segunda-feira, 28 de dezembro de 2015


Aos voluntários e servidores de Instituições Adesas
Feliz Ano Novo

FNQ - Balanço 2015: um ano de novidades e de reafirmação do compromisso com a excelência

14/12/2015

FNQ comemora o ano repleto de ações inéditas e resultados surpreendentes

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) encerra o ano de 2015 com o dever cumprido. Contornando a instabilidade e as incertezas do mercado brasileiro, a FNQ cumpriu a missão de disseminar a excelência da gestão nas empresas e nos governos – em todas as suas esferas – voltada para o desenvolvimento e o crescimento do nosso País. “Apesar de ter sido um ano difícil, inclusive para a FNQ, as organizações entenderam que é preciso investir em gestão para superar adversidades. Nesse contexto, não foram apenas as empresas privadas que nos procuraram no decorrer do ano. Instâncias públicas também estão no rol daquelas que buscaram, na excelência da gestão, soluções para enfrentar os cenários adversos. No momento, estamos tentando retomar a Gespública por meio de reuniões com o governo”, comenta o presidente executivo da Fundação, Jairo Martins.
 
Foram ampliados os investimentos em capacitação e desenvolvimento da gestão brasileira e criados novos cursos e publicações para ajudar os profissionais a aprimorarem seus processos e planejamentos estratégicos. Com mais de 1.000 participantes durante todo o ano nos cursos, a FNQ já planeja outras ações para 2016, com o intuito de continuar a disseminar a importância da gestão por todo o País. “Trata-se de uma grande oportunidade para melhorarmos, afinal, tempo de crise é tempo de gestão”, pontua Jairo.
 
Confira outros dados relativos a 2015 abaixo:
 
Pela primeira vez, a Fundação promoveu o Congresso de Excelência da Gestão (CEG) para debater o “Novo Capitalismo” e as práticas que visam a uma economia mais sustentável. Com uma plateia de 412 participantes, os palestrantes de renome destacaram a importância de práticas de mercado mais equilibradas.
 
Do mesmo modo, o Fórum de Boas Práticas aconteceu de forma inédita. Realizado em parceria com a Fundación Iberoamericana para la Gestión de la Calidad (Fundibeq), as organizações reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) e no Premio Iberoamericano de la Calidad compartilharam experiências de boas práticas de gestão. O evento contou com a presença 186 participantes.
 
Outra ação de destaque, o workshop Plano de Melhoria, do Sescoop, contou com a presença de 332 participantes.
 
Além disso, a FNQ lançou o Programa de Certificação com o intuito de promover a formação de profissionais com conhecimento do MEG e de estimular mudanças e melhorias nos processos gerenciais das organizações brasileiras.
 
Outro destaque nesse processo de busca pela excelência da gestão, os e-books produzidos pela Fundação registraram mais de 50 mil downloads durante o ano.
 
Todas as ações da FNQ só foram viabilizadas devido à confiança depositada em nossa missão por aqueles que, assim como nós, trabalham em prol da gestão de excelência e acreditam no resgate da confiança do Brasil nos cenários nacional e internacional. “Queremos que as organizações e o País busquem uma excelência contínua e temos as ferramentas necessárias para auxiliar nesse processo de recuperação nos próximos anos”, finaliza Jairo. 
 
A Fundação Nacional da Qualidade deseja Boas Festas a todos e que 2016 seja repleto de sucesso!
 
Fique atento ao portal da FNQ e às nossas redes sociais e participe dos eventos e ações programadas para o próximo ano.
 
IMPORTANTE: a FNQ estará em período de recesso de 23 de dezembro a 3 de janeiro.  

Confira as novidades da FNQ para 2016

14/12/2015

FNQ - Fundação completa 25 anos no próximo ano

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) completará, em 2016, 25 anos, momento emblemático para avaliar a sua trajetória e comemorar a evolução da excelência da gestão brasileira. Apostando na capacitação e na certificação de profissionais, serão lançadas algumas atividades que certamente ajudaram as empresas neste momento de recuperação pós-crise. “Teremos núcleos que discutirão temas como educação, capitalismo sustentável, gestão pública, jovem gestor, cultura organizacional e sustentabilidade”, afirma o gerente de projetos da Fundação, Gustavo Utescher.
 
