segunda-feira, 15 de dezembro de 2014





NÚCLEO ESTADUAL / COMITÊ SETORIAL    
GESPÚBLICA RS
PAUTA DA REUNIÃO Nº 09/2014

 
Data: 17/12/2014 
     
Local: Senge -Sindicato dos Engenheiros do RS
            Av Érico Veríssimo, 960 - sala 42 (estacionamento gratuito no local).
Horário: 14 às 16 horas 

ASSUNTOS A SEREM TRATADOS:


  • Elaboração do calendário de reuniões para 2015
  • Elaboração do calendário de Cursos, Oficinas e Autoavaliações
  • Alinhamento dos instrumentos de autoavaliação com os critérios da FNQ / PGQP
  • Assuntos diversos
  • Momento de Benchmarking- (CORSAN)  "A utilização de indicadores como ferramenta na tomada de decisão"

  Nesta data estaremos arrecadando doações para a instituição IBRAMEX – Instituto Brasileiro de Amparo ao Excepcional. As doações podem ser: alimentos não perecíveis; brinquedos; jogos; artigos escolares; roupas; artigos de cama/mesa/banho e utensílios domésticos. Para doações maiores (móveis, colchões, etc.), entrar em contato diretamente com a assistente social Lisiane pelo telefone (51) 3391.1001 ou (51) 9806.2560

São Leopoldo, 12 de dezembro de  2014


         Cassiano Leonel Drum                                              Luiz Gustavo da Silva
 Coordenador Núcleo Gespública-RS                               Secretário Executivo


Núcleo Estadual do GesPública RS
Organização Âncora: TRENSURB
Contatos:
E-mail do grupo: gespublicars@googlegroups.com
Grupo no Facebook: Núcleo Gespública RS
Coordenador Geral: Cassiano Leonel Drum

(051) 8209-5599

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), completa, em 2014, 15 anos de existência. Seu principal objetivo é promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.


DADOS (setembro 2014)

111 instituições públicas municipais, estaduais e federais possuem termo de adesão vigente com o programa (duração de cinco anos e depois precisa renovar)

586 órgãos cadastrados na Rede A3P, canal de comunicação para troca de experiências (podem participar sem termo de adesão)


SÉRIE HISTÓRICA DE ADESÕES

A3P-1


A3P-2


A3P-3

A3P-4
Obs: a partir de 2004, passou-se a exigir o termo de adesão formal ao programa. Ele tem duração de cinco anos e depois precisa ser renovado.

 

PRÊMIO DE SUSTENTABILIDADE A3P

5ª Edição (2014): 88 projetos inscritos, 13 premiados

4ª Edição (2012): 74 projetos inscritos, 16 premiados

3ª Edição (2011): 39 projetos inscritos, 9 premiados

2ª Edição (2010): 33 projetos inscritos, 11 premiados

1ª Edição (2009): 41 projetos inscritos, 11 premiados


A3P-5 2final


FÓRUNS A3P

1ª Edição (2005): temas variados

2ª Edição (2006): temas variados

3ª Edição (2008): “Sustentabilidade das edificações públicas e eficiência energética”

4ª Edição (2009): “Produção e Consumo Sustentável”

5ª Edição (2010): “Resíduos Eletroeletrônicos”

6ª Edição (2011): “Contratações Públicas e Construções Sustentáveis”

7ª Edição (2012): “Consumo sustentável na Administração Pública e Desafios Socioambientais para a Gestão de Resíduos Sólidos”

8ª Edição (2014): “15 Anos da A3P: destaques”

 
LINHA DO TEMPO

1999: Criação informal da A3P

2002: Prêmio Unesco: A A3P foi reconhecida pela Unesco devido à relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.

2004: Criação do termo de adesão

2005: Criação da Rede A3P

2007: Criação do Plano de Trabalho da A3P

2010: Criação do Relatório Anual de Atividades

2013: Criação do Plano de Capacitação A3P: já foram realizados 12 cursos de capacitação com a participação de 602 pessoas. Os cursos ocorreram em: Brasília (3), Fortaleza, Recife, Belém, Palmas, Porto Alegre, Curitiba, Aracaju, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

2014: Criação dos três Selos A3P: Verde, Prata e Laranja 



Gestão Estratégica

Quem planeja influi nos resultados futuros...

