quarta-feira, 30 de março de 2016


Caros inscritos na Oficina do dia 12/04:
 
Tão logo tenha a relação de inscritos com os respectivos emails, encaminharei a nova planilha de autoavaliação de 250 pontos, para instalação nos nots books, que solicita-se sejam levados para a referida oficina para a realização dos exercícios de fixação do novo modelo.
 
Àqueles que não puderem levar entrarão nos grupos que possuam o Not, para facilitar as discussões.
 
Solicito a Rita que mande providenciar além dos equipamentos normais como o desktop conectado a um retroprojetor, Réguas de tomada para ligações dos nots dos participantes.
 
Como cada régua possui em torno de 4 a 6 tomadas, possibilita a ligação de mesmo número de Notbooks
 
Assim acredito umas 5 ou seis réguas serão suficientes para conexão de todos os equipamentos.
 
Será interessante, também, que as mesas existentes na sala possam ser deslocadas para a realização de  trabalho de grupos.
 
Att
 
 
Me CASSIANO LEONEL DRUM
CRE/RS: 3845 - OAB/RS: 18.295
Coordenador Gespública/RS
Examinador PQGF, PGQP, FNQ e PNQS
cassianoleonel.drum@gmail.com
(51)3209-6429 - (51)8209-5599


Às 
Organizações Adesas do Núcleo Estadual Gespública RS 

Comunicamos a promoção de treinamento gratuito às Organizações Adesas do Núcleo Estadual Gespública RS, conforme segue: 

Oficina: Formação de Instrutores GesPública no novo modelo de Autoavaliação
Data: 12/04/2016 (terça-feira) 
Horário: Das 9h às 18h
Instrutor: Cassiano Leonel Drum
Vagas: 25 lugares 
Local:  Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Avenida Siqueira Campos, 1300 - 14ª - sala J (Espaço: Escola de Gestão da Secretaria Municipal de Porto Alegre) 
(Obs: este prédio é conhecido como "Prefeitura Nova")

Objetivo da Oficina: Capacitar Voluntários da organização para a realização da Autoavaliação e construção do Plano de Melhoria de Gestão - PMG, em acordo
com a NOVA metodologia do GESPÚBLICA, e para atuarem como instrutores e avaliadores do instrumento em organizações adesas ao Núcleo Estadual do GESPÚBLICA RS.

Informamos que as inscrições serão preenchidas por ordem de confirmação, limitado a 03 participantes por organização até dia 04/abril, após essa data, se ainda houver vaga, essas serão destinadas as organizações que manifestarem interesse na inscrição sem limitador de participantes. 

Aos interessados solicitamos a confirmação tempestiva da presença, encaminhando manifestação à coordenadora de capacitação Viviane Oravec, no e-mail gespublicagaucho@gmail.com, com as seguintes informações: Nome, RG, Organização, e-mail e telefone. 

Conforme última reunião mensal do Núcleo, considerando que na oficina será apresentado o novo modelo de Autoavaliação, indicamos a todos a participação, seja para atuar como instrutor seja para atuar como facilitador interno em sua organização.
 
Antecipe a sua inscrição! 

Atenciosamente

Viviane Oravec 
Coordenadora de Capacitação 
Núcleo Estadual do GesPública RS 

Organização Âncora: TRENSURB 
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com 
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS 
Site institucional do GesPública: www.gespublica.gov.br 
Site institucional do PGQP: www.mbc.org.br/mbc/pgqp/ 


quinta-feira, 3 de março de 2016


Diretoria de Transportes Metropolitanos

A Lei nº 11.127 de 09 de fevereiro de 1998 instituiu o Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de passageiros SETM, com a finalidade de definir e executar a política de transporte coletivo de regiões metropolitanas do Estado do Rio Grande do Sul, sendo considerado metropolitano, para efeitos desta Lei, o transporte coletivo de passageiros executado entre dois ou mais municípios, por vias federais, estaduais ou municipais, no âmbito das regiões metropolitanas do Estado. Incluem-se aí, as linhas intermunicipais que operam mercados metropolitanos por um ou mais itinerários ou variantes, com um ou mais terminais na origem e destino dentro das regiões metropolitanas; linhas entre municípios pertencentes a aglomerações urbanas; linhas de integração, tanto modal como intermodal como função intermunicipal; e serviços ou rotas intermunicipais; e serviços ou rotas intermunicipais contratados por entidades públicas ou privadas para seus empregados, servidores ou alunos.

