de estabelecer os conceitos, diretrizes e responsabilidades que norteiam o processo de qualidade, envolvendo as relações entre clientes, fornecedores, processos empresariais e pessoas.
A partir dessas premissas, a Unidade de Negócio Centro vem desenvolvendo um forte processo de disseminação da Cultura da Excelência para sua força de trabalho, que também se estende aos seus fornecedores. Ao fazer parte de uma das maiores empresas de saneamento do mundo, a qualidade é um item primordial, que faz parte de seus alicerces.
Diretamente ligada à Diretoria Metropolitana da Sabesp, a Unidade de Negócio Centro é uma unidade da Companhia, criada em 1996, responsável pelos serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto no Centro expandido e parte da região leste do município de São Paulo, abrangendo uma área de atuação de 281 km². Compreende todo o centro histórico da cidade, bem como os centros financeiros da Avenida Paulista e Faria Lima, tradicionais destinos de compras como Brás, 25 de março e Bom Retiro, além dos demais bairros.
Na área de abrangência da MC, o índice de atendimento de abastecimento de água é de 100%, e o de coleta de esgoto está em 94,5%. A MC administra 1.510.000 ligações de água e esgoto, 6.300 quilômetros de redes de água, 5.400 quilômetros de redes de esgoto, além de 21 reservatórios de água e uma Estação de Água de Reuso Industrial. 
Dispõe de 1.017 empregados, representando 7,4% do quadro da empresa. É responsável por 21% do faturamento da Sabesp. Em seu mercado, estão 13.200 ligações de grandes clientes, entre os maiores shopping centers, clubes, hospitais e edifícios comerciais e residenciais da cidade.
Uma estrutura com quatro Unidades de Gerenciamento Regional (UGR) garante o atendimento local.  A MC atua diretamente no relacionamento com seus clientes - 3,4 milhões de habitantes fixos e população flutuante de 1,2 milhões de pessoas/dia.

Em noite memorável, FNQ divulga a lista do Melhores em Gestão® 2017

27/03/2018

Onze organizações foram reconhecidas e três delas, eleitas DESTAQUE no 1º ciclo da nova premiação

Há pouco, foram conhecidas todas as empresas que fazem parte da seleta lista do novo reconhecimento da FNQ, que teve seu primeiro ciclo realizado em 2017, depois de um rigoroso e primoroso processo de avaliação, que demandou vários meses de dedicação das empresas e da equipe de avaliadores e da Fundação.
Entre as 11 organizações presentes no evento, três foram eleitas DESTAQUE pelas suas excelentes práticas de gestão, consideradas nível classe mundial, as quais receberam o exclusivo troféu Melhores em Gestão®.
Confira as organizações DESTAQUE e as todas as reconhecidas, que foram agraciadas com placas em homenagem ao seu desempenho neste ciclo:
Copel Distribuição S.A. - DESTAQUE
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Unidade de Negócio Centro - DESTAQUE
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) - DESTAQUE
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Unidade de Negócio Leste
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Unidade de Negócio Sul
Companhia Ultragaz S.A.
Copel Telecomunicações S.A.
EDP Energias do Brasil S.A.
Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape)
Turbo Brasil Serviços em Turbinas Ltda.
Volvo do Brasil Veículos Ltda.
“Parabéns a todas as organizações! É uma honra para nós presenciarmos um momento tão emblemático como este, onde celebramos a boa gestão, voltada para a melhoria de processos e resultados, com muita consciência e consistência de propósitos de todas as empresas presentes hoje aqui. Que elas sejam inspiração para as demais e que sempre persigam a excelência em suas ações”, destacou o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, logo depois da divulgação das reconhecidas.
Foto: André Conti. Evento de reconhecimento do Melhores em Gestão® 2017, em 27 de março

