sábado, 10 de julho de 2021


10 DE JULHO DE 2021
POLÍTICA +

Privatização da Corsan deve ser protocolada na segunda

Se tudo correr como planejado no Palácio Piratini, o projeto de lei que autoriza o governo do Estado a privatizar o controle acionário da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) começará a tramitar na Assembleia Legislativa na segunda-feira. O texto receberá os ajustes finais durante o final de semana.

A proposta deve ser encaminhada em regime de urgência, que prevê a votação em 30 dias. Desse prazo, deve ser descontado o período do recesso parlamentar, que vai do dia 17 ao dia 31 de julho.

Junto do texto que trata da privatização, chegará ao Legislativo um projeto que reúne em um bloco de saneamento os 316 municípios que atualmente mantêm contrato com a companhia. Esse mecanismo viabiliza a manutenção, pela empresa, do subsídio cruzado, pelo qual municípios maiores ajudam a viabilizar o tratamento de água e esgoto dos menores.

Mais tarde (provavelmente após o recesso de julho), será enviado à Assembleia um terceiro projeto, que divide os outros 181 municípios em blocos regionais, como orienta o novo marco legal do saneamento.

Embora a adesão ao conglomerado seja voluntária, visto que a concessão para o serviço de água e esgoto é municipal, somente as prefeituras que participarem desses agrupamentos poderão acessar financiamentos com recursos do governo federal para atingir as metas do novo marco.

A garantia da criação desses blocos foi solicitada publicamente ao governo pelo presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), no mês passado. O deputado argumenta que o instrumento é necessário para que a Corsan não perca o valor de mercado e também para reduzir a resistência dos prefeitos à privatização.

aliás

Para obter a autorização da Assembleia à proposta de repassar o controle acionário da Corsan à iniciativa privada, o governo precisa do apoio de pelo menos 28 dos 55 deputados. A previsão é de que o projeto chegue ao plenário no início de setembro.

Assembleia fará consulta pública

Assim que receber do governo do Estado os projetos que tratam da privatização da Corsan e da criação dos blocos regionais de saneamento, o presidente da Assembleia, Gabriel Souza, deve colocá-los em consulta pública no site do Legislativo. Será o primeiro teste de uma das principais mudanças propostas por Gabriel na reforma do regimento interno da Casa, apresentada em junho.

A consulta permitirá que cidadãos e entidades opinem sobre o conteúdo do texto pela internet. As sugestões e críticas serão compiladas e divulgadas publicamente, além de serem repassadas aos deputados antes da votação.

Aniversário com nova sede

Na véspera de completar 20 anos de existência, celebrados neste sábado, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) recebeu pela primeira vez uma sede própria para abrigar a reitoria. Antes administrada em um prédio alugado na Rua 7 de Setembro, no Centro de Porto Alegre, a reitoria passará para o imóvel da Rua Washington Luiz que sediava a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec).

O termo de cessão do prédio foi assinado na sexta-feira pelo governador Eduardo Leite. O restante da estrutura da Cientec, que abrange oito áreas de pesquisas, 25 laboratórios e mais de cem equipamentos também será repassado à Uergs.

Por enquanto, somente a reitoria funcionará no local, mas a ideia é que, após a solução de entraves jurídicos, o complexo se torne o campus central da Uergs em Porto Alegre, que hoje fica no bairro Agronomia. A estimativa do reitor Leonardo Beroldt (ao centro), é de que R$ 2,5 milhões sejam economizados por ano com a locação de imóveis.

A transferência da sede marca o início do Projeto Uergs 20+, um plano de ações e crescimento da universidade para os próximos 20 anos.

Depois da cerimônia, Leite, Beroldt e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb (à esquerda), circularam entre os prédios.

Colaborou Isabella Sander

Convite ao ministro

Depois da cerimônia em que foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa, na sexta-feira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi surpreendido por um convite de filiação partidária. O gesto partiu do presidente estadual do PP, Celso Bernardi, que entregou a Tarcísio um bóton do partido.