A Lei designou a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional como órgão de planejamento, de coordenação, de fiscalizaçao e de gestão deste Sistema, e criou um Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (CETM), como órgão deliberativo e normativo do mesmo.

A Diretoria de Transportes Metropolitanos é, dentro da estrutura da Metroplan, o segmento encarregado de fazer a gestão do transporte metropolitano definido pela Lei. Realiza o planejamento, a coordenação e a fiscalização do transporte nos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, tanto nos serviços concedidos como de fretamento. Disponibiliza um serviço de atendimento ao usuário por telefone através de um número "0800" e da internet através de um endereço eletrônico específico.

Diretor de Transportes Metropolitanos: Vinício Salvagni 

Neste dia 03/03, foi assinado o Termo de Compromisso / Adesão da diretoria de Transportes Metropolitanos com o Gespública para realização da Autoavaliação daquela Diretoria,, cujos trabalhos deverão começar ainda neste mês de março/16, já com a utilização da nova planilha de 250 pontos.



terça-feira, 1 de março de 2016

Curso on-line da FNQ traz uma visão geral sobre Liderança

29/02/2016

Capacitação é destinada àqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre temas importantes para a gestão

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) lançou, em fevereiro, um conjunto de oito cursos on-line sobre cada um dos Critérios de Excelência da Gestão, voltados para os profissionais que atuam na área da gestão e desejam refinar seus conhecimentos sobre o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
 
Com uma visão geral sobre as principais questões que envolvem a liderança, o curso traz conceitos básicos do MEG e do Critério relacionado, traça um panorama sobre cultura organizacional e desenvolvimento da gestão, além de abordar os princípios de uma boa governança corporativa, o levantamento de interesses, oexercício da liderança e a análise do desempenho da organização.
 
O curso fornece ao participante, ainda, um material em PDF exclusivo, que traz boas práticas de empresas consideradas classe mundial.
 
Ao final do curso, o participante faz uma revisão dos conceitos abordados na capacitação.
 
Clique aqui, saiba mais sobre a capacitação on-line da FNQ e saiba como adquiri-la.
 

Internet pode potencializar as oportunidades de negócios


Especialista ressalta a importância dos sistemas que promovem a integração dos processos de gestão

Com o objetivo de conscientizar os internautas e compartilhar as melhores práticas de utilização da rede, celebra-se o Dia Internacional da Internet Segura no dia 7 de fevereiro. A data é promovida para alertar sobre a importância de garantir a segurança das operações realizadas no ambiente digital. 
 
Cada vez mais presentes na vida corporativa, as atividades na internet e as tecnologias revolucionam a gestão das organizações, mas ainda exigem cuidados no dia a dia. Para falar sobre o assunto, entrevistamos o coordenador de tecnologia da informação e da comunicação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Mauro Amaro. Confira:
 
De que maneira a internet revolucionou a gestão das organizações?
 
A vasta gama de informações disponíveis na rede propiciou às organizações muitos subsídios para que elas pudessem aprimorar seus processos de gestão, como o benchmarking, o desenvolvimento de novos métodos e indicadores e adoção de modelos, como o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, por exemplo.
 
Com a facilidade de propagação que a rede proporciona, os modelos de gestão ganharam espaço no ambiente empresarial, pois suas ferramentas customizadas disponíveis na internetderam agilidade ao processo de melhoria da gestão e permitiram medir a eficiência de uma empresa em cada um dos critérios fundamentais para o negócio. Outro avanço é a facilidade de acesso e comparação de indicadores, que deram aos administradores uma forma eficaz de desempenho.
 