Em janeiro, será lançado um conjunto de oito cursos virtuais para que as pessoas aprimorem o conhecimento sobre temas específicos importantes para a gestão. “Essa forma de aprendizado a distância é moderna e representa uma novidade no universo de serviços da FNQ. Além de reduzir custos para as pessoas, elimina as barreiras físicas impostas pela distância e permite uma flexibilidade muito maior para que cada um gerencie suas agendas, pois o curso pode ser feito a qualquer hora”, afirma o executivo.
 
Programa de Certificação, lançado em 2015, oferece ótimas perspectivas aos interessados em promover a excelência da gestão. “Esta é uma iniciativa que visa enaltecer o especialista no MEG e formalizar os conhecimentos deles na FNQ para que possam nos apoiar em disseminação da nossa causa”, explica Gustavo. “Esse processo, em 2016, será essencial para termos profissionais credenciados que apoiarão a FNQ por meio de um relacionamento mais formalizado conosco”, pontua. 
 
Entre as iniciativas mais esperadas, o processo de revitalização do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) apresentará todas as novidades para o ciclo de 2017. “A ideia é que seja um processo muito mais simples para as organizações, com custo muito baixo e o mesmo atrativo de entrega de um produto final de alta qualidade”, explica o executivo.
 
Após à primeira experiência de internacionalização do Fórum de Boas Práticas – realizado neste ano em parceria com a Fundibeq, a FNQ programa um evento em parceria com o Global Excelence Model  (GEM), que realizará seu encontro anual no Brasil, em 2016. “A união servirá para a criação de um fórum de discussões no qual cada país possa apresentar suas boas práticas”, celebra o presidente executivo da Fundação, Jairo Martins.
 
Da mesma forma, a Fundação espera repetir o sucesso do Congresso de Excelência em Gestão (CEG) em um evento que terá como pauta a economia colaborativa. “Pretendemos atrair mais de 400 pessoas para debater o tema”, afirma Jairo.
 
Por fim, lançaremos a 21ª edição dos Critérios de Excelência, que abordará temas importantes como corrupção e ética, sustentabilidade, riscos, impacto, desenvolvimento social, entre outros.
 
Fique atento ao nosso portal e às nossas redes sociais!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Clique para ampliar

Um Feliz Natal a todos os Voluntários e Servidores de Instituições Públicas adesas ao GESPÚBLICA  - RS

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Por um 2016 com mais produtividade...


Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

O próximo ano traz grandes desafios às micro e pequenas empresas e a busca pela produtividade é imprescindível para que consigamos fazer mais com menos recursos. O sucesso só será possível por meio de uma gestão consciente e focada em boas práticas e na dedicação de cada parte interessada. Arrisco dizer, até, que o impossível, no mundo corporativo e cooperativo, não existe quando toda gestão está alicerçada em um planejamento consistente, em processos estruturados, em pessoas capacitadas e em uma liderança transformadora.
A Fundação Nacional da Qualidade ajuda a aumentar a longevidade das MPE, investindo na melhoria contínua das práticas de gestão e da governança. Percebemos que a grande questão que assolará todas as empresas, em 2016, é como elas poderão avaliar os seus processos e melhorar a produtividade. Aumentar a produtividade é produzir mais com menos e isso exige trabalho, atenção, dedicação, análise, enfim uma quantidade de ações que permitem mudar. Não existe caminho curto, os processos precisam ser bem definidos, contando com o envolvimento de todos, num abrangente trabalho colaborativo.
Por que não adianta apenas aumentar a carga de trabalho? O ano tem em média 2.112 horas de trabalho, ou seja, 8 horas úteis no dia, 22 dias úteis no mês e 12 meses no ano. Todos têm limites e a produtividade não está ligada a quantidade de horas trabalhadas e sim a qualidade do que é feito, ou seja, das entregas. Portanto, aumentar a carga de trabalho é forçar o colaborador a errar, ou pior, a entregar algo sem qualidade e em algum momento alguém terá que refazer o trabalho dessa pessoa. Portanto, a regra é: faça certo da primeira vez.
O próximo ano será um ano de limites. O maior desafio das empresas nesse aspecto será ter coragem para enfrentar os acertos e erros que as mudanças trarão, para aumentar a produtividade. O empecilho é fazer com que as pessoas saiam da zona de conforto e tentem mudar seus processos, otimizando-os. Ferramentas podem ajudar a melhorar a produtividade, mas essas muitas vezes, se não forem compreendidas e bem utilizadas, acabam sendo responsáveis por eventuais perdas de tempo, que são um dos principais obstáculos para quem quer ser mais produtivo.
Os líderes terão papel fundamental, criando um ambiente propício ao questionamento e a mudanças, analisando com a equipe o que pode ser mudado e melhorado. Caberá a eles revisar os processos e retirar as tarefas que não são importantes. Se alguém faz um relatório, mas ninguém está lendo. Pare de fazê-lo. É muito importante ter a coragem para realizar essas mudanças e quebras de paradigmas. Os líderes têm a obrigação de direcionar os colaboradores para a execução certa das atividades certas.
Depois de alterar os processos, avaliar a eficiência é imprescindível. Esse processo tem que ser constante, não se pode esperar a crise para agir, é preciso fazê-lo sempre. Dá trabalho, mas também dá resultado. Além disso, o colaborador tem que se sentir parte, tanto do problema quanto da solução. Então, deve-se recompensá-lo por seu engajamento e boas ideias, com reconhecimento, dias de folga ou prêmios em dinheiro, quando o momento permite.
Não tenho dúvidas de que, em um cenário de crise como o do nosso País, no momento, as MPE representam a mola propulsora dos negócios e da economia, pois há muito tempo a tendência que se firma é a do empreendedorismo e do que tem sido feito, por todos os empresários em seus investimentos. Não há espaço para o individualismo. O resultado de uma empresa mais produtiva e colaborativa é o que torna o País mais competitivo, como diz o provérbio chinês: “Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo a frente da sua casa”.

Confira as novidades da FNQ para 2016

14/12/2015

Fundação completa 25 anos no próximo ano

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) completará, em 2016, 25 anos, momento emblemático para avaliar a sua trajetória e comemorar a evolução da excelência da gestão brasileira. Apostando na capacitação e na certificação de profissionais, serão lançadas algumas atividades que certamente ajudaram as empresas neste momento de recuperação pós-crise. “Teremos núcleos que discutirão temas como educação, capitalismo sustentável, gestão pública, jovem gestor, cultura organizacional e sustentabilidade”, afirma o gerente de projetos da Fundação, Gustavo Utescher.
 
Em janeiro, será lançado um conjunto de oito cursos virtuais para que as pessoas aprimorem o conhecimento sobre temas específicos importantes para a gestão. “Essa forma de aprendizado a distância é moderna e representa uma novidade no universo de serviços da FNQ. Além de reduzir custos para as pessoas, elimina as barreiras físicas impostas pela distância e permite uma flexibilidade muito maior para que cada um gerencie suas agendas, pois o curso pode ser feito a qualquer hora”, afirma o executivo.
 
Programa de Certificação, lançado em 2015, oferece ótimas perspectivas aos interessados em promover a excelência da gestão. “Esta é uma iniciativa que visa enaltecer o especialista no MEG e formalizar os conhecimentos deles na FNQ para que possam nos apoiar em disseminação da nossa causa”, explica Gustavo. “Esse processo, em 2016, será essencial para termos profissionais credenciados que apoiarão a FNQ por meio de um relacionamento mais formalizado conosco”, pontua. 
 
Entre as iniciativas mais esperadas, o processo de revitalização do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) apresentará todas as novidades para o ciclo de 2017. “A ideia é que seja um processo muito mais simples para as organizações, com custo muito baixo e o mesmo atrativo de entrega de um produto final de alta qualidade”, explica o executivo.
 
Após à primeira experiência de internacionalização do Fórum de Boas Práticas – realizado neste ano em parceria com a Fundibeq, a FNQ programa um evento em parceria com o Global Excelence Model  (GEM), que realizará seu encontro anual no Brasil, em 2016. “A união servirá para a criação de um fórum de discussões no qual cada país possa apresentar suas boas práticas”, celebra o presidente executivo da Fundação, Jairo Martins.
 