De acordo com Bernardi, o convite foi feito em nome do senador Luis Carlos Heinze, pré-candidato ao governo do Estado, e dos deputados do PP gaúcho.

- Fiz uma insistência em nome dos nossos deputados e do senador. Ele disse que está pensando no assunto - relatou Bernardi. No início do ano, o presidente Jair Bolsonaro sugeriu que Tarcísio concorresse ao governo de São Paulo em 2022, mas o ministro não deu declarações públicas sobre o assunto.

Vacinas vencidas

Na pesquisa semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a pandemia, 32 prefeituras do país relataram ter recebido ao menos um lote de vacinas fora do prazo de validade. Esse contingente representa 1,2% dos por 2.653 municípios que responderam ao questionamento. Na mesma sondagem, nove prefeituras relataram que os imunizantes passaram da data de validade depois de recebidos.

O levantamento mostrou ainda que, na maioria das cidades, as pessoas tentam escolher a vacina que receberão. Ao todo, 1.860 prefeituras registraram casos assim, enquanto 792 disseram que não houve registro. Apenas 16 cidades informaram que permitem a escolha.

faleceu na sexta-feira, aos 82 anos, a mãe do ex-deputado beto albuquerque (PSB), vanir teresinha turra de albuquerque, por complicações decorrentes da covid-19. há duas semanas, o pai do político, telmo albuquerque, de 85 anos, também foi vitimado pela doença.

PAULO EGÍDIO - INTERINO

segunda-feira, 24 de maio de 2021


Novidade no PNQS: Ciclo 2021 terá categoria Gestão de Ativos


Lançamento aconteceu nesta sexta (18), durante transmissão pelo canal da ABES no YouTube, com presença do presidente nacional da ABES e dos integrantes do grupo de estudos do PGA 

Por Hugo Dourado

O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS encerrou o Ciclo 2020 com uma grande novidade para a edição 2021: a categoria Gestão de Ativos (PGA). O lançamento aconteceu nesta sexta, 18 de dezembro, último dia do evento promovido de forma virtual pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES, por meio do Comitê Nacional da Qualidade ABES.

Transmitido pelo canal da ABES no YouTube, o lançamento do novo desafio do PNQS foi feito pela coordenadora do CNQA, Rosana Dias, com presença do presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt.

Rosana Dias explicou sobre a criação do PGA,  quais serão os critérios para a premiação e qual foi o objetivo de lançar mais essa novidade para as empresas de saneamento do Brasil. 

Presidente Nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, comentou sobre a importância do PGA para as empresas de saneamento, sobre as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19 e ressaltou a relevância do setor e a atuação das empresas para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Aurélio Fiorindo Filho, que ajudou na construção da nova categoria, ressaltou a importância do trabalho para a criação da nova categoria, que traz um grande tema para o setor de saneamento.

Os integrantes do grupo de estudos para a nova categoria PGA do PNQS são: Aurelio Fiorindo Filho (Sabesp), Carlos Schauff (Compumax), Emerson Fulaneto (Fulaneto Gestão e Consultoria), Marcio Romero (CNQA) Maria Angela Sargaço (CNQA), Rosana Dias (Sabesp), Rosana Sakimoto (Sabesp) e Tico Monteiro (Monteiro Associados), que ministrou palestra no evento com tema A gestão de ativos como vantagem competitiva no saneamento.

Para assistir as atividades abertas da programação do PNQS 2020, clique aqui.

sábado, 3 de abril de 2021


Feliz Páscoa para todos os Gespublicanos e seus familiares

Comitê Gestor - Gestão Pública

 

quarta-feira, 31 de março de 2021


Todo bom gestor sabe que é necessário e fundamental se manter capacitado, participando de treinamentos, de eventos e lendo vários livros que possam ajudar a melhorar suas habilidades. Porém, além desses caminhos mais convencionais, é possível adquirir bastante conhecimento e, ao mesmo, se divertir, por meio das séries sobre gestão.