Como as organizações podem usar a internet para aprimorar seus processos de gestão de forma segura?
 
Por meio de comunidades de Boas Práticas e de fóruns de discussão, as empresas têm um vasto universo para obter referências, benchmarking e indicadores de diversos setores.
 
Além disso, internamente, a empresa tem disponível sistemas que ajudam a gestão e a integração entre processos, como, por exemplo, os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), que fazem a gestão completa da organização, desde o chão de fábrica até a área financeira, e os sistemas de CRM (Customer Relationship Management), que gerenciam todos os processos de relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda. Antes limitados ao ambiente de rede interno das organizações, esses sistemas ganharam ainternet, o que possibilita que os gestores tenham acesso imediato às informações de qualquer lugar.
 
Mas com toda esta integração e agilidade, é preciso prevenir danos às informações e, consequentemente, aos negócios, ou seja, é importante conscientizar os usuários sobre os riscos de segurança, utilizando como ferramenta uma Política de Segurança da Informação atualizada e que seja de conhecimento de todos que utilizam o ambiente de tecnologia da empresa. Também é importante que o ambiente de infraestrutura de Tecnologia da Informação esteja protegido de ataques e invasões, por meio de software hardware de bloqueio de ameaças, como, por exemplo, antivírus e firewall.
 
Qual a importância de prezar pela segurança na internet para a realização de negócios?
 
De acordo com uma pesquisa sobre Segurança Cibernética realizada pela FIESP, 46% dos ataques de hackers à indústria paulista tem como objetivo as informações sigilosas da organização e de seus clientes. 59% visam à área financeira e 60% acontecem em empresas de pequeno e médio porte. 
 
O vazamento de informações da empresa e, principalmente, de seus clientes, pode ser fatal para a sobrevivência e o crescimento da empresa.  Por isso, é preciso implantar soluções de segurança para que os negócios garantam a confidencialidade e integridade das informações tratadas durante as transações. Essas soluções envolvem hardwaresoftware, ferramentas de monitoramento e certificados digitais. A robustez da solução deve levar em conta o tamanho da organização, a criticidade e o volume das transações.
 
Como as organizações podem usar as informações da internet para identificar mercados de atuação e garantir a satisfação dos clientes?
 
internet é um grande oceano, em que milhares de oportunidades podem surgir a qualquer momento, basta saber pescar. Hoje, com a participação das empresas em redes sociais, é possível estreitar o espaço entre cliente-empresa, com o intuito de descobrir realmente o que o consumidor precisa, de acordo com seu negócio.
 
Para execução desse tipo de trabalho, é preciso ter uma boa equipe de marketing digital, que atue juntamente com a equipe de relacionamento com cliente. A interação entre as áreas gera informações adequadas para transformar leads em oportunidades e negócios, bem como para gerar produtos que atendam às expectativas do cliente.
 
Após a entrega do produto ou serviço, é de vital importância acompanhar o nível de satisfação do cliente, o que hoje pode ser feito por meio das redes sociais, site da empresa na internet,com ferramentas de CRM ou por pesquisas com formulários digitais. Isso garante que se mantenha um constante relacionamento com o cliente, conhecendo suas expectativas, frustrações e necessidades.

