quinta-feira, 28 de abril de 2016



FNQ abre “consulta pública” sobre o novo MEG

27/04/2016

Assista à palestra e envie suas contribuições para a 21ª edição do modelo

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) anuncia a abertura de “consulta pública” para a atualização do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), que vigorará a partir de outubro deste ano em sua 21ª edição.
O trabalho de atualização do modelo vem sendo realizado pelo Núcleo Técnico (NT) Critérios de Excelência desde 2013, ano em que foi lançada a 20ª edição.
O resultado da dedicação e do estudo dos membros desse NT pode ser visto, agora, em vídeo gravado pela coordenadora do Núcleo, Maria Cristina Costa, que traz as principais propostas de melhoria do MEG.
“Consulta pública” -  é o procedimento adotado para auxiliar na elaboração e na coleta de sugestões de melhorias a um projeto específico. No caso da FNQ, ela possibilita que o público de relacionamento da Fundação e a sociedade contribuam para aprimorar a nova proposta do MEG em sua 21ª edição.
Como participar - a partir da palestra de Maria Cristina Costa - disponibilizada em nossa videoteca (clique aqui) e da leitura do Guia de Referência do novo MEG (baixe o arquivo aqui), o público poderá opinar, sugerir e fazer suas considerações.
As contribuições devem ser encaminhadas, por meio de tabela específica* (faça o download aqui), para o e-mail giovana.ribeiro@fnq.org.br até o dia 16 de maio de 2016.
“Um dos compromissos da Fundação é manter o Modelo de Excelência da Gestão® sempre atualizado por meio da evolução das metodologias de capacitação, da mensuração e do diagnóstico da gestão”, afirma a coordenadora do Núcleo de Estudos e Conhecimento da FNQ, Giovana Ribeiro. “Para que esse trabalho seja completo, é de grande valia a participação de todos na ‘consulta pública’”, completou.
*para ler os comentários inseridos nas chamadas das colunas, basta passar o mouse em cima do ponto vermelho.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

     
NÚCLEO ESTADUAL / COMITÊ SETORIAL        

GESPÚBLICA RS

PAUTA DA REUNIÃO Nº 02/2016

Data: 27/04/2016
Local: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Avenida Siqueira Campos, 1300 – 14º andar - sala B -  Bairro: Centro Histórico
Porto Alegre.

Horário: 14 às 16:30 horas 

ASSUNTOS A SEREM TRATADOS:

  • Atualização do calendário de Cursos, Oficinas e Autoavaliações
  • Retorno das logomarcas para folder
  • Resultado da Pesquisa de Interesse nos Treinamentos
  • Assuntos diversos

  • Momento de Benchmarking :  Matriz de Lideranças – Prefeitura Porto Alegre 

São Leopoldo, 18 de abril de  2016


         Cassiano Leonel Drum                                      Luiz Gustavo da Silva
 Coordenador Núcleo Gespública-RS                         Secretário Executivo


Núcleo Estadual do GesPública RS
Organização Âncora: TRENSURB
Contatos:
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS
Coordenador Geral: Cassiano Leonel Drum

(051) 8209-5599

terça-feira, 19 de abril de 2016

MPE Brasil reconhece empresários pela excelência da gestão

18/04/2016

Líderes reforçam o papel social e a força dos pequenos negócios brasileiros

O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas reconheceu dez empresários, entre os 65,7 mil pequenos negócios inscritos de todo o País, em oito categorias e dois destaques após avaliação criteriosa da qualidade da gestão e da capacidade inovadora de suas organizações. A cerimônia ocorreu no último dia 13, em Brasília.
 
Para reforçar a importância e o papel social dos pequenos negócios para a economia nacional, todos os anos o MPE Brasil é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Gerdau, e com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). “Nós temos de trabalhar muito pesado no ambiente de negócios. Não adianta trabalharmos dentro da empresa a qualidade da gestão se o ambiente externo é hostil e se é hostil por causa da burocracia. Precisamos melhorar o ambiente de políticas públicas”, reforçou Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae.
 
Diante de um cenário de incertezas políticas, sociais e econômicas, Jairo Martins, presidente executivo da FNQ, destacou a importância da premiação. "Em meio a tanta turbulência em que estamos vivendo no País, é uma satisfação participar de um evento que premia a gestão das pequenas e médias empresas. Todos são vencedores, estão fazendo a sua parte no dia a dia, sem culpar as adversidades externas”, completou.
 
Além da cerimônia de premiação, os vencedores participaram de uma sessão de negócios e terão direito à uma missão técnica no Brasil. Conheça as organizações premiadas:
 
Agronegócio - Fazenda Padre Cícero, Cacimbinhas (AL)
Comércio - Brasil Cowboy, Campo Grande (MS)
Indústria - Rioar, Rio do Sul (SC)
Serviços de Educação - Cooperativa Educacional de Eunápolis, Eunápolis (BA)
Serviços de Saúde - Clinicenter, Teresina (PI)
Serviços de Tecnologia da Informação - CDS Informática, Cornélio Procópio (PR)
Serviços de Turismo - Lanchonete Tedesco, Santo Antônio de Jesus (BA)
Serviços - Autvix Engenharia, Serra (ES)
Destaque de Inovação - Toth Tecnologia, Porto Alegre (RS)
Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social - Farmácia Nativa, São Lourenço (RS)
 
Clique aqui e inscreva-se para o ciclo MPE Brasil 2016.

