Confira as novidades da FNQ para 2016
14/12/2015
FNQ - Fundação completa 25 anos no próximo ano
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) completará, em 2016, 25 anos, momento emblemático para avaliar a sua trajetória e comemorar a evolução da excelência da gestão brasileira. Apostando na capacitação e na certificação de profissionais, serão lançadas algumas atividades que certamente ajudaram as empresas neste momento de recuperação pós-crise. “Teremos núcleos que discutirão temas como educação, capitalismo sustentável, gestão pública, jovem gestor, cultura organizacional e sustentabilidade”, afirma o gerente de projetos da Fundação, Gustavo Utescher.
Em janeiro, será lançado um conjunto de oito cursos virtuais para que as pessoas aprimorem o conhecimento sobre temas específicos importantes para a gestão. “Essa forma de aprendizado a distância é moderna e representa uma novidade no universo de serviços da FNQ. Além de reduzir custos para as pessoas, elimina as barreiras físicas impostas pela distância e permite uma flexibilidade muito maior para que cada um gerencie suas agendas, pois o curso pode ser feito a qualquer hora”, afirma o executivo.
O Programa de Certificação, lançado em 2015, oferece ótimas perspectivas aos interessados em promover a excelência da gestão. “Esta é uma iniciativa que visa enaltecer o especialista no MEG e formalizar os conhecimentos deles na FNQ para que possam nos apoiar em disseminação da nossa causa”, explica Gustavo. “Esse processo, em 2016, será essencial para termos profissionais credenciados que apoiarão a FNQ por meio de um relacionamento mais formalizado conosco”, pontua.
Entre as iniciativas mais esperadas, o processo de revitalização do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) apresentará todas as novidades para o ciclo de 2017. “A ideia é que seja um processo muito mais simples para as organizações, com custo muito baixo e o mesmo atrativo de entrega de um produto final de alta qualidade”, explica o executivo.
Após à primeira experiência de internacionalização do Fórum de Boas Práticas – realizado neste ano em parceria com a Fundibeq, a FNQ programa um evento em parceria com o Global Excelence Model (GEM), que realizará seu encontro anual no Brasil, em 2016. “A união servirá para a criação de um fórum de discussões no qual cada país possa apresentar suas boas práticas”, celebra o presidente executivo da Fundação, Jairo Martins.
Da mesma forma, a Fundação espera repetir o sucesso do Congresso de Excelência em Gestão (CEG) em um evento que terá como pauta a economia colaborativa. “Pretendemos atrair mais de 400 pessoas para debater o tema”, afirma Jairo.
Por fim, lançaremos a 21ª edição dos Critérios de Excelência, que abordará temas importantes como corrupção e ética, sustentabilidade, riscos, impacto, desenvolvimento social, entre outros.
Fique atento ao nosso portal e às nossas redes sociais!