O momento de lazer também pode servir como uma forma de aprendizado, pois as séries sobre gestão agregam muito valor para o trabalho. Ao entender melhor os personagens e ver suas reações, você assimilará as informações que dificilmente encontraria na educação tradicional.

Gostou da ideia? Quer saber quais são as melhores séries sobre gestão para combinar aprendizado e entretenimento nas horas vagas? Então continue acompanhando e confira as 7 séries que selecionamos para você! Aproveite!
1. O Sócio

Na série “The Profit” ou “O Sócio”, em sua tradução, o investidor e apresentador americano Marcus Lemonis tem uma tarefa bem desafiadora a cada episódio: salvar empreendimentos que estão à beira da falência. Para isso, ele foca na potencialização dos pontos fortes e na neutralização das fraquezas de cada negócio.

Marcus Lemonis, com investimentos reais, adquire cotas de empresas, passa a ser sócio delas e revoluciona os negócios dos quais participa. É a série ideal para as pessoas que desejam ampliar a visão empreendedora para novos horizontes. A cada episódio, o telespectador fica ansioso para conferir os resultados das ações que foram implantadas nas corporações e ver novos negócios com dificuldades serem “salvos” pelo programa.

“O Sócio” apresenta várias formas para salvar uma empresa diferente a cada episódio. Portanto, traz muitas respostas para empreendedores, com novas ideias, servindo como uma lição para aqueles que atuam neste ramo e que enfrentam diversos desafios todos os dias.
2. House of Cards

O protagonista de “House of Cards”, Francis Underwood, interpretado por Kevin Spacey, tem um único propósito: alcançar o poder. Não há obstáculo para impedi-lo e ele acaba se adaptando a todas as circunstâncias que aparecem em seu caminho. O personagem ensina como sobreviver em um mundo político extremamente sujo e de que forma é possível transformar situações para vencê-las.

Embora a série mostre uma excessiva ambição pelo poder, evidencia também a importância de parcerias, de articulações e de estratégia. Uma ótima série para empreendedores, afinal, mostra a influência e o jogo de poder em alto nível.
3. Suits

A série “Suits” se passa em um escritório de advocacia em Nova York, nos Estados Unidos. O foco é na vida de um jovem, o personagem Mike Ross, que é interpretado pelo ator Patrick J. Adams. Apesar de não ter terminado a faculdade de direito, Mike Ross consegue uma vaga para trabalhar com Harvey Specter, interpretado por Gabriel Macht, um dos melhores advogados da cidade. Esse é um seriado que ensina estratégias de negociação, além de levar o telespectador a se aventurar pelo empreendedorismo.

“Suits” deixa clara a importância de quebrar as regras, mas sem desrespeitar a lei. Várias vezes, nos casos de sucesso, há uma pessoa que vê possibilidade onde todos estão vendo barreiras. Mesmo nas grandes crises, os personagens destacam as possibilidades infinitas.
4. Shark Tank

A série americana “Shark Tank” mostra empreendedores que tentam convencer um grupo de investidores a comprarem sua ideia. São casos reais que evidenciam como o pitch preciso e extremamente rápido é fundamental. No mundo do empreendedorismo, tão relevante quanto ter uma boa ideia e uma ótima execução é saber vendê-la em pouco tempo. A série “Shark Tank” ensina exatamente isso.

Estamos falando de um seriado que funciona como uma escola para compreender a mente dos investidores. Os episódios da série mostram como investidores de sucesso avaliam os empresários, porque fariam ou não o investimento e quais os critérios que realmente valorizam.
5. Mad Man

Essa é uma série que se passa em Nova York, nos anos 60, apresentando a rotina de Don Drapper, um diretor de criação. O mundo da publicidade naquela época é revelado ao telespectador, assim como as mudanças que aconteceram ao longo da época. “Mad Man” também foca na vida pessoal das personagens, mostrando a luta pelo poder e diversos momentos de verdadeira frustração.