FNQ convida executivos para evento sobre economia colaborativa

18/04/2016

Este ano, o CEG promove debate sobre as novas relações sociais e de consumo

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) direciona sua atenção e seus esforços a aspectos relacionados às mudanças que impactam organizações no Brasil e no mundo, com o objetivo de apoiar a melhoria da gestão do País. Para isso, realiza, anualmente, o Congresso FNQ de Excelência em Gestão (CEG), pautado em tendências de relevância para a sustentabilidade dos negócios e do planeta.
 
Em 2010, mostrou-se a importância do comportamento ético no mercado. No ano seguinte, falou-se sobre a importância da inovação para a sustentabilidade. 2012 foi o ano de tratar a educação e as formas de como se preparar para os novos desafios no futuro. Em 2013, abordou-se a gestão de risco, retomando o tema sobre o impacto da demografia e a crise mundial. Em 2014, falou-se de um novo modelo mental, no qual foi debatido o “ser” ao invés do “ter” e a necessidade de se ouvir mais. No ano passado, debateu-se o Novo Capitalismo, quando foram trazidos exemplos de empresas que conseguem competir no mercado, repensando sua forma de consumir e produzir.
 
2016 - para este ano, a FNQ não poderia fazer diferente e, seguindo com temáticas relevantes para o cenário organizacional, abordará o tema “Economia colaborativa: um caminho para transformações nas relações sociais e de consumo”. “Entendemos que iniciamos uma nova era social e econômica, em que as percepções de ganhos e perdas assumem novos significados e tudo é possível quando há interesse e esforço coletivos”, explica Jairo Martins, presidente executivo da FNQ.
 
Com esse tema, pretende-se debater a importância dessa nova forma de consumo e seus impactos econômicos, além de repensar a produção em escala mundial, entendendo que novos modelos de negócios surgirão para atender à demanda do planeta. "A economia colaborativa torna-se um caminho para a estimulação econômica e para a preservação dos recursos da natureza", completa Jairo.
 
O evento acontece em 22 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e traz profissionais de renome, já confirmados, como a Dra. Dora Kaufman e a jornalista Míriam Leitão, além de apresentação de empresas como o Uber, OLX, Airbnb, Itaú, Google, Natura, Fiat, entre outros*.
 
Para mais informações, acesse o hotsite do evento e veja como participar. Clique aqui e saiba mais. 
 
*A agenda do evento está em construção e, portanto, sujeita a alterações.  

sexta-feira, 8 de abril de 2016

O EIPPS agora é Pesquisa.Gov

A ferramenta Pesquisa.Gov possibilita aos gestores a realização de pesquisas online, em formato simplificado

http://www.gespublica.gov.br/folder_noticia/noticia.2016-04-07.3091295228/

Logo Pesquisa.Gov



Está disponível para órgãos públicos do Executivo Federal a ferramenta Pesquisa.Gov. Por meio desse sistema, gestores podem criar questionários e enviá-los por e-mail ou weblink, emitir relatórios e gráficos prontos ou personalizados. No Pesquisa.Gov também é possível inserir textos com análises e comentários, em cada questão. A ferramenta é estratégica para tomada de decisão, para avaliar e aferir qualidade dos serviços públicos.

O acesso para órgãos públicos que desejam criar pesquisas no sistema é bem simples: basta entrar em www.pesquisa.gov.br, clicar em “Primeiro acesso? Clique aqui! ”, localizado no menu de login. O próximo passo é um cadastro com dados do gestor (nome, telefone, login escolhido e e-mail). Ao final,o usuário receberá um e-mailconfirmando o sucesso do cadastramento e informando que ele já pode utilizar a ferramenta. Vídeos tutoriais também estão disponíveis para os novos usuários!

A ferramenta é uma reformulação do antigo Instrumento Padrão de Pesquisa e Satisfação (eIPPS) e teve a sua última atualização em dezembro de 2015. Desde julho do ano passado, foram realizadas 45 pesquisas oficiais pelos órgãos cadastrados, como Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministérios da Justiça e Educação.


Instrumento de Autoavaliação 250 pontos

O GESPÚBLICA lançou o Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 250 Pontos (IAGP 250). O novo instrumento tem sido aplicado como piloto junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) desde fevereiro. Este instrumento tem origem no desdobramento do Modelo de Excelência da Gestão Pública (MEPG), referencial de excelência do GESPÚBLICA, que orienta a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e qualidade de gestão.

Junto com o novo IAGP250Pontos, está sendo disseminado também o Guia Prático para Avaliação de Gestão, que reúne informações, conceitos, fundamentos, métodos e técnicas do Instrumento de Avaliação de Gestão Pública IAGP 250 para orientar os avaliadores internos das organizações públicas brasileiras, nos processos de avaliação e melhoria da gestão e de elaboração e implementação de planos de melhoria da gestão.

A nova ferramenta desenvolvida torna os quesitos de pontuação mais simples e diretos, em relação aos métodos de avaliação mais antigos.O processo de avaliação é complementado por um plano de melhorias da gestão, formulado a partir das oportunidades de melhorias identificadas.