segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO 21ª EDIÇÃO - GUIA DE REFERÊNCIA DA GESTÃO PARA A EXCELÊNCIA

Introdução

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 8 Fundamentos da Gestão para Excelência, desdobrados em Temas, concretizados por meio de processos, que, por sua vez, são detalhados de forma a facilitar sua implementação. 

Este curso foi desenvolvido para que o participante possa conhecer e compreender cada um dos Fundamentos da Gestão para Excelência, com base na 21ª edição da publicação. Sua estruturação proporciona a uniformização de conceitos e linguagem sobre o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), permitindo ao participante elaborar um plano de implementação simplificado. Além disso, o participante é estimulado a propor melhorias na gestão de sua organização. ƒ 

Objetivos

Conhecer e compreender o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG); ƒ Conhecer, por meio do detalhamento dos processos, soluções que podem ser adotadas para auxiliar a adoção do MEG como referência, por meio de exemplos e exercícios. 

Carga Horária: 16h de ensino presencial (2 dias), das 8h30 às 18h. ƒ 

Público Alvo

Diretores, gerentes, outras lideranças, consultores internos e externos, auditores, acadêmicos de administração, profissionais seniores com responsabilidades executivas e profissionais ligados à área de gestão

Programa
CONCEITOS GERAIS
ƒ A FNQ e o MEG
ƒ Diagrama do ciclo da gestão
ƒ Características das organizações excelentes
O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® (MEG);
ƒ Origem e características
ƒ Documentos componentes do MEG
ƒ Fundamentos da Gestão para a Excelência:
conceito e estruturação
ƒ Temas e processos gerenciais de cada
Fundamento:
PENSAMENTO SISTÊMICO
ƒ Alinhamento
ƒ Tomada de Decisão
COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
ƒ Requisitos das Partes Interessadas
ƒ Relacionamento com as Partes Interessadas
ƒ Clientes
ƒ Fornecedores
ƒ Força de Trabalho
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
ƒ Aperfeiçoamento
ƒ Competências Essenciais
ƒ Gestão do Conhecimento
ƒ Inovação
ADAPTABILIDADE
ƒ Capacidade de Mudar
ƒ Flexibilidade
LIDERANÇA TRANSFORMADORA
ƒ Valores e Princípios
ƒ Governança
ƒ Cultura Organizacional
ƒ Olhar para o Futuro
ƒ Sucessão
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ƒ Econômico-financeiro
ƒ Ambiental
ƒ Social
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
ƒ Informações Organizacionais
ƒ Gestão por Processos
ƒ Produtos
GERAÇÃO DE VALOR
ƒ Geração de resultados econômico-financeiros
ƒ Geração de resultados ambientais
ƒ Geração de resultados sociais
ƒ Geração de resultados relativos aos clientes
ƒ Geração de resultados relativos à força de trabalho
ƒ Geração de resultados relativos aos fornecedores
ƒ Geração de resultados dos produtos e processos
CAMINHOS PARA IMPLEMENTAÇÃO:
AUTOAVALIAÇÃO, PNQ ETC.

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