“Mad Man” é uma série que mostra que as oportunidades de negócio devem ser aproveitadas ao máximo e que a capacidade de inovação é essencial em momentos mais conturbados. Um seriado indicado principalmente para gestores de marketing.

A série é muito interessante para que você entenda como são criadas campanhas de marketing, como as marcas conversam com os consumidores, como conquistar clientes, além de saber mais sobre a importância de relacionamentos e da politicagem tão presente no mundo dos negócios.
6. The Office

Essa é uma série mais voltada para a comédia, que ensina grandes lições de empreendedorismo, fazendo o inverso. Estranho? Mas é isso mesmo, pois Michel Scott, o personagem principal, interpretado pelo ator Steve Carrel, realiza ações que servem de exemplo para que você não as repita em seu negócio.

A trama toda se passa em uma organização que produz e distribui papel. No dia a dia, os personagens vivenciam situações inusitadas em uma rotina de escritório, sendo muitas inspiradas na vida real, acontecendo com certa frequência. Com essa série, você aprenderá como exercer uma liderança confiável e firme, além de motivar os colaboradores a perseguirem o mesmo propósito na empresa.
7. Silicon Valley

Estrelada por um grupo de jovens, “Silicon Valley” é totalmente centrada no mundo dos investimentos e das startups e ensina que uma ideia pode ser excelente e incrível, mas não vale absolutamente nada se não for executada de forma coordenada por uma ótima equipe.

Vivemos em um mundo onde a inovação e a criatividade são as verdadeiras bandeiras da revolução digital. Acabamos não percebendo que o segredo para o sucesso em muitas organizações não está simplesmente na ideia, mas nos profissionais que estão por trás e que podem colocá-la em prática. Com esse seriado, o empreendedor pode aprender muito sobre gestão e sobre os processos de busca por investimento.

Poderíamos estender muito essa lista com séries sobre gestão, mas, começando com essas, tenha certeza de que você já tem material suficiente para fazer uma verdadeira maratona por alguns finais de semana. Essas séries, sem dúvida alguma, podem gerar insights interessantes que ajudarão a melhorar a gestão do negócio. Aproveite ao máximo essas indicações, aprenda mais sobre como lidar com sua equipe e se divirta ao mesmo tempo!

E aí, gostou dessa lista que preparamos para você? Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário para que possamos te ajudar!

Determinadas e destemidas, essas mulheres mostram que empreender não é apenas “abrir uma portinha”, é preciso gestão de processos

No artigo de hoje, vamos falar do trabalho de três fundadoras de startups, que vivem momentos distintos em seus negócios, mas que têm, em comum, a determinação de levar adiante seus sonhos e o engajamento com o empreendedorismo feminino.

Sara Fernandes de Sousa, de 39 anos, mora na Grande São Paulo, é fundadora da Condopay que, ainda em 2021, pretende começar a oferecer serviços e facilidades bancários para condomínios como pessoa jurídica – conta corrente, cartão de crédito, emissão de boletos, entre outros.

Engenheira Química de formação, com MBA em Vendas e passagem por bancos, construção civil, manutenção aeronáutica, comunicação via satélite, além de ter morado em Angola, nos EUA e na Itália, enfrentou muita dificuldade quando resolveu voltar ao mercado de trabalho depois de um ano do nascimento do seu filho. “Ninguém queria alguém com uma criança pequena em sua bagagem. Foi nesse momento que senti a necessidade de empreender”, conta Sara.

Ela e o co-fundador da startup, um advogado especializado em atendimento de condomínios, fizeram um mapeamento de mercado e uma pesquisa com seus públicos-alvo para identificar a viabilidade do negócio e montar o business plan.

No meio do caminho, quanto um piloto já havia sido rodado com um parceiro operador de cartão de crédito, ele faliu e todo o trabalho, até então, teve de ser reavaliado. “Já tínhamos muitos cartões impressos, dinheiro investido e sentimos a urgência de encontrar um novo parceiro, o que acabou por atrasar a nossa entrada no mercado”, disse Sara.