Prepare-se para ser um gestor já na universidade


Por Jairo Martins, presidente executivo da FNQ

A entrada na universidade, além de ser o passo inicial na carreira de um profissional, é também uma grande oportunidade de experimentar diversas áreas do conhecimento e delinear seus objetivos futuros. Laboratórios, grupos de estudos, comunidades de discussão, linhas de pesquisa, congressos e centros acadêmicos são caminhos válidos nessa transição estudante-profissional de mercado. Mas entre essas opções, a Empresa Júnior (EJ) destaca-se, pois se trata da união de alunos matriculados em cursos de graduação, em instituições de ensino superior, que participam de projetos para micro e pequenas empresas, sendo orientados e supervisionados por professores e profissionais especializados.
Com gestão autônoma em relação à direção da faculdade, ao centro acadêmico ou a qualquer outra entidade, permite aos universitários o aprendizado em gestão “ao vivo”, a especialização em sua área de atuação, além do contato direto com o mercado. Esse ambiente promove o desenvolvimento de competências fundamentais aos profissionais.
A importância desse tipo de iniciativa foi percebida há quase 50 anos, quando surgiu, em 1967, em Paris, na França, o Movimento Empresa Júnior (MEJ). Vinte anos depois, o Brasil fundava sua primeira EJ e, em 2003, foi criada a Confederação Brasileira de Empresas Juniores - Brasil Júnior, que é a entidade responsável por representar esse movimento em nosso País, de modo a torná-lo reconhecido pela sociedade na transformação do Brasil.
Atualmente, são 310 empresas juniores federadas, que estão presentes em 18 federações e abrangem cerca de 11 mil empresários juniores e movimenta 2,5 mil projetos por ano. Para quem está em início de carreira, a participação no Movimento Empresa Júnior é uma excelente oportunidade de aprendizado sobre a gestão na prática, que deve ser levada não só para a profissão, mas também para a vida pessoal.
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), preocupada com o aprendizado do tema gestão também no início da carreira, é parceira da Brasil Júnior e apoia a realização de um programa interno de melhoria da gestão de cada empresa júnior - O Programa de Excelência da Gestão (PEG), com a customização do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) para a sua realidade, culminando em um reconhecimento ao final do processo.
Assim, conseguimos inserir estudantes no tema da gestão não só na teoria, mas também na prática, o que faz com que eles se preparem para os desafios futuros. Vemos, constantemente, que os profissionais sofrem por não terem experiência, seja por terem focado na teoria ou por terem realizado estágios focados em práticas muito iniciais do negócio.
Ou seja, participar dessas empresas permite que os estudantes atuem nos projetos e aprendam com a administração da própria EJ, contando com suporte de profissionais experientes. O conhecimento do MEG, por exemplo, mostra sua maturidade adquirida na gestão das empresas e faz com que ele se diferencie no mercado de trabalho. Além disso, para essas empresas é fundamental entender o processo de benchmarking para desenvolver os planos, conhecendo as melhores práticas do mercado e trazendo um amplo conhecimento, que permite o acúmulo de know-how.
Por fim, podemos falar que o estudante pode melhorar a sua oratória, sua postura, seu espírito de liderança e até sua criatividade, mas acreditamos que as EJ vão além. Elas são a porta de entrada para disseminarmos a excelência da gestão, com futuros profissionais comprometidos com modelos de gestão eficientes e eficazes para ter um País mais produtivo, competitivo, ético, sustentável e justo. 
          
NÚCLEO ESTADUAL / COMITÊ SETORIAL        

GESPÚBLICA RS

PAUTA DA REUNIÃO Nº 01/2016 

Data: 16/03/2016
Local: TRESURB - Avenida Ernesto Neugebauer, 1985, bairro Humaitá Porto Alegre.
A reunião será na sala 02 no 3º andar do prédio de apoio, ao lado do prédio administrativo.
Aos que vierem de TRENSURB, o acesso se dá pela ESTAÇÃO AEROPORTO.
Há estacionamento liberado no local.
Horário: 14 às 16 horas

ASSUNTOS A SEREM TRATADOS:

Aprovação do cronograma de Reuniões – Datas e  Locais
Estabelecimento do calendário de Cursos, Oficinas e Autoavaliações
Novo Gespública
Assuntos diversos


São Leopoldo, 01 de março de  2016


         Cassiano Leonel Drum                Luiz Gustavo da Silva
 Coordenador Núcleo Gespública-RS                  Secretário Executivo


Núcleo Estadual do GesPública RS
Organização Âncora: TRENSURB
Contatos:
gespublicagaucho@gmail.com
gespublica.gaucho@terra.com..br
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS
Blog: http://gespublicagaucho.blogspot.com.br/
http://www.gespublica.gov.br/
Coordenador Geral: Cassiano Leonel Drum
(051) 8209-5599