Uma noite memorável
Cerca de 300 pessoas, entre representantes das organizações reconhecidas, avaliadores, parceiros, patrocinadores e convidados estiveram presentes ao evento de reconhecimento do primeiro ciclo do Melhores em Gestão®.
Depois de anunciadas as 11 empresas que, agora, fazem parte da história da FNQ, dentro do seu novo processo de avaliação, o ápice do evento, com todo suspense e expectativa, ficou por conta da revelação das três DESTAQUE, que só foram conhecidas nos momentos finais da cerimônia, sob fortes aplausos e euforia.
Não faltaram torcidas, confetes, serpentinas e até buzinas, muita confraternização entre todos os participantes, além de discursos emocionados dos representantes das empresas.
Ao final, foi servido um jantar especial a todos, que puderam celebrar junto às suas equipes e convidados, o tão esperado reconhecimento, depois de muita dedicação e trabalho dos envolvidos no processo.
Abertura
A abertura do evento, que teve início com um coquetel, foi feita pelo presidente executivo da FNQ, que ressaltou, em suas palavras, a importância de um reconhecimento como o Melhores em Gestão® em um mundo repleto de mudanças velozes e constantes. “Não há dúvidas de que estamos no meio de uma das maiores mudanças, eu diria radicais, da história da humanidade. Em uma velocidade alucinante, as novas tecnologias estão mudando a economia, a sociedade e a forma de se viver, trabalhar e consumir. A palavra-chave para nos sairmos bem nessa era da aceleração é TRANSFORMAÇÃO”, ressaltou.
Jairo Martins falou, ainda, sobre o descaso dos governos diante do que ele chama de “hiato de gestão” no País. “Enquanto o mundo se move com determinação, nós nos perdemos nos labirintos da incompetência, da ineficiência, da corrupção, da mentira e da imoralidade política. Apesar de termos no Brasil organizações bem-intencionadas e instituições como a FNQ, o País agoniza em decorrência do ‘hiato de gestão’ ao qual se submeteu, devido às escolhas erradas. É imperativo: NÃO há mais espaço para jeitinhos, falcatruas, apadrinhamentos, conivências, conveniências e trocas de favores por baixo do pano ou à vista de todos”, afirmou.
Para finalizar, Jairo parabenizou, antecipadamente, todas as reconhecidas neste primeiro ciclo do Melhores em Gestão®. “O reconhecimento é de vocês, mas os bons frutos somos nós quem colhemos, como cidadãs e cidadãos brasileiros, com a rica contribuição que empresas comprometidas com a gestão e com a excelência nos fornecem. Vocês são os exemplos que todos nós, sem exceção, temos de seguir”.
O gerente de operações da FNQ, responsável pelo Melhores em Gestão®, Marcos Bardagi, também falou aos participantes e destacou o que chamou de aspectos valiosos desta nova experiência. “Tivemos a participação de nove novas candidatas, organizações que, pela primeira vez, estiveram conosco neste desafio, o que consideramos uma grande e importante renovação. Oito Estados foram representados por meio de empresas de todos os portes. Catorze segmentos de negócio fizeram parte desta primeira edição do Melhores em Gestão®. Creio que esses dados simbolizam o êxito de nosso esforço em tornar o reconhecimento mais inclusivo, mais acessível a todos”, afirmou.
Bardagi ressaltou, ainda, a abrangência do MEG 21. “Podemos dizer que essas organizações, aqui hoje reconhecidas, passaram pelo teste de estresse mais rigoroso do Brasil, mais atualizado e que aponta os caminhos de como deve ser a gestão para este momento tão turbulento, tão tumultuado, tão V.U.C.A.. Vocês são as primeiras, os exemplos de que o Brasil precisa. Que suas vozes sejam ouvidas! Para a nossa transformação tão desejada!”, concluiu.
O novo reconhecimento da FNQ 

Após 25 edições, o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) foi remodelado, em 2017, e deu origem ao Melhores em Gestão®, reconhecimento da FNQ que se escolhe, para uma seleta lista, as melhores organizações em gestão do Brasil.

Realizado anualmente, o processo de avaliação reconhece empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da FNQ, de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos da Gestão para Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

As empresas que se candidatam ao reconhecimento passam por uma análise profunda da sua gestão, efetuada por avaliadores independentes capacitados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética.
No fim do processo de avaliação, as organizações recebem um Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), contendo a pontuação global e detalhada, com comentários que expressam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em relação ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), reconhecido internacionalmente.