Depois do susto, Sara contratou uma agência, uma consultoria, uma empresa de tecnologia para desenvolvimento da plataforma, alugou espaço e firmou parceria com um outro sistema de operação de cartão de crédito. “A falta de investimento para startups é uma das principais dificuldades para nós, empreendedores. Os investidores só querem colocar dinheiro quando a ideia já estiver trazendo receita”, comenta. “Depois de todos os imprevistos, de termos colocado muito suor e dinheiro para concretizar esse sonho, queremos lançar nosso produto ainda no primeiro semestre deste ano”, conta.

Hoje, Sara trabalha como PJ e gerencia sua startup paralelamente. “Meu objetivo é, em breve, viver do meu empreendimento, pois, no Brasil, a mulher é descartável no mercado corporativo. Quanto mais o tempo passa, menos valor ela tem. É a visão de mundo machista que ainda prevalece, infelizmente”, completa.

Mariana Freitas, baseada em São Paulo, é fundadora da startup Sirius App, que permite a todos os colaboradores de uma empresa trabalhar em uma única plataforma, com a mesma usabilidade, possibilitando a realização de reuniões, troca de mensagens, compartilhamento de arquivos, com privacidade e segurança da informação. 

Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Gestão de Negócios e com MBA em Vendas e Marketing, ganhou, em 2019, uma bolsa integral no Vale do Silício com foco em Blockchain e Inteligência Artificial e tem, em seu histórico profissional, a passagem por grandes empresas globais.

“A necessidade de empreender começou quando enxerguei, no mundo corporativo, uma oportunidade de criar uma plataforma com a mesma interface das redes sociais, que facilitasse a comunicação entre os colaboradores, evitando múltiplas plataformas”, conta Mariana. “Hoje, os colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar com a facilidade de comunicação por celular. Nossa plataforma inclui pessoas de todas idades, departamentos e localidades”, completa.

Para Mariana, a predominância masculina no mercado B2B exige um esforço extra das mulheres para criar oportunidades e obter credibilidade, mostrar conhecimento e se posicionar. Como forma de ação para reverter esse cenário, participa de diversos programas que visam ao empoderamento das mulheres empreendedoras. “Relacionamentos encurtam caminhos e nos fortalecem”, afirma.

Mariana é Alumni da Vital Voices, aceleradora global de empoderamento econômico para mulheres líderes e Chapter Leader do DWEN, a rede global de mulheres empreendedoras da Dell.

Ela conta que sua maior dor, como empreendedora, é colocar em prática a resiliência, pois o mundo empreendedor é uma montanha-russa, onde as estratégias mudam constantemente.

“A mulher tem de estar sempre focada na autoconfiança, em ser prática e objetiva. Enxergo tudo isso como uma mola propulsora. Nós estamos inovando a forma de comunicar, colocando um pouco da emoção e da determinação feminina no mercado”, diz Mariana. “Temos de encarar esses desafios como forma de crescimento”, completa.

Jéssica Amorim tem 29 anos, é de Presidente Epitácio, região de Presidente Prudente, no oeste paulista. Ela é fundadora da startup Sou Protagonista, uma plataforma de assinatura de mentoria, onde ela ajuda empreendedores e empresários de pequenos negócios a estruturarem metodologias com foco em inovação, usando ferramentas de tecnologia que estão ao alcance de todos, em multiplataformas e com versões gratuitas.

Formada em análise de desenvolvimento de sistemas, tem experiência em consultoria, serviços e estratégicas comerciais e estruturação de empresas.

A ideia do negócio surgiu logo no início da pandemia, em março de 2020, quando sua demanda por mentoria, como autônoma, começou a aumentar. Os clientes eram empreendedores e pequenos empresários com muitas dificuldades em meio à crise e que não podiam pagar pelo seu serviço por conta do tíquete relativamente alto para aquele momento.

A solução encontrada por Jéssica foi a plataforma de assinatura, que permite atender a todos e às suas demandas a um custo muito baixo e com qualidade.

