segunda-feira, 22 de abril de 2019

Melhores em Gestão® 2019: FNQ lança regulamento


Conheça as principais novidades para este ciclo 

 As inscrições para o Melhores em Gestão - ciclo 2019 estão abertas a partir de hoje, 22 de abril. Neste ano, temos algumas novidades, começando pelo nome da publicação que traz as regras do reconhecimento. As Instruções para Candidatura agora se chamam Regulamento do Melhores em Gestão®.
Confira, abaixo, as principais alterações.
• Cronograma flexível: a partir de 22 de abril, hoje, as empresas podem se candidatar a qualquer momento e escolher o melhor momento para a visita, porém, há datas-limite e prazos entre as etapas para que possam ser definidas as organizações reconhecidas.
• Forma de reconhecimento: a lista de reconhecidas passará a ser categorizada em Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a pontuação e o atendimento aos critérios para o reconhecimento. Haverá, ainda, o Destaque ODS, que será concedido entre as empresas da lista. Também teremos a Menção Especial para as organizações que ficarem no limite da faixa de corte e que atenderem aos demais requisitos de reconhecimento.
O Melhores em Gestão®, que substituiu o exitoso Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), entra em seu terceiro ciclo e adota a flexibilidade em seu processo de inscrição para melhor atender às organizações candidatas.
“Nesses últimos dois ciclos, já foram reconhecidas 17 organizações e, com as mudanças propostas no Regulamento, pretendemos aumentar ainda mais esse número. Embora tenhamos datas-limites para certos processos, nossa intenção é proporcionar uma liberdade maior para que as empresas, as quais desejam participar do reconhecimento, possam se organizar internamente e efetivar a candidatura”, comenta o coordenador do Melhores em Gestão®, Marcos Bardagi.
Para obter informações para participar do Melhores em Gestão® - ciclo 2019, entre em contato conosco pelo e-mailrelacionamento@fnq.org.br.
Acesse o Regulamento clicando na imagem abaixo.
Comentários

sexta-feira, 19 de abril de 2019


Uma Feliz Páscoa aos voluntários do 
Núcleo Setorial Gespública e a seus familiares.


domingo, 14 de abril de 2019


A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) lançaram, em outubro de 2018, durante o 33º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, realizado em Minas Gerais, o PRÊMIO MEGA - MELHORES EM GESTÃO DE ATIVOS, que está com inscrições abertas até 30 de abril de 2019.
Entre os objetivos da inédita premiação - relevante para empresas de infraestrutura, serviços públicos e privados, indústrias e para todas as organizações que possuem recursos investidos em máquinas, equipamentos e ativos imobilizados em geral -, está o estímulo ao desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil por meio da melhoria da gestão das organizações do País.
O prêmio surge para ressaltar a importância da Gestão de Ativos e seus riscos para a sustentabilidade do negócio, a conservação do meio-ambiente, da segurança e do bem-estar das pessoas e a redução de impactos na sociedade.
Além de todos os benefícios para a sociedade e para a economia, uma das entregas do Prêmio MEGA é um diagnóstico de maturidade da gestão dos ativos das organizações para um contínuo aperfeiçoamento das empresas, concedendo reconhecimento público e notório a todas as contempladas na lista.
Para o diretor-presidente da Abraman, Edson Kleiber de Castilho, “estruturar um reconhecimento nacional como o Prêmio MEGA é um grande passo no sentido de incentivar e apoiar as empresas a aplicar a gestão de ativos, compartilhando suas melhores práticas com as demais organizações e com a sociedade”.
Jairo Martins, presidente executivo da FNQ, ressalta a importância da avaliação realizada durante o processo do Prêmio MEGA, “que é feita por profissionais altamente capacitados da Fundação e da Abraman, conferindo a credibilidade técnica e gerencial enraizadas nessas duas instituições, reconhecidas e respeitas nacionalmente”.