Fique atento: em breve, será lançada a publicação Instruções para Candidatura - Melhores em Gestão® 2018!
Conheça um pouco mais sobre cada uma das organizações reconhecidas. Acesse aqui

domingo, 25 de março de 2018

Mais de 70 mil usuários acessaram a Carta de Serviços da Capital

08/03/2018 13:16:22

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Dados mais acessados são IPTU (26,4%) e Certidão de Débito de Imóvel (12,8%)
Dados mais acessados são IPTU (26,4%) e Certidão de Débito de Imóvel (12,8%)
Carta de Serviços de Porto Alegre, publicada em novo formato no início do mês de fevereiro, já foi acessada por mais de 70 mil usuários. Entre as informações mais acessadas estão: IPTU (26,42%), Certidão de Débito de Imóvel (12,80%), informações gerais sobre o acesso e navegação na plataforma (12,20%), Certidão Imobiliária (10,73%) e Habite-se (5,19%). 

Além de ser acessada em todo o Rio Grande do Sul e no país (Cinco Regiões, mais 25 Estados e mais o DF), o site com informações de cada serviço municipal, requisitos de atendimento, etapas e prazos está sendo consultado em outros países. De acordo com os levantamentos efetuados, a Carta teve acessos em 41 países, entre eles, Estados Unidos, Portugal, Canadá e Reino Unido. 

Segundo o secretário interino da Transparência e Controladoria, Leonardo Busatto, as capacitações que serão iniciadas para os servidores e, numa segunda etapa, para associações de bairros, deverão elevar o número de acesso aos dados. “É interesse da administração municipal que os usuários estejam informados sobre os serviços municipais. A Carta é uma ferramenta importante, que dá subsídios para ampliar a participação e o controle social sobre a qualidade nas entregas aos cidadãos.” 

O catálogo de dados está acessível no link serviços do site da prefeitura e no endereço alfa.portoalegre.rs.gov.br, com informações que podem ser encontradas por temas ou busca simples de palavras associadas. O conteúdo será atualizado periodicamente.

sexta-feira, 23 de março de 2018

22 de março: Dia Mundial da Água 

Você sabia que não há um país no mundo onde houve investimento apropriado e suficiente para garantir este recurso natural?

De acordo com dados e informação das Nações Unidas no Brasil (ONUBR), os países estão atrasados nos investimentos em infraestrutura necessários para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 - Água potável e saneamento - até 2030, que prevê assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos.

“O mundo precisa duplicar os investimentos em infraestrutura de água nos próximos cinco anos para atingir o ODS 6, em um montante anual de ao menos 600 bilhões de dólares”, afirma Csaba Korosi, diretor de sustentabilidade ambiental do gabinete do presidente da Hungria, que faz parte de um painel de 11 chefes de Estado e um assessor especial convocado pelo secretário-geral da ONU e pelo Banco Mundial para discutir soluções para a gestão da água.
De acordo com o diretor, não há um país no mundo onde houve investimento apropriado e suficiente. “ O setor de água tem de ser atraente para receber os investimentos, a inovação e a tecnologia necessários para servir a população”, disse e completou: “40% das pessoas em todo o mundo estão sendo afetadas pela escassez de água. Se o problema não for solucionado, cerca de 700 milhões de pessoas poderão ser forçadas a se deslocar em busca de água até 2030”.
Em entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Korosi não exclui a possibilidade de se criar um pacto global sobre a água, semelhante ao que a comunidade internacional adotou para as mudanças climáticas. No entanto, vê tal acordo como uma meta de longo prazo. “Seria muito bom, mas não tenho certeza de que seja algo a ser alcançado em dois ou três anos. Talvez, mais urgente seria garantir que existam estratégias nacionais para colocar a água no caminho certo”, declarou.
Trabalho da FNQ frente às ODS - para a FNQ, trabalhar a melhoria da gestão das organizações, públicas e privadas, vai muito além da “colheita” de bons resultados financeiros. Uma vez que contribuímos, por meio da disseminação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), para o aumento da produtividade das empresas e da competitividade do País, estamos trabalhando em prol de uma sociedade com mais oportunidades de emprego e de cidadãos com propósitos voltados para a excelência de suas ações.
De acordo com Jairo Martins, presidente executivo da FNQ, a adoção, pela Fundação, da Agenda 2030 da ONU, é de suma importância, pois os ODS são os balizadores do direcionamento estratégico da entidade e correspondem à nossa contribuição para a transformação do mundo.
“Temos projetos nas áreas da saúde, educação, saneamento, energia, além daqueles que visam à igualdade de gêneros, ao trabalho ético e íntegro, ao desenvolvimento econômico e das cooperativas”, afirma Jairo. “Temos levado esse nosso posicionamento Brasil afora e nossa iniciativa tem sido aclamada por todos, demonstrando que a FNQ coloca em prática seus conceitos e os leva a sério, com vistas a um mundo melhor, mais justo e ético”, complementa.
MEG é aderente aos ODS - o presidente executivo da FNQ ressalta, ainda, que o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é totalmente aderente aos ODS, pois é um modelo que pensa a gestão de maneira sistêmica, considerando os impactos da atuação das organizações também na sociedade e no meio ambiente. “Não adianta uma empresa ser lucrativa e competitiva no mercado se ela não considerar todas as partes interessadas e não se preocupar com o ecossistema e com o futuro das próximas gerações”, reforça Jairo.
Dia Mundial da Água - o Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, por meio da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
1.       A água faz parte do patrimônio do planeta;
2.       A água é a seiva do nosso planeta;
3.       Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4.       O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5.       A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6.       A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7.       A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8.       A utilização da água implica respeito à lei;
9.       A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10.   O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.