“A plataforma funciona como uma comunidade, com múltiplas ferramentas. São ministradas aulas ao vivo e gravadas durante a semana, atendendo às necessidades dos clientes de forma coletiva. O diferencial é que todos os pontos, os problemas e as dúvidas levantados nessas interações são tratados, de forma individual e pontualmente, por WhatsApp. O resultado vem rápido e a satisfação do cliente também”, explica.

Além disso, Jéssica conta com uma rede de parceiros bem-conceituados em todo o País, que contribui, com suas experiências, em diversas áreas. “É a cereja do bolo da mentoria”, afirma. “Agora, preciso buscar investimento para alavancar, mais rapidamente, o meu negócio. É uma luta diária, pois temos muitas oportunidades e, em diversos momentos, temos de caminhar devagar demais por conta da falta de confiança dos investidores”, desabafa.

Quando o assunto é mulher empreendedora, Jéssica afirma que não há como negar a discriminação e o preconceito que existem em um mercado predominantemente masculino.

“Somos desvalorizadas em relação aos nossos méritos como profissionais. Meus próprios clientes, às vezes, são resistentes às minhas orientações e só depois percebem que elas fazem sentido”, conta.

Com forma de contribuir para a mudança desse cenário, Jéssica promove e participa de mentorias somente para mulheres. “Temos de levantar a bandeira de que as mulheres podem e devem decidir o seu futuro. Não somos coadjuvantes. Somos protagonistas”, completa e deixa seu recado. “Empreender não é só abrir uma ‘portinha’. É preciso estruturar, provisionar, ter estratégia, saber como vai atrair o cliente, ouvir os feedbacks, estar nas redes sociais, estar atento à sua atualização profissional e de mercado. Acomodar-se, jamais!”, finaliza.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe a inspiradora história dessas mulheres que, apesar dos desafios, seguem firmes no propósito de empreender.

Por Patrícia Motta – FNQ

segunda-feira, 22 de março de 2021

DATAS COMEMORATIVAS

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

Leia também: Dicas para economizar água

Origem e importância do Dia Mundial da Água

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema.

O Dia Mundial da Água é uma data para refletirmos a respeito da importância de preservar os recursos hídricos.
O Dia Mundial da Água é uma data para refletirmos a respeito da importância de preservar os recursos hídricos.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Importância da água para os seres humanos

água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela participa da formação do corpo dos organismos e, por ser considerada um solvente universal, é fundamental para a realização de diversas reações químicas. Além dessas funções, no corpo humano, podemos destacar como importantes papéis desempenhados pela água:

  • Regulação da temperatura do corpo: A água faz parte do suor, que apresenta papel importante no resfriamento do corpo. Após ser eliminado pelas glândulas sudoríparas, o suor evapora, causando o resfriamento.

  • Transporte de substâncias: A água constitui o plasma sanguíneo, que garante o transporte de diversas substâncias, como sais minerais e nutrientes.

  • Eliminação de substâncias para fora do corpo: A água faz parte, por exemplo, da composição da urina, que garante a eliminação de substâncias tóxicas ou que estão em excesso em nosso corpo.

  • Proteção de estruturas: A água está presente, por exemplo, nos líquidos encontrados entre as articulações, participando, portanto, da proteção dos nossos ossos contra o atrito. Ela também garante a proteção do feto, uma vez que faz parte da composição do líquido amniótico.

Em razão de sua importância, recomenda-se a ingestão de cerca de dois litros de água por dia para que o organismo continue funcionando perfeitamente. Vale destacar que essa é uma recomendação geral e que fatores como idade, sexo, peso, estação do ano e prática de atividades físicas podem afetar a quantidade necessária de água para o organismo.

Leia também: Países que menos possuem água potável
Disponibilidade de água para os seres humanos

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água.

A água é fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo, sendo recomendada a ingestão de cerca de dois litros de água por dia.
A água é fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo, sendo recomendada a ingestão de cerca de dois litros de água por dia.