Processo de avaliação, inscrição e reconhecimento

O processo de avaliação será composto por quatro etapas.
1. Preenchimento e envio do questionário de autoavaliação, bem como das documentações obrigatórias, de acordo com regulamento do Prêmio MEGA (clique aqui para acessar).
2. Avaliação (visita) na empresa por, no mínimo, dois profissionais capacitados e indicados pela ABRAMAN e FNQ.
3. Elaboração do Diagnóstico de Maturidade na Gestão de Ativos.
4. Análise e validação da lista do Prêmio MEGA por uma Banca de Juízes, composta pela Comissão Executiva e por Profissionais da Área de Manutenção e Gestão de Ativos, a serem convidados, oportunamente, com respaldo técnico e reconhecimento pelas instituições FNQ e ABRAMAN.
As empresas reconhecidas do Prêmio Melhores em Gestão de Ativos serão reveladas durante uma cerimônia de premiação, que será realizada no Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, em outubro de 2019.
As organizações interessadas deverão enviar um e-mail para premio_mega@fnq.org.br e solicitar a inscrição no prêmio, preenchendo os dados cadastrais básicos, como CNPJ, razão social, endereço, nome do responsável pela inscrição, telefone e e-mail. Inscrições: até 30 de abril de 2019.

Prêmio Melhores em Gestão de Ativos – MEGA

Realização: Abraman e FNQ
Inscrições: de 1 a 30 de abril 2019

Sobre as instituições
Abraman - a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos – Abraman, fundada em 17 de outubro de 1984, é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação de fins não econômicos, transformando e consolidando ao longo de 34 anos, como Centro de Referência de Manutenção e Gestão de Ativos, sendo Membro efetivo do GFMAN – Global Forum on Maintenance and Asset Management, composta por países da Europa, pelos Estados Unidos, Japão, Austrália, França, Arábia, Brasil, Canadá e outros.
Tem como compromisso “contribuir para o desenvolvimento da Função Manutenção e da Gestão de Ativos, com a valorização de seus profissionais, consolidando-as como fatores estratégicos para o aumento da competitividade das empresas e para a melhoria da qualidade de vida, da segurança e do meio ambiente”.
FNQ - a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que conta com uma rede de clientes, parceiros, apoiadores e voluntários em torno de sua causa: a busca contínua da excelência por meio da gestão, e a consequente contribuição para o aumento da produtividade das organizações e da competitividade do País, com ética e sustentabilidade.
Criada em 1991, a FNQ sempre se empenhou em promover, gerar e difundir os Fundamentos de Excelência da Gestão, transformando-se, ao longo de seus mais de 27 anos, em um dos mais importantes agentes e centros de referência das melhores práticas de gestão.


12/04/2019
Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

Gestão dos Ativos: ser responsável dá lucro e constrói reputação

Qualquer empreendimento, seja público ou privado, de qualquer porte, setor ou natureza, tem a responsabilidade socioeconômica de utilizar bem os recursos disponíveis, executar com qualidade, eficácia e eficiência e entregar valor para a sociedade. O desempenho organizacional é medido pela relação entre o valor gerado e os recursos despendidos e é o que garante a longevidade do empreendimento.  

Para executar essa transformação, as organizações precisam de pessoas, processos, conhecimento, tecnologia, equipamentos, infraestrutura, gestão e governança. Conhecimento, marca, imagem, reputação, bem como a infraestrutura e os equipamentos, são frutos de grandes investimentos e constituem o que chamamos de ativos, que podem ser tangíveis - ou físicos - e intangíveis.

O uso eficiente e eficaz dos ativos físicos é elemento-chave para o sucesso de uma organização. Portanto, gerenciar os ativos durante o seu ciclo de vida é de importância capital para a continuidade de qualquer negócio.