Participe.. Nova data para o Desafio Inovação

segunda-feira, 12 de março de 2018







WORKSHOP I DESAFIO INOVAÇÃO - DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO (GESPÚBLICA) - POA
 TECNOPUC - Porto Alegre, RS
 22 de março de 2018, 08h30-17h30
Compartilhar:      
Inscrição
 R$ 0,00
Ingresso único 
R$ 320,00 
Inscrições até 21/03/2018
Descrição do evento

É um workshop prático e dinâmico, de 8 horas, cujo objetivo é a aplicação de um diagnóstico de posicionamento das iniciativas – seja de inovação, gestão de projetos e/ ou sistema de gestão da inovação. Cada organização define a intenção estratégica com o apoio da metodologia do Design Thinking.

Instrutor: Francisco Ximenes

Formação
Educador, Mestre em Design Estratégico, formação em Letras, especialização em Formação e administração de pessoas e Gestão ambiental.

Experiência profissional

Exerce atividades de capacitação, consultoria e assessoria, com atuação nas seguintes empresas: Gerdau, Dana Albarus (Gravataí), Dana Corporación (México), Sthil, Colégio São José (Roca Sales), Colégio Scalabrini (Guaporé), Colégio Medianeira (Bento Gonçalves), Colégio Santa Teresinha (Anta Gorda), Trensurb, PROSERGS, CORSAN, Petrobrás, Lojas Grazziotin, SLC/Jonh Deere, Perdigão, FIERGS, General Motors (GM), Associação Comercial e Industrial de Gravataí, Metalúrgica MOR, Sindilojas de Porto Alegre e Caxias do Sul, Sindilojas de Bento Gonçalves, Prefeitura  Municipal de Montenegro, Borealis (Pólo Petroquímico), Vipal, Câmara Rio-Grandense do Livro, entre outras.

Exerceu função executiva nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade no SENAI-no SESC-RS, SENAC-RS, FECOMÉRCIO-RS e CNC-Confederação Nacional do Comércio-RJ, Diretor do Senac Unidade Floresta.

Se inscrevam -  participem...Aberto a Servidores públicos e voluntários em geral...

domingo, 11 de março de 2018


O PREVIMPA em parceria com o Núcleo Estadual do GesPública RS, promove a capacitação referente a Carta de Serviços ao Cidadão, evento que acontecerá no dia 14/03/2018, das 14h às 18h, Auditório do Previmpa - 14º andar.

A Carta de Serviços ao Cidadão do PREVIMPA é um documento que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por esta Autarquia, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.

Para conhecer todos os detalhes sobre o assunto solicitamos a todos que participem desta capacitação.

INSTRUTORES:
CASSIANO LEONEL DRUM
LEO PALUDO

Rede QPC

O foco é a permanente melhoria dos Programas Estaduais e Setoriais da Rede de Qualidade, Produtividade e Competitividade - Rede QPC

Este grupo busca promover melhorias nos Programas Estaduais e Setoriais da Rede de Qualidade, Produtividade e Competividade - Rede QPC e manter alinhamento conceitual ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), nos níveis Primeiros Passos para a Excelência (125 pontos), Compromisso com a Excelência (250 pontos) e Rumo à Excelência (500 pontos).
No ano de 2015, seus principais projetos consistem no alinhamento dos processos de premiação dos Programas, assim como do portfólio disponibilizado ao mercado.