Além da escassez de água, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo. De acordo com a ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água potável. Ainda de acordo com a ONU, três bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada. Esse quadro é preocupante, pois está relacionado com uma série de doenças, e o hábito de lavar as mãos pode prevenir várias enfermidades.

Como toda a população necessita de água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei. Entretanto, ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse direito realmente garantido. 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

sábado, 20 de março de 2021

 

Melhores em Gestão®: TURBO BRASIL e ENERGISA MS são as grandes vencedoras do ciclo 2020

Por Patrícia Motta – FNQ

Cerimônia on-line aconteceu na tarde de hoje, com a participação dos executivos das duas organizações

Na tarde de hoje, 16 de março, aconteceu a cerimônia de entrega dos troféus do reconhecimento Melhores em Gestão® – ciclo 2020, da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Duas organizações celebraram a conquista neste ciclo: a TURBO BRASIL, na categoria PRATA, atingindo a impressionante marca de cinco reconhecimentos consecutivos pela FNQ, e a ENERGISA MATO GROSSO DO SUL, na categoria BRONZE, logo em sua primeira participação na premiação.

O evento, realizado em formato 100% on-line, teve a participação do presidente do Conselho Curador da FNQ, Theo van der Loo, do presidente executivo da Fundação, Ronald Dauscha, e dos principais executivos das duas organizações – o presidente da TURBO BRASIL, Glauco Duarte Diniz, e o diretor-presidente da ENERGISA MS, Marcelo Vinhaes, além de outros membros da diretoria das empresas, do Conselho Curador da FNQ, especialistas e avaliadores voluntários, que acompanharam, ao vivo, diretamente de seus postos de trabalho.

Logo depois da abertura oficial do evento, que teve a execução do hino nacional, o mestre de cerimônias passou a palavra ao presidente do Conselho Curador da FNQ, que deu as boas-vindas a todos os participantes e ressaltou a importância da conquista do Melhores em Gestão® em um ano onde a incerteza do mercado, dos cenários e da economia mundial, por conta da pandemia, foi mais impactante nas empresas do País.

Ronald Dauscha foi o segundo a falar e enfatizou o posicionamento da FNQ, que também precisou se adaptar diante da pandemia. “Com foco na inovação, nas metodologias ágeis, no desenvolvimento de desdobramentos do MEG para diversos setores da economia, como Agro e Startup, por exemplo, estamos auxiliando as empresas na reestruturação da gestão diante desse momento caótico”, explanou o presidente executivo da FNQ.

Dauscha disse, ainda, que o Melhores em Gestão® está no centro das ações da Fundação para o cumprimento de sua missão, que é ajudar as organizações, por meio da excelência da gestão, a serem mais produtivas e competitivas no mercado, contribuindo para o crescimento do Brasil e do aumento de sua representatividade frente ao mercado mundial.

Na sequência, como sempre acontece nas cerimônias presenciais e, agora, na on-line, houve o reconhecimento do trabalho dos avaliadores do Melhores em Gestão®, com homenagem aqueles que completaram, em 2020, cinco, 15, 20 e 25 ciclos de atuação em reconhecimentos da FNQ. “Muitos desses voluntários vivenciaram as transformações pelas quais a FNQ passou ao longo dos anos, adequando-se para atender às demandas dos novos cenários em constantes mudanças. Para eles, atuar como avaliador do Melhores corresponde a um MBA por ano, tamanha a troca de experiências e dedicação de cada um deles”, disse o mestre de cerimônias.

Foram homenageados: por cinco ciclos de atuação no reconhecimento da FNQ – José Cláudio Silva dos Santos; por 15 ciclos – Sérgio Sabino de Carvalho E Silvio Bitencourt da Silva; por 20 ciclos – Marcos Antônio Rodrigues Massaro e Mauro Sérgio Sguerra Paganotti; e por 25 ciclos, completados há dois anos, Ricardo Motta.