O Planejamento se constitui numa ferramenta de intervenção na realidade de forma a se buscar, com ele, a obtenção de uma situação desejada num período de tempo determinado. Diferentemente do que se tem no setor privado, o setor público não tem, e não pode ter, como objetivo primordial o retorno financeiro, mas, sim o de proporcionar benefícios sociais através do desenvolvimento sustentável, em cujo conceito hoje são consideradas outras dimensões, como a social, a política, a cultural e a do meio ambiente, sendo que, em todo o caso, este conceito é associado a um processo de melhoria e transformações.


O Planejamento Governamental, deve ser entendido como um processo contínuo de negociação entre o Estado e a sociedade, considerando que é da negociação, em que estão presentes os conflitos sociais, que tem-se um avanço do exercício da cidadania e em ultima instância da própria democracia.



A partir desta definição é possível depreender que no Planejamento Governamental há uma relação entre o processo planejamento e o calendário político-eleitoral, notadamente o período do mandato presidencial; relação esta refletida na própria Constituição Federal de 1988, quando a eles liga o ciclo de planejamento, assim como aproxima as atividades de planejamento e orçamento, fato que estabeleceu uma relação mais direta entre os seus instrumentos. 

Confirmando esta percepção, a Constituição Federal, em seu artigo 165, institui conjuntamente os instrumentos de planejamento e orçamento, além de relacionar, no §2º do artigo 35 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT, o mandato presidencial ao período de planejamento abrangido pelo seu principal instrumento, o Plano Plurianual.



Logicamente, todo o planejamento no âmbito do Ministério, bem como sua sistemática, reflete as atividades que estão inseridas no ciclo de planejamento do Governo Federal, sendo que esta sistemática consiste nos processos, mecanismos e instrumentos que, uma vez implantados, cuidarão de inserir os elementos acima citados na rotina das atividades e ações do Ministério.



É possível vislumbrar um gradiente evolutivo dos resultados gerados ao longo de um processo de implantação de sistemáticas de planejamento. Contudo, à medida que se instaura uma rotina para discutir cenários e direcionamentos para a ação do Ministério e suas Vinculadas e novas edições de planos vão ocorrendo, é possível observar avanços na dinâmica organizacional, na capacidade de traduzir orientações estratégicas para planos de ação e de formular um plano estratégico, culminando no uso efetivo do planejamento como ferramenta de gestão.
http://www.mma.gov.br/governanca-ambiental/gest%C3%A3o-estrat%C3%A9gica

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

FIERGS propõe retomada econômica do Estado pela reindustrialização

Desenvolvimento
O início do diálogo entre a FIERGS e o governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, contou com a presença de 36 industriais, entre vice-presidentes e coordenadores de Conselhos Temáticos, nesta segunda-feira (1º/12), em reunião-almoço na sede da entidade. O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, ressaltou que neste primeiro encontro não seriam feitas reivindicações e os pedidos, substituídos pela vontade de colaborar. Neste sentido, entregou um documento para análise dos técnicos do governo contendo uma avaliação setorial nas diferentes áreas de atuação.
    
Müller apresentou uma radiografia da indústria gaúcha, que ocupa hoje a terceira posição no País, com 8,4% do PIB setorial, empregando 9% dos trabalhadores. Ao lembrar que a produção industrial se encontra no patamar de 2004, sem alcançar o nível desejado do crescimento, com queda de 4,5% neste ano, o presidente da FIERGS apontou como contraponto a esta realidade, o convencimento do papel estratégico do setor industrial no centro da retomada do crescimento, ou seja, um forte processo de reindustrialização que levarão ao caminho do desenvolvimento sustentado.
 
Sartori mostrou-se aberto ao diálogo reafirmando que está analisando o quadro do Estado. Afirmou conhecer as dificuldades de infraestrutura que travam o crescimento do Rio Grande do Sul e declarou não ter preconceito com parcerias público-privadas para esta e outras áreas problemáticas. Também citou os consórcios regionais como uma das alternativas para resolver estas questões crônicas dos gaúchos.
 