Exemplos evidentes dos prejuízos que a falta de gestão de ativos pode causar tivemos a infeliz oportunidade de vivenciar, aqui no Brasil, nos últimos tempos. Os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho; o desabamento de um prédio e as interdições dos viadutos em São Paulo; o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro; as paralisações de linhas de metrô e de aeroportos; os acidentes com ônibus desgovernados por falta de freios; as interrupções do fornecimento de água e energia; a produção agrícola apodrecendo em estradas esburacadas; as inundações decorrentes de canalizações entupidas; os equipamentos médicos quebrados por falta de manutenção e peças, entre outros. Quantas vidas foram ceifadas e quanto desperdício de dinheiro - decorrentes da incompetência, da visão de curto prazo e do lucro a qualquer custo - que poderiam ser evitadas.

Não há dúvidas de que todos esses acontecimentos prejudicam a produtividade, o desenvolvimento econômico do País e causam danos ambientais e sociais irreparáveis, sem contar os prejuízos em imagem e reputação das organizações e instituições envolvidas. Não devemos nos esquecer: construir uma imagem é mais fácil do que recuperá-la. Disso estamos cheios de maus exemplos.

Sensibilizados com as calamidades que assolaram o Brasil, a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) lançaram, durante o 33º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, realizado em Minas Gerais, em 2018, o PRÊMIO MeGA - MELHORES EM GESTÃO DE ATIVOS (leia mais aqui).

Entre os objetivos da inédita premiação - relevante para empresas de infraestrutura, serviços públicos e privados, indústrias e para todas as organizações que possuem recursos investidos em máquinas, equipamentos e ativos imobilizados em geral -, está o estímulo ao desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil por meio da melhoria da gestão das organizações do País.

O prêmio surge para ressaltar a conscientização e a importância da Gestão de Ativos e os riscos da sua falta para a sustentabilidade do negócio, a conservação do meio-ambiente, da segurança e do bem-estar das pessoas e a redução de impactos na sociedade, pois Gestão de Ativos, com responsabilidade, dá lucro e constrói reputação.

“Uma gestão melhor para uma sociedade melhor” é a nossa crença.

Mundo acadêmico e do voluntariado perde um de seus grandes nomes


10/04/2019

João Mario Csillag faleceu em 9 de abril

João Mário, membro da Banca de Juízes do prêmio Melhores em Gestão®, da FNQ, foi um dos idealizadores e fundadores da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), da qual foi o seu primeiro presidente. Era Engenheiro Aeronáutico, formado pelo ITA, e Mestre e Doutor em Administração de Empresas, além de Professor Titular e atual chefe do Departamento de Produção, Logística e Operações Empresariais da EAESP-FGV – Fundação Getúlio Vargas. Era, também, membro-fundador da ABEAV – Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor.
Como engenheiro, trabalhou na Willys do Brasil, na Phillips do Brasil e, como consultor, em paralelo, dedicou-se a uma intensa e profícua vida acadêmica e de voluntariado em nome da excelência da gestão.
É autor do livro “Análise do Valor”, um dos pilares desta disciplina no Brasil.
Exemplo de profissional ímpar e dedicado, líder realizador, João Mario será sempre lembrado também pelas suas contribuições para a Qualidade no Brasil.
Uma das suas últimas realizações, na ABQ, foi a coordenação da edição do livro “A Qualidade no Brasil”.
Pela FNQ, participou da cerimônia do Melhores em Gestão® no último dia 26 de fevereiro, quando entregou um dos prêmios das organizações reconhecidas (foto abaixo).
“João Mário era, acima de tudo, uma pessoa íntegra e muito consciente da importância do trabalho voluntário na causa da excelência da gestão. Foram muitos e muitos anos dedicados a avaliar as organizações, junto à FNQ, sempre na busca da melhoria contínua das empresas. Uma das mentes privilegiadas, que deixará muita saudade pelo ser humano que era, pelo seu caráter e pela sua dedicação, também, em todos os aspectos de sua vida acadêmica”, comentou o presidente da FNQ, Jairo Martins.
João Mário Csillag (à esquerda) na cerimônia do Melhores em Gestão®, em 26 de fevereiro de 2019