Da mesma forma, a Fundação espera repetir o sucesso do Congresso de Excelência em Gestão (CEG) em um evento que terá como pauta a economia colaborativa. “Pretendemos atrair mais de 400 pessoas para debater o tema”, afirma Jairo.
 
Por fim, lançaremos a 21ª edição dos Critérios de Excelência, que abordará temas importantes como corrupção e ética, sustentabilidade, riscos, impacto, desenvolvimento social, entre outros.
 
Fique atento ao nosso portal e às nossas redes sociais!

Bom dia Cassiano!

Adoro receber notícias de vocês. 

Sempre que me sobra um tempo faço uma varredura na internet e pesquiso sobre os núcleos e em poucos encontro vida. No RS encontro vida e trabalho.

Envio à você em anexo um áudio que gravei especialmente para você com alguns posicionamentos sobre o Gespública no Maranhão.

Preferi gravar porque assim você vai poder ouvir onde estiver, quando quiser.

Esqueci de dizer no áudio que você, se desejar, poderá participar da Rede Brasil de Líderes é somente nos enviar os números de WhatsApp que você quer incluir.

Ótimas festas e um Ano Novo maravilhoso.

Abraços.



Rosa Graça Lima Barreto Domingues
Coordenadora Executiva Regional do GESPÚBLICA
[NEP-MA] - Núcleo da Excelência Pública no Maranhão
Avenida dos Holandeses, Quadra 31, nº 32, Calhau
Referência: Em frente ao Supermercado Maciel
São Luís - MA (CEP 65.071-380)
Telefones: (98) 3231-7660 e 
(98) 8115-9562


PORTAIS:

Retribuimos os votos aos colegas do Gespública do Maranhão, especialmente a Coordenadora Rosa Graça, ao tempo que nos colocamos a disposição dos colegas. Estamos, como se diz na novela das 21h  "Juntos na Guerrra".

Abração dos colegas do Sul.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015



Prezados, 

Informo que a reunião  do Comitê Gespública, programada para o dia 16/12/2015 está cancelada em função de compromissos paralelos de final de ano da maioria de nossos integrantes.

Informo também que em breve estaremos encaminhando resultados da pesquisa de satisfação do evento “ 3º Seminário de Boas Práticas”, bem como cronograma de oficinas de treinamentos para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, que posteriormente, por  ocasião de nossa primeira reunião do ano  (março de 2016) será ampliada conforme necessidades das organizações e voluntários participantes deste Comitê.  

Agradecemos a todos que de forma individual ou através de sua organização, contribuíram para que nossos objetivos fossem alcançados e culminassem  com um ótimo evento como foi o 3º Seminário de Boas Práticas. 

Desejamos a todos integrantes e organizações adesas do Núcleo Estadual Gespública- RS  e Comitê Setorial Gespública um ótimo Natal e um  ANO NOVO de muito crescimento e aprendizado e consequentemente, muitas conquistas e realizações.  

Atenciosamente  

Luiz Gustavo da Silva 
Secretário Executivo Gespública 
gustavo@semae.rs.gov.br 
www.gespublica.gov.br

www.gespublicagaucho.blogspot.com


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015


Parabéns a todos os Voluntários...
Especialmente aos do Gespública RS.


Parabéns para todos os Voluntários...
Especialmente aos do GesPública RS.


Parabéns a todos os  voluntários...
Especialmente aos do Gespública RS


Parabéns a todos os  voluntários...
Especialmente aos do Gespública RS

05
DEZ

5 DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Dia do Voluntário
Desde 1985 , a Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário. O objetivo da ONU é fazer com que, ao redor do mundo, sejam promovidas ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade.

Os voluntários são pessoas ou grupos que, sem remuneração, ajudam a melhorar a qualidade de vida do planeta. Dedicam parte de sua vida para ajudar a resolver os problemas de sua região, indivíduos que se sensibilizam com comas causas sociais e estão dispostos a dar alegria, carinho e amor para quem está precisando apenas sorrir.