No final do encontro, Sartori disse que ficou satisfeito com o desejo de colaboração externado pelos industriais. Reafirmou estar aberto ao diálogo e à negociação e convidou os empresários para uma caminhada conjunta onde o governo, no mínimo, não atrapalhe o trabalho da iniciativa privada.
 
Foto: Dudu Leal 
Veja alguns cursos disponíveis no site do Sebrae: https://www.ead.sebrae.com.br/

CURSOS

Nossos cursos estão divididos por perfis e são gratuitos

» VEJA TODOS OS CURSOS

OUTRAS SOLUÇÕES EDUCACIONAIS

Conceitos e dicas importantes para o sucesso de seu empreendimento

» VEJA TODAS AS OUTRAS SOLUÇÕES EDUCACIONAIS


Consultoria gratuita orienta inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação
01.12.2014
Empresas de todo o Brasil podem garantir sua participação no Prêmio Nacional de Inovação 2014 até o dia 07 de dezembro. A iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae e Movimento Brasil Competitivo (MBC), homenageia empresas que investem na inovação de produtos, processos e gestão. Os vencedores serão anunciados em maio de 2015, em São Paulo.
Como instrumento facilitador, as organizações interessadas podem contar com consultoria gratuita para orientar no processo de inscrição. Dúvidas sobre o preenchimento de formulário e identificação dos projetos com potencial para concorrer podem ser esclarecidas por equipes capacitadas da CNI e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Para agendar o atendimento, basta entrar em contato nos números (62) 3219-1752 ou (62) 8111-8866.
Seleção
De acordo com o regulamento do Prêmio Nacional de Inovação, empresas de micro, pequeno, médio e grande portes de todo o Brasil disputam R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação, além de missão técnica internacional e cursos de educação executiva. As organizações podem concorrer nas categorias Gestão da Inovação, Inovação Tecnológica, Inovação em Modelo de Negócio e Agente Local de Inovação. 
Para cada categoria, há três modalidades: uma para empresas com receita bruta anual até R$ 3,6 milhões; outra para as que têm receita bruta anual de R$ 3,6 milhões a R$ 16 milhões; e uma terceira para as empresas com receita bruta anual acima de R$ 16 milhões. Os projetos devem ser inscritos exclusivamente pela internet, na página do prêmio. 
Mais informações e inscrições em www.premiodeinovacao.com.br.


O quê: 2º Seminário de Boas Práticas de Gestão - GesPública - Edição 2014

Objetivo: Apresentação de práticas de sucesso de organizações adesas ao Núcleo Estadual GesPública RS

Data: 19/11/2014 (quarta-feira)

Local: Auditório do Ministério da Fazenda - Avenida Loureiro da Silva, nº 445, 11º andar – Porto Alegre / RS