ENTREGA DOS TROFÉUS

ENERGISA MATO GROSSO DO SUL foi a primeira organização a receber no evento, simbolicamente e a distância, o troféu do Melhores em Gestão®. O diretor-presidente da empresa, Marcelo Vinhaes, foi o responsável por erguer o prêmio tão esperado e celebrado pela equipe. “O MEG é a ferramenta que utilizamos para desenvolver o time e melhorar nossos resultados. E sabemos que podemos avançar ainda mais para sermos referência em sustentabilidade, inovação e governança. Parabenizo a FNQ pelo importante papel de disseminadora das melhores práticas”, disse o executivo em seu discurso.

O presidente da TURBO BRASIL, Glauco Duarte Diniz, recebeu o troféu pela quinta vez e enalteceu a participação de todos os colaboradores, em mais uma conquista, e a importância do MEG para a empresa. “Quero agradecer a toda a equipe da TURBO, que participa, ano após ano, da busca constante pela excelência com tanto engajamento. Nunca pensei que estaríamos aqui pela quinta vez recebendo o reconhecimento. Uma das coisas que mais me deixa feliz é saber que a cultura da excelência está enraizada na empresa. O MEG nos auxilia em tudo isso. Seria muito bom que outras organizações percebessem a importância do modelo”, disse.

Ronald Dauscha fez o encerramento da cerimônia, onde agradeceu a participação de todos e a conquista das duas organizações, lembrando que o Regulamento do ciclo 2021 do Melhores em Gestão® já está disponível para download (clique aqui).

No final, todos posaram para fotos virtuais e celebraram, ainda mais, a conquista.

INFORMAÇÕES SOBRE O CICLO 2020

O ciclo de 2020 contou com a participação de seis empresas candidatas, sendo que somente uma não realizou a etapa de visita e não finalizou o processo.

De todas as candidatas, duas são do Estado do Paraná, uma de Minas Gerais, uma do Rio de Janeiro, uma do Mato Grosso do Sul e uma do Rio Grande do Sul.

Entre as candidatas, duas são do setor de Geração e Transmissão de Energia Elétrica, uma de Distribuição de Energia Elétrica, um Instituto de Pesquisa/serviços tecnológicos, uma do setor Automotivo e uma de Serviços/Manutenção.

Em relação ao porte, tivemos três grandes empresas e três médias.

Entre as reconhecidas, temos uma distribuidora de energia elétrica e uma de Serviços/Manutenção.


 

Em sua primeira participação, ENERGISA MS é reconhecida no Melhores em Gestão®

Por Patrícia Motta – FNQ
Organização conquista o BRONZE e valoriza o investimento na gestão dos processos para garantir a excelência
Com mais de 1 milhão de clientes, a ENERGISA MATO GROSSO DO SUL – pertencente ao centenário grupo ENERGISA, investe na gestão dos processos para garantir excelência em seus resultados.

Atua na distribuição de energia elétrica, operando em 74 municípios do Estado, totalizando uma área de 328.335 km², atendendo aproximadamente a 2,6 milhões de habitantes, de acordo com dados de 2019 do IBGE. São mais de 99.500 quilômetros de rede de distribuição e 3.800 quilômetros de linhas de transmissão.

Números expressivos e que somente são alcançados porque a empresa tem uma importante preocupação em seus processos: A GESTÃO.

ENERGISA MATO GROSSO DO SUL aplica o Modelo de Excelência da Gestão® – o MEG, de forma a proporcionar o aprendizado contínuo por meio do autoconhecimento da organização, promovendo a competitividade no mercado e na região em que atua.

A aderência ao MEG já possibilitou que a empresa, inclusive, fosse Destaque e Reconhecida no Prêmio Qualidade da Gestão do Estado de Mato Grosso do Sul: Ouro em 2019 e Bronze em 2018, na categoria Rumo à Excelência.

As conquistas proporcionam, também, resultados para clientes, sociedade, acionistas, fornecedores e outras partes interessadas da organização.
Leia matéria completa sobre o evento de reconhecimento do Melhores em Gestão 2020 aqui.