No Brasil, já existem diversas iniciativas em favor do desenvolvimento de práticas de voluntariado. É fundamental que cada voluntário saiba que, como ele, há milhões de pessoas no mundo dando a sua própria contribuição para o alcance das metas traçadas pelas Nações Unidas.
 Momento do Empreendedor: Mercur busca um novo formato de gestão
 
 • Notícias
“Não somos um case. Case significa caixa e não queremos estar dentro de uma. Buscamos apenas agir de acordo com os nossos valores. E cada empresa tem os seus ou precisa descobri-los”. A declaração é do presidente do Conselho de Administração da Mercur, indústria de artigos de borracha de Santa Cruz do Sul, que palestrou hoje (3), no Momento do Empreendedor, reunião-almoço promovida pela ACIS-SL. Ele relatou o atual processo de gestão da empresa, considerada uma das mais antigas do Estado. “Ao nos perguntar qual o legado que a empresa deixaria caso fechasse, vimos que nada sobraria e isto nos entristeceu e inquietou. Então, fomos buscar no passado, no surgimento da fábrica, quais eram as intenções do meu avô quando abriu a Mercur. E descobrimos que ele queria ajudar as pessoas a resolver seus problemas”, relatou. A mudança de olhar começou em 2006,com a contratação de uma consultoria especializada em questões de sustentabilidade. “Eles só não faziam perguntas, quando esperávamos respostas e isto foi um grande desafio”.
Apesar de ter os tradicionais vértices de uma empresa: Missão, Visão e Valores, a opção foi a criação de direcionadores. “Estes sim, não estão esquecidos em um mural. São praticados todos os dias. Tornou-se a nossa Bíblia”. São cinco frases que hoje orientam todas as ações da Mercur:
1 – Atuamos em função das pessoas. “Quando olhamos para as pessoas e não para o lucro, toda a perspectiva de negócio muda”.
2 – Buscamos soluções relevantes para as pessoas, com simplicidade. “Não adianta sofisticar. Isto gera mais investimento, sim, mas quem ganha são as pessoas”.
3 – Somos éticos em todos os relacionamentos. “Fomos buscar o real significado de ética, é que olhar todos que estão à nossa volta e atuar em favor deles”.
4 – Preservamos para a posteridade. “Posteridade de quem? Da empresa ou das pessoas. Temos que lembrar que todos somos pessoas, inclusive os donos do negócio”.
5 – Atuamos em mercados éticos, que valorizam a vida. “Passamos a escolher nossos clientes. Não vendemos para os setores do tabaco, de armamento, de jogos de azar, agrotóxicos e bebidas alcoólicas. “Eu tenho que praticar o discurso. Se minha empresa quer preservar a vida, ela não pode compactuar com quem a prejudica”.
Lucratividade – Segundo Hoezel, o impacto no corte dos contratos de licenciamento de produtos, principalmente da Disney foi rapidamente absorvido pela mudanças administrativas. “Convidamos todos a trazeres sugestões para reduzir os gastos e os resultados foram surpreendentes. Hoje, temos mais lucro do que antes”.
Atualmente, a Mercur tem 680 funcionários e um baixíssimo índice de rotatividade. “A demissão é a última alternativa. As pessoas não são descartáveis e cada problema nos serve de aprendizado”, diz.
Como o objetivo da Mercur hoje é formar pessoas para o mundo, não são mais feitos treinamentos. “Quem treina é bicho, as pessoas têm de desenvolver e compartilhar conhecimentos”, ensina. Desta forma, criou o Espaço de Aprendizagem, com o apoio do Instituto Paulo Freire. Quando há tempo ocioso, os funcionários participam de um Plano de Educação, que envolve visitas em outras empresas, palestras, filmes e debates. “Quando alguém sai da Mercur, poderá encontrar emprego em qualquer lugar”.
Projetos especiais – A Mercur desenvolve também uma série de projetos especiais, que podem ser conhecidos no portal da empresa: www.mercur.com.br.
Siegfried Koelln, presidente da ACIS-SL, ressaltou que a palestra trouxe um grande aprendizado. “Com certeza teremos muito a levar para nossas empresas”.
O Momento do Empreendedor contou com o patrocínio da Conexo Assessoria em Comércio Exterior e Cooperativa Sicredi.
Fonte: ACIS São Leopoldo
Foto: SXC.HU
Startup Day reúne experiências e oportunidades do segmento
 