08:10h às 08:30h
Credenciamento
08:30h às 08:45h
Apresentação do Núcleo
Cassiano Leonel Drum – Coordenador Geral do Núcleo Estadual do GesPública RS
08:45h às 09:00h
Abertura oficial do evento
Humberto Kasper - Diretor Presidente – TRENSURB – Organização Âncora do Núcleo Estadual do GesPública RS
09:00h às 09:30h
Prática de Gestão:  Reunião de Planejamento Estratégico
Critério que atende:  Estratégias e Planos
Palestrante: Diego Alexander Rambo Scheid
Organização: 3° Batalhão de Comunicações
Ano de adesão: 2008
09:30h às 10:00h
Prática de Gestão:  Sistema de Governança do TRE-RS
Critério que atende:  Estratégias e Planos
Palestrante: Jorge Lheureux de Freitas
Organização: TRE-RS
Ano de adesão: 2007
10:00h às 10:30h
Prática de Gestão: Sistema de Classificação de Risco
Critério que atende: Cidadãos
Palestrante: Fernanda Estrela
Organização: Fundação Hospital Centenário
Ano de adesão: 2009
10:30h às 10:45h
Intervalo
10:45h às 11:15h
Prática de Gestão: Gestão do Relacionamento com o Cliente
Critério que atende: Cidadãos
Palestrante: Allan Kovalscki
Organização: Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN
Ano de adesão: 2008
11:15h às 11:45h
Prática de Gestão: Acompanhamento Pedagógico
Critério que atende: Cidadãos
Palestrante: Coronel Paulo Sérgio Felipe Alves e Tenente Karine Lunardi
Organização: Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas – EASA
Ano de adesão: 2009
11:45h às 12:15h
Prática de Gestão: Carta de Serviços
Critério que atende: Cidadãos
Palestrante: Maria Carolina Hagen e Tatiane Lopes de Souza
Organização: Câmara Municipal de Novo Hamburgo
Ano de adesão: 2010
12:30h às 13:30h
Intervalo para almoço
13:30h às 14:00h
Prática de Gestão: Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais
Critério que atende: Sociedade
Palestrante: Darci Campani
Organização: Assessoria de Gestão Ambiental / UFRGS
Ano de adesão: 2007
14:00 às 14:30h
Prática de GestãoRede Colaborativa de Inovação
Critério que atende: Informações e Conhecimento
Palestrante: Sávio Marcos Garbin
Organização: Filial Fundo de Garantia Porto Alegre RS / Caixa Econômica Federal
Ano de adesão:  2009
14:30h às 15:00h
Prática de Gestão: Treinamento para os Servidores da Prefeitura Municipal de São Leopoldo de Atendimento ao Público e Seminário de Boas Práticas
Critério que Atende: Pessoas
Palestrante: Claudia Rosana Koch-Johnstone
Organização: Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Ano de Adesão: 2014
15:00 às 15:30h
Prática de Gestão: Prêmio de Desempenho Funcional
Critério que atende: Pessoas
Palestrante: Ricardo Bernardes de Noronha
Organização: Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda/RS
Ano de adesão: 2007
15:30h às 15:45h
Intervalo
15:45h às 16:15h
Prática de Gestão: Gestão de Projetos - GepNet
Critério que atende: Processos
Palestrante: Enrico Farias
Organização: TRENSURB
Ano de adesão:  2012
16:30h às 17:00h
Reconhecimento das organizações e voluntários do Núcleo RS
17:00h às 17:30h
Encerramento
Cassiano Leonel Drum – Coordenador Geral do Núcleo Estadual do GesPública RS


Reconhecimento das organizações e voluntários do Núcleo RS

Segue as empresas participantes de auto-avaliação GesPública:

Câmara de Novo Hamburgo
TRE

Premiadas PQRS 2014 - Troféu Prata 2014:
3º Batalhão de Comunicações - Exército Brasileiro
Filial Fundo de Garantia Porto Alegre RS / Caixa Econômica Federal

Segue as empresas participantes do SAG 2014: 

RazaoSocial
AvaliacaoExt
Cidade
Nivel
4º REGIMENTO DE CARROS DE COMBATE
Não
Rosário do Sul
2
Camara Municipal de Cachoeirinha
Não
Cachoeirinha
1
CENTRO DE INTENDÊNCIA DA MARINHA EM RIO GRANDE
Sim
Rio Grande
1
Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter
Não
Estância Velha
1
SERVIÇO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS
Não
São Leopoldo
2


Voluntários Reconhecidos:

Ivonete Peres Alós
Sandro Adriani Camargo
Cassiano Leonel Drum
Magda Stoll Andrade
Jorge Lheureux de Freitas
Rafael Fabiano Ravazolo
Maria Denise Flesch
Carla Beatriz Pacheco de Oliveira
Luiz Gustavo da Silva
Viviane Muzykant Oravec 
Diego Alexander Rambo Scheid
Fernanda Estrela
Allan Kovalscki
Paulo Sérgio Felipe Alves
Karine Lunardi
Maria Carolina Hagen
Tatiane Lopes de Souza
Darci Campani
Sávio Marcos Garbin
Claudia Rosana Koch-Johnstone
Ricardo Bernardes de Noronha
Enrico Farias