 • Notícias
Evento gratuito promovido pelo SEBRAE/RS será realizado no dia 9 de dezembro no Novotel Três Figueiras, em Porto Alegre
Um dia dedicado a empreendimentos promissores em tecnologia. É o Startup Day, evento promovido pelo SEBRAE/RS para compartilhar conhecimentos e gerar networking entre startups. As atividades serão realizadas em 9 de dezembro, das 9h às 18h30, no Novotel Três Figueiras (Avenida Soledade, 575). As inscrições para o evento são abertas ao público de startups e interessados no segmento e podem ser feitas gratuitamente a partir do link: http://bzz.ms/1GbC.
A coordenadora do Programa de TI e Startups do SEBRAE/RS, Débora Chagas, conta que o objetivo é dar visibilidade ao ecossistema de startups gaúcho, apresentando cases de negócios de alto potencial e oportunidades para o desenvolvimento de startups. Pela manhã, serão relatadas experiências no Vale do Silício e também exemplos de outras empresas gaúchas do setor. A programação inclui ainda um painel sobre as oportunidades de investimentos na área, com o Fundo Criatec e as aceleradoras Ventiur e WOW. O evento contempla também a apresentação do Programa StartupRS e do case Makadu, destaque na primeira turma do projeto, com um aplicativo para melhorar a interatividade nos eventos.
O Demoday, apresentação para banca de investidores, será realizado a partir das 14h. Ao longo da tarde, as 17 participantes da turma 2 do Programa Startups RS terão a oportunidade de apresentar seus modelos de negócios em pitchs de 4 minutos cada. Ao final, serão anunciadas as três startups destaques.
A iniciativa encerra a segunda turma do Programa StartupRS. “Durante quatro meses, as empresas selecionadas passaram por capacitações relacionadas ao perfil empreendedor, modelagem de negócios, testes de mercado, investimentos, marketing digital, pitch para investidores, além de consultorias e mentorias com profissionais de mercado”, detalha.
No dia 9 de dezembro, serão abertas as inscrições para a turma 3 do programa Startup RS que irá selecionar mais 15 startups digitais do Estado. As atividades iniciam em fevereiro, após o anúncio das selecionadas.
Confira a lista das startups participantes do Demoday – Turma 2 StartupRS:
Aegro – Porto Alegre
Citae.vc – Porto Alegre
Control Milk – Teutônia
Estande.me – Novo Hamburgo
Estocker – Porto Alegre
Finanças Pessoais – Porto Alegre
Ludific Sistemas Ltda – Porto Alegre
Meerkat – Porto Alegre
Nos vemos lá – Porto Alegre
Parknet – Pelotas
Pé Baixo – Caxias do Sul
Peipa – Caxias do Sul
Plantões Médicos – Canela
Safeat – Porto Alegre
Shoptutor – Porto Alegre
Sou Mãe – Porto Alegre
Urbotip - Pelotas
Fonte: Sebrae-RS
Foto: SXC.Hu

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

 PGQP promove campanha para o Dia Internacional do Voluntariado
 • Notícias
Instituição convida as pessoas para contarem suas experiências pessoais com o trabalho voluntário e como isto melhorou a sua qualidade de vida
A base do trabalho promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) consiste em atividade voluntária. Com isto, a instituição lançou a campanha “Um mundo melhor está em nossas mãos”, relativa ao Dia Internacional do Voluntariado, comemorado no dia 5 de dezembro. O projeto consiste em reunir depoimentos com experiências pessoais sobre a maneira que o trabalho voluntário melhorou a sua qualidade de vida, ou de alguma pessoa conhecida.
O objetivo da ação é estimular o espírito solidário, que pode ser o agente transformador no cotidiano da população. Os participantes podem enviar seus depoimentos em vídeo, que pode ser gravado pelo celular ou aparelhos similares, até o dia 30 de novembro, para o e-mail comunicação@qualidade-rs.org.br. Posteriormente, os relatos poderão ser selecionados para apresentação na 51ª Reunião da Qualidade e demais redes da Entidade.

Fonte: Enfato Multicomunicação
Foto: Divulgação
Enfato Multicomunicação
(51) 30-261-261
imprensa@qualidade-rs.org.br